Connect with us

Educação

Vice-Governadora Mailza Assis: Governo vai ampliar acesso ao Programa Mulheres Mil no Acre

Parceria entre governo estadual e Ifac fortalece formação profissional de mulheres em vulnerabilidade social

Published

on

Na sede da reitoria do Instituto Federal do Acre (Ifac) em Rio Branco, a vice-governadora Mailza Assis oficializou a ampliação do Programa Mulheres Mil ao assinar um protocolo de intenções. O acordo, celebrado com representantes do Ifac, visa expandir a oferta de vagas nos cursos de Assistente de Recursos Humanos e Operador de Supermercados, proporcionando oportunidades para mulheres em situação de vulnerabilidade social no estado.

No mesmo evento, realizado na sede do Ifac, ocorreu a cerimônia de certificação de 90 mulheres que concluíram com êxito os cursos de Assistente de Recursos Humanos e Operador de Supermercados.

Este protocolo tem como objetivo aumentar a oferta de vagas e apoiar a formação profissional e tecnológica de mulheres em situação de vulnerabilidade social, como vítimas de violência doméstica, beneficiárias do Programa Bolsa Família, inscritas no CadÚnico, e aquelas com ensino fundamental incompleto ou completo. A iniciativa, que também conta com o apoio da Prefeitura de Rio Branco, visa proporcionar autonomia financeira e empoderamento feminino.

O primeiro bloco dos cursos teve a duração de três meses, com um auxílio mensal de R$ 560 para cada aluna. Os cursos foram realizados na Casa Rosa, em parceria com a Prefeitura de Rio Branco, e totalizaram 1.008 vagas. O pró-reitor de Extensão do Ifac, Fábio Storch, mencionou que novas parcerias já estão sendo fechadas, com a expectativa de dobrar a quantidade de vagas ofertadas.

A vice-governadora Mailza Assis reiterou o compromisso do governo estadual com parcerias que visam ampliar a garantia de direitos e promover o empoderamento feminino. Durante a cerimônia na sede do Instituto Federal do Acre (Ifac) em Rio Branco, ela enfatizou a importância da colaboração com o Ifac para expandir o acesso a serviços que beneficiam as mulheres acreanas, fortalecendo o desenvolvimento humano no estado.

“Unidos, alcançamos mais pessoas. Essa colaboração com o Ifac será de grande ajuda no acesso a serviços que contribuirão com o desenvolvimento humano das mulheres acreanas.”

O Programa Mulheres Mil, instituído nacionalmente em 2011, visa a formação profissional e tecnológica para mulheres em situação de vulnerabilidade social, especialmente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. A juíza Louise Kristina, a empresária Socorro Almeida e o reitor em exercício do Ifac, Ubiraci Dantas, destacaram a importância do programa para o empoderamento e melhoria de vida das mulheres.

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, reforçou o compromisso de continuar trabalhando para proporcionar um futuro mais próspero para as famílias acreanas, através da integração de esforços entre as instituições envolvidas.

Foto: Felipe Freire/Secom

Assessoria

Senac abre portas para a transformação educacional e social há 79 anos

Em 2025, a maior instituição de ensino profissional do país reforça seu compromisso com a inovação, a responsabilidade social e a sustentabilidade

Published

on

O Senac está comemorando 79 anos de história e é hoje uma referência em educação profissional no Brasil. Ao longo dessas quase oito décadas, a instituição tem desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento social e econômico do país. 

Em sintonia com o Sistema Comércio, o Senac tem impulsionado o comércio de bens, serviços e turismo, formando profissionais capacitados e preparados para os desafios do mercado de trabalho, transformando vidas e criando oportunidades para milhões de brasileiros. 

A instituição oferece uma vasta gama de soluções educacionais, que vão desde a formação inicial até a pós-graduação, em 29 diferentes áreas profissionais. Esse portfólio diversificado permite que os alunos planejem suas trajetórias de forma sustentável, garantindo, assim, um futuro mais promissor a todos. 

O Senac é responsável por mais de 76 milhões de atendimentos ao longo dos anos, e o destaque é o Programa Senac de Gratuidade (PSG), que amplia o acesso a uma educação de qualidade para aqueles que mais precisam.

A cada dia, o Senac reafirma seu compromisso com a inclusão social e a inovação. Pesquisa de mercado aponta que cerca de 90% das empresas reconhecem a excelência da formação oferecida pela instituição, e sete em cada dez alunos formados conquistam uma vaga no mercado de trabalho. Mais do que números, o Senac tem como missão transformar vidas, capacitando cidadãos para um futuro repleto de oportunidades.

Ao celebrar seus 79 anos, o Senac continua a apostar em um modelo de educação inovador, ético e inclusivo, com práticas que atendem aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Seja no ensino de novas tecnologias, como inteligência artificial, ou em áreas emergentes como sustentabilidade empresarial, se destaca ao criar soluções que acompanham as mudanças e as necessidades do mercado de trabalho.

Para o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros, a instituição se preocupa historicamente com a inovação educacional e desempenha um papel fundamental na formação de pessoas e na transformação da realidade brasileira. “A atuação do Senac transcende fronteiras geográficas, alcançando comunidades urbanas e rurais, abraçando a diversidade cultural que molda o nosso país. E o desenvolvimento econômico e social está intrinsecamente ligado à educação, processo que tem o Senac como um orgulhoso catalisador, projetando um mundo em que profissionais qualificados e cidadãos conscientes tornam-se agentes de transformação da sociedade”.

De olho no futuro e em sintonia com as demais instituições do Sistema Comércio, o Senac seguirá abrindo portas e fortalecendo o setor do comércio, serviços e turismo, e reafirmando seu papel transformador no Brasil.

Assessoria

Continue Reading

Educação

Centro de Línguas amplia oportunidades educacionais e inicia rematrículas

Published

on

O Centro de Estudo de Línguas (CEL), da Secretaria de Educação e Cultura do Acre (SEE), é uma referência na formação de estudantes da rede pública, oferecendo cursos gratuitos de idiomas estrangeiros e português. Mais do que ensinar línguas, o CEL prepara jovens para o mercado de trabalho, promove o acesso a novas oportunidades acadêmicas e culturais, e contribui para a integração internacional de seus alunos.

Com papel estratégico na educação do estado, o CEL inicia nesta quinta-feira, 9 de janeiro, o calendário de rematrículas para o semestre 2025. O processo atende estudantes em diversas situações, como aprovados, reprovados e aqueles que desejam retomar os estudos ou mudar de turma.

Calendário de rematrículas

  • Aprovados: Dias 9 e 10 de janeiro, pelo Portal do Aluno.
  • Reprovados: Dias 13 e 14 de janeiro, na secretaria do CEL.
  • Mudança de turma: Dias 15 e 16 de janeiro, pelo Portal do Aluno, sujeita à disponibilidade de vagas.
  • Trancamento ou desistência: Dias 21 e 22 de janeiro, na secretaria, condicionado à existência de vagas.

O CEL segue consolidando sua missão de democratizar o ensino de línguas no Acre, permitindo que seus estudantes alcancem maior competitividade no mercado de trabalho e desenvolvam habilidades para um mundo cada vez mais globalizado.

Início do semestre
As aulas do próximo semestre começam em fevereiro, com datas escalonadas:

  • Turmas de segundas e quartas: 17 de fevereiro.
  • Turmas de terças e quintas: 18 de fevereiro.
  • Turmas de sextas: 21 de fevereiro.

Mais informações sobre o processo de rematrícula podem ser acessadas no site oficial da Secretaria: agencia.ac.gov.br.

Foto: Mardilson Gomes/Arquivo SEE

Continue Reading

Educação

IEPTEC encerra 2024 com avanços expressivos na educação profissional

Published

on

O Instituto de Educação Profissional e Tecnológica (IEPTEC), criado em 2017, finalizou 2024 com grandes resultados em diversas frentes. O número de alunos em sala de aula cresceu 248%, enquanto o volume de certificados e diplomas entregues aumentou 260%. Além dos números, o instituto registrou avanços importantes em infraestrutura e iniciativas estratégicas.

Entre os destaques do ano está a inauguração do Laboratório CPMaker, que reforça o ensino voltado para inovação e tecnologia. Também foi um marco a Escola de Gastronomia e Hospitalidade Miriam Assis Felício, que ampliou a oferta de cursos especializados no setor de serviços. Investimentos em infraestrutura proporcionaram melhores condições de ensino, fortalecendo a qualidade das formações oferecidas.

O presidente do IEPTEC destacou a importância do apoio estadual e da equipe do instituto para esses resultados. “Agradecemos ao governador pela confiança e pelo compromisso com a educação profissional no Acre. Esses avanços são fruto de uma gestão alinhada e do trabalho dedicado de nossa equipe, que se empenhou ao máximo para transformar projetos em realidade e impactar positivamente a vida dos cidadãos.”

O IEPTEC consolida sua posição como referência na formação profissional no estado, contribuindo para a qualificação de mão de obra e o desenvolvimento econômico regional.

Leia a matéria completa na Agência de Notícias do Acre.

Continue Reading

Tendência