Connect with us

Saúde

Prefeitura de Rio Branco lança Programa Saúde na Comunidade Fluvial

Iniciativa visa melhorar qualidade de vida em comunidades ribeirinhas

Published

on

A Prefeitura de Rio Branco lançou mais uma etapa do Programa Saúde na Comunidade – Itinerante Fluvial, no sábado (16), com o objetivo de proporcionar melhor qualidade de vida aos moradores das comunidades ribeirinhas da região. A cerimônia inaugural ocorreu na comunidade Barro Alto, localizada na região da Transacreana.

Esta iniciativa itinerante, em sua terceira edição, conta com a participação de 70 profissionais de saúde, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos e equipe de apoio. O programa visa atender mais de 2 mil pessoas em 167 comunidades ao longo de um período de 30 dias, percorrendo rios e igarapés da região. Os serviços oferecidos incluem atendimento médico e odontológico, exames como PCCU e pré-natal, vacinação, distribuição de medicamentos, além de palestras e orientações para os moradores locais.

O prefeito de Rio Branco expressou sua satisfação com o programa, destacando o impacto positivo que está sendo proporcionado à população da zona rural. Ele ressaltou o compromisso da prefeitura em fornecer uma série de outras ações para melhorar a vida dos moradores das áreas rurais.

“Aqui nessa comunidade, por exemplo, é a primeira vez, mas daqui são mais dez comunidades para cima e que a gente vai atender mais de três mil pessoas, não tenho dúvida disso”, afirmou o prefeito.

A secretária de Saúde de Rio Branco, Sheila Andrade, também enfatizou a importância dessas ações para os moradores, afirmando que a prefeitura continuará realizando esforços para oferecer mais serviços como este.

“Nós ficamos muito felizes, porque essa é a determinação do nosso prefeito, trazer dignidade, trazer saúde para a zona rural, para os ribeirinhos”, disse Sheila Andrade.

Além disso, foram feitas intervenções nos ramais ao redor da comunidade do Barro Alto, recebendo elogios dos moradores, que expressaram sua gratidão pelo trabalho realizado pela prefeitura.

Notícias

Prefeitura de Cruzeiro do Sul iniciará vacinação contra dengue no Copacabana Shopping neste sábado

Dengue: público-alvo para receber as primeiras doses foi definido pelo Programa Nacional de Imunizações – PNI

Published

on

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul inicia neste sábado, 06, a primeira vacinação contra a dengue de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, no Copacabana Shopping, das 16h às 21h. A Secretaria Municipal de Saúde recebeu 3 mil doses do Imunizante do Ministério da Saúde,via Secretaria de Estado de Saúde.

A escolha do público-alvo para receber as primeiras doses foi definido pelo Programa Nacional de Imunizações – PNI. 

A secretária de Saúde, Valéria Lima, reforça a importância da vacinação contra a dengue e pede a colaboração de todos. “Pedimos à todos que levem as crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, para a vacinação. Participem dessa campanha tão importante. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, como forma de demonstrar o compromisso com a população, estamos planejando tornar o evento atrativo para que tenha o maior número de vacinação neste dia” , contou ela, destacando que Cruzeiro do Sul reduziu 50% nos casos de dengue após o início do projeto Cidade Limpa, executado por meio das Secretaria do Meio Ambiente e Saúde.

Vacinação contra dengue

A vacina é recomendada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, com o esquema composto de duas doses, em intervalo de três meses entre as doses. Caso o usuário tenha contato com a doença antes da vacina é recomendado aguardar seis meses para o início do esquema vacinal com a vacina dengue (atenuada). Caso a infecção ocorra após o início do esquema, não há alteração no intervalo entre D1 e D2, desde que a D2 não seja realizada com o período inferior a 30 dias do início da doença.

Assessoria

Continue Reading

Política

Carreta do Hospital de Amor conclui atendimentos em Cruzeiro do Sul com mais de mil exames realizados

Unidade móvel ofereceu exames gratuitos para mulheres do município em parceria com a prefeitura local.

Published

on

Em colaboração com a prefeitura de Cruzeiro do Sul, a Carreta do Hospital de Amor encerrou os atendimentos nesta quinta-feira, 28, após realizar mais de 1100 exames gratuitos para mulheres da região. A iniciativa, que contemplou pacientes entre 25 e 69 anos, ofereceu serviços como Mamografias, Papanicolau, triagem de pele e complementações de mamografia.

A unidade móvel esteve estacionada na Praça Orleir Cameli, no Centro da cidade, desde o dia 4 de março, proporcionando acesso facilitado aos serviços de saúde. Os resultados dos exames de mamografia e PCCU serão entregues entre 30 e 60 dias nas Unidades Básicas de Saúde de Referência indicadas pelas pacientes durante o atendimento.

Segundo Ithala Soares, enfermeira responsável pela carreta do Hospital do Amor, em caso de alterações nos resultados, a equipe de Rio Branco entrará em contato diretamente com as pacientes. Aquelas que apresentarem alguma irregularidade serão encaminhadas para consulta na unidade de Rio Branco e iniciarão o tratamento na rede do Hospital do Amor.

Continue Reading

Notícias

Prefeitura de Cruzeiro do Sul garante atendimento de saúde para os abrigados na Escola Thaumaturgo de Azevedo

Prefeito Zequinha Lima ressalta experiência da equipe municipal e compromisso com segurança e assistência durante cheias recorrentes na região

Published

on

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul está garantindo atendimento social e de saúde para as famílias que estão abrigados em escolas devido a cheia do Rio Juruá. Nesta terça, 5, o Prefeito Zequinha Lima realizou uma visita aos abrigados na Escola Thaumaturgo de Azevedo, verificando as condições em que se encontram as famílias afetadas pela cheia. Conversou com as famílias abrigadas na escola, procurando saber suas dificuldades e necessidades e oferecer o apoio institucional e a solidariedade às famílias que tiveram de deixar seus lares devido à alagação. O objetivo da prefeitura é tornar essa estadia temporária a melhor possível.

O prefeito Zequinha Lima enfatizou a importância do plano de contingência previamente elaborado, destacando a experiência da equipe municipal em lidar com situações de desastre, especialmente as cheias recorrentes na região. Ele ressaltou o compromisso em fornecer segurança e assistência adequada aos desabrigados, visando garantir o sucesso na execução do plano.

“Desde 2021, optamos por utilizar as escolas em vez de construir abrigos improvisados de dimensões reduzidas e rodeados por lonas. Na Escola Thamaturgo de Azevedo, temos sete salas de aula, das quais já ocupamos cinco para abrigar famílias. A estrutura da escola, incluindo o ar-condicionado, oferece um ambiente adaptado e confortável”, observou Zequinha, que acompanhou de perto o trabalho da equipe de saúde junto às famílias abrigadas.

“Hoje, estamos trazendo a equipe médica para consultas nos abrigos e acompanhamento médico, com a opção de encaminhamento para espaços mais adequados conforme necessário. A equipe da Secretaria de Assistência Social coordena o trabalho, garantindo condições adequadas para que se sintam seguros na escola. Enfrentamos seis enchentes, quatro em 2021 e duas em 2022, a maior da história de Cruzeiro do Sul. Nossa equipe possui experiência e conhecimento no manejo desse tipo de desastre. Anualmente, preparamos nosso plano de contingência, considerando experiências anteriores e buscando aprimoramentos para garantir a segurança dos desabrigados”, afirmou o prefeito Zequinha Lima.

Continue Reading

Tendência