O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (Semulher), esteve presente no 19º Encontro Nacional do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), realizado entre 13 e 15 de agosto em Manaus (AM). O evento reuniu especialistas e gestores de diferentes setores para discutir estratégias de prevenção e combate à violência, com atenção especial à violência de gênero e à segurança na Amazônia.
A titular da Semulher, Márdhia El-Shawwa, participou da abertura no Teatro Amazonas e integrou quatro painéis temáticos. Entre os assuntos abordados, estiveram o papel das empresas no apoio a mulheres vítimas de violência, a análise de feminicídios no Brasil, a transformação de propostas em ações concretas e os 40 anos das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deams).
Durante o painel em que foi palestrante, ao lado da ex-ministra das Mulheres Aparecida Gonçalves, Márdhia destacou a necessidade de políticas integradas e ações intersetoriais para o enfrentamento à violência. Segundo ela, a troca de experiências com outras lideranças femininas contribui para fortalecer a rede nacional e criar soluções mais efetivas.
O encontro, que antecede a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), também discutiu desafios específicos da segurança pública na Amazônia, relacionando-os às mudanças climáticas e à proteção de territórios urbanos e florestais