Connect with us

Educação

Acre amplia ações de educação indígena com apoio do Programa REM e agentes agroflorestais

Published

on

O Governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), está implementando o projeto “Educação Intercultural Diferenciada Indígena”, com o objetivo de fortalecer a educação escolar indígena em 12 municípios do estado. A ação integra o subprograma Territórios Indígenas da Fase II do Programa REM Acre (REDD+ Early Movers), iniciativa de cooperação internacional financiada por Alemanha e Reino Unido.

A iniciativa atende mais de 6.500 estudantes em 142 escolas indígenas, promovendo um modelo pedagógico intercultural que integra conhecimentos tradicionais e ocidentais. Segundo o chefe do Departamento de Gestão Escolar Indígena da SEE, Francisco Charles Fernandes Falcão, o projeto transforma os saberes locais em conteúdos pedagógicos. “Trabalhamos tanto os conhecimentos indígenas quanto os não indígenas dentro do processo de escolarização”, afirmou.

Um dos principais diferenciais do projeto é a atuação dos Agentes Agroflorestais Indígenas (AAFIs) nas escolas, como educadores ambientais. Eles contribuem com a formação dos alunos por meio da transmissão de conhecimentos sobre a floresta, práticas tradicionais de plantio e colheita, manejo sustentável e gestão territorial.

De acordo com a coordenadora-geral do Programa REM Acre – Fase II, Marta Azevedo, os AAFIs também fortalecem a soberania alimentar. “Esse projeto tem contribuído com a formação pedagógica de professores indígenas e integrado os Agentes Agroflorestais Indígenas ao ambiente escolar, fortalecendo os saberes locais e a gestão do território”, destacou.

Na escola Huni Kui Yube, localizada no Alto Rio Envira, em Feijó, os resultados da ação já são percebidos. “Os agentes agroflorestais trouxeram uma grande contribuição na alimentação escolar, ensinando o tempo certo de plantar e colher. Isso garante uma merenda de qualidade, com alimentos produzidos na própria comunidade”, relatou o professor Antônio José Gomes da Silva.

A participação dos AAFIs também fortalece o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), com apoio da Emater, Seagri, Funai e da Cooperação Técnica da Alemanha (GIZ). Foram realizadas oficinas para reorganização da produção de alimentos nas aldeias, respeitando hábitos alimentares tradicionais. “O trabalho conjunto resultou no aumento da produção de alimentos e no resgate de produtos tradicionais que estavam sendo esquecidos”, afirmou Antônio Gomes.

O Programa REM Acre tem como objetivo apoiar governos que adotam políticas de proteção das florestas e redução de emissões por desmatamento. O Acre foi o primeiro estado brasileiro a implementar a iniciativa, tornando-se referência na área ambiental e na promoção de serviços ambientais sustentáveis.

Educação

Relatório com 16 mil estudantes do Acre mostra interesse por tecnologia, saúde mental e participação na escola

Published

on

Um levantamento realizado com quase 16 mil estudantes do Acre, do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, revela como adolescentes enxergam a escola e o que esperam do ambiente de aprendizagem. O material foi divulgado durante a Semana da Escuta das Adolescências, iniciativa do Ministério da Educação em parceria com Consed, Undime e Itaú Social, e reúne dados das redes estadual e municipais. O objetivo é identificar percepções sobre acolhimento, convivência, aprendizado e projetos de vida .

O relatório aponta diferenças entre faixas etárias. Entre os alunos do 6º e 7º anos, 68% associam a escola a um local de socialização, acolhimento e aprendizado, e 70% afirmam se sentir bem no ambiente escolar. Já entre os estudantes do 8º e 9º anos, período mais próximo do ensino médio, cresce o interesse por temas ligados ao futuro, como tecnologia, saúde mental e orientação profissional. Nessa faixa, 73% afirmam que a escola contribui para o aprendizado e para o autoconhecimento, mas somente 60% consideram o ambiente adequado para aprender e 55% vinculam o espaço ao desenvolvimento do autoconhecimento .

A socialização aparece como eixo central da experiência escolar. Entre os mais jovens, 81% dizem ter amizades significativas e 74% relatam se sentir respeitados pelos profissionais da escola. Apenas 43% percebem respeito mútuo entre alunos e professores. No 8º e 9º anos, 82% continuam valorizando a convivência, mas o índice de reconhecimento pelos professores cai para 35%, indicando necessidade de aperfeiçoar o diálogo em sala de aula .

Sobre atividades escolares, tecnologia e mídias digitais lideram a preferência: 43% dos alunos do 6º e 7º anos e 41% dos do 8º e 9º anos apontam essas atividades como as mais atrativas. A pesquisa científica também aparece como interesse relevante, mencionada por 35% dos estudantes mais novos e 28% dos mais velhos. Aulas práticas com projetos são bem recebidas por 37% e 35%, respectivamente, e o esporte atrai 36% e 34% dos respondentes. Atividades artísticas e culturais registram queda de interesse conforme a idade avança .

O estudo também identifica demandas por participação e suporte emocional. Entre os alunos do 6º e 7º anos, 28% desejam participar mais das decisões escolares; entre os mais velhos, o índice sobe para 30%. Iniciativas de combate a bullying e violência são defendidas por 31% dos estudantes, e 29% sugerem a presença de uma figura conselheira dentro da escola. Projetos que cuidem da saúde emocional são prioridade para 28%, e ações voltadas à qualidade de vida aparecem para 29% .

Os resultados indicam que, conforme avançam no ensino fundamental, os adolescentes passam a priorizar temas que contribuam para autonomia, planejamento e construção de seus projetos de vida. O relatório sugere que atividades conectadas ao uso de tecnologia, diálogo e participação estudantil se tornem estratégicas para a permanência e o engajamento dos alunos na escola .

Continue Reading

Educação

Inep divulga gabarito oficial do Enem 2025 na quinta-feira

Published

on

Um dia após o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, o Ministério da Educação confirmou que o gabarito oficial das questões objetivas será divulgado na próxima quinta-feira (13), na página do Inep, na seção Provas e Gabaritos. O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Camilo Santana, durante entrevista coletiva em Brasília, ao apresentar o balanço da aplicação do exame realizada no domingo (9) .

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), cerca de 3,51 milhões de participantes fizeram a primeira etapa da prova, que contou com 90 questões, sendo 45 de linguagens e 45 de ciências humanas, além da redação com o tema “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”. As provas foram aplicadas em 164.906 salas distribuídas em 1.805 municípios de todos os estados .

A divulgação do gabarito ocorre antes do prazo previsto no edital, que estabelecia a publicação até o décimo dia útil após o segundo dia de exame, o que empurraria o resultado para 28 de novembro. No dia 16 de novembro, próximo domingo, será realizada a segunda etapa, composta por 90 questões de matemática e ciências da natureza. O ministro explicou que não há previsão para recursos administrativos contra os gabaritos oficiais .

O Inep estabeleceu o período de 17 a 21 de novembro para pedidos de reaplicação, em casos de problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas. Já os municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, farão o exame em 30 de novembro e 7 de dezembro devido à realização da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30). O MEC prevê reaplicação nacional nos dias 16 e 17 de dezembro. A divulgação do resultado final está programada para janeiro de 2026. Para treineiros, o acesso às notas será liberado cerca de 60 dias depois, juntamente com a vista pedagógica da redação .

O Enem segue como porta de entrada para o ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (Prouni). Nesta edição, o exame voltou a permitir a certificação do ensino médio para maiores de 18 anos, desde que o candidato atinja pelo menos 450 pontos em cada área de conhecimento e 500 na redação .

Continue Reading

Educação

Reinaugurações ampliam estrutura da rede municipal de ensino em Rio Branco

Município entrega duas novas unidades e segue com expansão de serviços, programas e quadro profissional

Published

on

A Secretaria Municipal de Educação de Rio Branco anunciou a reinauguração de duas unidades escolares ainda neste mês: a Escola Municipal de Educação Infantil Luiza Carneiro Dantas, no bairro São Francisco, e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Mauricila Sant’Ana, no Projeto de Assentamento Benfica, Ramal do Garapeiro. Ambas passam a integrar o cadastro do Ministério da Educação após obras de revitalização.

As entregas se somam às reaberturas das escolas Chrizarubina Leitão, no Manoel Julião, e Monte Castelo, no Placas. Ao comentar o conjunto de obras, o prefeito Tião Bocalom afirmou: “Nosso compromisso é cuidar de gente e isso começa no cuidado com nossos professores e na oferta de escolas estruturadas para nossas crianças. Rio Branco vive um novo momento.”

O prefeito Tião Bocalom destacou que a reestruturação das unidades está associada a um esforço mais amplo de organização da rede municipal. De acordo com ele, a política educacional atual busca garantir condições adequadas tanto para estudantes quanto para profissionais.

Medidas voltadas ao corpo docente e ao funcionamento da rede

Desde 2021, a administração municipal adotou iniciativas voltadas ao fortalecimento da categoria docente. Entre elas, está o reajuste salarial de cerca de 15%, considerado o maior das últimas décadas para o grupo.

O vice-prefeito e secretário de Educação, Alysson Bestene, afirmou que as melhorias incluem, além da remuneração, ações de apoio ao trabalho diário, como ampliação de espaços, distribuição de kits escolares, entrega de uniformes e inserção de novos recursos tecnológicos. Ele também citou a operação do programa Avança Ideb, voltado ao acompanhamento de indicadores educacionais.

Obras, programas e novos servidores

Entre os pontos apresentados pela secretaria estão a reforma e ampliação de escolas em diferentes regiões da cidade, o fornecimento de material escolar e vestuário para estudantes, a convocação de mais de 500 servidores efetivos e a abertura de concursos e processos seletivos. Também está em construção um Centro de Educação Infantil na Cidade do Povo, com previsão de ampliar a oferta na região.

Prêmios e metas

A gestão informou que Rio Branco alcançou posição de destaque em índices de acesso à educação na região Norte e ocupa atualmente o 17º lugar no ranking nacional. Em 2024, o município recebeu o 6º Prêmio Acreano de Educação das Relações Étnico-Raciais, voltado ao reconhecimento de práticas que promovem inclusão.

Com as novas reinaugurações, o município afirma avançar na reorganização da estrutura física da rede e no planejamento de ações que orientam o trabalho pedagógico nos próximos anos.

Fotos: Assessoria

Continue Reading

Tendência