Nos últimos três anos, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) ampliou os trabalhos de manutenção na BR-364 no Acre, em resposta aos problemas acumulados durante o período de 2019 a 2022, quando a rodovia sofreu com falta de recursos e serviços interrompidos. Entre 2023 e 2025, já durante o governo do presidente Lula, o órgão federal executou ações em todos os lotes da estrada e iniciou a preparação para a reconstrução definitiva do trecho entre Sena Madureira e Cruzeiro do Sul, com macadame hidráulico.
“De 2019 a 2022, tivemos poucos recursos. Com isso, a estrada veio com pouca manutenção, e bastaram quatro ou cinco meses de inverno para voltar a apresentar os problemas graves que conhecemos”, explicou o superintendente do DNIT no Acre, Ricardo Araújo. Durante esse período anterior, foram aplicados R$ 432 milhões nas rodovias acreanas pelo DNIT. A partir de 2023, o orçamento destinado ao órgão no Acre aumentou: foram R$ 300 milhões em 2023, R$ 530 milhões em 2024 e R$ 413 milhões já em 2025.
Entre as ações executadas estão tapa-buracos, correção de pista, recuperação de erosões com o uso de pedras, reforço de drenagem e implementação do macadame hidráulico – solução considerada mais resistente para os trechos com falência total do pavimento. “No ano passado fizemos quase 30 quilômetros de macadame. É pouco, mas foi o que deu para fazer com os recursos disponíveis. Este ano queremos fazer pelo menos mais 60 quilômetros”, disse Ricardo.
O DNIT também atuou em situações emergenciais, como a ponte sobre o Rio Caeté, em Sena Madureira, que sofreu novos deslocamentos em 2022. Segundo o superintendente, “a estrutura foi construída em uma área com solo de péssima qualidade, o que provoca movimentações constantes. Fizemos reforços com chapas metálicas, monitoramento eletrônico e, em paralelo, estamos trabalhando no projeto de uma nova ponte”.
Além das manutenções, o órgão finalizou projetos para reconstrução de trechos da estrada. A primeira licitação está prevista para setembro de 2025, com início dos serviços entre Sena Madureira e o entroncamento com o Ramal da Liberdade. “Essa BR não aguenta mais manutenção. Os serviços emergenciais são para garantir a trafegabilidade. A reconstrução é a solução definitiva”, afirmou Ricardo.
A BR-364 liga o Baixo ao Alto Juruá e é a única via terrestre entre Rio Branco e os municípios de Tarauacá, Feijó, Cruzeiro do Sul, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Rodrigues Alves. A precariedade da estrada afeta diretamente o transporte de pessoas, o escoamento da produção e o acesso a serviços de saúde e educação. Segundo Ricardo Araújo, “essa não é uma estrada com valor econômico, é uma estrada social. É preciso respeito com a população do interior do Acre”.