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Cultura

Teatro no Acre?

Uma realidade com o Grupo do Palhaço Tenorino em ‘Boca de Forno – No tempo dos avós de nossos avós’

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“Teatro no Acre?” Alguns podem questionar se tal coisa existe, como se fosse uma miragem em meio à grande floresta amazônica. Mas para quem já teve o privilégio de testemunhar a magia do Grupo do Palhaço Tenorino (GPT), essa dúvida se desfaz rapidamente, dando lugar a uma certeza inegável: não só o teatro existe por essas bandas, como floresce em espetáculos como ‘Boca de Forno – No tempo dos avós de nossos avós’. Há mais de três décadas, desde a sua fundação salvo engano em 1991, o GPT se tornou referência no cenário teatral do estado, desafiando preconceitos e mostrando que a arte tem espaço em qualquer lugar.

Assistir a última apresentação, do “Boca de Forno – No tempo dos avós de nossos avós” no Teatro de Arena do Sesc foi muito mais do que uma simples peça teatral; foi uma experiência que transcendeu o tempo e espaço.

Sob a direção e dramaturgia magistrais de Marilia Bomfim, o Grupo do Palhaço Tenorino (GPT) transportou o público para uma viajem emocionante através das gerações. A direção musical e de atores de Dinho Gonçalves adicionou uma camada extra de profundidade à performance.

A trilha sonora composta por cantigas de roda foi um elemento fundamental que cativou não apenas as crianças, mas também os da melhor idade, levando o público em uma viagem através de suas memórias afetivas. Cada acorde, cada verso, quantas lembranças, inocência e alegria. Dinho Gonçalves, José Neto e Marilia Bomfim criaram uma trilha sonora envolvente que arrebatou literalmente os corações dos espectadores.

O elenco, composto por  Emilly Matos, James Guerreiro, Jayme Guerreiro, Linda Zanatta, Mariana Bonfim, Mel Zanatta, Rafaela Zanatta e Samile Guerreiro, entregou performances emocionantes e convincentes. Ao sair do teatro, fui preenchido por uma sensação de felicidade e satisfação, grato por ter presenciado um trabalho tão inspirador e impactante.

Enquanto as crianças dançavam e cantavam, alguns descobriam “velhas” novas possibilidades, enquanto os mais velhos sorriam e choravam, relembrando momentos de suas próprias infâncias. Mas não posso revelar muito; você precisa assistir para entender completamente essa experiência. Mas vai ter que esperar, a montagem do espetáculo é independente, e agora busca captar recursos para uma nova temporada.

É importante ressaltar o compromisso e a coesão do grupo como um todo. O trabalho em equipe é essencial no teatro, e o Grupo do Palhaço Tenorino demonstrou uma harmonia e sincronia em cena e na produção. É evidente que cada membro do grupo contribuiu para o sucesso do espetáculo, mostrando que, juntos, são capazes de criar magia no palco.

O Grupo do Palhaço Tenorino continua a ser uma verdadeira joia do teatro acreano, levando alegria e inspiração a todos aqueles que têm o prazer de assistir às suas apresentações.

Em tempos de incerteza e adversidade, o teatro continua a ser uma fonte de inspiração e esperança. O Grupo do Palhaço Tenorino e sua produção independente de “Boca de Forno”, é um lembrete poderoso do poder transformador da arte e da importância de preservar e celebrar as nossas tradições culturais. Que eles continuem a espalhar alegria e magia por muitos anos ainda, encantando plateias e deixando um legado na história do teatro acreano. 

Que nossos gestores, responsáveis pelas políticas culturais, se desafiem a buscar as melhores condições e, quem sabe, validar o verdadeiro poder transformador da arte.

Alexandre Nunes Nobre

Cultura

Plano Nacional Aldir Blanc garante investimento histórico na cultura do Acre

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O Acre deu um passo importante para o fortalecimento de sua cultura com o lançamento de dez editais da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab), um investimento inédito de R$ 16,7 milhões. O evento, ocorrido no Museu dos Povos Acreanos, foi marcado por celebrações que ressaltaram a importância da cultura para a identidade do estado.

Os editais abrangem diversas áreas culturais, como o fortalecimento dos povos originários, a premiação de mestres da cultura, bolsas de intercâmbio, formação, ações continuadas, arte e patrimônio, e apoio a espaços culturais. Este investimento histórico não só promove a inclusão e a diversidade, mas também visa garantir a sustentabilidade das ações culturais no Acre até 2028.

O governador Gladson Cameli destacou o impacto positivo do investimento na democratização do acesso à cultura e no apoio aos artistas locais. Minoru Kinpara, presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), sublinhou que este é o maior investimento já visto na história cultural do Acre, beneficiando diretamente a economia criativa e a comunidade.

Além disso, o programa Cultura Viva será implementado no estado para fortalecer os pontos de cultura, ampliando o acesso à arte e conectando comunidades em todo o Acre. O lançamento dos editais representa um marco no reconhecimento e valorização das tradições e saberes locais, assegurando a continuidade da vibrante expressão cultural acreana.

Conheça todos os editais

Edital de fortalecimento dos povos originários – R$ 1,2 milhão
Edital de premiação para mestres da cultura – R$ 900 mil
Edital de bolsa e intercâmbio nacional e internacional – R$ 696 mil
Edital de formação – R$ 900 mil
Edital de ações continuadas – R$ 2,5 milhões
Edital de arte e patrimônio – R$ 4,1 milhões
Edital de Iniciantes – R$ 200 mil
Edital de subsídio e manutenção de espaços e organizações culturais – R$ 1,098 milhão
Política Nacional Cultura Viva (Pontos e pontões) – R$ 2.090.345,48

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Cultura

Inscrições abertas para 100 Vagas em Cursos de Artes na Usina de Arte João Donato

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O Governo do Estado do Acre, em parceria com o Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec) e a Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), está oferecendo 100 vagas em cursos livres na Usina de Arte João Donato. Esses cursos são gratuitos e voltados para a população de Rio Branco e região, com inscrições abertas de 19 a 30 de agosto.

As capacitações disponíveis são em quatro áreas: figurino teatral, iniciação à linguagem teatral, aprofundamento à linguagem teatral e gravura. Cada curso possui 25 vagas, e as aulas ocorrerão no período vespertino, com dias específicos para cada modalidade:

  • Figurino Teatral: Segundas e quartas-feiras
  • Gravura: Segundas e terças-feiras
  • Iniciação Teatral: Segundas e quintas-feiras
  • Aprofundamento Teatral: Terças e sextas-feiras

Os interessados devem ter pelo menos 15 anos. Para o curso de aprofundamento teatral, é necessário já ter concluído o curso de iniciação ou possuir experiência anterior em teatro. Não é permitido se inscrever em mais de um curso.

As inscrições podem ser feitas online, acessando o site usinadeolhares.wordpress.com, ou presencialmente em três locais: Usina de Arte João Donato, sede do Ieptec, ou FEM. Os cursos têm duração de três meses e estão programados para começar entre 2 e 6 de setembro, dependendo da capacitação escolhida.

Em caso de dúvidas, os interessados podem enviar um e-mail para usina.oficinas@gmail.com.

Foto: Hannah Lydia/Ieptec

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Cultura

Feira das Moças: Empreendedorismo Feminino Dá Samba!

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O Grupo Moças do Samba convida você para, no próximo sábado, celebrar o empreendedorismo feminino em grande estilo na Feira das Moças: Empreendedorismo Feminino Dá Samba! O evento reúne o melhor do samba protagonizado por mulheres e uma feira repleta de produtos, bebidas e quitutes elaborados por empreendedoras, garantindo uma noite inesquecível de cultura, música e sabores.

Data: Sábado, [data do evento]
Local: Espaço Cultural O Casarão, Centro da cidade
Horário: A partir das 19h
Entrada: Gratuita

A roda de samba, conduzida pelo grupo Moças do Samba, começará às 19h, garantindo muita música boa e um ambiente acolhedor. Aproveite para conhecer e apoiar o trabalho de várias mulheres empreendedoras, que estarão expondo seus produtos durante a feira.

Este evento é uma realização do Projeto Feira das Moças, financiado pelo Edital de Arte e Patrimônio da Lei Paulo Gustavo e promovido pela Fundação Elias Mansour, com o apoio do CEMEC.

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