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Educação

SEME realiza avaliação diagnóstica aos alunos da Rede de Educação

Avaliação diagnóstica PROA, SEME Rio Branco, prioriza necessidades educacionais, orienta ações para aprendizagem em 2024

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A Prefeitura Municipal de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEME), está realizando uma avaliação diagnóstica com os alunos das escolas de Ensino Fundamental da capital neste mês de dezembro. Essa avaliação faz parte do Programa de Avaliação da Aprendizagem dos Alunos (PROA), um importante instrumento para avaliar o que os alunos aprenderam este ano e planejar ações para o ano letivo seguinte.

A avaliação é conduzida por meio de uma prova escrita, abrangendo o processo de alfabetização, letramento, proficiência leitora e algumas habilidades específicas de língua portuguesa e matemática. Ela se baseia no Currículo de Referência Único do Acre e nos indicadores de avaliação do Prova Brasil, aplicado pelo Ministério da Educação (MEC).

No ano letivo de 2023, o PROA ganhou maior relevância como recurso para avaliação da aprendizagem dos alunos, devido aos significativos investimentos da Prefeitura de Rio Branco na área da Educação. Isso incluiu o fornecimento de recursos e materiais pedagógicos variados, como tablets para os alunos dos 4º e 5º anos, notebooks para os professores, e a realização de várias capacitações para professores, coordenadores pedagógicos e gestores das escolas da rede municipal de ensino.

“Esse diagnóstico é uma das ações estruturantes do assessoramento pedagógico que a SEME realiza junto às escolas do município”, ressalta o professor Hélio Guedes Vasconcelos Silva, gerente do Departamento de Ensino Fundamental da SEME. Ele destaca ainda que, a partir dos resultados dessa avaliação, a SEME orientará as escolas sobre as ações pedagógicas a serem priorizadas no ano letivo de 2024, direcionando o trabalho das escolas para atender às reais necessidades de aprendizagem dos alunos.

As avaliações do PROA não são classificatórias, ou seja, não geram notas, pois seu objetivo principal é identificar as maiores necessidades de aprendizagem dos alunos. Elas são aplicadas pelos professores formadores dos diversos departamentos da Diretoria de Ensino da Secretaria Municipal de Educação.

Assecom

Educação

Estudantes de Biologia da UFAC realizam pesquisa na Feira do Peixe de Cruzeiro do Sul

Integração de Conhecimentos Acadêmicos e Tradicionais na disciplina de etnobiologia

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Estudantes do curso de biologia do Campus Floresta da Universidade Federal do Acre (UFAC) estão conduzindo uma pesquisa na Feira do Peixe de Cruzeiro do Sul. A atividade faz parte da disciplina optativa de Etnobiologia, que busca explorar saberes tradicionais em conjunto com conhecimentos acadêmicos. Sob a orientação da professora Nicoll Escobar, os alunos realizam uma experiência etnográfica para descrever a diversidade observada na feira, abrangendo aspectos vegetais, animais e culturais.

“A disciplina”, diz a professora Nicoll Escobar, “une conhecimentos acadêmicos e tradicionais. Estamos realizando uma experiência etnográfica para descrever a diversidade observada, abordando aspectos vegetais, animais e culturais. A etnobiologia estuda como diferentes grupos étnicos percebem, classificam e utilizam os recursos naturais, considerando aspectos biológicos e socioculturais.”

A Feira do Peixe de Cruzeiro do Sul oferece uma variedade de espécies de peixes, além de apresentar técnicas de piscicultura, pesca, confecção de redes e preparo culinário dos pescados. O evento, realizado pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul em parceria com associações locais, continua até sábado, 30.

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Educação

Nova sede do Centro de Educação Profissional do Ieptec

Entrega marca início das atividades na unidade Roberval Cardoso em Rio Branco

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O governo do Estado concluiu a construção da nova sede do Centro Roberval Cardoso, pertencente ao Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (IEPTEC), em Rio Branco. Nesta sexta-feira, 22, os alunos do Curso Técnico em Agronegócio foram recepcionados no primeiro dia de aula na unidade.

A nova sede conta com sete salas de aula, espaços para atividades administrativas e pedagógicas, além de instalações técnicas, refeitório, pátio e quadra de esportes. Anteriormente, o Centro Roberval Cardoso funcionava de maneira provisória na Escola Maria Moreira, também parte da rede Ieptec. Com a inauguração, todas as unidades do instituto passam a ter sede própria, visando melhorar o acolhimento aos estudantes e equipes.

O gestor do Ieptec, Alírio Wanderley, expressou sua satisfação com a conclusão do centro, “Com a inauguração do Centro Roberval Cardoso, todas as unidades do Ieptec agora possuem instalações próprias, o que proporcionará um melhor acolhimento aos nossos estudantes e equipes”, declarou Alírio Wanderley, gestor do Ieptec, em comemoração.

O Ieptec planeja executar projetos futuros para fortalecer o ensino prático nas áreas agrícola, florestal e de recursos naturais.

Com informações e foto: Ascom/Ieptec

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Educação

Início do Ano Letivo na Rede Municipal de Ensino de Cruzeiro do Sul

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Nesta segunda-feira, 18, a maioria das escolas municipais de Cruzeiro do Sul iniciará o ano letivo de 2024. O Secretário Municipal de Educação, Esporte e Lazer, Edvaldo Gomes, anunciou que todas as 112 escolas do município estão prontas para receber os cerca de 12 mil alunos matriculados.

Seis escolas que foram afetadas pela cheia do Rio Juruá também estão preparadas para retomar as atividades. No entanto, algumas escolas continuam servindo de abrigo para famílias desalojadas, adiando o início do ano letivo até que sejam desocupadas, limpas e submetidas a manutenção.

Além disso, duas regionais localizadas nas áreas ribeirinhas iniciarão as aulas somente em 1º de abril, devido ao término tardio do ano letivo anterior, cumprindo o período legal de férias dos professores.

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