Connect with us

Assessoria

Sistema OCB, Sudam e MDA promovem encontro com instituições federais para viabilizar apoio financeiro à cooperativas

Encontro estratégico promove acesso a crédito e inovação para cooperativas no Acre

Published

on

O Sistema OCB Acre, em conjunto com a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), e o Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar no Acre (MDA) realizaram nesta quarta-feira (19), no Sebrae, um encontro entre representantes da Financiadora de Pesquisa e Projetos de Inovação (Finep), empresa pública ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e inovação e da Garantidora de Crédito (Garanticoop), com cooperativas do Acre vinculadas ao Sistema OCB no Acre.

O presidente do Sistema OCB, Valdemiro Rocha, destacou a oportunidade desse encontro para o fortalecimento das cooperativas e o crescimento na geração de trabalho e renda.

“A OCB foi uma das articuladoras desse encontro, que é uma grande oportunidade para que todas essas cooperativas, sejam agropecuárias, da área de economia solidária, de trabalho, de saúde, possam conhecer as linhas de crédito disponíveis e como é que podem acessá-las. Além de fortalecer o crescimento dessas cooperativas, esse momento vai servir também para aumentar a geração de ocupação e renda no nosso estado”, disse.

O chefe do Escritório da Sudam em Brasília, Sibá Machado, responsável pela vinda da comitiva da Finep e Garanticoop ao Acre, explicou o objetivo da missão no estado.

“Estamos nesta missão de trazer instituições do governo federal que possam ajudar cooperativas, empreendimentos da economia solidária, empresas, a acessarem recursos que possam potencializar este setor no estado. Nossa articulação objetiva facilitar o acesso a linhas de créditos disponíveis nestas instituições, podemos impulsionar o setor produtivo, estas instituições possuem crédito barato, mais fácil de acessar e garantias”, explicou.

O superintendente do MDA no Acre, Cesário Braga, destacou a união de esforços das instituições na busca de alternativas para o desenvolvimento do setor produtivo no estado. “Estamos seguindo a orientação do nosso presidente Lula de unir esforços para buscar alternativas que possam ajudar nossas cooperativas, empreendimentos da economia solidária e as pequenas empresas a terem acesso ao crédito e investimento e assim fazermos a roda da economia girar, disse.

A Finep, instituição vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, oferece crédito para inovação e linhas de difusão tecnológica destinadas à modernização e aumento de produtividade das cooperativas. As principais linhas de crédito da Finep incluem inovação pioneira; inovação para competitividade e difusão tecnológica para inovação. Durante o evento, o Gerente Regional do Norte da Finep, Rodrigo Lima, apresentou as linhas de crédito específicas para as cooperativas, destinadas a promover inovação, competitividade e desenvolvimento econômico.

“O nosso objetivo é trazer informação, trabalhamos com uma taxa de juros que é 10 vezes abaixo do que se encontra no mercado. Temos tido bons resultados trazendo mais programas e incentivos para a Região Norte e nossa intenção aqui é trazer para as cooperativas e para a agricultura familiar essas perspectivas. Se tiverem projetos que vão melhorar através da tecnologia, produtividade, processos, podem contar com a Finep como parceiro em potencial”, destacou Rodrigo Lima.

A Garanticoop, por sua vez, é um sistema garantidor de crédito cuja missão é viabilizar o acesso ao crédito de qualidade, com a promoção de inclusão financeira, facilitando a regularização fundiária e a oferta de garantias patrimoniais, além de linhas de repasses, especialmente para a agricultura familiar através do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF).

“Estamos vindo aqui com a garantidora, um modelo que fornece cartas de garantias para viabilizar essas operações com as instituições de crédito local. A garantidora consegue crédito de forma mais fácil, e pretendemos implementar esses fundos aqui no estado Acre”, salientou o Conselheiro da Garanticoop, Antônio Gripp.

Cooperativas destacam oportunidade de poderem acessar estes recursos

O presidente da Servicoop e Diretor do Ramo Trabalho da OCB, Aloísio Inácio, falou sobre a expectativa em conhecer as linhas de crédito e o resultado positivo que isso vai gerar nas cooperativas. “É um grande momento para podermos conhecer as linhas de crédito que vão ampliar o mercado para as nossas cooperativas, com certeza vai alavancar nosso trabalho através desses recursos. É uma expectativa muito grande, estou empolgado com a oportunidade”, disse.

A empreendedora Neide Oliveira, que faz parte de uma associação, tem como objetivo criar uma cooperativa.  Ela prestigiou o evento para conhecer as linhas de crédito disponíveis e como pode ter acesso. “Estou com o objetivo de formar uma cooperativa, vim prestigiar esse evento buscando informações sobre os recursos disponíveis. Assistimos à apresentação sobre as linhas de financiamento da Finep e Garanticoop, que foi de grande importância para entendermos como ter acesso aos recursos ”, disse.

Evento prestigiado

O encontro contou com a participação de representantes de diversas instituições públicas e privadas, entre eles: o vice-reitor da Universidade Federal do Acre, Josimar Batista; o Diretor de Administração e Finanças do Sebrae, Vandré Prado; a superintendente da Conab no Acre, Alessandra Ferraz; o Analista Sênior da Finep, Kallil Maia; o conselheiro da Garanticoop, Lucas Gelain; o Coordenador da Unisol no Acre, Carlos Omar; o diretor-presidente da Emater, Rynaldo Lúcio; o presidente da Coppercafé, Jonas Lima; o representante da Sicoob Credisul, Murilo Aluísio; os representantes da CrediSIS Capital Credi, Antônio Vaglieri e Edilson Araújo; o diretor-presidente da Sicoob Uni Acre, Nilton Ghioti; a presidente da Cooperparquet, Joelma Brasil; o presidente da Cooperaçaí, Francisco Pereira; o superintendente do Sistema OCB no Acre, Émerson Gomes, o presidente da Coopermóveis, Jorge Melo, entre outros presidentes de cooperativas.

Por: Andréia Oliveira Fotos: Luã Braga

Assessoria

Papo Indústria recebe presidente do Conselho Nacional do SESI

Published

on

O novo episódio do Papo Indústria já está disponível e traz como convidado o presidente do Conselho Nacional do SESI, Fausto Augusto Junior. Durante a entrevista, ele fala sobre sua visita ao Acre para participar da reinauguração do Ginásio do SESI, destaca iniciativas desenvolvidas pela instituição no estado e aborda os principais desafios da atuação nacional da entidade.

Segundo Fausto Augusto Junior, uma das funções do Conselho Nacional é fortalecer a integração entre os departamentos regionais do SESI e apoiar os estados em suas demandas prioritárias.

“A proposta, desde o início da nossa gestão, é apoiar os estados naquilo que eles identificam como seus principais desafios, dificuldades e projetos estratégicos. As iniciativas Cuidar e FortaleSer, desenvolvidas aqui no Acre, seguem exatamente essa linha e abordam um tema fundamental: a saúde mental. No caso do Cuidar e, agora, do FortaleSer, estamos falando de professores, da comunidade escolar e de todo o impacto que isso representa”, destaca.

Ao comentar a reinauguração do Ginásio do SESI, Fausto ressaltou a importância do investimento realizado pelo Sistema Indústria e o potencial do espaço para atender diferentes públicos.

“Foi um momento muito emocionante e especial. Reunimos as equipes de vôlei do SESI Bauru e do SESI/AC, o que demonstra como a integração entre os estados é importante. O ginásio ficou muito bonito e com uma proposta bastante inovadora. Trata-se de um espaço multiuso, capaz de receber atividades esportivas, culturais e diversos outros eventos, o que faz toda a diferença”, afirma.

O ginásio ficou muito bonito e com uma proposta bastante inovadora. Fausto Augusto Junior, presidente do Conselho Nacional do SESI / Foto: Everton Amaro

“É um objetivo ambicioso, mas vamos trabalhar para atingir …”

O presidente do Conselho Nacional também falou sobre a Corrida Nacional do SESI, que realizou sua segunda edição neste ano e segue em expansão em todo o país. “A meta para o próximo ano é alcançar 100 mil corredores. É um objetivo ambicioso, mas vamos trabalhar para atingir esse número em 2027”, enfatiza.

Durante a entrevista, Fausto Augusto Junior ainda destacou a trajetória histórica do SESI, que completa 80 anos em 2026, e sua contribuição para o desenvolvimento social e industrial do Brasil.

“O SESI foi a primeira grande experiência de promoção de direitos sociais no Brasil. Estamos falando de 1946, em um país que passava por um processo de industrialização. Naquele contexto, os industriais compreenderam a importância de contribuir para políticas sociais voltadas à educação, à saúde e à qualidade de vida dos trabalhadores e de suas famílias”, ressalta.

O episódio completo do Papo Indústria está disponível no canal da FIEAC no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=vQE3ys7mT9w. O conteúdo também pode ser ouvido nas principais plataformas de áudio.

Texto: Whilley Araújo/Assessoria FIEAC

Continue Reading

Assessoria

Após modernização, Ginásio do SESI é reinaugurado e volta a ser palco de grandes eventos

A solenidade, que atraiu um grande público, marcou o início de uma nova fase para um espaço que, ao longo de mais de três décadas, ajudou a construir a história do esporte acreano.

Published

on

Em clima de festa, nostalgia e emoção, o Sistema FIEAC reinaugurou, nesta sexta-feira (5), o Ginásio do SESI, um dos mais tradicionais espaços esportivos do Acre. Após um amplo processo de modernização, o equipamento volta a ser entregue à população com estrutura renovada, mais acessível, confortável, climatizada e preparada para receber grandes competições, atividades educacionais, projetos sociais e eventos comunitários.

A cerimônia reuniu autoridades, representantes do setor industrial, dirigentes sindicais e convidados, entre eles o presidente do Conselho Nacional do SESI, Fausto Augusto Junior; o presidente da FIEAC em exercício, João Paulo de Assis Pereira; o superintendente do SESI Acre, João César Dotto; o superintendente do SESI São Paulo, Alexandre Pflug; e o deputado federal Zé Adriano, presidente licenciado da FIEAC.

A programação foi aberta com uma partida amistosa de voleibol envolvendo atletas do SESI Vôlei Bauru e jogadoras acreanas, simbolizando a integração entre o esporte de alto rendimento e o incentivo à formação de novos talentos. O momento reforçou a vocação do ginásio como espaço de promoção da saúde, da cidadania e do desenvolvimento humano.

A partida amistosa foi vencida pelo placar de 3 sets a 0 pela equipe SESI Bauru.

Homenagem a estrelas do vôlei brasileiro

Durante a solenidade, também foi prestada homenagem ao técnico Marcos Pacheco, um dos nomes mais vitoriosos do voleibol brasileiro e atual treinador do SESI Bauru. Reconhecido por ser o único técnico a conquistar títulos nas três divisões nacionais da modalidade, Pacheco recebeu o reconhecimento do Sistema FIEAC por sua contribuição ao esporte brasileiro.

Outro momento de destaque foi a homenagem a duas referências do voleibol nacional. A campeã olímpica Dani Lins recebeu uma placa em reconhecimento à sua trajetória marcada por conquistas históricas, incluindo a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Já a líbero Léia Silva foi homenageada em seu jogo de despedida das quadras, encerrando uma carreira de mais de duas décadas repleta de títulos e dedicação ao esporte.

“O povo acreano é incrível. Precisamos levar o nosso voleibol para o Brasil todo. Estou muito feliz com essa homenagem”, declarou Dani Lins.

“Foi uma surpresa. Só quero agradecer por estar no Acre, neste evento e nesta estrutura maravilhosa. Fico muito feliz por essa grande homenagem”, ressaltou Léia.

Um novo e moderno Ginásio do SESI

Construído entre 1990 e 1993, o Ginásio do SESI foi idealizado durante a gestão do então presidente da FIEAC, Jorge Tomás, e recebeu o nome de Rui Lima do Nascimento, em homenagem ao ex-superintendente nacional do SESI.

A obra de modernização recebeu investimento de R$ 28 milhões, com recursos do Departamento Nacional do SESI, e transformou o espaço em uma das mais modernas estruturas esportivas da Região Norte. O ginásio agora conta com climatização completa, três salas de convenções, isolamento acústico, 1.009 assentos esportivos e capacidade para receber até 5,6 mil pessoas.

“Esse ginásio faz parte da história do povo acreano, pois foi palco de grandes emoções. O Acre merece esse lugar, que é um marco para o nosso estado”, destacou César Dotto, superintendente do SESI/AC.

O que disseram as autoridades

“Essa obra é um presente para o Acre e este é um momento histórico. É também um momento de reconhecer o trabalho e a dedicação do presidente licenciado da FIEAC e deputado federal, Zé Adriano, que liderou esse projeto, assim como agradecer ao Departamento Nacional do SESI e a todas as pessoas que tornaram esse sonho realidade”, afirmou João Paulo de Assis Pereira, presidente da FIEAC em exercício.

“Isso traz uma nostalgia muito grande, e trazer de volta esse gigante, que é o Ginásio do SESI, nos deixa extremamente felizes. É um dos espaços mais modernos da Região Norte. Precisamos resgatar a acreanidade em nosso estado, e o Ginásio do SESI tem esse papel”, disse Zé Adriano, deputado federal e presidente licenciado da FIEAC.

“Ficamos muito felizes pela recepção aqui no Acre. Pudemos conhecer um pouco da rica história deste estado. O SESI é uma entidade maravilhosa e contem sempre conosco”, salientou Alexandre Pflug, superintendente do SESI-SP.

“É mais do que a reinauguração de um ginásio. A Região Norte precisa e pode construir estruturas que viabilizem o esporte de alto rendimento. Essas são grandes iniciativas para democratizarmos o esporte no país. Essa é uma contribuição do SESI para a população de Rio Branco e do Acre. São 80 anos de trabalho do SESI em prol do Brasil”, ressaltou Fausto Augusto Junior, presidente do Conselho Nacional do SESI.

Texto: Whilley Araújo Fotos: Sérgio Vale

Continue Reading

Assessoria

Com investimento de R$ 28 milhões, Ginásio do SESI será reinaugurado nesta sexta-feira, 5 de junho

Published

on

Um dos mais importantes espaços para a prática esportiva, o lazer e a realização de grandes eventos no Acre, o Ginásio do SESI será reinaugurado nesta sexta-feira, 5 de junho, após passar por uma ampla reforma e modernização. A cerimônia de entrega contará com uma partida amistosa de vôlei feminino entre as equipes do SESI Vôlei Bauru (SP) e o SESI-AC. Todos os convites para o evento já foram esgotados. A programação será transmitida pelo YouTube da FIEAC: https://www.youtube.com/@federacaodasindustriasdoacre

A obra recebeu investimento de R$ 28 milhões, com recursos do Departamento Nacional do SESI, e transformou o espaço em uma das mais modernas estruturas esportivas da Região Norte. O ginásio agora conta com climatização completa, três salas de convenções, isolamento acústico, 1.009 assentos esportivos e capacidade para receber até 5,6 mil pessoas.

Para o presidente da FIEAC e do Conselho Regional do SESI em exercício, João Paulo de Assis Pereira, a entrega representa um marco para o fortalecimento do esporte, da cultura e do entretenimento no estado.

“Sem dúvida, este é um dos mais modernos equipamentos esportivos da Região Norte do país. Estamos muito entusiasmados e felizes por concretizar uma entrega tão importante para o setor industrial e para toda a sociedade acreana. Essa grandiosa obra é resultado do empenho do presidente licenciado da FIEAC, Zé Adriano, que liderou a busca pelos recursos necessários e idealizou a transformação que deu origem ao novo Ginásio do SESI”, destaca.

Texto e fotos: Whilley Araújo Assessoria Sistema FIEAC

Continue Reading

Tendência