Connect with us

Notícias

Instituto Yorenka relata ameaça sofrida por Benki Piyãko

Published

on

Na última quarta-feira (1), o Instituto Yorenka Tasorentsi, fundado pelo líder indígena Ashaninka, Benki Piyãko, emitiu uma nota informando sobre a ameaça contra a vida do líder Indígena. Benki foi alvo de ameaça armada durante evento de celebração do seu aniversário, no dia 25 de fevereiro.

O evento estava sendo realizado na sede do Centro Yorenka Tasorentsi, no município de Marechal Thaumaturgo, interior do Acre.

Leia a Nota na Íntegra

Por meio desta nota, o comitê gestor do INSTITUTO YORENKA TASORENSTI, organização privada da sociedade civil dedicada à defesa dos direitos dos povos indígenas, à proteção do meio ambiente e ao fortalecimento da sua cultura ancestral e das suas medicinas tradicionais, vem a público agradecer as inúmeras manifestações de apoio a segurança e proteção dos direitos fundamentais da liderança indígena BENKI PIYÃKO em relação aos fatos ocorridos no último dia 25/02/2023 durante a sua festa de aniversário.

Com o intuito de evitar especulações e relatos imprecisos publicados nas redes sociais e na imprensa.

Aproveitamos a ocasião para esclarecer os seguintes fatos.

1) Que o evento promovido dentro das instalações do INSTITUTO YORENKA TASORENTSI, localizado no município de Marechal Thaumaturgo, no Acre, para comemorar o aniversário de BENKI PIYÃKO,
era privado e que não havia nenhuma autorização para que qualquer pessoa presente portasse armas de fogo nas suas dependências.

2) Que alguns convidados notaram a presença na festa de um policial civil à paisana, portando camiseta e bermuda, e em posse publicamente visível de arma de fogo.

3) Que sob aparente efeito de álcool, conforme relatado por vários convidados, o policial supramencionado manuseou em diferentes momentos a sua arma.

4) Que diante da insegurança gerada pelo comportamento do policial ao manusear sua arma durante a festa, convidados dentre os quais autoridades e lideranças indígenas da APIWTXA, mostraram-se assustados e passaram a buscar alguma forma de organizar a retirada pacífica do policial do espaço do evento evitando animosidades, o que se evidencia pela ausência de qualquer ato violento ou acidente com arma de fogo na situação.

5)Que tão logo o policial foi retirado das dependências do Instituto e temendo represálias futuras para as lideranças presentes, diferentes convidados passaram independentemente a relatar suas versões do ocorrido a seus conhecidos, pessoas dos órgãos de segurança pública do Estado do Acre, bem como à imprensa.

6) Que tão logo o fato tornou-se público, imediatamente o Instituto passou a receber manifestações de apoio e de compromisso público para a devida apuração dos fatos e responsabilização por eventuais ilícitos nas esferas competentes, incluindo do MINISTÉRIO DA JUSTIÇA, da FUNDAÇÃO NACIONAL DOS POVOS INDÍGENAS, do GOVERNO DO ESTADO DO ACRE, da EMBAIXADA DA ALEMANHA NO BRASIL, da CORREGEDORIA DA POLÍCIA CIVIL DO ACRE, dentre outros.

7) Que o INSTITUTO YORENKA TASORENTSI confia nas instituições do Estado Brasileiro na promoção dos princípios democráticos que regem sua atuação nos termos da sua Constituição Federal de 1988 para os devidos encaminhamentos segundo suas respectivas competências.

Sem mais para acrescentar no momento,
Subscrevemo-nos.

Marechal Thaumaturgo-AC, 01 de março de 2023.
COMITÊ GESTOR
INSTITUTO YORENKA TASORENTSI

Notícias

Sebrae e parceiros lançam Agenda de Desenvolvimento do Turismo no Acre

Parcerias estratégicas impulsionam iniciativa para fortalecer e expandir o potencial turístico do estado do Acre

Published

on

O Sebrae em conjunto com diversos parceiros promove o lançamento da Agenda de Desenvolvimento do Turismo no Acre. O Workshop ocorrerá em Mâncio Lima, Rio Branco e Xapuri, nos dias 15, 17 e 18 de abril, respectivamente.

O evento tem como meta sensibilizar os profissionais do turismo sobre a importância da participação ativa nas atividades voltadas ao desenvolvimento empresarial, inovação e acesso a novos mercados. A agenda, fruto de análise dos desafios e oportunidades do setor, visa torná-lo mais competitivo e sustentável, gerando novas oportunidades de negócios e crescimento.

A participação dos empresários é crucial para o sucesso da iniciativa, permitindo o entendimento das ações do Sebrae e a visualização de resultados advindos de consultorias e instrutorias planejadas para 2024.

O evento conta com apoio da Fecomércio, Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (SETE), Conselho Estadual de Turismo, Ibama, ICMBio, Funai, Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre, além das Secretarias Municipais de Turismo de Rio Branco, Xapuri e Mâncio Lima, e seus respectivos Conselhos de Turismo.

Segue abaixo as informações detalhadas sobre os lançamentos da Agenda de Desenvolvimento do Turismo em cada município:

  • Mâncio Lima
  • Data: 15 de abril de 2024
  • Horário: 14h30 às 17h
  • Local: Escola Edson de Oliveira Dantas
  • Rio Branco
  • Data: 17 de abril de 2024
  • Horário: 14h30 às 17h
  • Local: Auditório da Fecomércio
  • Xapuri
  • Data: 18 de abril de 2024
  • Horário: 16h às 19h
  • Local: Auditório do Ifac (Rua Cel. Brandão, 1622, Centro)

Estes eventos representam uma oportunidade única para contribuir com o crescimento do turismo no estado do Acre.

Continue Reading

Notícias

Abertas inscrições para o 11º Prêmio de Jornalismo do Sebrae

Concurso reconhecerá melhores reportagens sobre empreendedorismo e pequenos negócios, com categoria especial para universitários

Published

on

O Sebrae lançou a 11ª edição do Prêmio de Jornalismo, que busca reconhecer os melhores trabalhos jornalísticos relacionados ao empreendedorismo. O concurso está aberto a profissionais e estudantes de jornalismo de todo o Brasil.

O prêmio conta com quatro categorias principais: Texto, Áudio, Vídeo e Fotojornalismo, além de uma categoria especial para produções jornalísticas universitárias. As inscrições estão abertas até o dia 3 de junho e podem ser feitas através do site oficial do prêmio. Os detalhes do regulamento podem ser conferidos no site www.premiosebraejornalismo.com.br.

Os trabalhos devem ter sido veiculados entre 5 de junho de 2023 e 2 de junho de 2024 em diversos meios de comunicação, incluindo plataformas digitais. Cada participante pode inscrever no máximo três trabalhos, sem limite de inscrições por veículo.

O Prêmio Sebrae de Jornalismo desempenha um papel crucial para os profissionais da imprensa no estado do Acre, pois reconhece e valoriza o trabalho jornalístico dedicado a destacar as iniciativas empreendedoras e os desafios enfrentados pelos pequenos negócios locais”, afirmou Izabel Barros, da Assessoria de Comunicação do Sebrae no Acre.

As matérias devem abordar temas como empreendedorismo, produtividade, inovação, inclusão produtiva, transformação digital, políticas públicas, estímulo ao consumo nos pequenos negócios e acesso a crédito, com foco nos pequenos negócios.

“Ao destacar as histórias de sucesso e os obstáculos superados pelos empreendedores acreanos, o prêmio não apenas celebra a excelência jornalística, mas também estimula uma cobertura mais abrangente sobre o cenário empresarial da região”, complementou Barros.

A premiação acontecerá em três etapas: estadual, regional e nacional, onde os vencedores de cada categoria principal concorrerão ao Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo.

Para mais informações e detalhes sobre o regulamento, os interessados podem acessar o site oficial do prêmio. https://premiosebraejornalismo.com.br/

Foto montagem Capa: Sérgio Vale / Vale Comunicação

Continue Reading

Notícias

Prefeitura de Cruzeiro do Sul iniciará vacinação contra dengue no Copacabana Shopping neste sábado

Dengue: público-alvo para receber as primeiras doses foi definido pelo Programa Nacional de Imunizações – PNI

Published

on

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul inicia neste sábado, 06, a primeira vacinação contra a dengue de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, no Copacabana Shopping, das 16h às 21h. A Secretaria Municipal de Saúde recebeu 3 mil doses do Imunizante do Ministério da Saúde,via Secretaria de Estado de Saúde.

A escolha do público-alvo para receber as primeiras doses foi definido pelo Programa Nacional de Imunizações – PNI. 

A secretária de Saúde, Valéria Lima, reforça a importância da vacinação contra a dengue e pede a colaboração de todos. “Pedimos à todos que levem as crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, para a vacinação. Participem dessa campanha tão importante. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, como forma de demonstrar o compromisso com a população, estamos planejando tornar o evento atrativo para que tenha o maior número de vacinação neste dia” , contou ela, destacando que Cruzeiro do Sul reduziu 50% nos casos de dengue após o início do projeto Cidade Limpa, executado por meio das Secretaria do Meio Ambiente e Saúde.

Vacinação contra dengue

A vacina é recomendada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, com o esquema composto de duas doses, em intervalo de três meses entre as doses. Caso o usuário tenha contato com a doença antes da vacina é recomendado aguardar seis meses para o início do esquema vacinal com a vacina dengue (atenuada). Caso a infecção ocorra após o início do esquema, não há alteração no intervalo entre D1 e D2, desde que a D2 não seja realizada com o período inferior a 30 dias do início da doença.

Assessoria

Continue Reading

Tendência