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Educação

9ª Mostra Viver Ciência: Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade para o Futuro

Evento educacional em Rio Branco, Acre, apresenta produções de estudantes e professores, explorando o conhecimento científico e tecnológico em diversas atividades interativas e expositivas.

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A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes do Acre (SEE) anunciou a 9ª Mostra Viver Ciência nos dias 13 e 14 de dezembro no Instituto de Educação Lourenço Filho, em Rio Branco. O evento terá uma agenda variada das 7h30 às 21h30, com o tema “Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade para o Futuro”.

A mostra contará com a participação de 70 escolas e a apresentação de 340 produções de estudantes e professores acreanos durante a Expedição Científica.

As atividades programadas incluem exibição de filmes e documentários científicos no Cine Ciência, jogos interativos na Ciência Divertida, exposições técnicas na Ciência do Cotidiano e atividades específicas para crianças na Ciência Kids.

O evento terá a presença do Centro de Matemática e Ciências Aplicadas, destacando-se também o Palco Cultural, com atividades lúdicas e apresentações artísticas, e o Papo Jovem, com conversas informais com jovens em diferentes áreas do conhecimento.

Os visitantes poderão participar de oficinas práticas, explorar a exposição Paisagens Cósmicas sobre o universo sideral, assistir a palestras sobre educação e tecnologia, além de interagir com óculos de realidade virtual, explorar o sistema solar no Planetário e ter uma introdução à Robótica Educacional.

Para mais detalhes sobre a programação e informações adicionais, é possível acessar o site oficial do evento: www.mostraviverciencia.com.

Foto: Mardilson Gomes/Arquivo SEE

Educação

Inep divulga gabarito oficial do primeiro dia do Enem 2025

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O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou nesta quinta-feira (13) os gabaritos oficiais das provas objetivas do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, permitindo que os candidatos verifiquem seus acertos antes da segunda etapa do exame, marcada para domingo (16).

Os gabaritos e cadernos de provas estão disponíveis na seção Provas e Gabaritos do portal do Inep. O acesso inclui todas as versões dos cadernos – azul, amarelo, branco e verde – além das versões com recursos de acessibilidade, como braile, Libras e modelos com fontes e imagens ampliadas. No total, os estudantes podem consultar as respostas das 90 questões aplicadas no primeiro dia, sendo 45 de linguagens e 45 de ciências humanas.

A consulta ao gabarito não determina a nota final do participante. O Inep reforça que o desempenho é calculado pela Teoria de Resposta ao Item (TRI), modelo estatístico que avalia a coerência do padrão de respostas e considera o nível de dificuldade de cada questão. Assim, dois candidatos com o mesmo número de acertos podem obter notas diferentes, a depender do conjunto de respostas e da consistência apresentada ao longo da prova.

As provas do primeiro dia foram aplicadas no último domingo (9) em 164.906 salas distribuídas por 1.805 municípios em todos os estados. No próximo domingo, os participantes farão as provas de matemática, biologia, química e física. A segunda etapa concentra questões de raciocínio lógico e aplicação de fórmulas, de acordo com o Inep.

O instituto também lembrou que candidatos que não puderam comparecer à primeira etapa por doenças infectocontagiosas ou problemas logísticos podem solicitar a reaplicação das provas. O pedido será aberto no dia 17 de novembro e segue até as 12h do dia 21, exclusivamente pela Página do Participante. A reaplicação ocorrerá nos dias 16 e 17 de dezembro, conforme previsto no edital.

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Educação

Relatório com 16 mil estudantes do Acre mostra interesse por tecnologia, saúde mental e participação na escola

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Um levantamento realizado com quase 16 mil estudantes do Acre, do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, revela como adolescentes enxergam a escola e o que esperam do ambiente de aprendizagem. O material foi divulgado durante a Semana da Escuta das Adolescências, iniciativa do Ministério da Educação em parceria com Consed, Undime e Itaú Social, e reúne dados das redes estadual e municipais. O objetivo é identificar percepções sobre acolhimento, convivência, aprendizado e projetos de vida .

O relatório aponta diferenças entre faixas etárias. Entre os alunos do 6º e 7º anos, 68% associam a escola a um local de socialização, acolhimento e aprendizado, e 70% afirmam se sentir bem no ambiente escolar. Já entre os estudantes do 8º e 9º anos, período mais próximo do ensino médio, cresce o interesse por temas ligados ao futuro, como tecnologia, saúde mental e orientação profissional. Nessa faixa, 73% afirmam que a escola contribui para o aprendizado e para o autoconhecimento, mas somente 60% consideram o ambiente adequado para aprender e 55% vinculam o espaço ao desenvolvimento do autoconhecimento .

A socialização aparece como eixo central da experiência escolar. Entre os mais jovens, 81% dizem ter amizades significativas e 74% relatam se sentir respeitados pelos profissionais da escola. Apenas 43% percebem respeito mútuo entre alunos e professores. No 8º e 9º anos, 82% continuam valorizando a convivência, mas o índice de reconhecimento pelos professores cai para 35%, indicando necessidade de aperfeiçoar o diálogo em sala de aula .

Sobre atividades escolares, tecnologia e mídias digitais lideram a preferência: 43% dos alunos do 6º e 7º anos e 41% dos do 8º e 9º anos apontam essas atividades como as mais atrativas. A pesquisa científica também aparece como interesse relevante, mencionada por 35% dos estudantes mais novos e 28% dos mais velhos. Aulas práticas com projetos são bem recebidas por 37% e 35%, respectivamente, e o esporte atrai 36% e 34% dos respondentes. Atividades artísticas e culturais registram queda de interesse conforme a idade avança .

O estudo também identifica demandas por participação e suporte emocional. Entre os alunos do 6º e 7º anos, 28% desejam participar mais das decisões escolares; entre os mais velhos, o índice sobe para 30%. Iniciativas de combate a bullying e violência são defendidas por 31% dos estudantes, e 29% sugerem a presença de uma figura conselheira dentro da escola. Projetos que cuidem da saúde emocional são prioridade para 28%, e ações voltadas à qualidade de vida aparecem para 29% .

Os resultados indicam que, conforme avançam no ensino fundamental, os adolescentes passam a priorizar temas que contribuam para autonomia, planejamento e construção de seus projetos de vida. O relatório sugere que atividades conectadas ao uso de tecnologia, diálogo e participação estudantil se tornem estratégicas para a permanência e o engajamento dos alunos na escola .

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Educação

Inep divulga gabarito oficial do Enem 2025 na quinta-feira

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Um dia após o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, o Ministério da Educação confirmou que o gabarito oficial das questões objetivas será divulgado na próxima quinta-feira (13), na página do Inep, na seção Provas e Gabaritos. O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Camilo Santana, durante entrevista coletiva em Brasília, ao apresentar o balanço da aplicação do exame realizada no domingo (9) .

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), cerca de 3,51 milhões de participantes fizeram a primeira etapa da prova, que contou com 90 questões, sendo 45 de linguagens e 45 de ciências humanas, além da redação com o tema “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”. As provas foram aplicadas em 164.906 salas distribuídas em 1.805 municípios de todos os estados .

A divulgação do gabarito ocorre antes do prazo previsto no edital, que estabelecia a publicação até o décimo dia útil após o segundo dia de exame, o que empurraria o resultado para 28 de novembro. No dia 16 de novembro, próximo domingo, será realizada a segunda etapa, composta por 90 questões de matemática e ciências da natureza. O ministro explicou que não há previsão para recursos administrativos contra os gabaritos oficiais .

O Inep estabeleceu o período de 17 a 21 de novembro para pedidos de reaplicação, em casos de problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas. Já os municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, farão o exame em 30 de novembro e 7 de dezembro devido à realização da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30). O MEC prevê reaplicação nacional nos dias 16 e 17 de dezembro. A divulgação do resultado final está programada para janeiro de 2026. Para treineiros, o acesso às notas será liberado cerca de 60 dias depois, juntamente com a vista pedagógica da redação .

O Enem segue como porta de entrada para o ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (Prouni). Nesta edição, o exame voltou a permitir a certificação do ensino médio para maiores de 18 anos, desde que o candidato atinja pelo menos 450 pontos em cada área de conhecimento e 500 na redação .

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