O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) ampliou para 500 o número de vagas e prorrogou as inscrições para o casamento coletivo gratuito que será realizado durante a Expoacre Juruá 2025, em Cruzeiro do Sul. A cerimônia está marcada para o dia 6 de julho, às 17h, na Arena do Juruá, integrando a programação oficial do evento.
A iniciativa faz parte do Projeto Cidadão, que celebra 30 anos de atuação no Acre, promovendo cidadania e inclusão social por meio da regularização civil de casais.
Inicialmente, estavam previstas 300 vagas, mas o aumento na procura levou à ampliação. O prazo de inscrição, que terminaria em 20 de junho, foi prorrogado por tempo determinado. A nova data será divulgada nos próximos dias pelo Tribunal.
A triagem dos casais interessados será realizada nos dias 24 e 25 de junho, das 8h às 14h, no auditório da Escola Comandante Braz de Aguiar, em Cruzeiro do Sul.
O evento é promovido pelo TJAC em parceria com a Prefeitura de Cruzeiro do Sul e o Cartório de Protesto do município.
Documentação necessária
A participação é gratuita, mas exige a apresentação de documentos, conforme o estado civil dos noivos:
- Solteiros: certidão de nascimento (original, sem rasuras), RG, CPF e comprovante de endereço (original e cópia).
- Divorciados: certidão de casamento com averbação do divórcio, sentença da partilha de bens, RG, CPF e comprovante de endereço (original e cópia).
- Menores de 16 a 18 anos incompletos: certidão de nascimento, RG, CPF, comprovante de endereço e presença dos pais com documentos ou autorização legal.
As certidões devem ter sido emitidas nos últimos seis meses.