Connect with us

Notícias

Presidente Lula participou em Paris do evento Power Our Planet

Lula diz que países ricos têm que financiar proteção das florestas

Published

on

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva responsabilizou os países ricos pela crise climática ao discursar para uma multidão, na tarde desta quinta-feira (22), em Paris, no encerramento do evento Power Our Planet. A participação no evento ocorreu a convite de Chris Martin, vocalista da banda britânica Coldplay.

“Não é o povo africano que polui o mundo, não é o povo latino-americano que polui o mundo. Na verdade, quem poluiu o planeta nos últimos 200 anos foram aqueles que fizeram a Revolução Industrial. E, por isso, têm que pagar a dívida histórica que têm com o planeta Terra”, afirmou Lula, que foi muito aplaudido durante o discurso.

O festival Power Our Planet é um evento paralelo à Cúpula para o Novo Pacto Financeiro Global, que busca ampliar esforços para ajudar países pobres e emergentes a lidarem com os problemas das mudanças climáticas. O evento foi realizado no Campo de Marte, em frente à Torre Eiffel, e também contou com a presença de líderes do Timor-Leste, Barbados, Gana e Quênia, além da prefeita de Paris, Ane Hidalgo.

Lula destacou a Amazônia em números, ao lembrar que a maior floresta tropical do planeta está inserida em oito países sul-americanos e abriga mais de 400 povos indígenas e seus mais de 300 idiomas. “A Amazônia é a maior floresta tropical do mundo e responde por 40% das florestas tropicais do planeta. Representa 6% da superfície e tem o rio mais caudaloso da Terra”, ressaltou o presidente.

Paris, França, 22.06.2023 – Presidente Lula discursa no evento “Power Our Planet”, em Paris. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Um dos momentos mais aplaudidos foi quando Lula reafirmou o compromisso de zerar o desmatamento na floresta até 2030.

“Quando tomei posse, em 1º de janeiro, assumi a responsabilidade de que, até 2030, teremos desmatamento zero na Amazônia. A Amazônia é um território soberano do Brasil, mas, ao mesmo tempo, pertence a toda humanidade. E, por isso, faremos todo o esforço para manter a floresta de pé”, afirmou.

Ao encerrar seu discurso, Lula fez o convite para que a comunidade internacional compareça à Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), em 2025, que será realizada em Belém.

Agenda em Paris

Lula chegou a Paris ainda pela manhã. O presidente está na capital francesa para participar da Cúpula para o Novo Pacto Global de Financiamento, promovida pelo presidente Emmanuel Macron.

A cúpula conta com a participação de mais de 300 entidades públicas, privadas ou não governamentais, incluindo mais de 100 chefes de Estado. Nela, Lula vai defender que o combate às mudanças climáticas precisa ser acompanhado de ações contra a pobreza.

No primeiro compromisso do dia, ele se reuniu com o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa. No encontro, os dois líderes falaram sobre a cúpula do Brics – bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul -, que ocorre entre os dias 22 e 24 de agosto em Johanesburgo, na África do Sul. De acordo com a Presidência, Lula e Ramaphosa também discutiram opções para solução pacífica do conflito entre Rússia e Ucrânia.

Lula também se reuniu com o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel Bermúdez, e com a ex-presidente do Brasil e atual presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, Dilma Rousseff. Com o cubano, Lula tratou sobre as potencialidades para aumentar a cooperação em áreas de interesse dos dois países e sobre assuntos relativos à conjuntura mundial. O presidente também tinha audiências com o primeiro-ministro do Haiti, Ariel Henry, e com o presidente da COP28 nos Emirados Árabes, Sultan al Jaber.

Lula ainda terá um encontro bilateral com Macron nesta sexta-feira (23), após o encerramento da cúpula, quando o presidente brasileiro fará seu discurso oficial. A comitiva de Lula só deve retornar ao Brasil no fim de semana.

Itália

Antes de desembarcar em Paris, Lula cumpriu uma agenda de dois dias em Roma, na Itália. Ele se reuniu com o presidente Sergio Matarella e com a primeira-dama Giorgia Meloni.

Lula também visitou o papa Francisco, no Vaticano, onde discutiram temas como combate à fome e guerra na Ucrânia. Ainda na Itália, o presidente visitou o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri, em retribuição à solidariedade do italiano quando Lula esteve preso em Curitiba, em 2018 e 2019.

Por Pedro Rafael Vilela – Repórter da Agência Brasil – Brasília 

Notícias

Comunidade prestigiou e viveu o espírito natalino na abertura da programação de Natal no Palácio Rio Branco

Cantata de Natal da Escola de Música do Acre emociona público na esplanada do Palácio Rio Branco

Published

on

A abertura oficial da programação natalina de 2023, foi realizada pelo governo do Acre na esplanada do Palácio Rio Branco na noite de sexta-feira, 1º de dezembro, e contou com a presença do público. O evento foi marcado pela Tradicional Cantata de Natal, que é formada pelo coro e orquestra dos alunos da Escola de Música do Acre (Emac), sob a regência do maestro Afonso Portela, juntamente com a participação do Coletivo de Cordas Fracionadas da Universidade Federal do Acre (Ufac).

A governadora em exercício, Mailza Assis, enfatizou a relevância do evento para as famílias do Acre, convidando a comunidade a participar das celebrações natalinas programadas até o dia 23 de dezembro. A presença notável do público refletiu o apoio e entusiasmo da comunidade local às apresentações previstas, que incluem corais, bandas, peças teatrais e manifestações culturais populares.

“Natal  simboliza amor, renascimento. Muito lindo ver as crianças, que se dedicaram tanto em ensaios. Quero convidar todas as famílias acreanas para vir prestigiar” Mailza Assis, Vice-governadora

O evento recebeu a presença de várias autoridades, como os secretários de estado e o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom. A população compareceu, lotando a praça do Palácio.

Foto: Felipe Freire/Secom

Continue Reading

Notícias

Promovendo qualidade de vida e ambientes urbanos sustentáveis: O Compromisso de Rio Branco com seus Parques

Rio Branco investe na preservação dos parques urbanos, promovendo bem-estar, convívio social e qualidade de vida

Published

on

Parques urbanos não são apenas os ‘pulmões’ das cidades; eles desempenham um papel essencial na luta contra a poluição, promovem a biodiversidade e ajudam a regular a temperatura e umidade nos centros urbanos. Além disso, esses espaços verdes são fundamentais para a coesão social, proporcionando locais de encontro e lazer para a comunidade. A atenção dedicada à preservação desses parques reflete não apenas uma preocupação ambiental, mas também um compromisso com o bem-estar e a qualidade de vida dos habitantes urbanos.

Estudos destacam a relevância dos parques urbanos na dinâmica das cidades, ressaltando-os como espaços fundamentais para o lazer, preservação ambiental e integração social. Pesquisas evidenciam que uma parcela significativa da população reserva tempo para o lazer e visita parques pelo menos uma vez por semana, aproveitando esses locais próximos às suas residências. Os benefícios do convívio em parques urbanos para a qualidade de vida impactam positivamente tanto na saúde física quanto mental, proporcionando momentos de lazer e contato direto com a natureza. Isso ressalta a importância dos parques na promoção de uma melhor qualidade de vida para os indivíduos, e a necessidade de atenção à conservação desses ambientes.

Em Rio Branco, a Prefeitura tem se empenhado na conservação dos parques urbanos, com a limpeza e modernização da iluminação desses espaços, sempre buscando torná-los um ambiente mais agradável e seguro para os cidadãos. O Secretário Municipal de Cuidados com a Cidade, Joabe Lira, enfatizou a abrangência das atividades de manutenção, limpeza e modernização da iluminação nos seis parques da cidade. Ele salientou o compromisso contínuo em oferecer ambientes saudáveis e propícios para atividades físicas e convívio social.

Equipes especializadas da Secretaria têm executado trabalhos como roçagem, remoção de entulhos e reparos em passarelas em toda a extensão do Parque da Maternidade, promovendo ambientes mais convidativos para os frequentadores. O secretário ressaltou a importância desses locais como espaços de integração social e prática esportiva, principalmente durante o período de reuniões familiares durante as férias. Ele explicou a modernização da iluminação, priorizando a segurança e a comodidade dos frequentadores, que buscam usufruir dos parques em diferentes horários do dia.

O Secretário Municipal de Cuidados com a Cidade, Joabe Lira, enfatiza o compromisso de Rio Branco em oferecer ambientes saudáveis e bem-cuidados nos parques urbanos. Foto: Evandro Derze/Assecom

“Nosso objetivo é manter esses espaços limpos, pois são locais onde as pessoas realizam caminhadas e praticam esportes. Observamos uma frequência constante de caminhantes durante a manhã, tarde e até mesmo à noite. Nossa prioridade é promover o bem-estar e a saúde dos cidadãos, além de impulsionar o turismo. Estamos trabalhando para criar ambientes que não apenas proporcionem atividades saudáveis, mas também contribuam para a qualidade de vida e atratividade turística da cidade”, destacou o Secretário Joabe.

Continue Reading

Notícias

Prefeitura de Cruzeiro do Sul adianta campanha de vacinação contra Influenza em resposta à alta incidência da doença

Antecipação da imunização visa proteger grupos vulneráveis em meio ao aumento de casos de gripe na região

Published

on

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul, por intermédio da Secretaria de Saúde, deu início nesta terça-feira, 28, a uma campanha antecipada de vacinação contra a gripe Influenza. A medida, que normalmente ocorreria em abril de 2024, foi adiantada em resposta a estudos conduzidos pelo Ministério da Saúde, que evidenciaram uma alta incidência da doença neste período do ano.

A secretária municipal de saúde, Valéria Lima, anunciou a decisão de antecipar a campanha, destacando a necessidade urgente de proteger a população, principalmente crianças, idosos e pessoas com comorbidades, diante do aumento nos casos de Influenza observados na região.

“As campanhas iniciarão nos meses de outubro, novembro e dezembro, seguindo a nota técnica emitida após estudos do Ministério da Saúde. Estamos em um período sazonal com gripes, chuvas e um aumento preocupante nos casos de influenza. É fundamental que a população busque a imunização para evitar a suscetibilidade ao vírus até 2024”, enfatizou a secretária Valéria Lima.

As Unidades Básicas de Saúde estarão abertas das 8h às 19h para administrar as vacinas. Além disso, a prefeitura, por meio da secretaria de saúde, irá realizar buscas ativas em diversos grupos da comunidade, incluindo locais de atividades físicas, instituições de trabalho, cadastros de hipertensos, diabéticos, Centros de Idosos, APAE, APA, AMA, bem como visitas aos acamados.

Um dos desafios é a baixa adesão à vacinação, registrada em apenas 52% durante a última campanha. Valéria Lima fez um apelo à população para que procure as unidades de saúde e participe ativamente da campanha de imunização.

O prefeito Zequinha Lima reforçou a importância da adesão à vacinação para proteger os mais vulneráveis: “Devemos buscar a vacinação para proteger as pessoas que amamos, nossos filhos, nossos pais. Nossa equipe está empenhada em fazer chegar a vacina para aqueles que mais necessitam, precisamos também que a população faça a sua parte”.

A antecipação da campanha de vacinação contra a Influenza em Cruzeiro do Sul representa um esforço preventivo significativo para conter a propagação da doença na região. A população é convocada a comparecer às unidades de saúde e participar ativamente da campanha, contribuindo para a proteção coletiva.

Para mais informações sobre locais de vacinação e detalhes da campanha, os cidadãos podem buscar orientações nas Unidades Básicas de Saúde ou contatar a Secretaria de Saúde.

Com informações da Assecom

Continue Reading

Tendência