Connect with us

Educação

Governo do Acre vai distribuir mais de 30 mil kits do programa Pré-Enem Legal

Published

on

Livros estão sendo distribuídos para alunos do terceiro ano do ensino médio, pelo Departamento de Programas e Ações Especiais da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes do Acre (SEE) iniciou, na Escola Humberto Soares da Costa, em Rio Branco, a distribuição de kits contendo dez livros do programa Pré-Enem Legal.

Também serão contemplados com os kits alunos egressos do sistema público de ensino, aldeias indígenas e a comunidade em geral. Cada kit contém quatro livros relativos ao primeiro ano, quatro ao segundo e dois ao terceiro. As áreas de conhecimento abordadas são as quatro do ensino médio: ciências humanas e sociais aplicadas, ciências da natureza e suas tecnologias, linguagens e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.

Ao todo, serão mais de 30 mil kits com os livros destinados a todos os alunos do terceiro ano da rede pública. Além dos kits, aulões serão ofertados pela Divisão de Pré-Enem da SEE, e haverá quatro simulados ao longo do ano, um por bimestre.

De acordo com o chefe de departamento responsável, Aldino Schattat, “O material pode também ser utilizado pelos professores das escolas e a SEE irá fazer essa itinerância em todos os municípios com os aulões, que irão atender esses alunos. É um material de qualidade”, afirma.

Educação

Vice-Governadora Mailza Assis: Governo vai ampliar acesso ao Programa Mulheres Mil no Acre

Parceria entre governo estadual e Ifac fortalece formação profissional de mulheres em vulnerabilidade social

Published

on

Na sede da reitoria do Instituto Federal do Acre (Ifac) em Rio Branco, a vice-governadora Mailza Assis oficializou a ampliação do Programa Mulheres Mil ao assinar um protocolo de intenções. O acordo, celebrado com representantes do Ifac, visa expandir a oferta de vagas nos cursos de Assistente de Recursos Humanos e Operador de Supermercados, proporcionando oportunidades para mulheres em situação de vulnerabilidade social no estado.

No mesmo evento, realizado na sede do Ifac, ocorreu a cerimônia de certificação de 90 mulheres que concluíram com êxito os cursos de Assistente de Recursos Humanos e Operador de Supermercados.

Este protocolo tem como objetivo aumentar a oferta de vagas e apoiar a formação profissional e tecnológica de mulheres em situação de vulnerabilidade social, como vítimas de violência doméstica, beneficiárias do Programa Bolsa Família, inscritas no CadÚnico, e aquelas com ensino fundamental incompleto ou completo. A iniciativa, que também conta com o apoio da Prefeitura de Rio Branco, visa proporcionar autonomia financeira e empoderamento feminino.

O primeiro bloco dos cursos teve a duração de três meses, com um auxílio mensal de R$ 560 para cada aluna. Os cursos foram realizados na Casa Rosa, em parceria com a Prefeitura de Rio Branco, e totalizaram 1.008 vagas. O pró-reitor de Extensão do Ifac, Fábio Storch, mencionou que novas parcerias já estão sendo fechadas, com a expectativa de dobrar a quantidade de vagas ofertadas.

A vice-governadora Mailza Assis reiterou o compromisso do governo estadual com parcerias que visam ampliar a garantia de direitos e promover o empoderamento feminino. Durante a cerimônia na sede do Instituto Federal do Acre (Ifac) em Rio Branco, ela enfatizou a importância da colaboração com o Ifac para expandir o acesso a serviços que beneficiam as mulheres acreanas, fortalecendo o desenvolvimento humano no estado.

“Unidos, alcançamos mais pessoas. Essa colaboração com o Ifac será de grande ajuda no acesso a serviços que contribuirão com o desenvolvimento humano das mulheres acreanas.”

O Programa Mulheres Mil, instituído nacionalmente em 2011, visa a formação profissional e tecnológica para mulheres em situação de vulnerabilidade social, especialmente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. A juíza Louise Kristina, a empresária Socorro Almeida e o reitor em exercício do Ifac, Ubiraci Dantas, destacaram a importância do programa para o empoderamento e melhoria de vida das mulheres.

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, reforçou o compromisso de continuar trabalhando para proporcionar um futuro mais próspero para as famílias acreanas, através da integração de esforços entre as instituições envolvidas.

Foto: Felipe Freire/Secom

Continue Reading

Educação

1ª Feira TechJovem Digital – Amazônia 2024: Inovação e Tecnologia para o Futuro de Rio Branco

Evento reúne startups internacionais e promove o desenvolvimento educacional e tecnológico na capital acreana

Published

on

A 1ª Feira TechJovem Digital – Amazônia 2024, organizada pela Prefeitura de Rio Branco, marca um grande avanço na promoção de inovações tecnológicas e de games para a população do Acre. Este evento pioneiro destaca a presença de renomadas startups nacionais e internacionais, apresentando as últimas novidades do setor.

Segundo a secretária municipal de Planejamento, Neiva Tessinari, a feira oferece uma variedade de atividades, incluindo rodas de conversa, campeonatos de gamers, apresentações musicais, exposições interativas de soluções tecnológicas e exibições de experiências locais de sucesso. Ela enfatizou que este evento faz parte do esforço do prefeito para transformar Rio Branco em uma cidade inteligente e inclusiva. “Estamos promovendo inovação e desenvolvimento, e é maravilhoso ver tantas crianças engajadas e apresentando suas ideias à comunidade”, afirmou Tessinari.

Entre as startups participantes, a Samsung se destaca como uma grande parceira, já envolvida nas escolas da região com a distribuição de tablets, lousas digitais, notebooks para professores e laboratórios móveis equipados com chromebooks. Chris Hun Hoh, vice-presidente da Samsung SDS Latin America, expressou seu entusiasmo pelo evento e pelo comprometimento do prefeito em melhorar o ambiente educativo e o nível de estudos na capital. “É um prazer participar desta feira tecnológica. Estou impressionado com o desempenho do prefeito e feliz por contribuir com o avanço de Rio Branco”, disse ele.

Outra parceira importante é a Mente Inovadora, especializada em metodologias educacionais que promovem o desenvolvimento de habilidades sociais, cognitivas, emocionais e éticas. Thiago Lopes, representante da Mente Inovadora, destacou a importância do estímulo adequado para o aprendizado e o desenvolvimento da inteligência. “Nosso foco é desenvolver competências de foco, concentração, respeito e ética, contribuindo para a aprendizagem de uma maneira geral”, explicou Lopes.

O governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (SEICT), também apoia o evento com o programa de capacitação profissional Polo Digital, oferecendo diversos cursos certificados para jovens e adultos. O secretário da SEICT, Assurbanipal Mesquita, elogiou a feira por integrar os diversos atores do ecossistema de inovação e por fortalecer a colaboração entre as instituições que trabalham pelo progresso tecnológico na capital.

Foto: Fredy Rodrigues

Continue Reading

Educação

Zequinha Lima distribui mudas durante Blitz Ambiental

Published

on

Em uma iniciativa para promover a sustentabilidade e o reflorestamento urbano, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul realizou nesta quinta, 13, um Drive thru na Avenida Mancio Lima, com a distribuição de 2.500 mudas de árvores para a população. A ação, que é parte da programação da Semana do Meio Ambiente, tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental e incentivar o plantio de árvores na cidade e seus arredores.

O Secretário Municipal do Meio Ambiente,Ygoor Neves, ressaltou a importância educativa das ações promovidas na Semana do Meio Ambiente. ” Além de distribuir mudas, a prefeitura busca enviar uma mensagem sobre a importância de práticas sustentáveis. Através de ações como essa, queremos demonstrar que o cuidado com o meio ambiente pode ser integrado ao cotidiano da população, promovendo não apenas a economia, mas também o embelezamento de nossa cidade”, pontuou.

A Coordenadora do Centro Integrado de Meio Ambiente, Cláudia Lima Silva, comentou sobre a colaboração entre o município e o estado para a realização do evento. “Essa rede de governança ambiental, estabelecida pelo governo do estado, permite que ações como essa ocorram,” disse ela. “Promover ações integradas como a distribuição de mudas é fundamental para garantir um futuro sustentável para as próximas gerações.”

Thay Sullivan, influenciadora ambiental que participou do evento, expressou seu entusiasmo pela iniciativa. “Cuidar do nosso planeta é essencial, e ações como essa, que incentivam a plantação em vez da derrubada de árvores, são extremamente valiosas,” afirmou Thais. “Isso mostra o compromisso da prefeitura em enriquecer nosso ambiente enquanto educa a comunidade sobre a importância da sustentabilidade.”

Oresmilde Martim de Lima, segurança noturno conhecido como Holyfield, destacou a importância pessoal de participar do evento. “Essa ação é uma demonstração bonita de como podemos contribuir para melhorar nosso próprio ambiente,” disse ele. “Com cada planta que adicionamos ao nosso entorno, contribuímos para um clima mais fresco e agradável, especialmente em nossa região que é bastante quente”, pontuou

O Prefeito Zequinha Lima reforçou a dedicação de sua gestão à causa ambiental. “Ao longo dos últimos quatro anos, distribuímos cerca de 12 mil mudas,” declarou o prefeito. “E agora, com nosso novo viveiro municipal, esperamos aumentar ainda mais essa quantidade, fortalecendo nosso compromisso com o meio ambiente e com as futuras gerações de Cruzeiro do Sul”, concluiu o prefeito Zequinha Lima.

Assessoria

Continue Reading

Tendência