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Educação

Inscrições para Prouni do 2º Semestre de 2024 começam na próxima semana

As inscrições para mais de 243 mil bolsas de estudo serão realizadas entre 23 e 26 de julho

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As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) referentes ao segundo semestre de 2024 serão realizadas entre os dias 23 e 26 de julho, conforme edital divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). Nesta edição, estão disponíveis mais de 243 mil bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior.

Os interessados devem ter participado do Enem em 2022 ou 2023, com nota mínima de 450 pontos na média das cinco provas e não ter zerado a redação. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Os resultados da primeira chamada serão anunciados em 31 de julho, seguidos pela segunda chamada em 20 de agosto. Para os não selecionados, haverá a oportunidade de manifestar interesse na lista de espera entre os dias 9 e 10 de setembro, com divulgação dos resultados prevista para 13 de setembro no Sistema do Prouni (Sisprouni).

Foto: Agência Brasil / Rafa Neddermeyer

Educação

Prefeitura e Ministério Público discutem agilidade no credenciamento de creches em Rio Branco

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A Prefeitura de Rio Branco e o Ministério Público do Estado do Acre realizaram uma reunião na quarta-feira, 23 de abril, com o objetivo de acelerar o processo de credenciamento das creches municipais. O encontro envolveu representantes da Procuradoria-Geral do Município, da Secretaria Municipal de Educação e da Promotoria de Justiça Especializada de Defesa da Educação.

Durante a reunião, foram alinhadas estratégias para garantir que todas as unidades educacionais estejam regularizadas junto ao Conselho Municipal de Educação. As medidas visam assegurar condições adequadas de infraestrutura, segurança e atendimento nas creches da capital.

O prefeito em exercício e secretário municipal de Educação, Alysson Bestene, afirmou que a parceria com o Ministério Público é parte da estratégia para a regularização das unidades de educação infantil. Segundo ele, a gestão municipal pretende seguir realizando adequações para atender às exigências legais.

A procuradora do município, Aury Marques, destacou a harmonia entre os órgãos envolvidos e informou que o próximo passo será intensificar o diálogo com o Conselho Municipal de Educação. Já o promotor Abelardo Townes de Castro Júnior afirmou que o credenciamento é necessário para garantir a proteção integral das crianças, assegurando que as unidades estejam em conformidade com as normas dos órgãos competentes.

Foi definido que novas agendas com o Conselho serão organizadas nos próximos dias, com acompanhamento da Procuradoria e da Secretaria Municipal de Educação. A expectativa é que a ação conjunta agilize os trâmites e viabilize o funcionamento adequado das creches.

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Educação

Acre amplia matrículas em tempo integral na rede pública entre 2022 e 2024

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Dados do Censo Escolar 2024, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mostram que o Acre aumentou o percentual de matrículas em tempo integral na rede pública estadual de 8% em 2022 para 13,7% em 2024.

O crescimento foi registrado em todas as etapas da educação básica. Nas creches, o percentual subiu de 32,8% para 35,8%. Na pré-escola, houve avanço de 2,7% para 6,7%. No ensino fundamental, os anos iniciais passaram de 5,9% para 11,3% e os anos finais de 4,5% para 8,8%. No ensino médio, o percentual de matrículas em tempo integral saltou de 13,4% em 2022 para 23,7% em 2024.

O programa Escola em Tempo Integral, política implementada em articulação entre Governo Federal, estados e municípios, contabilizou 965 mil matrículas em tempo integral em todo o país no ciclo 2023-2024. Para o ciclo 2024-2025, foram pactuadas 943 mil matrículas, com prazo de declaração até 9 de maio.

No cenário nacional, o percentual de matrículas em tempo integral nas creches passou de 56,8% para 59,7%; na pré-escola, de 12,1% para 15,6%; no ensino fundamental, de 14,4% para 19,1%; e no ensino médio, de 20,4% para 24,2%. A média nacional, considerando todas as etapas, foi de 18,2% em 2022 para 22,9% em 2024.

Segundo o MEC, o programa promove a ampliação da jornada escolar para sete horas diárias ou 35 horas semanais, priorizando escolas com estudantes em situação de maior vulnerabilidade. A proposta pedagógica é alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e conta com assistência técnica e financeira do Governo Federal.

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Educação

Acre apresenta avanços na aprendizagem segundo dados do Saeb e Ideb, afirma gestor em artigo

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O secretário de Educação e Cultura do Acre, Aberson Carvalho, publicou um artigo destacando a leitura dos dados do Ideb e do Saeb como instrumentos de orientação para a formulação de políticas públicas educacionais. No texto, Carvalho analisa os números divulgados em 2023, reconhece os desafios enfrentados e aponta medidas em curso para melhorar o desempenho educacional no estado.

De acordo com o secretário, embora o Acre ainda esteja abaixo da média nacional em alguns indicadores do Ideb, o estado apresentou resultados expressivos no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), com destaque para a proficiência dos estudantes nos anos iniciais do ensino fundamental. Segundo ele, o Acre alcançou o melhor desempenho da Região Norte em todas as etapas avaliadas, com destaque em Língua Portuguesa e Matemática.

O artigo também destaca que o principal fator que influencia negativamente o Ideb no estado é o fluxo escolar, que envolve taxas de reprovação, abandono e distorção idade-série. Para enfrentar essa realidade, a gestão estadual tem investido em políticas como a ampliação da Educação de Jovens e Adultos (EJA), programas de aceleração de fluxo escolar e o incentivo à permanência dos alunos por meio do programa federal Pé-de-Meia.

Outro ponto abordado pelo secretário é o concurso público realizado em 2024, considerado o maior da história da educação no Acre. Foram ofertadas 3 mil vagas, sendo 2.500 para professores e 500 para apoio administrativo, com mais de 52 mil inscritos. Para Aberson Carvalho, essa iniciativa representa um reforço importante na estrutura da rede estadual de ensino e no atendimento à população.

Ele ressalta ainda a importância de ações contínuas, como a expansão de escolas integrais, o fornecimento regular de merenda escolar e a entrega de uniformes, como estratégias para garantir a permanência dos estudantes nas unidades de ensino.

Ao final do artigo, o secretário afirma que os dados devem refletir a realidade das escolas e servir como base para decisões estratégicas. Segundo ele, a orientação é não suavizar diagnósticos, mas utilizar as evidências para ajustar as políticas públicas e garantir avanços sustentáveis na educação do Acre.

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