Connect with us

Assessoria

Sistema OCB recebe o presidente, vice-presidente e o primeiro secretário da Aleac para debater o fortalecimento do cooperativismo no Acre

Encontro na OCB discute potencial econômico e projetos de lei para impulsionar o cooperativismo no estado

Published

on

O presidente do Sistema OCB do Acre, Valdemiro Rocha recebeu nesta segunda-feira, 1 de abril, na sede da instituição localizada no bairro Bosque, em Rio Branco, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Acre, deputado Luiz Gonzaga, acompanhado do vice-presidente da Aleac, deputado Pedro Longo, que preside a Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo (Frencoop), e o primeiro secretário da Aleac, deputado Nicolau Júnior.

Na oportunidade, foram apresentados resultados do setor cooperativista no estado dos ramos da Produção; Agricultura Familiar; Saúde; Trabalho, Bens e Serviços; Crédito. No Acre, 66 cooperativas ativas e regulares são ligadas ao Sistema OCB, juntas elas têm mais de 40 mil cooperados, contribuindo com o desenvolvimento econômico e social do estado.
 
Potencial econômico

O primeiro secretário da Aleac, deputado Nicolau Júnior, ressaltou o potencial do cooperativismo no Acre e a contribuição do setor para fortalecimento da economia. “Nós precisamos valorizar a produção e a riqueza local, o cooperativismo cresceu muito nos últimos anos, temos cooperativas aqui, como a Cooperacre, que já exporta para mais de 10 países e gera renda para mais de 3 mil famílias, o potencial do cooperativismo é muito grande e nós estamos aqui para apoiar essa iniciativa”, disse.

De seu lado, o presidente da Frencoop, deputado Pedro Longo, pontuou projetos de lei que estão em tramitação na Aleac e que vão ajudar a impulsionar o cooperativismo, como de regularização ambiental e fundiária.
 
“Meu mandato tem apostado e apoiado fortemente o cooperativismo e o associativismo porque acredito que temos que trabalhar de forma coletiva, neste sentido, ressalto o trabalho sério que a OCB faz no Acre para fortalecer as cooperativas dos mais diversos ramos e de todos os municípios. Na Aleac, estamos trabalhando em proposições que vão ajudar nossos produtores com ações de regularização fundiária e ambiental que podem ajudar a impulsionar o cooperativismo”, pontuou.

Já o presidente da Aleac, deputado Luiz Gonzaga, agradeceu o encontro e parabenizou o presidente Valdemiro Rocha pela condução à frente do Sistema OCB no Acre.

“A Assembleia Legislativa sempre tem estado ao lado do povo acreano e a OCB faz um trabalho maravilhoso de fortalecimento das cooperativas, do setor produtivo, contribuindo para a geração de emprego e renda, geração de riquezas para o Estado, e nós estamos prontos para ajudar, não só o presidente, mas o primeiro secretário e todos os parlamentares, inclusive, temos uma Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo na Aleac que tem como presidente o deputado Pedro Longo, que está atento as demandas deste setor e tem ajudado bastante com essa interlocução. A Assembleia é parceira do cooperativismo pela importância que o setor tem, e nós reconhecemos essa importância”, disse o presidente da Aleac.

Instituições parceiras

Estiveram presentes dirigentes de instituições parceiras do cooperativismo no Acre, entre eles o superintendente do Incra, Márcio Alecio; a superintendente da Conab, Alessandra Ferraz; o superintendente do MDA, Cesário Braga; o superintendente da Secretaria do Patrimônio da União (SPU); Tiago Mourão; o presidente da Emater, Rynaldo Lúcio; o superintendente do Sistema OCB no Acre, Emerson Gomes; representando as cooperativas participaram: Sicoob Credisul, Murilo Souza; Unimed Rio Branco, Antônio Herbert Militão; Coopafes, Agnaldo Souza da Silva; Servicoop, Aloísio Inacio da Silva; Acreverde, Fátima Maciel; Cooperativa Amigos Solidários, Elida Guimarães; Transterra, Vildomar Silva; Coopermóveis, Jorge Melo; Cooperparquet, Joelma Brasil Lima; Coopaf, Josinete Mendes; Sicredi, Welligton Julio Silva; o Conselheiro do Sescoop, Ernandes Negreiros.
 
Texto: Andréia Oliveira Fotos: Alice Hainã

Assessoria

Bocalom fala sobre pesquisas e diz que eleição se ganha nas urnas: “Temos a grande maioria”

Published

on

Em entrevista ao programa ‘X da Questão’, da TV Rio Branco, na noite de domingo, 11, o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), abordou a questão das pesquisas eleitorais e reiterou sua confiança na vitória nas urnas.

O chefe do Executivo municipal respondeu ao apresentador José Alex sobre os resultados de uma recente pesquisa do Instituto Real Time Big Data, contratada pela TV Gazeta/Rede Record, que apontou um empate técnico entre Bocalom e o candidato Marcus Alexandre (MDB) em um possível segundo turno.

“Eu nunca dei muita atenção para pesquisas. Para mim, a pesquisa é a eleição, o momento de abrir as urnas!”, afirmou Bocalom, relembrando a eleição de 2010.

Naquele pleito, pesquisas indicavam uma ampla vantagem para Tião Viana, mas a diferença final foi muito menor. “Quem não se lembra das pesquisas de 2010, que no sábado anterior à eleição davam 67% para o Tião Viana e 33% para mim? No fim, a diferença foi de apenas 0,5%”, frisou o prefeito.

O gestor também destacou o apoio que acredita ter da maioria dos eleitores.

“Depois que começam os programas eleitorais, a gente vê claramente o que está acontecendo, o trabalho de cada um e as propostas. Tenho certeza absoluta de que temos a grande maioria. Estamos bem na frente e vamos ganhar essa eleição, se Deus quiser”, concluiu Bocalom, demonstrando confiança na reeleição.

Assessoria

Continue Reading

Assessoria

Agenda de Marcus Alexandre inclui compromissos em bairros e ramais de Rio Branco

Published

on

O candidato a prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre (MDB), cumpriu uma agenda intensa no último sábado (10), visitando diferentes regiões da capital. No bairro Albert Sampaio, acompanhado do pré-candidato a vereador Neto Fernandes, ele assumiu o compromisso de realizar melhorias urbanas na localidade. Entre as promessas feitas, estão a recuperação das ruas e a solução para o problema de falta de água, além de melhorias no atendimento de saúde.

Marcus Alexandre destacou que, se eleito, pretende trabalhar na conclusão e manutenção das vias do bairro, bem como na resolução das demandas relacionadas ao abastecimento de água. Ele também mencionou que a construção de novas vias será uma prioridade.

Em outro ponto de sua agenda, o candidato visitou o ramal do Mutum, onde se reuniu com moradores e se comprometeu a priorizar a manutenção dos ramais, bem como melhorar o transporte público na região. Marcus Alexandre afirmou que o foco de sua gestão, caso seja eleito, será a manutenção dos ramais, a melhoria no atendimento de ônibus e a manutenção das pontes de madeira existentes no ramal.

Continue Reading

Assessoria

Política, Cultura e Juventude: líderes de movimentos de todos os partidos da aliança Bocalom/Alysson reúnem para discutir cultura e inovação

Published

on

“Vocês são a força que vai revolucionar esse projeto”. Foram essas as palavras usadas pelo candidato a vice-prefeito Alysson Bestene (Progressistas-AC) ao participar, nesta sexta-feira (9), do evento Política, Cultura e Juventude. Ele representou o candidato a prefeito Tião Bocalom (PL-AC) no encontro que reuniu líderes de diversos movimentos de todos partidos que compõem a aliança Bocalom/Alysson (Partido Liberal, Progressistas, União Brasil, Podemos, Solidariedade, Cidadania e PSDB).

O evento, que aconteceu na sede do Progressistas em Rio Branco, reuniu representantes dos movimentos LGBTQIAP+, afro, mulheres, indígena, esporte e juventude. O candidato a vice-prefeito Alysson Bestene celebrou a diversidade de pessoas, ideias e a disposição de todos em contribuir com o projeto.

“Fico feliz em perceber que tantos jovens estão preocupados com o futuro da nossa cidade. Além disso, trazem novas ideias, acreditam no Bocalom e no Alysson e querem mudar nossa cidade. Muito orgulhoso de estar com essa galera, representando nosso candidato Bocalom que está na mesma correria, cumprindo uma série de agendas. Vocês são a força que vai revolucionar esse projeto”.

Um dos anfitriões do evento, o presidente do PP Jovem, Cleilton Lima, discursou representando todos os líderes de movimento, afirmando que o ato mostrou que a juventude da capital está ligada em política — e está disposta a participar desse processo. “Foi um evento lindo, superou as expectativas! Mostrou que a juventude rio-branquense é uma juventude, sim, que se interessa por culturas, em debater políticas públicas, que é uma juventude antenada”.

Programação

Além da troca de experiências e rodas de conversas políticas, o encontro também contou com programação cultural. O movimento afro promoveu oficina de tranças de cabelo; o movimento de esporte promoveu disputa de embaixadinhas com premiação; apresentação de peça teatral temática, sobre violência contra mulher; apresentação indígena; batalha de rimas; além de muita música, com atrações locais, DJs e mais.

Assessoria

Continue Reading

Tendência