Connect with us

Notícias

Caravana Embrapa chega ao Acre no início de março

Published

on

A Caravana Embrapa Fertbrasil inicia suas atividades em 2023 e a primeira parada será em terras acreanas e rondonienses, entre os dias 7 e 9 de março. A ação tem o objetivo de divulgar o uso adequado de fertilizantes e a importância do manejo sustentável dos solos para a boa produtividade das lavouras. A comitiva técnica realizará evento em Rio Branco (AC), na terça-feira (7). Depois irá para Rondônia, aportando em Ariquemes, na quarta-feira (8), e por último em Vilhena, na quinta-feira (9). As atividades acontecem das 7h30 às 12h30. Os interessados podem se inscrever gratuitamente pelo site www.embrapa.br/caravana-embrapa.

Durante o evento, temas sobre planejamento agrícola, boas práticas, uso de novos fertilizantes e insumos, utilização de ferramentas digitais e tecnologias sustentáveis de manejo serão abordados por pesquisadores espalhados por diversas Unidades da Embrapa pelo país. O público, composto por profissionais de assistência técnica e consultoria pública e privada e produtores rurais, poderá trocar experiências e sanar dúvidas na sessão de debates, no final das palestras.

Como resultado, a iniciativa busca promover uma economia de até 20% no uso deste tipo de insumo agropecuário no Brasil, já na safra 2022/23. A redução pode chegar em até um bilhão de dólares de economia para o produtor rural brasileiro.

A informação não para

A Caravana iniciou seu percurso no ano passado e já passou por 28 cidades em sete estados brasileiros. Este ano, continuará percorrendo as principais regiões agrícolas do país com o objetivo de levar informações e potencializar o uso de fertilizantes e insumos em um momento de menor oferta e aumento de preços no mercado.

A ação é uma realização da Embrapa e Rede Fertbrasil. A Caravana conta com os patrocinadores diamante Bioma, Climate Field View, Bayer e Rede ILPF. Os patrocinadores bronze são FertiSystem, Polli Fertilizantes e Arko. O evento tem ainda o apoio nacional da Sinprifert, Sistema OCB, CNA, Senar e Banco do Brasil.

Também tem apoio local da Federação da Agricultura do Estado do Acre (Faeac), Ufac, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia (Faperon), Unifaema, Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio de Ariquemes (Semaic), Associação dos Produtores de Soja e Milho de Rondônia (Aprosoja Rondônia), Sebrae Rondônia, Emarter Rondônia, Sindicato dos Produtores Rurais de Vilhena e Sicoob Credisul.

Serviço

Caravana Embrapa Fertbrasil

Rio Branco – Acre

Data: 07/março (terça-feira)

Horário: 07h30 às 12h30

Local: Faeac – Rua Quintino Bocaiuva, 1779, Bosque

Inscrição: https://embrapa.br/caravana-fertbrasil/rio-branco

Ariquemes – Rondônia

Data: 08/março (quarta-feira)

Horário: 07h30 às 12h30

Local: Auditório da Unifaema – Av. Machadinho, 4349, Setor 6

Inscrição: https://embrapa.br/caravana-fertbrasil/ariquemes

Vilhena – Rondônia

Data: 09/março (quinta-feira)

Horário: 07h30 às 12h30

Local: Auditório do Sebrae – Rua José Ludwig, n° 415, Jardim América

Inscrição: https://embrapa.br/caravana-fertbrasil/vilhena
Fabiano Estanislau (Mtb 453-AC)
Embrapa Acre

Com informações da Assessoria

Notícias

Juiz Eleitoral determina correção imediata de crachás de fiscais partidários em Rio Branco

Published

on

Neste domingo (6), o juiz eleitoral Alesson José Santos Braz, da 9ª Zona Eleitoral de Rio Branco, emitiu uma decisão determinando que a Coligação “Bora Rio Branco” regularize o uso de crachás de seus fiscais partidários durante o pleito. A decisão, registrada às 10h58 (ID 122338834), veio após denúncia da Coligação “Produzir para Empregar”, que apontou irregularidades nos crachás, em desacordo com a Resolução TSE nº 23.669/2021.

Conforme a resolução, os crachás devem seguir especificações rigorosas, com medidas máximas de 15 cm de comprimento e 12 cm de largura, contendo apenas o nome do fiscal, além do nome e sigla do partido ou federação que representa. É proibido o uso de qualquer elemento que possa ser interpretado como propaganda eleitoral.

O magistrado concedeu um prazo de até duas horas, a partir da notificação, para que a coligação representada corrigisse as irregularidades. Caso contrário, o presidente da seção eleitoral poderá registrar o fato em ata. O pedido de identificação das seções onde as irregularidades ocorreram foi indeferido, pois a petição não especificou essas informações, e o juiz destacou que seria inviável, por questões logísticas, intimar todos os presidentes de seções eleitorais no mesmo dia.

A decisão visa garantir a transparência e a isenção do processo eleitoral, evitando qualquer tipo de propaganda disfarçada por parte dos fiscais partidários.

Continue Reading

Notícias

Governo do Acre promove palestra sobre cuidados em saúde para vítimas de violência sexual

Published

on

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (Semulher), promoveu uma palestra de formação intitulada “Linha de cuidado com pessoas vítimas de violência sexual”, destinada a organismos de políticas para mulheres (OPMs) dos 22 municípios do estado. A formação ocorreu de forma online, no dia 2 de outubro, e teve como foco capacitar as OPMs sobre os cuidados e atendimentos adequados para vítimas de violência sexual.

O palestrante Jozadaque Beserra, servidor da Secretaria de Estado da Saúde (Sesacre), destacou a importância de oferecer apoio e acolhimento às vítimas, enfatizando a necessidade de ouvir e respeitar o tempo de cada pessoa durante os atendimentos. O objetivo é garantir que as instituições da Rede de Proteção à Mulher estejam devidamente preparadas para lidar com essas situações sensíveis.

A palestra também abordou temas como o uso de medicamentos preventivos, como a Profilaxia Pós-Exposição (PEP) e a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), que são utilizados na prevenção do HIV. A PEP é recomendada até 72 horas após a exposição ao vírus, enquanto a PrEP é um tratamento contínuo, realizado antes de potenciais exposições.

A gestora do OPM de Manoel Urbano, Zione Silva, comentou sobre a relevância da palestra, ressaltando que, em municípios menores, o acesso a esse tipo de conhecimento é limitado. Ela expressou o desejo de que mais formações como essa sejam realizadas localmente para ampliar o entendimento e a capacidade de atuação dessas instituições.

Fonte: Agência de Notícias do AcreFoto: Victor Batista/Semulher

Continue Reading

Notícias

Artesãos acreanos conhecem potencial de comercialização de biomateriais durante oficina em Cruzeiro do Sul (AC)

O evento foi realizado pela ApexBrasil, em parceria com a Assintecal. A próxima oficina está prevista para o dia 7 de outubro, na capital Rio Branco

Published

on

Cerca de 40 empreendedores do setor de artesanato participaram, nesta quarta-feira (2/10), da Oficina de Criação de Biomateriais, realizada no escritório do Sebrae em Cruzeiro do Sul, no Acre. A iniciativa, promovida pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em parceria com a Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), teve o objetivo de estimular a produção de biomateriais para a indústria de calçados e valorizar a rica biodiversidade da região no mercado internacional.

“Esse trabalho se iniciou por meio do presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, que, no momento de renovação do convênio com a Assintecal, propôs o desafio de realizarmos uma busca ativa do artesanato no Acre, dos biomateriais da região amazônica. Por isso, desde maio, estamos trabalhando na identificação desses materiais para que possam compor produtos como calçados, bolsas e cintos”, relata Maria Paula Velloso, gerente de Indústria e Serviços da ApexBrasil. “Com a criatividade, a ancestralidade e a originalidade do povo acreano esses produtos podem alçar voos no mercado internacional”, acrescenta.

A oficina foi ministrada pelo consultor da Assintecal, Marnei Carminatti, e foi focada na identificação de matérias-primas locais, com o objetivo de desenvolver produtos inovadores e sustentáveis. “Recebemos um grupo muito capacitado, com artesanato regional de diferentes tipos de produtos, desde o artesanato com técnicas indígenas até o artesanato com materiais naturais da região”, conta Carminatti, lembrando que outra etapa do projeto em Cruzeiro do Sul está prevista para novembro, quando esperam já entrar na fase de desenvolvimento de produtos.

Segundo a artesã Jeciane Yawanawá, uma das participantes da oficina, o artesanato representa a história passada de geração em geração. “Por meio o artesanato expressamos nossa cultura, nossos desenhos usados em pulseiras, colares e tiaras e nossos materiais, que são muito importantes para a gente”, afirma a artesã.

Durante o evento, os artesãos tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências, apresentar seus trabalhos e explicar as técnicas aplicadas, além de discutir os desafios e oportunidades do setor. Também marcaram presença no evento a superintendente da Assintecal, Silvana Dilly, a representante da Brazilian Leather, Leticia Luft; e o representante do Sebrae Acre, Altemar Maciel.

Próximas etapas

Na próxima segunda-feira (07/10), a Oficina de Criação de Biomateriais será realizada em Rio Branco, capital do Acre. A expectativa é que o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, participe da abertura do evento.

Os empreendedores do segmento de artesanato que desejarem participar poderão se inscrever neste link.

Sobre o projeto

A iniciativa faz parte do projeto setorial Brazilian Materials, realizado pela ApexBrasil, Assintecal, e pela Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para os Setores do Couro, Calçados e Afins (Abrameq), com o apoio do Sebrae Acre e do projeto setorial Brazilian Leather. O projeto promove a internacionalização da indústria brasileira de componentes para calçados e acessórios e oferece às empresas do setor ferramentas adequadas para cada nível de internacionalização, como ações de promoção comercial, inteligência, capacitação, entre outros.

Continue Reading

Tendência