Parques urbanos não são apenas os ‘pulmões’ das cidades; eles desempenham um papel essencial na luta contra a poluição, promovem a biodiversidade e ajudam a regular a temperatura e umidade nos centros urbanos. Além disso, esses espaços verdes são fundamentais para a coesão social, proporcionando locais de encontro e lazer para a comunidade. A atenção dedicada à preservação desses parques reflete não apenas uma preocupação ambiental, mas também um compromisso com o bem-estar e a qualidade de vida dos habitantes urbanos.
Estudos destacam a relevância dos parques urbanos na dinâmica das cidades, ressaltando-os como espaços fundamentais para o lazer, preservação ambiental e integração social. Pesquisas evidenciam que uma parcela significativa da população reserva tempo para o lazer e visita parques pelo menos uma vez por semana, aproveitando esses locais próximos às suas residências. Os benefícios do convívio em parques urbanos para a qualidade de vida impactam positivamente tanto na saúde física quanto mental, proporcionando momentos de lazer e contato direto com a natureza. Isso ressalta a importância dos parques na promoção de uma melhor qualidade de vida para os indivíduos, e a necessidade de atenção à conservação desses ambientes.
Em Rio Branco, a Prefeitura tem se empenhado na conservação dos parques urbanos, com a limpeza e modernização da iluminação desses espaços, sempre buscando torná-los um ambiente mais agradável e seguro para os cidadãos. O Secretário Municipal de Cuidados com a Cidade, Joabe Lira, enfatizou a abrangência das atividades de manutenção, limpeza e modernização da iluminação nos seis parques da cidade. Ele salientou o compromisso contínuo em oferecer ambientes saudáveis e propícios para atividades físicas e convívio social.
Equipes especializadas da Secretaria têm executado trabalhos como roçagem, remoção de entulhos e reparos em passarelas em toda a extensão do Parque da Maternidade, promovendo ambientes mais convidativos para os frequentadores. O secretário ressaltou a importância desses locais como espaços de integração social e prática esportiva, principalmente durante o período de reuniões familiares durante as férias. Ele explicou a modernização da iluminação, priorizando a segurança e a comodidade dos frequentadores, que buscam usufruir dos parques em diferentes horários do dia.
O Secretário Municipal de Cuidados com a Cidade, Joabe Lira, enfatiza o compromisso de Rio Branco em oferecer ambientes saudáveis e bem-cuidados nos parques urbanos. Foto: Evandro Derze/Assecom
“Nosso objetivo é manter esses espaços limpos, pois são locais onde as pessoas realizam caminhadas e praticam esportes. Observamos uma frequência constante de caminhantes durante a manhã, tarde e até mesmo à noite. Nossa prioridade é promover o bem-estar e a saúde dos cidadãos, além de impulsionar o turismo. Estamos trabalhando para criar ambientes que não apenas proporcionem atividades saudáveis, mas também contribuam para a qualidade de vida e atratividade turística da cidade”, destacou o Secretário Joabe.
Sammy Barbosa Lopes, procurador de Justiça do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), foi incluído na lista tríplice para concorrer a uma vaga no Superior Tribunal de Justiça (STJ). A definição ocorreu em 15 de outubro, quando Barbosa recebeu 17 votos e foi um dos indicados.
A lista será enviada ao presidente da República, que selecionará um dos nomes indicados para passar por uma sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal. Após a sabatina e aprovação pela CCJ e pelo plenário do Senado, o escolhido será nomeado e empossado como ministro do STJ.
A nomeação de ministros do STJ é um processo que segue rigorosos critérios de escolha e validação, refletindo a importância do cargo e sua relevância para o sistema jurídico brasileiro.
Fonte: Agência de Notícias do MPAC – Com informações do STJ Foto: Agência Senado
Com a meta de vacina 32 mil pessoas contra a Influenza até o dia 26 de outubro, a prefeitura de Cruzeiro do Sul, através da Secretaria Municipal de Saúde, está intensificando as ações de busca ativa, vacinando os acamados, idosos, indo as escolas e residências para aumentar o quantitativo de vacinados. Da meta de vacinação de 32 mil, 10.231 pessoas já foram alcançadas somando 24% do público alvo, que são crianças, idosos, gestantes, puérperas, indígenas, trabalhadores da saúde, professores e pessoas com doenças crônicas.
A coordenadora do programa de Imunização de Cruzeiro do Sul Elaine Borges, a vacinação domiciliar com o objetivo de se aproximar da meta de vacinação. A ação continua após o dia 26, término da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza.
“O pessoal das unidades está indo vacinar os acamados, nas casas e escolas. Nossa meta para a gente vacinar contra a influenza é 32 mil e nós fizemos 10.231. Nós temos 24% de cobertura vacinal dos grupos prioritários. Mesmo que a campanha acabe a vacina continua nas unidades de saúde. Mesmo encerrando agora dia 26 ela continua nas unidades de saúde. Deixo bem claro acaba a campanha, mas a vacina continua nas unidades”, disse Elaine.
Na zona urbana o atendimento nas unidades de saúde é das 7h 19h de segunda a sexta-feira e na zona rural das 7h as 13h.
Dengue
Com relação a dengue, Cruzeiro do Sul já vacinou 3.469 pessoas e o município realiza busca ativa nas escolas para vacinar o público alvo entre 10 a 14 anos. Não há campanha de vacinação contra a doença mas os pais devem levar os filhos nesta faixa etária para tomar sua vacina.
Diante dos desafios impostos pela crise hídrica e os extremos climáticos que têm afetado o abastecimento em diversas regiões do país, a Prefeitura de Rio Branco tem intensificado os investimentos no sistema de distribuição de água, buscando garantir qualidade e eficiência no serviço. Com um investimento de R$ 4 milhões em novos equipamentos e a promessa de mais R$ 4,6 milhões em recursos vindos do Governo Federal, a gestão atual reforça o compromisso em assegurar água 24 horas por dia à população.
O prefeito Tião Bocalom destacou a importância da modernização das infraestruturas, que inclui a troca de tubulações antigas e a instalação de novos hidrômetros, além da perfuração de poços artesianos e a construção de lagoas para armazenar água durante o verão. No entanto, ele lembrou que a eficiência do sistema depende também da colaboração de todos.
Além de enfrentarem desperdícios na rede, muitas áreas da cidade sofrem com a baixa pressão da água, que deverá ser resolvida com os novos conjuntos de motores e bombas adquiridos pela prefeitura. Contudo, o desperdício de água e o uso indevido ainda são fatores que impactam diretamente o serviço. Assim, a prefeitura pede que a população use a água de maneira consciente e que todos regularizem o pagamento do consumo, fundamental para manter o sistema sustentável e permitir novos investimentos.
O diretor-presidente do Saerb, Enoque Pereira, reforçou que o atual momento exige responsabilidade compartilhada. “Estamos em um cenário em que a água se torna um bem cada vez mais precioso. Cada um de nós tem o dever de usar com sabedoria, evitando desperdícios e colaborando para que esse recurso vital esteja disponível a todos, de forma justa e eficiente”.