Connect with us

Cultura

A Cidade do Acre que Brilha nos Mapas do Brasil

Published

on

Efeito Alice Springs destaca Cruzeiro do Sul em meio ao isolamento

Cruzeiro do Sul, AC – Em um país vasto e diverso como o Brasil, nem sempre as cidades mais populosas são as que ganham destaque nos mapas. Um fenômeno curioso, conhecido como “Efeito Alice Springs”, faz com que municípios menos populosos, mas com localização estratégica, se sobressaiam nas representações cartográficas.

Um exemplo notável desse efeito é Cruzeiro do Sul, no Acre. Com menos de 100 mil habitantes, a cidade se destaca em meio ao isolamento geográfico da região. Localizada no oeste do estado, a 8 horas de viagem da capital Rio Branco, Cruzeiro do Sul se torna referência em uma área cercada por municípios menores.

Efeito Baltimore: O oposto do destaque

O “Efeito Alice Springs” tem um contraponto: o “Efeito Baltimore”. Esse fenômeno ocorre quando cidades grandes e populosas perdem destaque nos mapas devido à proximidade com centros urbanos ainda maiores. No Brasil, um exemplo claro é Guarulhos (SP), que, apesar de ter mais de 1 milhão de habitantes, raramente aparece em mapas que abrangem a região metropolitana de São Paulo.

O Acre nos Mapas

A localização estratégica de Cruzeiro do Sul garante que a cidade seja presença constante em mapas que mostram mais de um município do Acre. A cidade também serve como referência para outras cidades da região, como Mâncio Lima, onde está localizado o ponto extremo oeste do Brasil.

O vídeo original, do canal Esclave, explora em detalhes os efeitos Baltimore e Alice Springs, revelando como a geografia e a demografia moldam a forma como representamos o Brasil nos mapas.

Cultura

Inscrições abertas para minicurso e oficina sobre musicalidade afro-brasileira em Rio Branco

Published

on

Estão abertas as inscrições para duas atividades formativas voltadas à musicalidade afro-brasileira em Rio Branco. As ações fazem parte de projetos financiados com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour.

No dia 4 de abril, às 16h, o Museu dos Povos Acreanos recebe o minicurso A influência dos ritmos africanos na musicalidade brasileira, com o professor e músico João Gabriel Brito. A atividade irá apresentar pesquisas sobre a presença de elementos da musicalidade africana nos ritmos brasileiros. O curso é gratuito e oferece certificado digital aos participantes. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/1D6mcVxNNr3h8tCV7. A ação integra o projeto Negra Voz, idealizado por Alcineia Galdino e produzido pela Acreativa Produções.

Já entre os dias 8 e 16 de abril, o Alamoju Centro de Cultura e Pesquisa promove a Oficina de música percussiva afro-brasileira, com o Ogan Matheus de Oxóssi. As aulas acontecerão nos dias 8, 10, 12, 14 e 16, das 19h às 21h, no espaço O Casarão (Av. Brasil, 310, Rio Branco). A oficina propõe uma imersão em ritmos, toques e fundamentos ligados às culturas de matriz africana. As inscrições estão disponíveis em: https://forms.gle/997k1QLjpK7M238U6.

Continue Reading

Cultura

Peça “Memórias de Rádio” ocupa o Teatro de Arena do Sesc com histórias dos anos 1970 em Rio Branco

Published

on

O espetáculo “Memórias de Rádio” será apresentado no Teatro de Arena do Sesc, nos dias 3, 4 e 5 de abril. A peça é encenada pelo Grupo Beco, com produção da Caos Produções e realização da Fundação de Cultura Elias Mansour, por meio da Lei Paulo Gustavo (LPG Arte e Patrimônio).

Inspirada na dramaturgia de Gerson Albuquerque, a montagem traz ao palco as vivências de Valda, Sara e Francisco, na cidade de Rio Branco, durante a década de 1970. O rádio, elemento central na narrativa, conduz as memórias dos personagens, atravessando tempos e espaços.

A proposta combina teatro, projeções e experimentações cênicas, em uma estrutura fragmentária. A peça propõe refletir sobre diferentes formas de escuta, silêncios e registros de experiências.

As apresentações do dia 3 de abril, às 15h e às 19h, serão voltadas para escolas públicas do Estado. Nos dias 4 e 5 de abril, às 19h, o público em geral poderá assistir gratuitamente. A classificação indicativa é de 14 anos.

Continue Reading

Cultura

1° Mostra Norte Delas de Cinema exibe filmes que celebram a diversidade feminina; confira a programação

Published

on

Se em março o mundo celebra a força feminina, em abril, no Acre, as portas para audiovisual produzido por mulheres estão escancaradas. Isso porque a 1° Mostra Norte Delas de Cinema inicia sua programação nesta terça-feira, 1, no Cine Teatro Recreio, em Rio Branco.

Além de serem totalmente gratuitas, as sessões terão turnos diferentes [tarde e noite]. Durante os cinco dias de mostra, o público vai desfrutar de 24 produções dirigidas por cineastas dos sete estados do Norte do país.

A programação se estende até o sábado, 5, e inclui também rodas de conversa e workshops:

  • Workshop exclusivo sobre ‘direção de arte e figurino’, com Marina Bylaardt e Mariana Braga [com entrega de certificado de 3h];
  • Workshop exclusivo sobre ‘o processo criativo na direção cinematográfica’, com Juliana Machado e Isabelle Amsterdam [com entrega de certificado de 3h].
  • Roda de conversa ‘Mecanismos de Financiamento do Audiovisual e o Impacto na Produção Local’.

Para participar basta ficar de olho nas redes sociais da @mostranortedelasdecinema, realizar sua inscrição nos workshops e participar das rodas de conversa. Toda a programação é gratuita.

A I Mostra Norte Delas de Cinema é um projeto aprovado em edital da Lei Paulo Gustavo (LPG), por intermédio da Fundação Municipal de Cultura Garibaldi Brasil (FGB), com apoio do governo do Acre e Fundação Elias Mansour (FEM).

A produção é assinada pela Palmácea Filmes – produtora de cinema e arte que integra a Seiva Colab Amazônica. A Seiva Colab Amazônica – coletivo de mulheres produtoras que visa difundir conteúdos, debates e estéticas do audiovisual no Acre e região Amazônica – responde pela coprodução do evento.

Continue Reading

Tendência