Connect with us

Agenda Cultural

Samba do Liguth recebe Juninho Thybau em noite especial no Quintal da Resenha

Published

on

No dia 4 de julho, a partir das 19h, o projeto Samba do Liguth realiza mais uma edição da tradicional roda de samba no Quintal da Resenha, em Rio Branco. Nesta edição, o anfitrião Anderson Liguth recebe como convidado o cantor Juninho Thybau, do Rio de Janeiro, em uma participação especial com repertório dedicado ao samba de raiz.

O evento será realizado na Travessa Felisbela do Nascimento, 47, no espaço conhecido como o antigo quiosque da Bruna. Os ingressos estão à venda no valor promocional de R$ 30, com lote limitado, e podem ser adquiridos pelo WhatsApp (68) 99985-9838.

Segundo Anderson Liguth, o projeto Samba do Liguth é uma proposta mensal que há mais de três anos promove rodas de samba na cidade. “Todas as edições são esperadas e especiais. E essa, mais especialmente, nós estamos trazendo um sambista carioca com DNA do samba, sobrinho do Zeca Pagodinho, filho do compositor Beto Gago, que vem para abrilhantar na participação especial, junto a nossa roda”, afirmou.

Com mais de 25 anos de trajetória na música, Liguth destaca que o projeto é uma celebração contínua do samba de raiz, reunindo músicos, público e comunidade para manter viva a tradição.

Agenda Cultural

Com programação intensa de teatro, circo e música, Festival Matias de Teatro de Rua continua nesta sexta-feira

A programação desta sexta-feira celebra o teatro, o circo e a música em uma verdadeira festa popular. Em Rio Branco, as apresentações se estendem até o domingo, 10.

Published

on

As ruas de Rio Branco amanheceram, nesta sexta-feira, 8 de agosto, prontas para se tornarem um palco vivo, pulsante de arte e cultura. A 7ª edição do Festival Matias de Teatro de Rua segue sua jornada, transformando a cidade em um cenário de magia com a diversidade de artistas do Acre e de outros estados.

Em Rio Branco, a programação inteiramente gratuita se estende até o domingo, 10. Com uma programação intensa que se estende até 19 de agosto, o festival não se limita à capital, levando a arte para os municípios de Senador Guiomard, Bujari, Plácido de Castro, Vila Campinas e Porto Acre.

O Festival Matias de Teatro de Rua 2025 é uma realização da Cia Visse e Versa e do Comitê de Cultura do Acre, no âmbito do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC). A iniciativa conta com a parceria do SESC/Acre e da Federação de Teatro do Acre (FETAC).

O festival também tem o apoio das prefeituras de Rio Branco, por meio da Fundação Garibaldi Brasil (FGB); de Senador Guiomard, através da Fundação Municipal de Cultura (FUNCAV); de Bujari, via Secretaria de Cultura Municipal; e da Prefeitura de Plácido de Castro.

Além disso, o projeto é viabilizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM/Governo do Acre), e da Fundação Nacional das Artes (Funarte) e Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura (MINC/Governo Federal).

A programação desta sexta-feira celebra o teatro, o circo e a música em uma verdadeira festa popular. Confira:

Praça da Revolução – Centro de Rio Branco

  • Palhaço Pipoca (AC) – 17h
    • Duração: 45 min
  • Sinira e Chuvisco In Concert (AcreAtiva Produções Culturais – AC) -18h
    • Duração: 45 min
  • Luna de Miel (Lamira Artes Cênicas – TO)
    • Duração: 45 min

Aeroporto Velho – Sobral

  • Poesia em Movimento – Uma Experiência Cenopoética (Grupo TIA – RS) – 17h
    • Duração: 60 min
    • Local: Região da Paróquia Cristo Libertador em direção ao Bairro Aeroporto Velho
  • Kakarecos in Solo The Tchello (Grupo Experimental de Artes Vivartes – AC) – 17h
    • Duração: 45 min
    • Local: Praça do Teatro Barracão Matias (Sobral)

Praça Parque das Crianças – bairro Parque dos Sabiás

  • Mala de Circo (Microbinho e Sua Trupe – AC) – 17h
    • Duração: 50 min
  • A Farra do Boi Bumbá (Os Ciclomáticos Companhia de Teatro – RJ) – 18h
    • Duração: 40 min

Continue Reading

Agenda Cultural

Cultura na rua: Festival Matias de Teatro de Rua segue com programação intensa em Rio Branco

O evento, que celebra a sua sétima edição, reforça a conexão da cidade com a arte pública, oferecendo um espaço de lazer e reflexão para todas as idades. Prepare-se para uma tarde e noite cheias de emoção, risadas e histórias.

Published

on

Foto: Clara Lis

A 7ª edição do Festival Matias de Teatro de Rua segue transformando as ruas de Rio Branco em um cenário de magia e arte. Após uma estreia vibrante que envolveu o público e transformou a Praça da Revolução, no Centro da capital acreana, em um palco, a programação desta quinta-feira, 7 de agosto, promete encantar a todos com espetáculos de teatro, circo e música, trazendo a diversidade cultural de artistas locais e convidados de outros estados.

A programação, que se estende até 19 de agosto, não se restringe à capital. Também serão realizadas apresentações nos municípios de Senador Guiomard, Bujari, Plácido de Castro, Vila Campinas e Porto Acre, unindo artistas de todo o Brasil e valorizando os talentos da terra.

O coordenador-geral do projeto, Lenine Alencar, destaca a importância da diversidade cultural presente no evento. “O Festival Matias tem a característica de poder ter a participação de grupos culturais locais e de grupos das cinco regiões do Brasil. Um dos nossos objetivos é contemplar pelo menos um grupo de cada região. Neste ano, estamos com oito grupos de diversas regiões, o que nos permite dialogar com as diferentes manifestações culturais e artísticas de cada estado, traçando toda a questão dos diálogos sociais que acontecem nas cidades onde esses grupos atuam”, observou.

O evento, que celebra a sua sétima edição, reforça a conexão da cidade com a arte pública, oferecendo um espaço de lazer e reflexão para todas as idades. Prepare-se para uma tarde e noite cheias de emoção, risadas e histórias.

Confira a programação de hoje:

Praça das Crianças (bairro Parque dos Sabiás):

  • 17h: Sinira e Chuvisco In Concert – A AcreAtiva Produções Culturais apresenta 45 minutos de pura arte, mostrando a força da cultura acreana.
  • 18h: Era uma vez um rei – O Grupo Pombas Urbanas, de São Paulo, apresenta uma história que fará o público viajar por 40 minutos.

Praça da Revolução (Centro):

  • 17h: Kakarecos in Solo The Tchello – O Grupo Experimental de Artes Vivartes do Acre apresenta um espetáculo de 45 minutos, cheio de criatividade e talento local.
  • 18h: As Gineteadas do Valente Toninho Corre Mundo na Estância de Cidão Dornelles – O Grupo TIA, do Rio Grande do Sul, desembarca em Rio Branco com uma performance que promete entreter por 50 minutos.
  • 19h: Boka – O Centro do Mundo – Gabi Benedita, de Pernambuco, encerra a noite com um espetáculo de 40 minutos, garantindo risadas e reflexão.

O Festival Matias de Teatro de Rua é uma oportunidade única para vivenciar a arte de forma gratuita e acessível. Prestigie os artistas, apoie a cultura e divirta-se com a família e os amigos.

Na página do festival, @festivalmatiasdeteatroderua, você acessa a programação completa e fica por dentro de tudo o que vai rolar.

Realização e parcerias:

O Festival Matias de Teatro de Rua 2025 é uma realização da Cia Visse e Versa/Comitê de Cultura do Acre – Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), em parceria com SESC/Acre e Federação de Teatro do Acre (FETAC).

O festival também conta com o apoio da Prefeitura de Rio Branco, por meio da Fundação Garibaldi Brasil (FGB); da Prefeitura de Senador Guiomard, por meio da Fundação Municipal de Cultura (FUNCAV); da Prefeitura do Bujari, por meio da Secretaria de Cultura Municipal; e da Prefeitura de Plácido de Castro.

O projeto também conta com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM/Governo do Acre); e da Fundação Nacional das Artes (FUNARTE) e Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura (MINC/Governo Federal).

Continue Reading

Agenda Cultural

É hoje: Festival Matias de Teatro de Rua começa em Rio Branco; confira a programação

Iniciando sua jornada por Rio Branco, o Festival Matias vai transformar as ruas da capital acreana em um grande palco de cores, histórias e muita arte.

Published

on

O cortejo artístico saindo do Museu dos Povos Acreanos para a Praça da Revolução abre as apresentações (Foto: Cedida)

O dia 6 de agosto sempre foi uma data de celebração histórica para o povo acreano, marcando a Revolução Acreana, que moldou a identidade do estado. E é nessa pegada, agregando cultura e arte, que a Cia Visse e Versa dá início à programação do Festival Matias de Teatro de Rua 2025.

Iniciando sua jornada por Rio Branco, o Festival Matias vai transformar as ruas da capital acreana em um grande palco de cores, histórias e muita arte. Assim como a Revolução Acreana trouxe uma nova perspectiva para a região, o festival chega para reposicionar o espaço público, levando teatro, circo, mamulengo, música e toda a riqueza da cultura popular para as calçadas e praças da cidade.

A programação, que se estende até 19 de agosto, não se restringe à capital. Será realizada nos municípios de Senador Guiomard, Bujari, Plácido de Castro, Vila Campinas e Porto Acre, unindo artistas de todo o Brasil e valorizando os talentos da terra.

O coordenador-geral do projeto, Alenine Alencar, destaca a importância do festival para a região: “O Festival Matias é um encontro da arte pública com o público, com a comunidade. Ele tem uma característica muito própria, pois faz parte de um circuito do teatro de rua nacional e se conecta com uma rede brasileira de teatro de rua. Ele não se centraliza em um único espaço, mas se multiplica em vários, indo para municípios e comunidades. É um festival feito para o diálogo com a cidade, incorporando diversas linguagens, como música, culturas populares e tradicionais. É um festival diverso e para as pessoas se divertirem e refletirem. Anualmente, ele oferece um espaço de lazer público, onde a reflexão é um cordão propulsor e importante.”

Na página do festival @festivalmatiasdeteatroderua, você acessa a programação completa e fica por dentro de tudo que vai rolar.

Oficinas

Em sua sétima edição, o Festival Matias de Teatro de Rua também oferece oficinas gratuitas, que acontecem entre 6 e 19 de agosto, em diversos municípios acreanos. As inscrições, que são limitadas, devem ser realizadas pelo link disponível na bio do festival.

Realização e parcerias

O Festival Matias de Teatro de Rua 2025 é uma realização da Cia Visse e Versa/Comitê de Cultura do Acre – Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), em parceria com SESC/Acre e Federação de Teatro do Acre (FETAC).

O Festival também conta com apoio da prefeitura de Rio Branco, por meio da Fundação Garibaldi Brasil (FGB); prefeitura de Senador Guiomard, por meio da Fundação Municipal de Cultura (FUNCAV), prefeitura do Bujari, por meio da Secretaria de Cultura Municipal; e da prefeitura de Plácido de Castro.

O projeto também conta com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM/Governo do Acre); e Fundação Nacional das Artes (FUNARTE) e Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura (MINC/Governo Federal).

Onde a Arte Vai Florescer?

  • Rio Branco: De 6 a 10 de agosto.
  • Senador Guiomard: Nos dias 12 e 13 de agosto.
  • Bujari: Nos dias 14 e 15 de agosto.
  • Plácido de Castro e Vila Campinas: Nos dias 16 e 17 de agosto.
  • Porto Acre: Para encerrar a jornada, nos dias 18 e 19 de agosto.

Artistas da Terra e de Outros Caminhos

Grupos do Acre:

  • Boi Carion – Mâncio Lima
  • Palhaço Pipoca – Plácido de Castro
  • Grupo Experimental de Artes Vivartes – Rio Branco
  • AcreAtiva Produções Culturais – Rio Branco
  • Microbinho e sua trupe – Rio Branco
  • Banda The Bubuias – Rio Branco

Grupos Convidados de Outros Estados:

  • Gabi Benedita – Arcoverde (PE)
  • Trip Teatro – Rio do Sul (SC)
  • Lamira Artes Cênicas – Palmas (TO)
  • Du Cafundó – Chapada dos Guimarães (MT)
  • Os Ciclomáticos Companhia de Teatro – Rio de Janeiro (RJ)
  • Grupo TIA – Canoa (RS)
  • Grupo Pombas Urbanas – São Paulo (SP)
  • Grupo Experimental de Teatro/GEMTE – Belém (PA)

Continue Reading

Tendência