Connect with us

Assessoria

Sesc Ler realiza VII Encontro Pedagógico no Acre

Educadores e Administradores se reúnem para discutir práticas pedagógicas e projetos inovadores para 2024

Published

on

Orientadores pedagógicos, encarregados administrativos e coordenação regional e nacional do Serviço Social do Comércio no Acre (Sesc no Acre) se reúnem, de 23 a 26 de outubro, para dialogarem sobre os indicadores da prática pedagógica para 2024 no sétimo encontro pedagógico do Sesc Ler. O evento conta com dinâmicas de relaxamento e reflexão, discussões e alinhamento das etapas.

Além disso, há também oficinas de educação integral inclusiva, memorial e dinâmica, apresentação de projetos locais e exposições, e a participação de técnicos do Departamento Nacional do Sesc.

Para a diretora de Programas Sociais do Sesc no Acre, Thaís Roma, esta formação contribuirá para que os educadores (orientadores e coordenadores) possam avaliar o exercício de 2023 e programar as propostas para 2024. “Principalmente porque juntos conseguimos pensar melhor as nossas dificuldades durante o ano e superar com novas propostas para o próximo ano”, explica.

Quanto à intenção do encontro, Jaqueline da Costa, orientadora pedagógica do Sesc Ler em Senador Guiomard, afirma que os objetivos têm sido alcançados e que o encontro edificará a atuação de todos. “Avançamos muito no valor de planejamento antecipado, propostas avaliadas bem antes, ações reflexivas e essa atenção dada a organização de todo o ano letivo. Este encontro irá fortalecer o nosso trabalho”, afirma Jaqueline.

Estão participando do encontro orientadores pedagógicos e encarregados administrativos das Unidades do Sesc nos municípios de Brasileira, Feijó, Plácido de Castro, Senador Guiomard e Xapuri.

Departamento de Comunicação do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac

Assessoria

Capacitação de Servidores do CAD Único em Cruzeiro do Sul fortalece acesso a programas sociais

Parceria entre Prefeitura e Governo Estadual visa ampliar assistência a famílias em vulnerabilidade socioeconômica

Published

on

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul, em conjunto com a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), começou a capacitar 24 novos entrevistadores para trabalhar no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). O curso de quatro dias, realizado no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), visa preparar esses profissionais para realizar cadastros e visitas domiciliares de famílias.

Durante a capacitação, ministrada pela equipe da SEASDH, Cristina Duarte, chefe de Divisão do Cadastro Único do Governo do Estado, enfatizou a importância da qualificação. Aqueles que alcançarem 80% de acertos na prova ao final do curso estarão aptos a desempenhar as funções.

“O objetivo é facilitar o acesso de famílias em situação de vulnerabilidade a programas sociais, benefícios e serviços de assistência. O treinamento consiste em 4 dias intensivos de estudo, totalizando 32 horas, com vídeo aulas, dinâmicas para fixação do conteúdo, interação entre os participantes e uma prova final. ” explicou Cristina.

Sandra Soriano, Coordenadora do Bolsa Família de Cruzeiro do Sul, destacou o apoio do prefeito Zequinha Lima e da Secretaria Estadual de Assistência Social. Ela destacou a necessidade de profissionais para lidar com o grande número de famílias cadastradas e agradeceu pelo suporte oferecido para expandir a assistência a todos os cantos da cidade.

“São quase 20 mil famílias no CAD ÚNICO e diariamente incluímos novas. Isso demanda muitos profissionais e o prefeito Zequinha Lima nos apoia integralmente para expandir essas ações. Agradeço seu cuidado especial com as famílias em busca de assistência, proporcionando as condições para alcançarmos todos os cantos da cidade”, explicou Sandra.

Cruzeiro do Sul possui cerca de 20 mil famílias no CAD Único, o que representa aproximadamente 60% da população local, com mais de 14 mil famílias recebendo o benefício do Bolsa Família.

Ao falar sobre a colaboração e o empenho em prol da comunidade, o Prefeito Zequinha Lima enfatiza a importância da parceria e do trabalho dedicado para o bem-estar dos cidadãos de Cruzeiro do Sul.

“Esta parceria e esforço conjunto são fundamentais para o progresso de nossa cidade e o bem-estar de nossa gente. Trabalhamos incansavelmente para fortalecer laços, ampliar serviços e garantir que cada cidadão tenha acesso às oportunidades necessárias para uma vida digna. Nosso compromisso é com a melhoria contínua e o apoio às iniciativas que beneficiem nossa comunidade.” – Prefeito Zequinha Lima.

Continue Reading

Assessoria

Marcus Alexandre reúne com moradores e lideranças do Belo Jardim

“Rodas Democráticas” evento é realizado pela Fundação Ulysses Guimarães

Published

on

Dando continuidade aos encontros promovidos pela Fundação Ulysses Guimarães nos bairros de Rio Branco com as “Rodas Democráticas”, o ex-prefeito Marcus Alexandre, esteve neste sábado, 4, no Belo Jardim, no Segundo Distrito da cidade, para ouvir a comunidade e debater soluções em diversas áreas.

A reunião foi realizada em um clube particular e contou com a presença de lideranças locais e moradores.

Marcus Alexandre enfatiza que o objetivo desses encontros é ouvir os anseios da comunidade e apontar possíveis soluções para os próximos anos.

“Estamos andando muito, conversando com as pessoas, vendo a realidade atual dos bairros, que infelizmente não é essa pintada por aí. Os bairros carecem de infraestrutura, são problemas básicos na saúde como a falta de medicamentos nas unidades, necessidade de mais médicos, dificuldades na gestão da educação, na segurança pública, são tantos problemas que a gente não pode fechar os olhos. Precisamos discutir soluções, ouvir as pessoas, e é isso que estamos fazendo”, disse.

Participaram do evento o presidente da Fundação Ulysses Guimarães, André Ariosto, o deputado estadual, Laercio da Farmácia, morador do Belo Jardim, entre outras lideranças.

Assessoria

Continue Reading

Assessoria

Prefeitura instala câmera de monitoramento no Cemitério São João Batista

Projeto Piloto: Dez câmeras foram instaladas e irão monitorar todo o cemitério durante o Dia de Finados.

Published

on

A prefeitura espera receber a visita de mais de 50 mil pessoas durante o Dia de Finados nos cemitérios da cidade. Para garantir a segurança dos familiares e o fluxo nos cemitérios sem nenhum transtorno, tudo está sendo pensado pela gestão, desde a limpeza no local, nos jazigos, até a segurança plena dos visitantes.

As câmeras de monitoramento são a grande novidade do cemitério São João Batista. Dez câmeras foram instaladas e irão monitorar todo o cemitério durante o Dia de Finados. O projeto é apenas um piloto. A ideia é montar esse sistema de monitoramento em todos os cemitérios da capital permanentemente.

As câmeras estão espalhadas em locais estratégicos, nos quatro cantos do cemitério, visualizando os jazigos e o fluxo de pessoas. O sistema de monitoramento faz parte do Programa Rio Branco Mais Segura. O projeto piloto foi lançado nesta terça-feira (31) pelo prefeito no Cemitério São João Batista.

“É o jeito moderno da segurança pública, do mundo que estamos fazendo aqui neste cemitério, que, como todos sabem, sempre foi alvo de muitos vândalos. As pessoas colocam fotografia dos ente queridos, com bronze ou alumínio, e infelizmente, quando voltam não está mais. Uma das formas que a gente está buscando para poder inibir, pelo menos, parte desses roubos, é exatamente monitoramento com câmeras”, disse o prefeito Tião Bocalom.

De acordo com o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação (SDTI), Cel Ezequiel Bino, todas as imagens estão sendo carreadas para o Centro Integrado de Comando e Controle da Segurança Pública Estadual.

“É mais uma etapa do Projeto Rio Branco Mais Segura que o prefeito Tião Bocalom consegue entregar. Isso é uma novidade. É preciso reconhecer, aqui é um local que costumeiramente era muito vandalizado e agora, com essas câmaras, a gente com certeza terá uma redução significativa”, disse.

O secretário de Cuidados com a Cidade Joabe Lira, explicou que os cemitérios já estão prontos e seguros para receber visitantes principalmente o São João Batista, o mais tradicional da cidade.

“Nós que cuidamos da iluminação pública sofremos constantemente com isso. Mas agora aqui no cemitério, que também era um dos locais alvo por esses vândalos, agora com o monitoramento eletrônico, com certeza vai diminuir. Já tinha diminuído, o prefeito tinha reforçado a equipe de vigilância, à noite e com o monitoramento irá amenizar bastante esse problema.”

“O São João Batista é um projeto piloto para vermos qual será o resultado e então, brevemente, quem sabe, para os outros cemitérios”, concluiu o prefeito.

Assessoria/Assecom – Luízio Oliveira

Continue Reading

Tendência