O governo estadual, em parceria com a Conab, está integrando agricultores indígenas ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
Os indígenas Huni Kui, da Terra Kaxinawá de Nova Olinda em Feijó/AC, já estão fornecendo produtos cultivados para o PAA do governo federal, via Conab. Um investimento de R$ 575 mil beneficiará 170 famílias indígenas e a região.
Advertisement
Ações coordenadas pela Secretaria de Agricultura (Seagri) e Emater/AC no Acre possibilitaram a primeira entrega em dezembro de 2023, após capacitação.
Oficina de Capacitação: Agricultores Indígenas se preparam para integrar o Programa de Aquisição de Alimentos, fortalecendo a produção local
Ao longo de 12 meses, o governo do Estado promoveu a inclusão socioprodutiva de famílias indígenas no Pnae e no PAA-Conab, abrangendo 8 terras indígenas em 3 municípios. O programa visa fortalecer a agricultura familiar, simplificando a compra da produção por organizações sociais para doação a pessoas em vulnerabilidade alimentar.
Detalhes sobre entregas, controle de qualidade e documentação foram acertados em oficina com os produtores indígenas, coordenada pelo Departamento de Agricultura Familiar da Seagri. A colaboração envolveu a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, Funai e Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres.
A superintendente Regional da Conab-AC, Alessandra Ferraz, destaca a relevância do projeto por garantir renda aos povos tradicionais e uma alimentação regionalizada para os alunos em seis aldeias.