A prefeitura de Cruzeiro do Sul adiantou a comemoração do Dia do Gari e realizou nesta quarta-feira, 15, um café da manhã para mais de 160 servidores, com entregas de kits, uniformes e equipamentos novos. Comemorado em todo país no dia 16 de maio, essa é uma data dedicada ao reconhecimento dos servidores da limpeza pública.
A solenidade contou com a presença do prefeito Zequinha Lima e do Secretário Municipal de Meio ambiente e Limpeza Urbana, Ygoor Neves.
Sirleia Gomes, Margarida, com oito anos dedicados à limpeza urbana, expressou sua gratidão pela valorização: “Eu fico muito feliz de ser reconhecida há anos e até hoje, pela nossa gestão do prefeito Zequinha Lima, vereadores e nossos colaboradores. Esse dia especial do Gari é maravilhoso, um reconhecimento do nosso esforço diário”.
Antônio Andrade, Gari, comemorou seus 17 anos na função e destacou a importância do apoio municipal: “É muito gratificante estar aqui, especialmente com o apoio do nosso prefeito e secretário. Nos últimos anos, vimos muitas melhorias, como a entrega de EPIs e novos uniformes, que realmente fazem a diferença no nosso dia a dia. Estamos recebendo esse carinho e respaldo que é fundamental para nós”.
Ygoor Neves, Secretário Municipal de Meio Ambiente e Limpeza Urbana, ressaltou o compromisso da gestão municipal com a valorização dos servidores: “Estamos entregando hoje fardamento novo, equipamentos e até celebramos com um belo café da manhã. Queremos que cada servidor se sinta valorizado e respeitado, pois são eles que mantêm nossa cidade em condições exemplares”.
“Celebrando o Dia Nacional do Gari ao lado dos dedicados garis e margaridas. Reconhecimento, valorização e compromisso com aqueles que cuidam da nossa cidade todos os dias.” Zequinha Lima – Prefeito
O prefeito Zequinha Lima destacou os avanços durante sua gestão na valorização dos trabalhadores de limpeza pública. “Implementamos um plano de cargos e salários que valoriza o tempo de serviço e a formação de nossos garis e margaridas. Também priorizamos o atendimento de saúde para estes trabalhadores, garantindo que tenham acesso rápido e eficaz quando necessário. Hoje, posso dizer que nossa cidade não só está mais limpa, mas também mais justa para aqueles que cuidam dela”.
A Universidade Federal do Acre (Ufac) publicou, nesta segunda-feira (14), o Edital nº 41/2025, referente ao processo seletivo simplificado para formação de cadastro de reserva de professores substitutos. A oportunidade é voltada para o campus de Rio Branco, na área de Língua Estrangeira Moderna – Língua Inglesa.
As inscrições estão abertas e seguem até o dia 21 de julho, às 23h59, exclusivamente por meio do site sistemas2.ufac.br/concurso_docente. A taxa de participação é de R$ 80.
A seleção contempla candidatos de ampla concorrência, pessoas com deficiência e candidatos autodeclarados negros. As provas serão presenciais e acontecerão entre os dias 28 de julho e 7 de agosto.
A contratação será temporária, de acordo com a necessidade da universidade. O processo seletivo tem validade de um ano, podendo ser prorrogado por igual período.
A remuneração varia conforme a titulação e a carga horária semanal. Para 20 horas semanais, os salários vão de R$ 3.590,43 (graduação) a R$ 5.367,43 (doutorado). Para 40 horas, o valor pode chegar a R$ 9.058,29.
O edital completo está disponível no portal da Ufac.
Um levantamento divulgado pelo Sebrae revela que empreendedores da comunidade LGBTQI+ apresentam maior adesão às ferramentas digitais e ao uso de Inteligência Artificial (IA) em comparação ao restante dos pequenos empresários do Brasil. Segundo a pesquisa “Transformação Digital nos Pequenos Negócios”, 73% dos empreendedores LGBTQI+ utilizam IA em seus negócios, enquanto entre os empreendedores heterossexuais esse índice é de 44%.
A pesquisa também aponta que 86% desses empresários utilizam computadores em suas atividades diárias, superando os 77% registrados entre os demais donos de pequenos negócios. Além disso, o uso de ferramentas digitais específicas, como aplicativos para edição de imagens (78%), geração de texto (69%) e criação de imagens (62%), também é mais frequente entre os empreendedores LGBTQI+.
Para Márcio Borges, analista de Empreendedorismo Feminino, Diversidade e Inclusão do Sebrae, os dados refletem a familiaridade da comunidade LGBTQI+ com o ambiente digital, que historicamente funcionou como um espaço mais seguro para interação social e fortalecimento de redes de apoio.
“O ambiente on-line oferece um campo de atuação mais amplo e menos restritivo, onde a identidade e a orientação sexual podem ser menos um obstáculo e mais um diferencial”, destacou Borges.
Outro dado da pesquisa indica que 70% dos empreendedores LGBTQI+ já participaram de cursos on-line, índice também superior ao dos empreendedores heterossexuais (57%). Segundo o Sebrae, esse comportamento reflete uma busca contínua por capacitação e inovação, potencializando a competitividade desses negócios.
A pesquisa reforça o papel do ambiente digital como fator estratégico para o desenvolvimento de empreendimentos liderados por grupos diversos, especialmente em contextos onde ainda existem desafios relacionados à discriminação e ao acesso a oportunidades.
Artistas locais já podem se inscrever para participar da programação dos palcos alternativos da Expoacre 2025. O Governo do Acre, por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), disponibilizou as fichas de inscrição no site oficial da instituição: www.femcultura.ac.gov.br.
A feira, que celebra 50 anos nesta edição, começa no dia 26 de julho, no Parque de Exposições, em Rio Branco. Os artistas poderão se apresentar nos palcos Sertanejo e Culturarte, que juntos somam 54 apresentações. Os cachês variam de R$ 1 mil a R$ 4,1 mil.
Podem se inscrever artistas nas categorias DJ, voz e instrumento, banda, grupo musical ou grupo de dança. A ficha deve conter informações sobre a atuação artística e experiência profissional. As inscrições podem ser enviadas até as 14h de segunda-feira, 21 de julho, para o e-mail culturartealternativo@gmail.com, ou entregues presencialmente na sede da FEM, no Museu dos Povos Acreanos.
As propostas serão avaliadas por uma comissão com base no currículo, portfólio e comprovação de experiência. Apenas propostas enviadas dentro do prazo serão aceitas.
A seleção integra a programação cultural da Expoacre, maior evento de agronegócio do estado, e tem como objetivo promover a participação de artistas locais nas atividades culturais do evento.