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Educação

Prefeitura de Rio Branco inicia obras de adequação em Escola de Educação Infantil

Escola Luiza Carneiro Dantas receberá reformas estruturais e adequações

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A Prefeitura de Rio Branco deu início às obras na Escola de Educação Infantil Luiza Carneiro Dantas, abrangendo reformas estruturais, acessibilidade, cozinha, depósitos e construção de reservatório de água. A diretora da escola, Adejane Pereira, destacou a urgência das intervenções, citando problemas como goteiras, caixa d’água e acessibilidade nas salas de aula.

“Escolas do passado precisam se adequar à legislação atual, garantindo acessibilidade e ampliação quando possível. Esta gestão está comprometida em realizar esses sonhos.” – Secretária Municipal de Educação, Nabiha Bestene.

O prefeito Tião Bocalom assinou a ordem de serviço com prazo de execução estabelecido em 150 dias, ressaltando a necessidade de cumprir termos de adequação negligenciados por gestões anteriores. A Secretária Municipal de Educação, Nabiha Bestene, afirmou que outras escolas também passarão por intervenções, visando atender às normas de acessibilidade e ampliação necessárias.

Com informações da Assecom – (Foto: Evandro Derze/Assecom)

Educação

Projeto EducAleac leva aulas preparatórias para o ENEM a aldeia indígena no Acre

Iniciativa da Assembleia Legislativa expande suas ações e oferece curso pré-ENEM para jovens da etnia Shanenawa, promovendo inclusão educacional e novas oportunidades de formação superior.

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O projeto EducAleac, da Assembleia Legislativa do Estado do Acre (ALEAC), oferece aulas preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e, em 2024, pela primeira vez, expandiu suas ações para uma aldeia indígena. A iniciativa, que está em seu oitavo ano, proporciona aulas presenciais e remotas para estudantes da rede pública em várias regiões do estado. Recentemente, uma equipe da Escola do Legislativo foi até a aldeia Morada Nova, na zona rural de Feijó, onde vivem 680 indígenas da etnia Shanenawa, para ministrar aulas aos jovens inscritos no ENEM.

O projeto levou professores de disciplinas como Biologia, Redação, Química e História, que ofereceram seis horas de aulas intensivas para cerca de 30 indígenas. A diretora da Escola do Legislativo, Michelle Andressa da Silva, destacou que a inclusão dos povos indígenas no programa é um avanço significativo, já que muitos não tinham acesso a um curso preparatório.

A jovem Luana Brandão Shanenawa, uma das participantes, destacou a importância da iniciativa, já que deseja cursar Odontologia, mas enfrenta dificuldades de acesso ao ensino superior. O cacique Carlos Brandão Shanenawa, líder da comunidade, também expressou sua gratidão pelo projeto, que abre novas oportunidades para os jovens da aldeia continuarem seus estudos. A mesa diretora da ALEAC deu total apoio à expansão do projeto, que oferece aulas na capital Rio Branco e em outras cidades.

Fonte: Assessoria Aleac

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Educação

Estudantes indígenas pedem mais espaço e apoio nas universidades brasileiras

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Durante o XI Encontro Nacional dos Estudantes Indígenas, participantes entregaram uma carta de reivindicações no Senado e na Câmara, pedindo a criação de uma universidade voltada para povos indígenas e a inclusão da ciência indígena no ensino superior.

No XI Encontro Nacional dos Estudantes Indígenas, cerca de mil estudantes de mais de 100 povos se reuniram em Brasília para discutir a presença indígena nas universidades. Entre as demandas, está a criação de uma universidade exclusiva para povos indígenas, com currículos adaptados às suas realidades. Os estudantes também solicitaram a inclusão da ciência indígena nas grades acadêmicas e relataram os desafios de preconceito e adaptação nas instituições. Uma carta de reivindicações foi entregue em audiências no Senado e na Câmara, reforçando a necessidade de apoio e políticas específicas para estudantes indígenas.

Foto: Bruno Spada / CÂMARA DOS DEPUTADOS

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Educação

Ifac celebra 14 anos com lançamento de livro e inauguração de galeria de reitores

Evento marca despedida da reitora Rosana Cavalcante dos Santos e homenagens por sua contribuição à educação profissional no Acre

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O Instituto Federal do Acre (Ifac) celebrou seus 14 anos com o lançamento de um livro digital que retrata a trajetória da instituição e a inauguração de uma galeria de reitores, em um evento marcante realizado no dia 18 de setembro de 2024, no auditório da reitoria, em Rio Branco. A cerimônia também marcou a despedida da reitora Rosana Cavalcante dos Santos, que esteve à frente do Ifac por mais de dez anos, primeiro como reitora pró tempore e depois como a primeira reitora eleita da instituição, com dois mandatos consecutivos.

O livro digital, intitulado “Instituto Federal do Acre: Olhares, Memórias e Trajetórias da Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Estado do Acre”, foi lançado pela Editora do Ifac (Edifac) e abrange os principais momentos da história do instituto, desde a sua fundação até os avanços conquistados em seus 14 anos de existência. A obra foi organizada por Rosana Cavalcante, Kelen Gleysse Maia Andrade, diretora-chefe da Edifac, e Evaldo Pereira Ribeiro, diretor de Comunicação do Ifac.

Na segunda parte do evento, Rosana Cavalcante foi homenageada pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) com a “Comenda Luiz Inácio Lula da Silva”, em reconhecimento à sua contribuição à educação profissional no Brasil. A gestora também recebeu homenagens de colegas e servidores do Ifac, e a cerimônia foi concluída com a inauguração da galeria de reitores, que celebra os líderes que contribuíram para o crescimento da instituição ao longo dos anos.

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