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Assessoria

Dirigentes de cooperativas do Acre e de Santa Catarina visitam a Coopercafé

Dirigentes de Cooperativas do Acre e de Santa Catarina Exploram Potencial da Produção de Café no Vale do Juruá

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Comitiva de dirigentes de cooperativas do Acre e de Santa Catarina estiveram no município de Mâncio Lima no último sábado, 23, para visita técnica e intercâmbio com o objetivo de conhecer a experiência da cultura do café desenvolvida por produtores da Cooperativa dos Cafeicultores do Vale do Juruá – Coopercafé.

A Coopercafé foi instituída em 2021 e tem atualmente mais de 100 produtores de café associados, a cooperativa já contabiliza mais de um milhão e oitocentos mil pés de café plantados.

A iniciativa, segundo o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras no Acre, Valdemiro Rocha, se deve em razão da revolução que está acontecendo em Mâncio Lima com a produção de café.

“Nosso propósito foi apresentar aos diretores do Sistema OCB, que são também presidentes de cooperativas dos ramos saúde, agropecuário, crédito, de trabalho, entre outros, o que está acontecendo de bom na Coopercafé, uma cooperativa nova, com apenas três anos de fundação, mas que já apresenta excelentes resultados. Já temos outros casos de sucesso no Juruá com a produção de farinha e agora a produção do café está despontando, além disso, foi uma oportunidade de troca de experiências entre os diversos ramos do cooperativismo que tem crescido e se desenvolvido muito no Acre nos últimos anos, voltamos muito satisfeitos com tudo o que vimos!”, ressaltou.

O ex-senador da República Sibá Machado, que atualmente presta assessoramento técnico para algumas cooperativas do estado, demostrou otimismo com o processo produtivo do café no Vale do Juruá.

“Nos próximos dez anos o Acre deverá ter cerca de cinco mil hectares de café Robusta Amazônico plantados, o que pode gerar uma renda em torno de R$60 a 70 milhões de reais na agricultura familiar, e desde já estou muito alegre e feliz com o resultado deste trabalho que está sendo efetuado no nosso estado”, disse.

Admir Antônio Teston, membro do Conselho de Administração da CooperAlfa, de Chapecó em Santa Catarina, destacou de maneira positiva o trabalho desenvolvido na Coopercafé e na região do Juruá.

“Gostei muito da região, aqui é muito próspero e tem tudo para evoluir principalmente na questão do café que está no caminho certo, o cooperativismo tem que estar no sangue de todos aqueles que querem prosperar e ter uma qualidade de vida boa, uma renda boa e seguir em frente com suas atividades”, pontuou.

O Diretor do Ramo Trabalho da OCB e presidente da Servicoop, Aloísio Inácio, destacou que a experiência foi muito boa, porque viu que a cooperativa está se desenvolvendo através do café.

“Com certeza vai ser uma grande cooperativa, porque o caminho que ela está trilhando é o caminho da excelência, garantindo boa qualidade do seu produto e que principalmente tem mercado para o ano todo”, ressaltou.

O anfitrião, presidente da Coopercafé, ex-deputado Jonas Lima, agradeceu e parabenizou a equipe da OCB pela iniciativa da visita técnica e do intercâmbio entre as cooperativas.

“Quero agradecer em nome do presidente Valdemiro Rocha a todos que participaram do intercâmbio no Vale do Juruá, uma oportunidade singular de trocar experiências com presidentes de cooperativas que já estão há bastante tempo em atuação nas diversas áreas, pudemos apresentar um pouco do nosso trabalho na Coopercafé e trocar experiências com os visitantes.

Participaram do intercâmbio no Vale do Juruá Manoel Valdemiro Francalino da Rocha, Presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras no Acre – OCB AC; Edilson Alves de Araújo, Vice-presidente da CapitalCredi e Presidente da Cooperbeef, Secretário-geral da OCB AC e Diretor do Ramo Agropecuário da OCB AC; Jorge Melo de Lima, Presidente da Coopermóveis, Diretor do Ramo Produção da OCB AC; Aloísio Inácio da Silva, Presidente Servicoop, Diretor do Ramo Trabalho da OCB AC; Sebastião Machado de Oliveira – colaborador da Cooperacre, Coopel e Coopercafé;  Admir Antônio Teston – Membro do Conselho de Administração da CooperAlfa, em Chapecó, Santa Catarina; Rodrigo Forneck – Gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema OCB/Sescoop Acre, também participou do encontro de por videoconferência o presidente da Unimed Rio Branco, Diretor do Ramo Saúde da OCB, Antônio Hebert Militão.

Texto: Bruna Rosa e Andréia Oliveira Fotos: Comunicação Prefeitura de Mâncio Lima

Assessoria

MPAC inicia atendimentos do “MP na Comunidade” na Aldeia Boaçu

Ministério Público do Estado do Acre deu início à edição do programa MP na Comunidade na Aldeia Boaçu, em Manoel Urbano

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Nesta sexta-feira, 19 de abril, Dia dos Povos Indígenas, o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) deu início à edição do programa MP na Comunidade na Aldeia Boaçu, em Manoel Urbano. O projeto continua neste sábado, 20, e conta com a parceria da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) e do Instituto de Identificação Raimundo Hermínio de Melo.

A iniciativa de levar o programa ao local visa reduzir as barreiras do isolamento, contribuindo para a garantia de direitos e a promoção da cidadania para a comunidade. Para chegar à aldeia, as equipes se deslocaram por aproximadamente três horas por via terrestre e mais dois dias e meio de barco pelo curso do rio Purus.

Nestes dois dias de atendimentos estão sendo oferecidos pelo MPAC os serviços da Ouvidoria Geral e do Núcleo de Apoio e Atendimento Psicossocial (Natera) com o “Projeto Txai – Atuação do MPAC na Defesa dos Povos Indígenas”. A expectativa é beneficiar aproximadamente 300 indígenas durante a ação.

Com a colaboração de instituições parceiras, também estão disponibilizados outros serviços essenciais, como emissão de documentos, atendimentos jurídicos do TJAC e atendimentos especializados da Funai. 

Agência de Notícias do MPAC
Fotos: Deyvisson Gomes

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Assessoria

Ministério Público do Acre promove ação em Cruzeiro do Sul para pessoas com TEA

Evento busca fortalecer apoio e oferecer serviços a indivíduos com Transtorno do Espectro Autista e familiares

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O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) está organizando uma série de atividades em Cruzeiro do Sul, voltadas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares. Em parceria com diversas instituições, o MPAC, por meio do Grupo de Trabalho na Defesa dos Direitos das Pessoas com TEA (GT-TEA), realizará uma roda de conversa na comunidade Santa Luzia, no dia 24 de abril, com o intuito de fortalecer a rede de apoio às pessoas com deficiência, incluindo aquelas com TEA. O objetivo é entender melhor as realidades das instituições locais e desenvolver uma plataforma de trabalho integrada entre diversos setores, levando em consideração a capacidade de atendimento do município e as pactuações que serão estabelecidas.

O evento principal, denominado “Dia D”, ocorrerá no dia 27 de abril, na Escola Dom Henrique Ruth, das 8h às 13h. Esta iniciativa oferecerá uma série de serviços para pessoas com TEA, como a emissão da Carteira Estadual da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (e-Ceptea), carteira de identidade (para maiores de 12 anos) e Cadastro de Pessoa Física (CPF), além de atendimentos médicos e odontológicos, vacinação, testes rápidos, cadastro no CadÚnico, orientações sobre benefícios e orientações jurídicas.

Para a emissão da e-Ceptea, é necessário apresentar o documento de identidade ou certidão de nascimento, cartão do SUS, laudo médico, comprovante de endereço, foto 3×4 e tipagem sanguínea. Já para a emissão da carteira de identidade, são necessários: certidão de nascimento, laudo médico, cartão do SUS e comprovante de endereço.

Diversas entidades estão se unindo ao MPAC para realizar estas atividades, incluindo a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), Secretarias Municipais de Saúde, Trânsito e Assistência e Desenvolvimento Social, Polícia Civil, Associação de Pais e Amigos de Pessoas com Autismo de Cruzeiro do Sul, Polícia Militar, Defensoria Pública do Estado (DPE), Comando de Fronteira do Juruá e Receita Federal. Este esforço conjunto visa fornecer apoio e serviços essenciais para a comunidade de TEA e seus familiares em Cruzeiro do Sul.

Fonte: Agência de Notícias do MPAC / Foto: Diego Silva/Secom

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Assessoria

Presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac Acre firma convênio com Defensoria Pública

Convênio vai beneficiar mais de 200 servidores da Defensoria Pública

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O presidente em exercício da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Acre (Fecomércio-AC), Marcos Lameira, assinou na manhã desta sexta-feira, 12, convênio com a Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC). O acordo tem como objetivo garantir o acesso dos membros e servidores da Defensoria, juntamente com seus dependentes, aos benefícios oferecidos pelos parceiros da rede de convênios ComércioMais, incluindo o Sesc e Senac.

Lameira, destacou que o convênio vai beneficiar mais de 200 servidores da Defensoria Pública. “Eles terão acesso às unidades de atendimento do Sesc e Senac, que oferecem serviços de qualidade em áreas como educação, saúde, lazer e cultura. Isso vai contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos servidores e de suas famílias”, afirmou.

A defensora pública-geral do Estado, Simone Santiago, ressaltou a importância do convênio para a instituição. “Esse acordo é um grande passo para a Defensoria Pública, pois vai proporcionar mais qualidade de vida aos nossos servidores. Estamos muito felizes com essa parceria”, salientou.

A secretária jurídica, Nicole Cordeiro Nobre, não vê a hora para começar a aproveitar os benefícios do convênio. “Acredito que essa é uma grande oportunidade para nós, servidores. Vamos poder ter acesso a diversos serviços com preços mais acessíveis. Eu pretendo utilizar principalmente os serviços do Sesc, como a academia e o restaurante”, afirmou.

A responsável do ComércioMais, Narciélia Cordeiro, explicou que é simples adquirir a carteirinha para ter acesso aos benefícios. “Os interessados devem solicitar a carteirinha do ComércioMais na sede da Fecomércio, mediante pagamento de uma taxa anual”, explicou.

ComércioMais

A Rede ComércioMais é uma iniciativa destinada a fortalecer e apoiar os empresários do comércio local, visando proporcionar condições privilegiadas de negócios para os empresários e seus dependentes, faz parte dos esforços contínuos da Fecomércio-AC em promover o desenvolvimento do setor.

Com o objetivo de criar um ambiente propício para o crescimento dos negócios, a Rede ComércioMais oferece uma variedade de benefícios, incluindo descontos especiais em uma ampla gama de estabelecimentos conveniados, tais como hotéis, restaurantes, oficinas mecânicas, salões de beleza, universidades e postos de combustível, entre outros.

Além dos benefícios para os empresários e consumidores, a Rede ComércioMais também oferta oportunidades para empresas locais se tornarem fornecedoras credenciadas, ampliando assim suas oportunidades de negócios e visibilidade.

Para participar da Rede ComércioMais, os empresários interessados devem procurar a sede da Fecomércio-AC para obter mais informações sobre os requisitos de credenciamento e os custos associados. Após o credenciamento, os beneficiários receberão uma carteira de identificação válida por um ano, que lhes dará acesso a todos os benefícios oferecidos pela rede.

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