Um dia triste para os amantes da música brasileira. Isso porque, dois grandes ícones da MPB faleceram nesta quarta-feira (09).
A estrela do MPB, Maria da Graça Costa Penna Burgos, mais conhecida artisticamente como Gal Costa, teve sua morte confirmada na manhã desta quarta, aos 77 anos. Logo no início da tarde, o ator, cantor, compositor e apresentador da TV Cultura Rolando Boldrin morreu aos 86 anos, em São Paulo. A causa da morte não foi informada. Ele estava internado no Hospital Albert Einstein havia dois meses.
Gal Costa
Considerada uma das maiores cantoras do país de todos os tempos, a compositora teve sua morte confirmada pela assessoria de imprensa da artista. Para quem não sabe, a famosa havia dado uma pausa em shows, após passar por uma cirurgia para retirar um nódulo na fossa nasal direita.
Foram 57 anos de carreira, iniciada em 1965, quando a cantora apresentou músicas inéditas de Caetano Veloso e Gilberto Gil. Ela ainda era Maria da Graça quando lançou “Eu vim da Bahia”, samba de Gil sobre a origem da cantora e do compositor.
Costa deixa o filho Gabriel, de 17 anos, que inspirou o último álbum de inéditas. “A pele do futuro”, de 2018, foi o 40º disco da carreira. “Está vindo a geração que salvará o planeta”, disse ela quando lançou o álbum.
Rolando Boldrin
Com mais de 60 anos de carreira na TV, Rolando Boldrin apresentou o programa musical “Sr. Brasil” por 17 anos. Com grandes sucessos, Boldrin se consagrou como um dos principais nomes do sertanejo do Brasil.
Um dos grandes sucessos de Boldrin na televisão foi o Som Brasil, que começou no rádio e estreou na TV Globo em 1981. O programa foi criado pelo próprio artista.
“Ele tirou o Brasil da gaveta’ e fez coro com os artistas mais representativos de todas as regiões do país. Em seu programa, o cenário privilegiava os artesãos brasileiros e era circundado por imagens dos artistas que fizeram a nossa história, escrita, falada e cantada, e que já viajaram, muitos deles ‘fora do combinado’, conforme costumava dizer Rolando”, diz nota da TV Cultura.
O velório de Boldrin será realizado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
O corpo da cantora Gal Costa, uma das maiores do Brasil, será velado na Assembleia Legislativa de São Paulo, na Zona Sul da capital, na sexta-feira (11) das 9h às 15h. A cerimônia será aberta ao público.
O enterro será fechado apenas para amigos próximos e familiares.