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Educação

PT relembra enorme contribuição de Marco Brandão para a educação do Acre

Luto e reconhecimento

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No dia 15 de outubro de 2023, Dia do Professor, o Acre e o Partido dos Trabalhadores (PT) do estado lamentaram profundamente a perda de Marco Antônio Brandão Lopes, um educador apaixonado e dedicado que deixou uma marca indelével na educação do Acre. Brandão, que faleceu neste dia, foi homenageado por lideranças, amigos e ex-companheiros de trabalho e militância por sua notável contribuição para o ensino e o aprimoramento da educação na região.

Tião Viana relembra a contribuição inestimável de Marco Brandão

Tião Viana, ex-governador do Acre e amigo próximo de Marco Brandão, recordou com carinho a contribuição marcante do educador para a educação do estado. Brandão foi seu ex-Secretário de Educação e desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento e avanço do sistema educacional acreano.

Durante sua gestão como Secretário de Educação e Esporte do Acre, Marco Brandão foi responsável por uma série de realizações. Destacam-se o estabelecimento do Centro de Idiomas do Acre, que proporcionou oportunidades para cerca de 80.000 jovens estudarem idiomas estrangeiros, a criação do Centro de Matemática, Ciências e Robótica em Rio Branco e Cruzeiro do Sul, e a entrega de milhares de tablets aos alunos. Além disso, ele liderou o programa de alfabetização de adultos “Quero Ler”, em parceria com o Banco Mundial, que alfabetizou mais de 49.000 pessoas. Sua dedicação também incluiu a consolidação do Plano de Cargos e Carreiras para os trabalhadores da educação e avanços significativos nos indicadores educacionais do Acre.

“…avanços nos indicadores que permitiram ao Acre alcançar os mais respeitados indicadores da Amazônia. Além de suas lições cotidianas de honradez, humanidade e companheirismo. Obrigado, admirável Marcos Brandão”, escreveu Tião, em publicação em seu Instagram.

Daniel Zen relembra seu querido mestre e colega na Ufac

Daniel Zen, presidente do PT do Acre e ex-deputado estadual, também prestou homenagem a Marco Brandão: “meu querido mestre”, escreveu. Além de ser um dos professores de Língua Portuguesa de Zen, Brandão desempenhou um papel fundamental como Diretor de Inovação da Secretaria de Estado de Educação quando Zen era secretário de Educação.

“Na UFAC, na UniNorte ou no Estado; em sala de aula ou na gestão educacional; na educação básica ou na educação profissional técnica; no ensino, pesquisa, extensão, avaliação e regulação do ensino superior, Marco devotou sua dedicação e competência para a melhora dos processos de ensino-aprendizagem e da vida de cada um de seus alunos. Descanse em paz, querido amigo! Que Deus te receba, de braços abertos e em bom lugar, na Morada Eterna!”, escreveu Zen, tem em sua rede social.

Nota de Pesar do PT do Acre pelo falecimento de Marco Brandão

O Partido dos Trabalhadores do Acre emitiu uma nota de pesar pelo falecimento de Marco Antônio Brandão Lopes. A nota enfatizou a importância de sua vida dedicada à melhoria da educação no Acre, destacando sua sólida formação acadêmica, suas responsabilidades administrativas e seu legado como professor assistente na Universidade Federal do Acre.

Confira a nota: 

Nota de Pesar pelo falecimento de Marco Antônio Brandão Lopes

É com profundo pesar que lamentamos o falecimento, neste domingo, 15, Dia do Professor, de Marco Antônio Brandão Lopes, importante companheiro do Partido dos Trabalhadores e ex-secretário de Estado de Educação. Sua partida representa uma perda irreparável para nossa comunidade e para a educação de nosso estado.

Marco Antônio Brandão Lopes dedicou sua vida ao aprimoramento da educação no Acre e ao avanço do ensino de língua materna. Com uma sólida formação acadêmica, que incluiu uma graduação em Licenciatura em Letras Português Inglês pela Universidade Federal do Acre e um mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, ele era um educador apaixonado e comprometido.

Sua carreira abrangeu uma série de realizações notáveis, incluindo seu papel como diretor executivo de assuntos acadêmicos da União Educacional do Norte, Diretor Presidente do Instituto de Desenvolvimento da Educação Profissional e Tecnológica Dom Moacyr Grechi, e, mais notavelmente, como Secretário de Estado de Educação e Esporte do Acre. Durante sua gestão, contribuiu significativamente para o desenvolvimento do sistema educacional do estado.

Além de suas responsabilidades administrativas, Marco Antônio Brandão Lopes também compartilhou seu conhecimento como professor assistente na Universidade Federal do Acre, onde deixou uma marca na formação de professores e na pesquisa colaborativa. Sua experiência abrangente nas áreas de Linguística, Língua Portuguesa, análise do discurso, Educação Básica e formação de professores o tornou uma figura respeitada no campo da educação.

Sua contribuição não se limitou ao ensino e à pesquisa, estendendo-se à gestão educacional, à regulação e à avaliação no ensino superior. Seu legado perdurará como um farol de inspiração para todos os que compartilham sua paixão pela educação e seu compromisso com a melhoria contínua da sociedade por meio do conhecimento. Além de ter estado sempre junto da militância e companheiros e companheiras do nosso partido.

Neste momento de luto, expressamos nossas mais sinceras condolências à família, amigos e colegas de Marco Antônio Brandão Lopes. Que sua memória continue a iluminar o caminho da educação e que seu legado continue a florescer nas futuras gerações.

Daniel Zen

Presidente do Partido dos Trabalhadores do Acre

Texto: Assessoria PT do Acre

Educação

MEC autoriza uso das notas do Enem de até três anos no Sisu 2026

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O Ministério da Educação anunciou que os candidatos ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2026 poderão utilizar as notas obtidas nas três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) — 2023, 2024 e 2025. A medida foi oficializada pelo Edital nº 22/2025, publicado no Diário Oficial da União em 20 de outubro, e representa uma mudança no processo de inscrição e classificação dos participantes.

Segundo o MEC, para efeito de classificação será considerada a melhor média ponderada do candidato entre as três edições do Enem disponíveis, conforme os pesos definidos pelo curso escolhido. A regra vale apenas para quem participou do exame como concluinte do ensino médio, ficando excluídos os treineiros.

O edital estabelece ainda o período de adesão das instituições de ensino superior ao Sisu 2026, que ocorrerá entre 27 de outubro e 28 de novembro, por meio da plataforma Sisu Gestão. As universidades e institutos federais interessados deverão ter encerrado a ocupação das vagas da edição anterior e poderão ajustar as informações e condições de participação durante o prazo de adesão.

O Sisu é o sistema informatizado criado pelo governo federal para unificar o processo seletivo das universidades públicas a partir das notas do Enem. Com uma única inscrição gratuita, o candidato pode disputar vagas em cursos de graduação de instituições de todo o país. Desde 2024, o programa passou a ter apenas uma edição anual, concentrando as ofertas de vagas para ingresso no primeiro e no segundo semestre do ano seguinte.

Na edição de 2025, o Sisu registrou 261.779 vagas em 6.851 cursos de graduação de 124 instituições públicas de ensino superior. Desse total, 254,8 mil estudantes foram aprovados — 128 mil pela ampla concorrência, 111 mil por meio do sistema de cotas e 14 mil em ações afirmativas próprias das instituições.

O MEC afirmou que a ampliação do período de validade das notas deve facilitar o acesso ao ensino superior e reduzir a necessidade de novos exames para quem busca reingresso ou mudança de curso.

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Educação

Ifac abre inscrições para cursos técnicos integrados e subsequentes com início em 2026

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O Instituto Federal do Acre (Ifac) abriu inscrições para estudantes que iniciarão o ensino médio em 2026 e para quem já concluiu essa etapa e busca formação técnica. As vagas são para cursos técnicos integrados e subsequentes oferecidos em unidades do Ifac localizadas em Cruzeiro do Sul, Rio Branco, Sena Madureira, Tarauacá, Xapuri e na Transacreana. As inscrições, gratuitas, seguem até as 17h do dia 31 de outubro.

De acordo com o edital, estão disponíveis 790 vagas para os cursos técnicos integrados, voltados a alunos que concluem o ensino fundamental em 2025. Nessa modalidade, o estudante cursa o ensino médio regular junto a uma formação técnica, recebendo ao final do ciclo tanto o diploma do ensino médio quanto o certificado do curso profissionalizante escolhido. As inscrições devem ser realizadas pelo site selecoes.ifac.edu.br, onde o candidato precisa informar dados pessoais e notas de Língua Portuguesa e Matemática presentes no histórico escolar.

O Ifac também oferece 200 vagas para os cursos técnicos subsequentes, voltados a pessoas que já concluíram o ensino médio e desejam capacitação profissional. Esses cursos têm duração de até dois anos e estão disponíveis nas unidades de Rio Branco e da Transacreana. As inscrições, com prazo idêntico ao dos cursos integrados, podem ser feitas no mesmo portal eletrônico. Ao término, o estudante recebe certificação técnica e pode atuar em diferentes setores do mercado de trabalho.

As informações detalhadas sobre cursos, vagas por unidade e documentos necessários estão disponíveis nos editais publicados no site do Ifac, acessíveis pelos links Edital 1048 para cursos integrados e Edital 1049 para os subsequentes.

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Educação

Restrição ao uso de celulares reduz acesso de adolescentes à internet nas escolas

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O acesso à internet por crianças e adolescentes em escolas brasileiras teve queda significativa em 2025, segundo o estudo TIC Kids Online Brasil, divulgado nesta quarta-feira (22) pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), ligado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). O levantamento mostra que a proporção de estudantes de 9 a 17 anos que usam a internet na escola caiu de 51% em 2024 para 37% neste ano.

De acordo com Luísa Adib, coordenadora da pesquisa, a redução está relacionada à lei que restringe o uso de celulares em escolas, aprovada no início do ano. “A gente começou a coleta da pesquisa em março, quando a medida de restrição de celular nas escolas já tinha sido implementada. Então, a gente pode ver uma relação entre a restrição do celular e a queda do acesso à internet na escola”, explicou. Ela acrescenta que o debate público sobre a proteção de crianças e adolescentes no ambiente digital também contribui para mudanças de comportamento e políticas mais restritivas dentro das instituições de ensino.

Embora o uso nas escolas tenha diminuído, o estudo indica estabilidade no número total de crianças e adolescentes com acesso à internet no país. Em 2025, 92% desse público afirmou usar a rede, resultado próximo aos 93% de 2024 e 95% de 2023, o que representa 24,6 milhões de usuários na faixa etária entre 9 e 17 anos. A principal forma de acesso continua sendo o celular, utilizado por 96% dos entrevistados, seguido por televisão (74%), computador (30%) e videogame (16%).

A pesquisa identificou ainda que 84% dos jovens acessam a internet de casa, enquanto apenas 12% o fazem na escola várias vezes ao dia. As atividades mais comuns incluem pesquisas escolares, realizadas por 81% dos usuários, seguidas por buscas sobre temas de interesse (70%), leitura de notícias (48%) e consultas sobre saúde (31%).

O levantamento também apontou aumento no número de crianças e adolescentes que nunca acessaram a internet. O grupo passou de 492 mil em 2024 para 710 mil em 2025. Ao mesmo tempo, 46% dos entrevistados afirmaram assistir frequentemente a vídeos produzidos por influenciadores digitais. “A gente queria entender que tipo de vídeo é esse, e a maior proporção está relacionada à divulgação de produtos, lojas e jogos de apostas”, afirmou Adib.

A pesquisadora destacou a necessidade de mediação ativa dos pais no uso da internet. “A gente sabe, pela pesquisa, que a mediação ativa é mais eficiente. Quando há diálogo e acompanhamento das práticas da criança, isso tende a ter resultados mais efetivos”, disse. Ela também ressaltou a importância de que as plataformas cumpram responsabilidades previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente Digital, voltado à proteção no ambiente virtual.

O estudo ouviu 2.370 crianças e adolescentes e o mesmo número de pais ou responsáveis em todas as regiões do país, entre março e setembro de 2025. Realizada anualmente desde 2012, a pesquisa foi interrompida apenas em 2020, devido à pandemia de covid-19.

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