Connect with us

Assessoria

Sessão solene celebra os 50 anos da OCB no Acre

Reconhecimento e ppoio de líderes políticos à Organização das Cooperativas Brasileiras no Acre

Published

on

Em cerimônia muito prestigiada na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), marcou o início das atividades comemorativas em alusão aos 50 de atuação da Organização das Cooperativas Brasileiras no Acre (OCB/AC), nesta quinta-feira, 5 de outubro.

A Sessão Solene foi proposta pelo deputado estadual Pedro Longo, presidente da Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo na Aleac, e contou com a presença do presidente da OCB Nacional, Márcio Lopes de Freitas, da vice-governadora do Acre, Mailza Assis, do senador Sérgio Petecão, de parlamentares e autoridades federais, estaduais e municipais, dirigentes de cooperativas de diversos municípios, cooperados, colaboradores e parceiros.

O cooperativismo fortalece a geração de emprego e renda, como bem explicou o presidente da OCB Nacional, Márcio Lopes, que ressaltou a meta para o setor até 2027.

“A nossa estratégia é que até 2027 consigamos chegar a 1 trilhão de faturamento. Atualmente temos 30 milhões de brasileiros cooperados, além disso queremos chegar a dois milhões de empregos gerados dentro das cooperativas, essa é a nossa meta principal, estamos trabalhando para isso”, explicou.

O Acre possui mais de 40 mil cooperados e 54 cooperativas ativas e regulares filiadas ao Sistema OCB, atuando nos ramos da Saúde, Crédito, Produção de Bens e Serviços, Transporte, Consumo e Agropecuário, que fomentam o cooperativismo. O presidente da instituição, Valdemiro Rocha, falou sobre as prioridades para o desenvolvimento do cooperativismo.

“Colocamos como prioridade número um fortalecer, fomentar e desenvolver o cooperativismo vinculado à agricultura familiar, que é um cooperativismo que ajuda as pessoas do meio rural, aquelas pessoas mais necessitadas. Nosso foco é levar o cooperativismo de maneira muito forte para pessoas que mais precisam, como os extrativistas e comunidades indígenas”, disse.
 
Apoio ao cooperativismo

Durante a cerimônia foi apresentada mensagem em vídeo do Presidente Nacional da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), deputado federal Arnaldo Jardim, que saudou os presentes e parabenizou as cooperativas pela atuação.
 
“Saúdo a todos vocês que nessa sessão solene homenageiam o cooperativismo. Queremos abraçar as cooperativas que temos constituído no Acre, que distribuem renda e criam oportunidades. Parabéns, confio em vocês dirigindo e fortalecendo o cooperativismo.”, disse.

Atuando em diversos municípios do país, a Frencoop trabalha para assegurar os direitos legislativos das cooperativas, o deputado estadual e presidente da Frencoop no Acre, Pedro Longo, propositor da Sessão Solene, destacou durante a ocasião a importância da OCB Acre como instrumento de organização do cooperativismo.

“Estamos completando 50 anos da OCB Acre, que tem feito um trabalho muito expressivo no sentido da organização nos mais diversos segmentos da área do cooperativismo e os 25 anos do Sescoop, que é o sistema de aprendizado vinculado ao cooperativismo nacional, contamos com a presença do presidente nacional da OCB, Marcio Lopes e com cooperativas de todo Estado”, afirmou.

Presente na ocasião, representando a OCB Rondônia, o presidente Salariel Rodrigues destacou sobre a força do cooperativismo e sua diferença na atuação.

“O cooperativismo é um modelo ideal de organização que se diferencia por ser social, ele não tem tamanho para ter apoio, está ao lado dos pequenos, médios e grandes, por isso que o lema é Juntos Somos Mais Fortes”, afirmou.

Entusiasta e apoiador de primeira ordem do cooperativismo, o senador Sérgio Petecão prestigiou a Sessão Solene. Em seu momento de fala, o parlamentar enfatizou a força e perspectiva de avanço do cooperativismo.
 
“O trabalho do cooperativismo no nosso Estado já avançou muito, mas existe um campo para avançar e desenvolver muito mais. Então eu fiz questão de estar aqui hoje para dizer que acredito nisso. Sou muito grato por esse benefício ter chegado às pessoas mais carentes do meu Estado. E espero, se Deus quiser, fazer do meu mandato um instrumento para estar fortalecendo esse movimento que cada dia cresce no meu estado”, explicou.
 
Cooperativismo impulsiona o crescimento econômico e social do país

O Anuário do Cooperativismo aponta que o setor gerou mais de 524 mil empregos diretos em todo o país em 2022, o que demonstra o grande avanço na geração de emprego e renda e a contribuição do coop para o desenvolvimento econômico e social do Brasil. Na Aleac, a vice-governadora do Acre, Mailza Assis enfatizou a grandeza do cooperativismo para o crescimento econômico e social.
 
“O cooperativismo tem uma importância muito grande para o desenvolvimento econômico e social do Estado, é uma forma que você beneficia o pequeno, onde todo mundo tem a oportunidade, onde todo mundo ganha e o nosso estado que tem um pequeno território mas tem uma terra rica, uma terra produtiva e estamos bem divididos em pequenos produtores, o cooperativismo é a saída que precisamos, é o movimento que a gente precisa fazer”, disse.

Através de vídeo apresentado durante a sessão solene, o Senador Alan Rick reafirmou seu apoio ao cooperativismo acreano e parabenizou a OCB pelos 50 anos.
 
“Reafirmo meu apoio aos mais de 40 mil cooperados que tem contribuído com a economia do nosso Estado, fortalecido o setor produtivo e dado suporte aos produtores rurais, parabenizo a nossa Organização das Cooperativas Brasileiras pelos 50 anos de atuação”, falou.

Programação

Ainda como parte da programação em alusão aos 50 anos da OCB Acre e dos 25 anos do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), acontece nesta quinta-feira, em Rio Branco o Encontro com Dirigentes de Cooperativas do Acre, que vai reunir representantes de cooperativas de diversos municípios, no Buffet Afa Jardim e ainda visita técnica à agroindústria da Cooperativa Central de Comercialização dos Extrativistas do Acre (Cooperacre), localizada na BR 364 – Distrito Industrial, em Rio Branco, que terão a oportunidade de conhecer o processo de armazenamento e beneficiamento da castanha do Brasil, e também a obra da indústria de frutas da cooperativa, investimento estimado em mais de R$ 40 milhões, que será inaugurada em 2024.

Texto: Amanda Oliveira e Andréia Oliveira Foto: Sérgio Vale

Assessoria

Papo Indústria recebe presidente do Conselho Nacional do SESI

Published

on

O novo episódio do Papo Indústria já está disponível e traz como convidado o presidente do Conselho Nacional do SESI, Fausto Augusto Junior. Durante a entrevista, ele fala sobre sua visita ao Acre para participar da reinauguração do Ginásio do SESI, destaca iniciativas desenvolvidas pela instituição no estado e aborda os principais desafios da atuação nacional da entidade.

Segundo Fausto Augusto Junior, uma das funções do Conselho Nacional é fortalecer a integração entre os departamentos regionais do SESI e apoiar os estados em suas demandas prioritárias.

“A proposta, desde o início da nossa gestão, é apoiar os estados naquilo que eles identificam como seus principais desafios, dificuldades e projetos estratégicos. As iniciativas Cuidar e FortaleSer, desenvolvidas aqui no Acre, seguem exatamente essa linha e abordam um tema fundamental: a saúde mental. No caso do Cuidar e, agora, do FortaleSer, estamos falando de professores, da comunidade escolar e de todo o impacto que isso representa”, destaca.

Ao comentar a reinauguração do Ginásio do SESI, Fausto ressaltou a importância do investimento realizado pelo Sistema Indústria e o potencial do espaço para atender diferentes públicos.

“Foi um momento muito emocionante e especial. Reunimos as equipes de vôlei do SESI Bauru e do SESI/AC, o que demonstra como a integração entre os estados é importante. O ginásio ficou muito bonito e com uma proposta bastante inovadora. Trata-se de um espaço multiuso, capaz de receber atividades esportivas, culturais e diversos outros eventos, o que faz toda a diferença”, afirma.

O ginásio ficou muito bonito e com uma proposta bastante inovadora. Fausto Augusto Junior, presidente do Conselho Nacional do SESI / Foto: Everton Amaro

“É um objetivo ambicioso, mas vamos trabalhar para atingir …”

O presidente do Conselho Nacional também falou sobre a Corrida Nacional do SESI, que realizou sua segunda edição neste ano e segue em expansão em todo o país. “A meta para o próximo ano é alcançar 100 mil corredores. É um objetivo ambicioso, mas vamos trabalhar para atingir esse número em 2027”, enfatiza.

Durante a entrevista, Fausto Augusto Junior ainda destacou a trajetória histórica do SESI, que completa 80 anos em 2026, e sua contribuição para o desenvolvimento social e industrial do Brasil.

“O SESI foi a primeira grande experiência de promoção de direitos sociais no Brasil. Estamos falando de 1946, em um país que passava por um processo de industrialização. Naquele contexto, os industriais compreenderam a importância de contribuir para políticas sociais voltadas à educação, à saúde e à qualidade de vida dos trabalhadores e de suas famílias”, ressalta.

O episódio completo do Papo Indústria está disponível no canal da FIEAC no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=vQE3ys7mT9w. O conteúdo também pode ser ouvido nas principais plataformas de áudio.

Texto: Whilley Araújo/Assessoria FIEAC

Continue Reading

Assessoria

Após modernização, Ginásio do SESI é reinaugurado e volta a ser palco de grandes eventos

A solenidade, que atraiu um grande público, marcou o início de uma nova fase para um espaço que, ao longo de mais de três décadas, ajudou a construir a história do esporte acreano.

Published

on

Em clima de festa, nostalgia e emoção, o Sistema FIEAC reinaugurou, nesta sexta-feira (5), o Ginásio do SESI, um dos mais tradicionais espaços esportivos do Acre. Após um amplo processo de modernização, o equipamento volta a ser entregue à população com estrutura renovada, mais acessível, confortável, climatizada e preparada para receber grandes competições, atividades educacionais, projetos sociais e eventos comunitários.

A cerimônia reuniu autoridades, representantes do setor industrial, dirigentes sindicais e convidados, entre eles o presidente do Conselho Nacional do SESI, Fausto Augusto Junior; o presidente da FIEAC em exercício, João Paulo de Assis Pereira; o superintendente do SESI Acre, João César Dotto; o superintendente do SESI São Paulo, Alexandre Pflug; e o deputado federal Zé Adriano, presidente licenciado da FIEAC.

A programação foi aberta com uma partida amistosa de voleibol envolvendo atletas do SESI Vôlei Bauru e jogadoras acreanas, simbolizando a integração entre o esporte de alto rendimento e o incentivo à formação de novos talentos. O momento reforçou a vocação do ginásio como espaço de promoção da saúde, da cidadania e do desenvolvimento humano.

A partida amistosa foi vencida pelo placar de 3 sets a 0 pela equipe SESI Bauru.

Homenagem a estrelas do vôlei brasileiro

Durante a solenidade, também foi prestada homenagem ao técnico Marcos Pacheco, um dos nomes mais vitoriosos do voleibol brasileiro e atual treinador do SESI Bauru. Reconhecido por ser o único técnico a conquistar títulos nas três divisões nacionais da modalidade, Pacheco recebeu o reconhecimento do Sistema FIEAC por sua contribuição ao esporte brasileiro.

Outro momento de destaque foi a homenagem a duas referências do voleibol nacional. A campeã olímpica Dani Lins recebeu uma placa em reconhecimento à sua trajetória marcada por conquistas históricas, incluindo a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Já a líbero Léia Silva foi homenageada em seu jogo de despedida das quadras, encerrando uma carreira de mais de duas décadas repleta de títulos e dedicação ao esporte.

“O povo acreano é incrível. Precisamos levar o nosso voleibol para o Brasil todo. Estou muito feliz com essa homenagem”, declarou Dani Lins.

“Foi uma surpresa. Só quero agradecer por estar no Acre, neste evento e nesta estrutura maravilhosa. Fico muito feliz por essa grande homenagem”, ressaltou Léia.

Um novo e moderno Ginásio do SESI

Construído entre 1990 e 1993, o Ginásio do SESI foi idealizado durante a gestão do então presidente da FIEAC, Jorge Tomás, e recebeu o nome de Rui Lima do Nascimento, em homenagem ao ex-superintendente nacional do SESI.

A obra de modernização recebeu investimento de R$ 28 milhões, com recursos do Departamento Nacional do SESI, e transformou o espaço em uma das mais modernas estruturas esportivas da Região Norte. O ginásio agora conta com climatização completa, três salas de convenções, isolamento acústico, 1.009 assentos esportivos e capacidade para receber até 5,6 mil pessoas.

“Esse ginásio faz parte da história do povo acreano, pois foi palco de grandes emoções. O Acre merece esse lugar, que é um marco para o nosso estado”, destacou César Dotto, superintendente do SESI/AC.

O que disseram as autoridades

“Essa obra é um presente para o Acre e este é um momento histórico. É também um momento de reconhecer o trabalho e a dedicação do presidente licenciado da FIEAC e deputado federal, Zé Adriano, que liderou esse projeto, assim como agradecer ao Departamento Nacional do SESI e a todas as pessoas que tornaram esse sonho realidade”, afirmou João Paulo de Assis Pereira, presidente da FIEAC em exercício.

“Isso traz uma nostalgia muito grande, e trazer de volta esse gigante, que é o Ginásio do SESI, nos deixa extremamente felizes. É um dos espaços mais modernos da Região Norte. Precisamos resgatar a acreanidade em nosso estado, e o Ginásio do SESI tem esse papel”, disse Zé Adriano, deputado federal e presidente licenciado da FIEAC.

“Ficamos muito felizes pela recepção aqui no Acre. Pudemos conhecer um pouco da rica história deste estado. O SESI é uma entidade maravilhosa e contem sempre conosco”, salientou Alexandre Pflug, superintendente do SESI-SP.

“É mais do que a reinauguração de um ginásio. A Região Norte precisa e pode construir estruturas que viabilizem o esporte de alto rendimento. Essas são grandes iniciativas para democratizarmos o esporte no país. Essa é uma contribuição do SESI para a população de Rio Branco e do Acre. São 80 anos de trabalho do SESI em prol do Brasil”, ressaltou Fausto Augusto Junior, presidente do Conselho Nacional do SESI.

Texto: Whilley Araújo Fotos: Sérgio Vale

Continue Reading

Assessoria

Com investimento de R$ 28 milhões, Ginásio do SESI será reinaugurado nesta sexta-feira, 5 de junho

Published

on

Um dos mais importantes espaços para a prática esportiva, o lazer e a realização de grandes eventos no Acre, o Ginásio do SESI será reinaugurado nesta sexta-feira, 5 de junho, após passar por uma ampla reforma e modernização. A cerimônia de entrega contará com uma partida amistosa de vôlei feminino entre as equipes do SESI Vôlei Bauru (SP) e o SESI-AC. Todos os convites para o evento já foram esgotados. A programação será transmitida pelo YouTube da FIEAC: https://www.youtube.com/@federacaodasindustriasdoacre

A obra recebeu investimento de R$ 28 milhões, com recursos do Departamento Nacional do SESI, e transformou o espaço em uma das mais modernas estruturas esportivas da Região Norte. O ginásio agora conta com climatização completa, três salas de convenções, isolamento acústico, 1.009 assentos esportivos e capacidade para receber até 5,6 mil pessoas.

Para o presidente da FIEAC e do Conselho Regional do SESI em exercício, João Paulo de Assis Pereira, a entrega representa um marco para o fortalecimento do esporte, da cultura e do entretenimento no estado.

“Sem dúvida, este é um dos mais modernos equipamentos esportivos da Região Norte do país. Estamos muito entusiasmados e felizes por concretizar uma entrega tão importante para o setor industrial e para toda a sociedade acreana. Essa grandiosa obra é resultado do empenho do presidente licenciado da FIEAC, Zé Adriano, que liderou a busca pelos recursos necessários e idealizou a transformação que deu origem ao novo Ginásio do SESI”, destaca.

Texto e fotos: Whilley Araújo Assessoria Sistema FIEAC

Continue Reading

Tendência