Connect with us

Notícias

DNIT trabalha para melhorias na BR-364, trânsito será interrompido para obras na ponte em Tarauacá

Published

on

Na próxima semana, nos dias 21, 22 e 23, a BR-364 terá o tráfego interrompido na altura da ponte do Rio Tarauacá das 22h às 5h. Nem os pedestres poderão passar pelo local. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realizará uma extensão de 70 metros na cabeceira da ponte, que foi erguida em uma curva e apresenta constantes desmoronamentos.

Carla Costa, representante do DNIT em Cruzeiro do Sul, informa que apenas ambulâncias e casos de urgência poderão passar durante o período de interrupção. “Para garantir a segurança de todos, é necessário interromper o tráfego para realizar os trabalhos de retirada de uma laje de transição rompida, instalação de pilares, estruturação, escavação de estacas e fundação, com o uso de equipamentos grandes”, afirmou Carla.

No último mês, uma equipe liderada por Ricardo Araújo realizou uma extensa vistoria ao longo da BR-364 para identificar necessidades de reparo e avaliar as obras em andamento. Essa iniciativa faz parte de um esforço contínuo para melhorar a qualidade e a segurança da estrada. Durante a vistoria, a equipe percorreu o trecho que se estende de Sena Madureira até Cruzeiro do Sul, observando as condições da estrada e os progressos das técnicas de reconstrução adotadas.

“Nossa missão é assegurar que a BR-364 não apenas atenda às necessidades atuais de tráfego, mas também esteja preparada para desafios futuros,” disse Araújo. Um dos focos principais da vistoria foi a avaliação do macadame hidráulico, uma técnica de pavimentação que já mostrou resultados promissores em outros trechos da rodovia. “Estamos analisando a performance do macadame, temos trechos que, após mais de dez anos de serviço, não apresentam falhas significativas, o que confirma a eficácia desta técnica para a nossa região,” destacou Araújo.

A equipe também inspecionou a construção de novas infraestruturas, como a ponte sobre o Rio Tarauacá. Este projeto é de particular importância devido às mudanças no curso do rio, que exigem uma adaptação na estrutura da ponte para prevenir erosões futuras. A visita ao canteiro de obras permitiu que os engenheiros avaliassem os avanços na construção das fundações e na instalação das estacas.

Além das verificações técnicas, a caravana do DNIT proporcionou uma plataforma para o diálogo direto com os empreiteiros e a supervisão local. Discussões sobre os próximos passos, desafios logísticos e soluções técnicas foram abordadas em reuniões ao longo do percurso. “Essas interações são essenciais para sincronizar nossa abordagem e garantir que todos os envolvidos estejam alinhados com os objetivos de longo prazo,” explicou Araújo.

Concluindo a vistoria, o superintendente reafirmou o compromisso do DNIT com a melhoria contínua da BR-364. “Nossas observações e as discussões que tivemos ao longo desta viagem serão fundamentais para planejar as fases seguintes do projeto. Estamos determinados a transformar a BR-364 em uma rodovia modelo em termos de segurança, durabilidade e eficiência,” concluiu Araújo.

A rodovia vem recebendo atenção renovada em termos de manutenção e reconstrução. Após anos de investimentos limitados, o fluxo de recursos para esta via vital aumentou significativamente com a chegada do novo governo. Entre 2019 e 2022, apenas cerca de R$ 240 milhões foram alocados para a manutenção de rodovias em todo o Acre. Em contraste, o ano de 2023 viu um aumento para aproximadamente R$ 340 milhões, com previsões de R$ 450 milhões para 2024.

O governo Lula aprovou um plano ambicioso para a reconstrução da BR-364 com um orçamento que pode chegar a R$ 2,5 bilhões. Essa decisão visa revitalizar completamente a estrada, essencial para o transporte e a economia da região.

Notícias

Prefeitura de Rio Branco intensifica recuperação de ruas em diversos bairros

Gestão avança em obras de infraestrutura, incluindo pavimentação e tapa-buracos, mesmo durante o período chuvoso.

Published

on

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), segue com ações de recuperação viária em diferentes bairros da cidade. Nesta terça-feira (14), o prefeito em exercício, Alysson Bestene, acompanhou o andamento das obras nos bairros Montanhês, Jorge Lavocart e Vitória, junto ao secretário adjunto Lucas Guerra e ao diretor de obras José Maurício.

No bairro Vitória, as intervenções abrangem 56 ruas que integram o programa Ruas do Povo, muitas das quais estavam em condições críticas devido à falta de prestação de contas de convênios firmados por gestões anteriores. Até o momento, 32 ruas já foram recuperadas e estão em processo de entrega à Caixa Econômica Federal, com o objetivo de atender às exigências para a finalização do programa.

No Jorge Lavocart, a pavimentação de nove ruas utiliza recursos do Programa Calha Norte, totalizando R$ 3 milhões. O método adotado, com tijolos maciços, beneficia tanto a infraestrutura local quanto a economia da região, gerando empregos diretos e indiretos desde a produção do material até a execução das obras. No bairro Montanhês, o mesmo método de pavimentação está em andamento.

Segundo a equipe técnica da prefeitura, o uso de tijolos permite maior flexibilidade nos trabalhos durante o período chuvoso e maior resistência às deformações que possam ocorrer. Além disso, os serviços têm sido acompanhados por moradores que destacam a melhoria nas condições de tráfego e na aparência das vias.

“Já concluímos 32 das 56 ruas previstas, todas com prestação de contas realizada e dentro dos padrões de qualidade. Isso é o nosso compromisso com a transparência e o uso responsável dos recursos públicos.” Alysson Bestene, prefeito em exercício de Rio Branco, durante visita às obras de pavimentação. Foto: Val Fernandes/Secom

As ações incluem serviços de tapa-buracos e pavimentação em diversas localidades, promovendo melhores condições de deslocamento e qualidade de vida para a população.

Fotos: Val Fernandes/Secom

Continue Reading

Assessoria

Cooperados da Cooperxapuri recebem pagamento de bonificação por serviços socioambientais

Published

on

Texto e fotos: Andréia Oliveira

O primeiro pagamento de serviços socioambientais pela produção da castanha do Brasil para os cooperados da Cooperxapuri aconteceu na última sexta-feira, (10), durante a Assembleia Ordinária realizada na sede da cooperativa em Xapuri.

130 produtores agroextrativistas foram beneficiados com o pagamento da bonificação do Selo Biodiesel Social (SBS) de R$ 6,00 por lata de castanha, totalizando R$ 274 mil reais pagos pela Grupo Amaggi como compensação pela emissão de carbono.

O Selo Biocombustível Social (SBS) é um componente de identificação concedido pelo Mapa às Unidades Produtoras de Biodiesel (UPB) que incluírem em seus arranjos produtivos agricultores familiares enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). O selo promove a inclusão socioprodutiva, contribuindo para a geração de emprego e renda, por meio do fornecimento da matéria-prima da agricultura familiar para a produção do biodiesel.

Durante a Primeira Assembleia Ordinária da Cooperxapuri de 2025, foram destacados avanços importantes, como o pagamento do bônus de Serviço Socioambiental (SBS) pelo Grupo Amaggi, e a necessidade de diversificação produtiva para garantir a sustentabilidade econômica e ambiental das unidades rurais. O presidente da Cooperxapuri, Sebastião Aquino, evidenciou a satisfação da cooperativa ter recebido, juntamente com os sócios, a bonificação em dinheiro pela produção sustentável.

“Estamos realizando a primeira Assembleia Ordinária da Cooperxapuri de 2025, e este ano o diferencial é que estamos fazendo o repasse do SBS, um bônus que o Grupo Amaggi está pagando em cima da venda da castanha. Esse recurso está sendo dividido entre a Central, a cooperativa singular, que é a Cooperxapuri, e os cooperados.

Além disso, estamos apresentando para os cooperados a importância de diversificar a produção. Já somos carro-chefe na produção da borracha, temos uma importância grande na cadeia da castanha do Brasil, e devemos avançar na produção do café, das frutas e de outros produtos.

Nós acreditamos que uma colocação ou uma unidade produtiva rural é sustentável quando ela tiver uma variedade de três a cinco produtos, ou mais que isso. Assim, no momento em que um produto estiver em baixa, outro estará em alta.

A gente acredita que a melhoria da família está diretamente ligada ao aumento real da renda. Nosso maior princípio é a produção sustentável, e esse repasse que está sendo feito é o pagamento de serviço socioambiental.”

Estiveram presentes na atividade o presidente do Sistema OCB, Valdemiro Rocha, o presidente do Conselho Nacional dos Seringueiros (CNS), Júlio Barbosa, o superintendente da Cooperacre, Manoel Monteiro, a representante da Amoprex, Leide Aquino, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri, Paulo Pinheiro, entre outros.

Continue Reading

Notícias

Prefeitura de Rio Branco anuncia mudanças no IPTU para 2025 e esclarece dificuldades na emissão de carnês

Published

on

A Prefeitura de Rio Branco detalhou alterações previstas para o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2025 e explicou os problemas enfrentados por contribuintes na emissão de boletos referentes ao exercício de 2024.

De acordo com o secretário municipal de Finanças, Wilson Leite, as dificuldades relatadas não foram causadas por falhas no sistema, mas por procedimentos administrativos impostos pelos bancos. Ele afirmou que o bloqueio de acessos às contas públicas, ocorrido após o fim do exercício fiscal de 2024, é uma prática comum nesse tipo de transição, demandando tempo para regularização e publicação de decretos.

“Na verdade, foi um procedimento que os bancos adotam de tirar esses acessos para depois nós pleitearmos novamente os saldos dessas contas. Então, não foi problema de sistema, foi um problema da burocracia mesmo que é imposta pela rede bancária”, explicou Wilson Leite.

Mudanças para 2025

A principal mudança anunciada para o IPTU de 2025 é a alteração da data de vencimento, que passa a ser 30 de abril. A medida visa evitar problemas decorrentes de alagações recorrentes nos meses de fevereiro e março, como explicou o secretário.

“O imposto será dividido em até oito parcelas, com vencimento final em novembro de 2025. Decidimos já jogar para abril, que é um momento em que sabemos se teve ou não a alagação na cidade.”

Os descontos para pagamento à vista permanecerão inalterados: 20% para contribuintes sem dívidas anteriores e 10% para quem possui débitos, mas optar pelo pagamento integral. Aqueles que optarem por parcelar dívidas de exercícios anteriores não terão direito ao desconto.

Outra novidade é a retomada da campanha “IPTU em Dia Dá Prêmio”, que premiará contribuintes adimplentes com um carro, assim como ocorreu em 2023.

Arrecadação e impacto

Segundo Wilson Leite, se todos os contribuintes pagassem seus impostos em dia, a arrecadação anual poderia chegar a R$ 70 milhões, valor que seria revertido em serviços e melhorias para a população. Em 2023, a arrecadação total foi de R$ 56 milhões, incluindo dívidas ativas e pagamentos do exercício vigente.

“A gente está aqui com o parcelamento, fora o Refins, para evitar qualquer procedimento judicial. Nos ajudem, botem em dia”, reforçou o secretário.

As mudanças visam simplificar o pagamento e minimizar os impactos de eventos climáticos, promovendo maior adesão ao tributo.

Continue Reading

Tendência