Política

Turismo: Acre um bom destino

Com cachoeiras, trilhas e mirante, é um dos melhores destinos para quem deseja se conectar com a natureza

Published

on

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC, divulgou na última semana a projeção relacionada ao crescimento do turismo em 2022, que foi revista de 5,1% para 5,8%. Em relação ao setor de serviços em geral, a variação do volume de receitas em relação a 2021, foi revista de 2,9% para 3,4%.

Este mesmo crescimento no setor de turismo é sentido no estado do Acre, que tem inúmeras belezas naturais, que conta com a Serra do Divisor, que fica localizado no Vale do Juruá e, é considerado um dos locais de maior biodiversidade do mundo, o Parque Nacional da Serra do Divisor, no Acre, encanta por sua exuberante beleza natural. Com cachoeiras, trilhas e mirante, é um dos melhores destinos para quem deseja se conectar com a natureza. É o quarto maior parque nacional brasileiro e é considerado também o local de maior biodiversidade da Amazônia. Criada em 1989, a unidade de conservação (UC) é gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e pelo governo federal.

Um dos grandes parceiros do Estado no tocante ao turismo, é o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Acre (Sebrae), que durante a ExpoAcre e ExpoAcre Juruá, trouxe aos visitantes da Feira a tecnologia de óculos de realidade virtual, onde poderia conhecer as paisagens do Parque Nacional Serra do Divisor e dos rios Crôa e Môa, que ficam no Vale do Juruá, interior do Acre, sem sair do lugar.

A tecnologia deu ao frequentador da feira a sensação de estar navegando em uma canoa pelo Rio Môa indo em direção ao Parque Nacional Serra do Divisor.

O diretor técnico do Sebrae, Lauro Santos, disse que o atrativo foi inovador e fantástico. “Foi um atrativo turístico fantástico em um dos lugares que tem uma das maiores biodiversidade do planeta e ali você tem o turismo de base comunitário, indígena, o artesanato, a observação de pássaros e tudo isso acontece nesse parque nacional”.

Advertisement

O passeio pelas paisagens demorava cerca de 10 minutos. A pessoa só podia fazer um passeio de cada vez. A pessoa ainda podia tirar fotos em um cenário montado com uma canoa e paisagens do parque no stand do Sebrae.

Painel com fotos da região foi uma das atrações no espaço SEBRAE Foto: Sérgio Vale

O parque representa para o Acre uma ocupação de aproximadamente 5% do estado. Segundo estudiosos, a Serra do Divisor é o 4º maior Parque Nacional do Brasil. O local tem mais de 843 mil hectares e ocupa cinco municípios acreanos, entre eles, Mâncio Lima (31,8%), Marechal Thaumaturgo (4,8%), Cruzeiro do Sul (23,1%), Rodrigues Alves (13,3%), Porto Walter (27%).

“O Sebrae entende que o Acre tem duas estratégias de turismo distintas para três regiões, o Alto e Baixo Acre, além do Vale do Juruá. A vocação do Vale do Juruá se prende aos festivais indígenas, o turismo religioso, a base comunitária e o turismo de experiência. Já o turismo do Alto Acre, se faz interfronteiriço, que é um turismo de negócio, onde a pessoa vem para comprar, já em Rio Branco, temos o turismo histórico”, disse o diretor Lauro.

Foto: Arison Jardim

O diretor salientou ainda o grande trabalho realizado pelo Sebrae nas noites das feiras agropecuárias que ocorreram no Acre. “O que nós fizemos na ExpoAcre e ExpoAcre Juruá, foi mostrar o que há de mais bonito em nosso estado. Através do óculos de realidade virtual podemos mostrar um pouco do que é o turismo de base comunitária, no Croa e no Moá”.

Lauro disse ainda que o Sebrae está capacitando os moradores da comunidade do Croa, Moá e Serra do Divisor. “O Sebrae está fazendo um trabalho com os moradores daquela região de recepção, culinária, além de fomento através dos parceiros, que são as prefeituras de Mâncio Lima e Cruzeiro do Sul, o Basa, IcmBio. Conseguimos levar internet para as pousadas. Temos um lindo projeto para a Serra do Divisor, que é implantar a maior tirolesa da Amazônia. O técnico já foi no local, viu que é viável, então estamos muito confiantes com tudo isso acontecendo”.

Foto Capa: Arison Jardim

Advertisement

Tendência

Sair da versão mobile