Connect with us

Entretenimento

Museu da Borracha abre as portas ao público para visitações

Uma verdadeira viagem ao passado, e reencontro com a identidade dos acreanos

Published

on

Foto: Cedida

Assessoria de Imprensa – FEM

Um salto ao passado, um retorno nostálgico às raízes e à infância no tempo do seringal, assim é o sentimento que muitos acreanos têm ao visitar o Museu da Borracha, em Rio Branco. Fundado no final da década de 70, o Museu da Borracha Governador Geraldo Mesquita, reúne no seu vasto acervo uma narrativa detalhada da história do povo acreano, com ênfase na Revolução Acreana, destacando os ciclos da borracha no estado.

O local para quem nasceu, viveu ou se criou nos milhares de seringais espalhados pelo Acre é uma verdadeira viagem ao passado, e reencontro com a identidade dos acreanos.

Devido à pandemia, as portas do museu tiveram de ser fechadas ao público, porém as atividades internas de manutenção e preservação do espaço foram mantidas. Agora, as portas estão abertas aos acreanos e turistas para visitação, de segunda a sexta, das 8 às 14 horas.

Poronga, cabrita (equipamento para a realização da sangria da seringueira), a tigela e a casa do seringueiro em Paxiúba, o som AM à pilha, a lamparina em cima da mesa ao lado da garrafa de café, na parede o quadro do Santo e da família, a espingarda e o famoso giral (local onde o seringueiro lavava sua louça) remontam o cenário da história e da identidade dos povos acreanos.

Não é de se admirar que muitos acreanos de várias idades se emocionam ao adentrarem aos espaços do museu, em especial a casa do seringueiro, e ver diante de seus olhos sua infância nas colocações e seringais.

Para a responsável pelo Museu da Borracha, Soraia Oliveira Gomes, o local é de grande valor e significado para a história do Acre.

“O espaço além de ser muito agradável e aconchegante tem uma carga histórica significativa que apresenta detalhadamente como os seringueiros viveram e é fundamental para nossa história, é o nosso maior patrimônio histórico”, conta.

História do Museu

O Museu da Borracha foi instituído pelo decreto estadual de 3 de abril de 1978, e inaugurado em 5 de novembro do mesmo ano, durante a gestão do governador Geraldo Gurgel de Mesquita, por ocasião das comemorações do primeiro centenário da migração nordestina para o Acre. Na época, subordinado à Secretaria da Educação e Cultura, sua primeira sede foi em um edifício localizado na avenida Getúlio Vargas, em Rio Branco.

Em 1986, o museu foi transferido para a sede da Fundação de Cultura Elias Mansour, hoje responsável pela administração dos espaços museológicos e demais equipamentos culturais do Acre. O museu ocupa desde então a função de central museológica do estado, destinando-se à guarda de parte significativa de seus registros documentais, históricos e culturais.

Com a extinção da Superintendência da Borracha (SUDHEVA) em 1990, e após autorização do Ministério da Agricultura, o museu passou a ocupar a antiga sede do órgão extinto, um edifício de 510 m², situado na avenida Ceará, no centro de Rio Branco, onde se encontra até hoje. Além dos espaços expositivos, o museu conta com reserva técnica, áreas para atuação didático-cultural, biblioteca, arquivos históricos e um auditório com capacidade para 60 pessoas.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entretenimento

Agita na Comunidade do Sesc acontece neste final de semana em Rio Branco

O evento contará com atividades recreativas, de saúde, culturais, Bibliosesc e assistenciais.

Published

on

O Serviço Social do Comércio no Acre (Sesc no Acre) realiza neste sábado, 11, das 8 horas às 14 horas, na Associação Mãos Dadas, localizada no Ramal Brindeiro, Vila Acre, a primeira edição do Projeto Agita na Comunidade do Sesc. O evento contará com atividades recreativas, de saúde, culturais, Bibliosesc e assistenciais.

Além disso, haverá atividades de danças, laborais; atividades recreativas para público infantil; exposição, desenhos, testes rápidos; higiene bucal, palestra e escovódromo. Um consultório móvel será disponibilizado em uma van. cedida pelo parceiro MBS Solar das Acácias.

Para a gerente de Assistência do Sesc no Acre, Marizete Melo, mais uma vez o Sesc levará para a comunidade de Rio Branco ações educativas, culturais, recreativas, serviços de saúde e muito mais. “Será um momento ímpar, de oportunidades diversas às famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social”, disse.

Assistência no Sesc

Garantir os direitos humanos através da mobilização e articulação de coletivos, redes comunitárias e organizações sociais é o maior propósito da atuação do Sesc no campo da Assistência. Por meio de projetos nas áreas de Segurança Alimentar e Apoio Social, Desenvolvimento Comunitário, e Trabalho Social com Grupos, é realizado um trabalho que visa promover a cidadania ativa e o desenvolvimento das comunidades.

Da Assessoria

Continue Reading

Agenda Cultural

Cine Teatro Recreio exibe Aftersun, filme indicado ao Oscar, confira!

Published

on

O Cine Teatro Recreio está exibindo o filme Aftersun, que teve o ator Paul Mescal indicado ao Oscar de melhor ator, nesta terça-feira, 24.

Nesta terça-feira, 24, têm duas exibições, às 16h e 19h. Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente pelo telefone 68 981120014, mais informações na página do Cine Teatro Recreio no Instagram: https://www.instagram.com/cineteatrorecreioac/

Sinopse do filme:

Em Aftersun, no final da década de 1990, Sophie, de onze anos, e seu pai Calum passavam as férias em um clube na costa turca. Eles tomam banho, jogam bilhar e desfrutam da companhia amigável um do outro. Calum se torna a melhor versão de si mesmo quando está com Sophie. Sophie, enquanto isso, acha que tudo é possível com ele. Quando a jovem está sozinha, ela faz novos amigos e tem novas experiências. Enquanto saboreamos cada momento passado juntos, uma sensação de melancolia e mistério às vezes permeia o comportamento de Calum. Vinte anos depois, as memórias de Sophie ganham um novo significado enquanto ela tenta reconciliar o pai que conheceu com o homem que não conhecia.

Continue Reading

Entretenimento

Show da Virada em Cruzeiro do Sul será na Arena do Juruá

Published

on

A prefeitura de Cruzeiro do Sul, interior do Acre, em parceria com a Associação Comercial do Juruá e Governo do Estado, realizará dois grandes shows, com duas atrações nacionais para comemorar o réveillon. Os eventos serão realizados na arena do Juruá a partir das 21h, com uma grande queima de fogos às 00h.

De acordo com o Secretário Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Aldemir Maciel, a expectativa de público é muito grande e o show da virada só irá terminar por volta das 05h, do dia 01 de janeiro de 2023. “Estamos esperando um grande número de pessoas. Já os horários iremos seguir da seguinte maneira, após a queima de fogos a cantora Launa Prado entra no palco até às 02h30, o cantor Chicão dos Teclados, inicia seu show logo após, e vai até às 05h”.

Ao falar sobre o que motivou a prefeitura levar o show da virada para o Arena do Juruá, Maciel disse que por se tratar de dois grandes cantores nacionais, o centro de Cruzeiro do Sul seria pequeno para suportar a grande quantidade de pessoas.

“Com duas atrações nacionais, o centro da cidade se torna inviável e pequeno para esse tipo de evento. A maior prova disso foram os dois últimos eventos realizados no centro da nossa cidade. Estamos aguardando a população de todos os municípios do Vale do Juruá, e para dar mais conforto e comodidade para essas pessoas, iremos realizar na arena do Juruá, por ser um local maior”

Continue Reading

Tendência