O Instituto Federal do Acre (IFAC), em parceria com o projeto de pesquisa Autistário e o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne), está realizando a palestra “Práticas pedagógicas para a inclusão de adolescentes e adultos autistas”. O evento é gratuito e voltado para docentes e estudantes de cursos de licenciatura, e acontece nos dias 25 e 26 de abril, no auditório do campus Rio Branco, localizado no Bairro Xavier Maia.
O objetivo da palestra é orientar a sociedade sobre a importância de práticas pedagógicas inclusivas para a inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ambiente escolar, com foco em estudantes adolescentes e adultos. Segundo a pesquisadora do projeto Autistário, Luana Ugalde, essas práticas são essenciais para atender as necessidades específicas desses estudantes e garantir que eles tenham acesso efetivo à aprendizagem e desenvolvimento acadêmico e profissional.
A atividade será ministrada em três horários distintos. No dia 25 de abril, a palestra acontece das 8h30 às 10h30 e das 19h às 21h. Já no dia 26 de abril, o evento acontece das 15h às 17h. Para abordar a temática, o evento contará com a participação da docente Kátia Simone e do professor John Lima, além do graduado em Turismo, Raphael Lino, que é uma pessoa autista.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas através do link disponibilizado no convite do evento:
A iniciativa tem como objetivo sensibilizar e capacitar profissionais da área de educação para que possam trabalhar com a diversidade de estudantes e garantir a inclusão e o acesso à educação para todos.
Com 80 casos confirmados de sarampo na Bolívia, principalmente no Departamento de Santa Cruz, o governo do Acre intensificou as ações de vigilância e vacinação nas regiões de fronteira. A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e o Programa Nacional de Imunizações (PNI-AC) estão coordenando medidas para evitar a reintrodução do vírus no território acreano, onde não há registros da doença desde 2000.
Durante coletiva de imprensa realizada na terça-feira, 8 de julho, a secretária adjunta de Atenção à Saúde, Ana Cristina Moraes, explicou que a proximidade com países que enfrentam surtos — como Bolívia e Peru — eleva o risco de circulação do vírus no estado. “Estamos em alerta máximo e atuando com vigilância ativa nos municípios de fronteira”, declarou.
Cinco municípios foram classificados como prioritários nas ações preventivas: Plácido de Castro, Capixaba, Epitaciolândia, Brasiléia e Assis Brasil. Nessas localidades, estão sendo aplicadas medidas como intensificação da vacinação, barreiras sanitárias, oficinas com profissionais de saúde e articulações binacionais com autoridades do Departamento de Pando, na Bolívia.
Renata Meireles, responsável técnica pelas doenças imunopreveníveis da Sesacre, e Renata Quiles, coordenadora estadual do PNI, alertaram para a alta transmissibilidade do sarampo. Ambas ressaltaram que o vírus é “mais transmissível que a Covid-19” e defenderam a vacinação como a principal forma de contenção.
A vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, está disponível nas Unidades Básicas de Saúde. Em 2025, o Acre atingiu 96,67% de cobertura vacinal com a primeira dose em crianças, mas apenas 70,32% receberam a segunda dose, abaixo da meta recomendada de 95% pelo Ministério da Saúde.
A médica infectologista Cirley Lobato destacou os sintomas iniciais do sarampo — febre, manchas vermelhas, tosse, coriza e conjuntivite — e advertiu que a doença pode evoluir para complicações como pneumonia, meningite e até morte. Ela reforçou a importância do atendimento imediato em casos suspeitos.
As autoridades locais também articulam medidas com outros estados fronteiriços, como o Mato Grosso, e com o governo federal. O próximo Dia D da campanha nacional de vacinação será realizado no sábado, 30 de julho, com foco em ampliar a cobertura vacinal e evitar um novo surto da doença na região.
O Governo do Acre, por meio do programa Juntos Pelo Acre, realizou nesta sexta-feira, 4 de julho de 2025, uma série de ações sociais em Cruzeiro do Sul, atendendo moradores dos bairros Cobal, Remanso, Santa Terezinha e outros da região. As atividades ocorreram na Escola Maria Lima de Souza, no bairro Cobal, e na Escola Estadual Comandante Braz de Aguiar, no Centro da cidade, com previsão de continuidade até domingo, 6, na Expoacre Juruá.
As ações são coordenadas pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) e contaram com a participação de diversas instituições, como o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), Ministério Público, Defensoria Pública, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), além de equipes de saúde e assistência social.
Durante o evento, foram distribuídos mais de 3 mil kits de roupas por meio do projeto Vestuário Social, além de oferecidos serviços gratuitos como emissão de documentos, consultas médicas, atendimento odontológico, vacinação, exames rápidos e entrega de medicamentos. O projeto também promoveu atividades culturais e recreativas, além da presença do Ônibus Lilás da Secretaria da Mulher (Semulher), que ofereceu orientação e apoio no combate à violência contra a mulher.
A vice-governadora e titular da SEASDH, Mailza Assis, foi citada como uma das principais apoiadoras da ação. A secretária-adjunta Amanda Vasconcelos destacou: “Essas ações representam o compromisso do governo em levar dignidade e acesso a direitos a quem mais precisa”.
O Projeto Cidadão, do TJAC, que completa 30 anos, também esteve presente, com foco em reunir diferentes serviços públicos em um mesmo espaço. A coordenadora Isnailda Silva explicou que a iniciativa busca facilitar o acesso da população a políticas públicas essenciais.
Para o chefe da Divisão de Promoção de Registro Civil da SEASDH, Cézar Pinho, a ação tem contribuído significativamente para reduzir o sub-registro, ampliando o acesso à documentação civil. “O Juntos Pelo Acre tem ajudado a combater um problema grave, garantindo o direito à cidadania”, afirmou.
No domingo, 6, o encerramento das ações contará com um mutirão de serviços na comunidade rural Santa Luzia, além da realização de um casamento coletivo promovido pelo TJAC durante a Expoacre Juruá.
Moradores beneficiados relataram a importância da iniciativa. “Tem gente que não tem dinheiro pra comprar roupa, e aqui eles dão de graça”, afirmou Antônia Pamela de Lima Santos. “Essas ações ajudam muito a melhorar a situação de quem precisa”, completou Francisca Socorro do Nascimento Souza.
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta sexta-feira, 4 de julho, a entrega da Unidade de Saúde Raimunda Dionísio da Silva, localizada na Rua Juricaba, nº 571, no bairro João Paulo. Totalmente revitalizada, a unidade recebeu um investimento de R$ 234.154,44, oriundo de recursos próprios do município.
Com estrutura modernizada e ambiente mais acolhedor, a unidade foi entregue à comunidade com o objetivo de garantir um atendimento mais digno, eficiente e humanizado à população da região.
A solenidade de entrega contou com a presença de diversas autoridades, entre elas: o Prefeito Tião Bocalom, secretário municipal de Saúde, Rennan Biths, chefe de gabinete do prefeito Kellen Bocalom, vereador Joabe Lira, vereador Leôncio Castro, lideranças comunitárias e moradores do bairro.
As obras abrangeram desde a demolição de estruturas comprometidas até a substituição de revestimentos de parede e piso, instalação de forros em PVC e placas de gesso, nova cobertura, pintura interna e externa, construção de passeio e calçadas, além da instalação de novas portas, louças sanitárias e itens de acessibilidade.
O secretário municipal de Saúde, Rennan Biths, destacou que o foco da gestão é entregar serviços de qualidade à população, e não apenas obras físicas:
“A Secretaria de Saúde não entrega obra, ela entrega serviços. Então hoje aqui para essa comunidade do João Paulo, Cabreúva, aqui na Regional da Baixada, a gente está entregando mais um serviço reestruturado. Com essa estrutura física adequada, isso melhora a dignidade do servidor, que passa a ter um ambiente mais adequado para trabalhar, e temos a expectativa de que isso se reverta também na qualidade do atendimento à população. O nosso objetivo final é atender bem, com carinho, e entregar ao cidadão aquilo que ele precisa: uma assistência médica completa, com médico, enfermeiro, agente comunitário de saúde, dispensação de medicamentos e serviços odontológicos.”
O prefeito Tião Bocalom também comentou sobre o avanço na Atenção Básica com mais uma unidade entregue reformada.
“Com certeza, o nosso compromisso com a saúde continua o mesmo. Essa já é a unidade de número 39, e vamos bater a 40ª, todas recuperadas com recursos próprios. A unidade foi totalmente reformada: trocamos a cobertura, organizamos tudo e colocamos todos os equipamentos novos. Isso é importante destacar. A estrutura também foi adaptada ao cenário pós-Covid, com espaço maior para espera, além do sistema informatizado de saúde, que começou a funcionar de verdade agora”.
O coordenador da unidade, Dirceu Pereira, reforçou que todos os serviços estão disponíveis à população: “O que a população pode esperar é uma unidade nova, reformada, com todos os móveis novos. Só temos gratidão à gestão do prefeito Bocalom e ao nosso secretário de Saúde, que fizeram essa reforma. Custou um pouco, mas está aí: uma unidade nova, com todos os serviços funcionando — médico, enfermeiro, dentista, vacinação. Está de portas abertas para receber a população das regiões vizinhas como Cabreúva, Boa União entre outros. Estamos aqui para receber a população com tudo novo, uma unidade pronta para atender.”