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Inauguração da Unidade Local do DNIT em Cruzeiro do Sul marca novo capítulo para infraestrutura no Juruá

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O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) inaugurou, no dia 17 de maio, a nova Unidade Local em Cruzeiro do Sul, no Acre. A cerimônia de inauguração contou com a presença de diversas autoridades e membros da comunidade, marcando um passo importante para a gestão e melhoria contínua das infraestruturas rodoviárias da região. Estiveram presentes os prefeitos de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, de Rodrigues Alves, Jaílson Amorim, vice-prefeita de Mâncio Lima, Angela Valente, além dos senadores Petecão e Alan Rick.

Durante o evento, o superintendente do DNIT no Acre, Ricardo Araújo, destacou a relevância do novo espaço para a comunidade local. “Nós estamos aqui hoje, no dia 17, inaugurando a nossa sede do DNIT em Cruzeiro do Sul, a nossa UL, Unidade Local. Um espaço que é importante porque vai trazer a população de Cruzeiro do Sul e também das regionais aqui do lado, como Rodrigues Alves, Mâncio Lima, todo esse povo para poder discutir os assuntos da estrada com a nossa equipe,” disse Araújo.

A nova unidade está estrategicamente posicionada para atender não apenas Cruzeiro do Sul, mas também municípios adjacentes, facilitando o acesso e a comunicação entre o DNIT e as comunidades locais. Araújo também comentou sobre as funcionalidades específicas que a unidade vai abordar: “A questão das rotatórias, a questão de quebra-mola, a faixa de domínio, são exemplos do que vai ser resolvido aqui em Cruzeiro do Sul.”

Além da inauguração, o superintendente mencionou a recente contratação de novos funcionários para fortalecer a equipe local. “Nós fizemos agora um concurso onde colocamos dois engenheiros diretamente para a sede aqui em Cruzeiro do Sul. Nós vamos tentar, cada vez mais, aumentar a qualidade da nossa BR-364,” afirmou Araújo.

A presença reforçada do DNIT em Cruzeiro do Sul é vista como um elemento chave para a melhoria contínua das condições de tráfego e segurança na BR-364, uma das principais vias que conecta importantes centros econômicos e comunidades ao longo do estado do Acre. A iniciativa também reforça o compromisso do DNIT com a manutenção e desenvolvimento de infraestrutura rodoviária na região, garantindo que as necessidades locais sejam atendidas de maneira eficaz e eficiente.

Equipe do DNIT conduz vistoria detalhada ao longo da BR-364 para garantir melhorias e segurança

Nesta semana, uma equipe liderada por Ricardo Araújo, realizou uma extensa vistoria ao longo da rodovia para identificar necessidades de reparo e avaliar as obras em andamento. Essa iniciativa faz parte de um esforço contínuo para melhorar a qualidade e a segurança da estrada.

Durante a vistoria, a equipe percorreu o trecho que se estende de Sena Madureira até Cruzeiro do Sul, observando as condições da estrada e os progressos das técnicas de reconstrução adotadas. “Nossa missão é assegurar que a BR-364 não apenas atenda às necessidades atuais de tráfego mas também esteja preparada para desafios futuros,” disse Araújo.

Um dos focos principais da vistoria foi a avaliação do macadame hidráulico, uma técnica de pavimentação que já mostrou resultados promissores em outros trechos da rodovia. “Estamos analisando a performance do macadame, temos trechos que após mais de dez anos de serviço os resultados são impressionantes. Não há falhas significativas, o que confirma a eficácia desta técnica para a nossa região,” destacou Araújo.

A equipe também inspecionou a construção de novas infraestruturas, como a ponte sobre o Rio Tarauacá. Este projeto é de particular importância devido às mudanças no curso do rio, que exigem uma adaptação na estrutura da ponte para prevenir erosões futuras. A visita ao canteiro de obras permitiu que os engenheiros avaliassem os avanços na construção das fundações e na instalação das estacas.

Além das verificações técnicas, a caravana do DNIT proporcionou uma plataforma para o diálogo direto com os empreiteiros e a supervisão local. Discussões sobre os próximos passos, desafios logísticos e soluções técnicas foram abordadas em reuniões ao longo do percurso. “Essas interações são essenciais para sincronizar nossa abordagem e garantir que todos os envolvidos estejam alinhados com os objetivos de longo prazo,” explicou Araújo.

Concluindo a vistoria, o superintendente reafirmou o compromisso do DNIT com a melhoria contínua da BR-364. “Nossas observações e as discussões que tivemos ao longo desta viagem serão fundamentais para planejar as fases seguintes do projeto. Estamos determinados a transformar a BR-364 em uma rodovia modelo em termos de segurança, durabilidade e eficiência,” concluiu Araújo.

A rodovia vem recebendo atenção renovada em termos de manutenção e reconstrução. Após anos de investimentos limitados, o fluxo de recursos para esta via vital aumentou significativamente com a chegada do novo governo. Entre 2019 e 2022, apenas cerca de R$ 240 milhões foram alocados para a manutenção de rodovias em todo o Acre. Em contraste, o ano de 2023 viu um aumento para aproximadamente R$ 340 milhões, com previsões de R$ 450 milhões para 2024.

O Governo Lula aprovou um plano ambicioso para a reconstrução da BR-364 com um orçamento que pode chegar a R$ 2,5 bilhão. Essa decisão visa revitalizar completamente a estrada, essencial para o transporte e a economia da região.

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Brasil e China avançam em acordo para ferrovia que ligará Atlântico ao Pacífico

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A Folha de S.Paulo informou nesta segunda-feira (7) que o governo brasileiro firmou um memorando de entendimento com a China para desenvolver estudos técnicos e institucionais sobre o corredor ferroviário bioceânico que conectará o porto de Chancay, no litoral do Peru, ao porto de Ilhéus, na Bahia. O acordo foi firmado entre a estatal brasileira Infra S.A., vinculada ao Ministério dos Transportes, e o China Railway Economic and Planning Research Institute.

O projeto prevê um traçado de aproximadamente 4.500 km de ferrovias, partindo do Peru, passando por Cusco e Pucallpa até alcançar o Acre, no Brasil. A partir da capital Rio Branco, a ferrovia deverá seguir em direção a Rondônia, margeando a BR-364, cruzar Mato Grosso, interligar-se à Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico), e conectar-se à Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), com destino final no litoral da Bahia.

Com isso, o estado do Acre assume um papel estratégico no eixo logístico do projeto, servindo como porta de entrada da ferrovia no território brasileiro. A inclusão do Acre como ponto de conexão entre os dois países insere o estado em um dos principais corredores de exportação do país, com potencial impacto na infraestrutura regional e nas cadeias produtivas locais.

O secretário nacional de transporte ferroviário, Leonardo Ribeiro, afirmou que o memorando é resultado de articulações técnicas e diplomáticas iniciadas em abril entre os dois países. “Do nosso lado, já avançamos bastante com a Fico e a Fiol. Essa parceria ajuda a avançar do lado peruano”, disse.

A ferrovia é vista como uma das principais apostas para a redução de custos logísticos entre o Brasil e a Ásia. Segundo o Ministério dos Transportes, o novo corredor poderá diminuir em até dez dias o tempo de transporte de cargas como minério de ferro e soja, que representam cerca de 60% das exportações brasileiras à China, estimadas em US$ 350 bilhões por ano.

Além da ferrovia, o projeto integra um movimento mais amplo de interesse chinês em concessões logísticas no Brasil. Em maio, uma delegação com 11 autoridades chinesas visitou as obras das ferrovias Fico e Fiol, além do porto de Santos. A China também é responsável pela construção do porto de Chancay, que deve entrar em operação em março de 2026, com investimentos de US$ 3,5 bilhões da estatal Cosco Shipping.

Paralelamente, o governo brasileiro atua na consolidação do corredor bioceânico rodoviário, que ligará o país ao Chile, passando por Paraguai e Argentina. A principal obra é a ponte entre Porto Murtinho (MS) e Carmelo Peralta, no Paraguai, em construção pela Itaipu Binacional, com previsão de conclusão para 2026. Esses projetos integram o programa Rotas de Integração Sul-Americana, iniciado em 2023, que prevê cinco eixos logísticos para conectar o Brasil aos países vizinhos.

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Expoacre Juruá impulsiona agricultura familiar e fortalece economia local

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A edição 2025 da Expoacre Juruá, realizada em Cruzeiro do Sul, consolidou-se como uma vitrine para a produção rural familiar no Acre. O evento, que contou com a participação de cooperativas e associações locais, foi marcado pela comercialização de produtos regionais e ações de capacitação promovidas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e pelo Sebrae.

A Associação Agrícola Força Jovem do Ramal Zé Alves, com 129 famílias associadas, participou pela primeira vez da feira. De acordo com o presidente da associação, Wilson da Silva Oliveira, o apoio do Senar e Sebrae tem sido essencial. “Sem esse suporte, seria como andar com uma perna só. Agora, com apoio do Sebrae e do governo do Estado, estamos expondo nossos produtos e mostrando a força da agricultura familiar”, afirmou.

Outro destaque foi a Cooperativa Juruá Alimentos, que apresentou produtos como farofas temperadas, biscoitos de goma e beijus. Segundo o presidente Adalto Messias de Paula, a parceria com o Senar permitiu agregar valor à produção e melhorar a comercialização. A cooperativa reúne atualmente 84 cooperados.

O espaço do Senar também ofereceu degustações e demonstrações de cursos para aproximar o público urbano do setor rural. “A feira nos permite esse contato direto entre o produtor e o consumidor, eliminando atravessadores e garantindo lucro direto ao produtor”, explicou Marcelo Lemos, 1º secretário do Sistema FAEAC/Senar-Sindicatos.

Cerca de 70 produtores foram beneficiados diretamente pelo Sebrae, segundo Laís Montenegro Mapes, gerente do escritório regional em Cruzeiro do Sul. “A feira é o momento da visibilidade e do fortalecimento da economia local como um todo”, disse.

A Expoacre Juruá também contou com a realização do rodeio, que mobilizou peões de vários municípios do Acre e estados vizinhos. A final ocorreu no sábado (5), reunindo público expressivo na Arena do Juruá. O governador Gladson Cameli e a vice-governadora Mailza Assis participaram do encerramento.

Genásio da Silva, de Feijó, conquistou o primeiro lugar com 259,50 pontos e recebeu uma caminhonete 0 km. Marcelo Paiva, também de Feijó, ficou em segundo lugar e foi premiado com uma motocicleta. A premiação foi considerada uma das maiores já oferecidas no estado. O secretário de Agricultura, José Luís Tchê, destacou o sucesso da competição: “Considero que este foi um dos melhores rodeios já realizados no Acre, com uma premiação de destaque nacional”.

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Governo do Acre e Sebrae anunciam investimento de R$ 2,5 milhões para apoiar micro e pequenas empresas

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O governo do Acre e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) firmaram uma parceria para investir R$ 2,5 milhões em ações voltadas ao fortalecimento de micro e pequenas empresas no estado. O anúncio foi feito na sexta-feira, 4 de julho, durante a quarta noite da Expoacre, com a assinatura de acordo entre a Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) e o Sebrae.

O recurso será destinado a iniciativas como transformação digital, inovação, capacitação gerencial, acesso a mercados e aumento da competitividade dos negócios locais. De acordo com o secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia, Assurbanípal Mesquita, a medida busca inserir os empreendimentos acreanos em uma nova dinâmica econômica. “Precisamos introduzir temas como comércio exterior, transformação digital e inovação para acelerar a competitividade das nossas empresas”, afirmou.

Como parte da iniciativa, será criada a Sala do Empresário, um espaço que servirá de referência permanente para empreendedores acessarem consultorias, capacitações, suporte técnico e outras formas de apoio. O atendimento também poderá ser feito diretamente nas unidades do Sebrae ou da Seict.

O superintendente do Sebrae no Acre, Marcos Lameira, destacou a continuidade do apoio às empresas locais. “Essa parceria fortalece nossa missão de transformar negócios locais em negócios sustentáveis e inovadores”, disse.

A Seict também vem desenvolvendo outras ações voltadas ao setor produtivo, como incentivos fiscais à indústria, missões empresariais, rodadas de negócios internacionais e apoio ao ecossistema de startups. Recentemente, o órgão participou da aceleração de 30 startups da área de saúde.

Presente na cerimônia, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC) e deputado federal, José Adriano, declarou que a ação demonstra sensibilidade do governo com o setor produtivo. “Esse investimento conjunto com o Sebrae vai apoiar quem gera emprego e renda no nosso estado”, afirmou.

O investimento é parte da estratégia do governo estadual para ampliar a competitividade e inovação das empresas acreanas diante dos desafios do mercado.

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