Connect with us

Notícias

Cruzeiro do Sul conquista primeiro lugar no Prêmio Band Cidades Excelentes

O município conquista primeiro lugar no Acre por excelência em governança, eficiência fiscal e transparência

Published

on

A prefeitura de Cruzeiro do Sul conquistou o primeiro lugar na etapa estadual do Prêmio Band Cidades Excelentes na categoria Governança, Eficiência Fiscal e Transparência para cidades entre 30 e 100 mil habitantes. Promovido pelo Grupo Bandeirantes em parceria com o Instituto Aquila, o prêmio reconhece práticas exemplares de gestão pública em municípios brasileiros, avaliados com base em 72 indicadores distribuídos em seis pilares principais: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioeconômico; e Ordem Pública.

Os dados para avaliação são extraídos do Portal da Transparência, e incluem indicadores de responsabilidade fiscal, transparência em contratos públicos, e a implementação de políticas públicas inovadoras. Raphael Bastos Junior, consultor da Notáveis, destacou a relevância dessas práticas para a premiação, mencionando que há dez meses Cruzeiro do Sul vem recebendo consultoria para aperfeiçoar sua gestão municipal.

Um dos projetos de destaque é o Centro do Autista, desenvolvido em parceria com a sociedade civil organizada, refletindo o compromisso da cidade com a inclusão e o bem-estar de sua população. Essa iniciativa inovadora é rara em outros municípios brasileiros, o que ajudou Cruzeiro do Sul a se sobressair na premiação.

Além disso, a cidade adotou vários mecanismos de incentivo ao esporte, lazer e bem-estar, o que também contribuiu significativamente para sua vitória estadual e a colocação entre os 10 melhores municípios do Brasil. A premiação nacional foi entregue na última segunda-feira, dia 1, na Rede Bandeirantes de TV, e reconhece as boas práticas da administração municipal de Cruzeiro do Sul, estabelecendo-a como um exemplo para outros municípios do país.

Notícias

Ministério da Saúde amplia vacinação contra HPV para usuários da PrEP no Acre

Ministério da Saúde amplia vacinação contra HPV para usuários da PrEP no Acre, fortalecendo prevenção de ISTs e cânceres

Published

on

O Ministério da Saúde anunciou, na última quarta-feira (3), a inclusão de pessoas que utilizam a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) na vacinação contra o papilomavírus humano (HPV). A medida, divulgada por meio de nota técnica no portal do Ministério, permitirá que indivíduos de 15 a 45 anos que usam a PrEP possam receber a vacina, reforçando a prevenção e o tratamento de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e cânceres relacionados ao HPV.

No estado do Acre, a nova diretriz beneficiará 157 usuários da PrEP. Esta população, que já adota medidas preventivas contra o HIV, agora terá acesso à vacina quadrivalente (HPV4) fornecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que protege contra os tipos mais perigosos do vírus, causadores de verrugas genitais e diversos tipos de câncer, incluindo colo do útero, vulva, pênis, ânus e orofaringe.

Draurio Barreira, diretor do Departamento de HIV, Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e ISTs da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), destacou a importância da ação. “Oportunizar o acesso à vacina HPV4 para usuários da PrEP é uma ação com impacto na prevenção das neoplasias relacionadas ao HPV para populações de maior vulnerabilidade às ISTs”, afirmou.

No Brasil, a prevalência do HPV foi analisada pelo Estudo Epidemiológico sobre Prevalência Nacional HPV (POP-Brasil), que revelou que 53,6% dos homens e mulheres sexualmente ativos entre 16 e 25 anos estão infectados pelo vírus, com 35,2% apresentando genótipos de alto risco. A ampliação da vacinação para usuários da PrEP é uma resposta a esses dados alarmantes.

Desde 2014, o SUS oferece a vacina contra o HPV para diversas faixas etárias e grupos específicos. A recente inclusão dos usuários da PrEP reflete um esforço contínuo para alcançar uma imunização mais ampla e eficaz. A vacinação é uma ferramenta essencial para reduzir as taxas de infecção e, consequentemente, a incidência de cânceres causados pelo HPV.

A PrEP, composta pelos medicamentos tenofovir e entricitabina, é indicada para prevenir a infecção pelo HIV em pessoas sexualmente ativas com risco aumentado. Em março de 2024, cerca de 84.926 brasileiros faziam uso da PrEP, com 82% sendo homens que fazem sexo com homens, 3,2% mulheres trans e travestis, 6,7% homens cisgêneros heterossexuais e 5,8% mulheres cisgêneros.

A ação no Acre é parte de um movimento maior de saúde pública que busca proteger populações vulneráveis e garantir que medidas preventivas estejam disponíveis e acessíveis a todos que delas necessitam.

Fonte: Ministério da Saúde Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Continue Reading

Notícias

Evento reúne profissionais de comunicação e marketing em Rio Branco

Treinamento intensivo da Escola Reboot em comunicação política, pública e institucional supera expectativas

Published

on

No último sábado, Rio Branco sediou um evento que superou todas as expectativas dos organizadores, reunindo jornalistas, comunicadores e profissionais de marketing para um treinamento intensivo em comunicação política, pública e institucional. Organizado pela Ponte Comunicação e Marketing em parceria com a Agência Nuvem, o evento contou com a participação de Nani Blanco, diretora da Agência Nuvem em Brasília e idealizadora do Seminário Reboot, e Danilo Nogueira, especialista em comunicação online com foco em tráfego pago.

Nani Blanco destacou a proposta do evento como um treinamento imersivo, enfatizando a importância da comunicação política, pública e institucional. “O Reboot Escola é um treinamento imersivo e está sendo bem recebido pelos participantes”, afirmou. Danilo Nogueira abordou a relevância do tráfego pago em campanhas políticas e de comunicação institucional, ressaltando a importância do impulsionamento de conteúdo nas plataformas digitais e as regras que o cercam.

“É importante discutir o impulsionamento de conteúdo nas plataformas digitais e as regras que o cercam”, afirmou Danilo.

O evento atraiu foi um sucesso e atraiu muitos participantes, incluindo assessores de imprensa, assessores políticos, profissionais de comunicação institucional e estudantes. Andréa Zilio, representante da Ponte Comunicação e Marketing, destacou a importância da atualização profissional, afirmando que “qualificação e atualização são essenciais em qualquer área, e estamos felizes em iniciar este projeto no Acre”.

“Hoje temos aqui uma sala cheia de profissionais, assessores, representantes de secretarias, órgãos, instituições, mandatos e estudantes, que estão se preparando para entrar no mercado de trabalho.” Andrea Zilio

Marcia Moreira, uma das organizadoras, comentou sobre o ambiente de aprendizado e troca de experiências proporcionado pelo evento: “Este encontro é um momento de troca de conhecimentos e experiências, e estamos satisfeitos com o resultado”. Vanessa França, também da Ponte Comunicação e Marketing, expressou otimismo quanto ao futuro da iniciativa, destacando que a Ponte está comprometida em trazer mais eventos e treinamentos para a área de comunicação e marketing em Rio Branco.

Marcia Moreira comentou: “Este é um momento de aprendizado e troca de conhecimentos. É maravilhoso ver todos interagindo, compartilhando e discutindo suas experiências.”

O sucesso do evento garante outros treinamentos e seminários que devem ser realizados em breve, visando a capacitação contínua dos profissionais de comunicação no Acre e o desenvolvimento do setor no estado.

Fotos: Fredy Junior/Wave Produções

Continue Reading

Esporte

Prefeito Bocalom inaugura Quadra Poliesportiva no bairro Cadeia Velha em Rio Branco

Comunidade celebra inauguração da quadra poliesportiva na Cadeia Velha, Rio Branco. #EsporteParaTodos

Published

on

Na noite desta quarta-feira (03), a Prefeitura de Rio Branco inaugurou a nova Quadra Poliesportiva Coberta no bairro Cadeia Velha, localizada ao lado do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A obra vai beneficiar crianças e jovens da região, proporcionando um espaço adequado para a prática esportiva.

O projeto era uma demanda antiga dos moradores, especialmente dos jovens, que reivindicavam esse centro esportivo há anos. A comunidade vê a nova quadra como uma ferramenta importante para afastar as crianças do mundo do crime, oferecendo oportunidades para um desenvolvimento saudável e positivo.

O secretário de esporte, Artur Duarte, reforçou o compromisso da gestão em se aproximar da comunidade e entender suas necessidades diretamente: “Nossa gestão é essa, se aproximar do povo, foi que o prefeito nos pediu. Eu só vou conhecer a realidade do bairro indo visitar. É mais um bairro que eu vou bater bola com os moradores, eu não canso de agradecer ao prefeito por abraçar essa pasta”.

O destaque do prefeito Tião Bocalom está na ênfase sobre o impacto social positivo da nova quadra poliesportiva. Ele afirmou que a obra contribui para direcionar crianças e jovens para “o bom caminho,” afastando-os de “o mundo errado.”

“É mais uma obra que me deixa satisfeito, porque com isso daqui a gente vai direcionar a nossa criançada, a nossa juventude, para o bom caminho. Esta quadra poliesportiva feita aqui na Cadeia Velha, eu tenho certeza, vai ajudar a dar a oportunidade para muitas crianças não irem para o mundo errado, mas seguir o caminho certo”, declarou o prefeito Tião Bocalom.

Continue Reading

Tendência