Com o objetivo de fortalecer a cultura do café na região do Vale do Juruá, a Organização das Cooperativas Brasileiras no Acre (Sistema OCB/Sescoop) promoveu em parceria com a Prefeitura de Cruzeiro do Sul e a Coopercafé, um curso de Cooperativismo para mais de 60 cooperados e interessados no tema, neste sábado, 2, no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UNB), no Centro de Cruzeiro do Sul.
O curso visa capacitar os participantes sobre os fundamentos e valores do cooperativismo. O conteúdo programático prevê apresentar habilidades que vão permitir ao aluno efetuar atividades de assessoramento no processo de constituição de cooperativas, planejamento e execução de processos técnico-administrativos voltados a cooperativas de diversas modalidades e ramos.
Os facilitadores da capacitação foram o Superintendente do Sistema OCB/Sescoop no Acre, Émerson Gomes e o Gerente de Desenvolvimento de Cooperativas da instituição, Rodrigo Forneck.
O curso contou com a presença de produtores rurais de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Marechal Thaumaturgo e Porto Walter.
Coops no Juruá
No Vale do Juruá existem 10 cooperativas ativas e regulares ligadas ao Sistema OCB, entre elas a Coopercafé, Cooperfarinha, Coopersonhos, Central Juruá, Juruá Alimentos, Cooptrans, Cooptrace, Cooperpeixes, Coopfrutos, Coapex, que atuam nos ramos da agricultura familiar, do transporte e tem forte produção da farinha, reconhecida internacionalmente pela qualidade e também do café.
União de esforços para fortalecer o cooperativismo
O prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, destacou a união de esforços em prol do fortalecimento do cooperativismo na região e agradeceu as autoridades presentes pela parceria e apoio.
“O que vemos aqui nesse grandioso e importante evento, é a união de muitas forças, de muitas mãos, com muita representatividade política numa verdadeira aliança pelo fortalecimento da agricultura familiar, da produção e cooperativismo”, destacou.
Zequinha Lima acrescentou que em em Cruzeiro do Sul já tem 480 mil pés de café plantado em mais de 120 hectares de área plantada de café. “A gente precisa a partir de agora preparar esse ambiente para que a gente possa ter a estrutura necessária para receber esses cafeicultores a partir do momento que a sua lavoura já estiver conseguindo dar frutos. Agradeço a todas as instituições parceiras presentes neste evento”, disse.
Segundo o presidente da Coopercafé, Jonas Lima, a cultura do café na região está em franco crescimento, atualmente existem 1 milhão e 800 mil pés de café plantados que deve impulsionar e fortalecer a economia e o desenvolvimento dos municípios do Juruá.
“Estamos apostando muito na cultura do café e no cooperativismo como modelo de negócio para melhorar a vida das pessoas e como ferramenta para desenvolver nossos municípios e aquecer a economia. Esse curso é muito importante porque vem para trazer mais conhecimento aos produtores sobre o cooperativismo, é um pré-requisito inclusive para quem pretende adentrar na Coopercafé e em outra cooperativa, somos muito gratos ao Sistema OCB/Sescoop pela parceria e incentivo e também a todos os parceiros em nome da Prefeitura de Cruzeiro do Sul, que foi fundamental para a realização dessa capacitação”, enfatizou Jonas Lima.
Durante a solenidade de abertura do curso o senador da República Alan Rick aproveitou a oportunidade para anunciar a destinação de emendas parlamentares no valor de R$ 1 milhão para fortalecer a cultura do café na região.
“Sou um entusiasta do cooperativismo, da produção e agricultura familiar, o que meu mandato puder fazer para fortalecer e ajudar a desenvolver nossas cooperativas e os produtores, eu o farei, hoje trago aqui boas notícias com a destinação de emendas para fortalecer o setor e a cadeia produtiva do café, mas para além disso, reforço meu compromisso de ajudar a desenvolver nosso estado e o cooperativismo é um dos caminhos, podem contar com a minha parceria”, destacou o parlamentar.
O superintendente do Sistema OCB no Acre, Émerson Gomes, enfatizou o papel do Sistema que representa as cooperativas no Brasil e o processo de fortalecimento das cooperativas do Juruá.
“Essa é nossa atribuição, atuar pelo fortalecimento do cooperativismo no nosso estado. Aqui no Juruá temos muitas potencialidades como a farinha e o café, mas também existem cooperativas do ramo de transporte e do crédito, esse processo de organização do cooperativismo passa pela formação, pela gestão e regularidade das cooperativas, nós estamos prontos e abertos a ajudar a todos que queriam entrar no cooperativismo, aproveito para parabenizar a Coopercafé e a Prefeitura de Cruzeiro do Sul pela iniciativa de realizar o curso”, pontuou.
Evento prestigiado
Estiveram presentes na abertura do curso o senador da República Alan Rick; o prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima; o presidente da Assembleia Legislativa Luiz Gonzaga; os deputados estaduais Nicolau Júnior, Edvaldo Magalhães e Luiz Tchê, licenciado e atual Secretário de Estado de Agricultura; o superintendente do Incra, Márcio Alercio; o superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Acre, Cesário Braga; Assur Mesquita, Superintendente do Ministério da Pesca no Acre, Paulo Ximenes; Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia; a secretária de Produção da Prefeitura de Mâncio Lima, Alana Souza, diretora da Secretaria de Produção da Prefeitura de Cruzeiro do Sul, Aldenir Menezes, entre outras autoridades.
O Laboratório de Estudos Geopolíticos da Amazônia Legal no Acre realiza o workshop “Introdução aos Estudos Legislativos”, de 18 e 20 de novembro. O Curso é ministrado pelo professor do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Fabiano Santos, de forma presencial no Auditório Adriana Santelli, localizado no Centro de Convenções da Universidade Federal do Acre.
Voltado a estudantes, pesquisadores e profissionais, o workshop visa apresentar aos participantes os fundamentos teóricos e metodológicos da moderna análise do funcionamento do Poder Legislativo nas democracias contemporâneas. Procura também mostrar como tal aparato foi absorvido nos estudos sobre a política brasileira desde a transição democrática iniciada nos anos 80 do século passado. Além disso, se debruça sobre como aplicar instrumentos e técnicas para a pesquisa de Assembleias Legislativas.
A programação do curso abrange três aulas principais, cada uma focada em temas fundamentais para a compreensão do funcionamento do Legislativo, abordando a teoria geral e perspectivas de análise; teoria brasileira e o estudo de legislativos estaduais. As aulas objetivam proporcionar uma visão abrangente das teorias e práticas do Legislativo brasileiro, com enfoque tanto em análises gerais quanto em estudos específicos de casos estaduais.
O workshop oferece uma oportunidade valiosa para aprofundar o entendimento sobre o Legislativo brasileiro e refletir sobre suas dinâmicas, tanto em âmbito federal quanto estadual, utilizando exemplos práticos e teóricos.
Durante a abertura do workshop, foi realizado também o lançamento do documentário “Viver para a terra: o caso de Rondônia”, que aborda a questão agrária de forma analítica em Rondônia, produzido com o apoio do Instituto Clima e Sociedade (ICS) e da Iniciativa Amazônia + 10.
Estiveram presentes no ato de lançamento a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufac, professora Margarida Lima de Carvalho; a diretora do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Ufac, professora Georgia Pereira Lima; o presidente do Sistema OCB no Acre, Valdemiro Rocha; o superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar no Acre, Cesário Braga; o secretário Executivo da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes); o superintendente da Secretaria do Patrimônio da União no Acre, Tiago Mourão; a representante da Pró-reitoria de Extensão, Keiti Pereira; o coordenador da Unisol no Acre, Carlos Omar; e os vereadores eleitos André Kamai (PT) e Bruno Morais (PP).
Realização
O workshop é uma realização da Universidade Federal do Acre (Ufac); Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH); Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propeg); e Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex). O evento conta com o apoio da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB/AC); Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac); Iniciativa Amazônia +10; e Escola de Contas do Tribunal de Contas do Estado (TCE/AC).
O empresário Phelippe Daou Júnior, CEO do Grupo Rede Amazônica, está em Rio Branco nesta semana, onde realiza uma série de visitas estratégicas. Nesta terça-feira (19), ele visitou as instalações da Cidade Publicidade e Propaganda e da Wave Produções, lideradas pelo empresário acreano Wagner Lucena, CEO do grupo WL. Durante a visita, a conversa girou em torno das tendências e desafios do marketing e da produção de conteúdos voltados para a região amazônica.
À frente de um dos maiores grupos de comunicação regional do Brasil, Daou Júnior tem se destacado pela modernização da Rede Amazônica, com foco na ampliação de sua presença no meio digital e na valorização da cultura e diversidade da Amazônia. O grupo, com sede em Manaus, opera em estados como Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima e Amapá, com atuação em televisão, rádio e plataformas digitais.
Wagner Lucena apresentou a estrutura da Cidade Publicidade, que conta com uma carteira diversificada de clientes e oferece soluções criativas em comunicação e produção audiovisual. “Receber o Phelippe e compartilhar nossas experiências é uma grande oportunidade. Ele tem uma visão importante sobre o mercado de comunicação e está desenvolvendo ações que ampliam os negócios e promovem um atendimento mais eficiente para a população e os clientes da região”, destacou Lucena.
Lucena também comentou sobre o potencial do mercado regional de marketing e comunicação para crescer e inovar. “Estamos próximos de completar 30 anos no mercado e temos investido em grandes ações para fortalecer nossas operações. Foi enriquecedor apresentar nossa estrutura e trocar ideias sobre o futuro do setor na Amazônia”, completou.
Para os empresários, o encontro reforça a importância da integração e de iniciativas que promovam a valorização do mercado local e regional. A união de esforços entre o Grupo Rede Amazônica e a Cidade Publicidade tem sido essencial para impulsionar o desenvolvimento de soluções modernas e sustentáveis na comunicação voltada para a região amazônica. Wagner Lucena, que também integra o Conselho Fiscal do SINAPRO (Sindicato das Agências de Propaganda), destacou a relevância dessa parceria para fortalecer o mercado e promover ações que valorizem o potencial criativo e econômico da Amazônia. A visita também contou com a presença de Flávia Meneses, diretora da afiliada da Rede Amazônica no Acre.
A jornalista, advogada e ativista Eli Pontes lançou um novo projeto voltado para discussões aprofundadas sobre temas ambientais, sociais, política e culturais. Jornalista com experiência e atuação na advocacia ambiental e militância em causas socioambientais, Eli apresenta o canal “Eli Cast”, uma plataforma de entrevistas e debates que se propõe a abordar temas urgentes como mudanças climáticas, preservação ambiental, justiça social e direitos humanos.
O mais novo episódio de “Eli Cast”, foi transmitido ao vivo hoje, dia 14 de novembro às 10h no YouTube, trouxe uma discussão sobre a COP29 e os impactos das mudanças climáticas. Eli contou com a participação de Binho Zavaski, analista ambiental do ICMBIO/MMA, e Carlos Maroja, juiz da Vara do Meio Ambiente do TJDFT. Os convidados compartilharam suas perspectivas e experiências sobre os desafios e avanços no combate à crise climática, tema central da COP29.
Disponível no YouTube no canal @EliCastporEliPontes, o “Eli Cast” é mais uma afirmação da dedicação de Eli Pontes em estimular o diálogo sobre os principais desafios socioambientais da atualidade. A iniciativa visa engajar o público e ampliar a conscientização sobre temas urgentes, refletindo o compromisso de Eli em informar e sensibilizar a sociedade.
Acesse o canal Eli Cast no YouTube, inscreva-se para acompanhar cada episódio e compartilhe com quem se interessa por questões ambientais, culturais, políticos e sociais. Como convida a própria Eli Pontes: “Venha fazer parte desse espaço de diálogo e informação, onde juntos podemos discutir os desafios que enfrentamos e buscar soluções para um futuro mais sustentável e justo.” Sua participação é fundamental para ampliar o alcance dessas discussões!