Connect with us

Notícias

Ciclistas de Rio Branco se unem em evento solidário e doam mais de 400 quilos de alimentos

Ciclistas doaram 400 kg de alimentos em evento solidário. Prefeito elogia ação, que beneficiou Educandário Santa Margarida e Lar Vicentinos

Published

on

No último dia 27 de julho, a Prefeitura de Rio Branco promoveu a Cicleata, um evento que reuniu mais de 600 ciclistas da capital acreana, que pedalaram pelas principais ruas do centro da cidade. Além de promover a prática do ciclismo, o evento teve um nobre propósito social: a arrecadação de alimentos não perecíveis.

Servidores do município, familiares, amigos e amantes do ciclismo se juntaram à causa, as doações chegaram a 400 quilos de alimentos.

O prefeito Tião Bocalom recebeu o presidente da Federação de Ciclismo do Acre, os organizadores do evento e representantes das instituições beneficiadas para uma entrega simbólica dos alimentos arrecadados.

As instituições escolhidas para receberem as doações foram o Educandário Santa Margarida e o Lar Vicentinos, ambas conhecidas por realizarem um importante trabalho de acolhimento na capital.

Ana Maria Sobreira, presidente do Lar Vicentinos, expressou sua gratidão pela generosidade dos doadores: “Toda doação é sempre bem-vinda. Às vezes as pessoas falam ‘é o pouco que eu tenho’, mas o pouco que tem já faz a diferença. Então, em nome do Lar Vicentinos, só temos a agradecer”.

Eduardo Vieira, coordenador do Educandário Santa Margarida, enfatizou a importância do apoio da sociedade para a instituição: “A instituição precisa de todo o apoio que puder vir da sociedade. Esse de hoje é especialmente significativo. Representa uma mobilização do grupo dos ciclistas. Então a gente agradece esse grupo, a Secretaria de Turismo e ao prefeito em especial”.

O prefeito Tião Bocalom destacou a importância da ação social promovida pelos ciclistas: “A prefeitura de Rio Branco tem sido um grande parceiro dessas duas entidades depois que nós assumimos, mas que a sociedade precisa também como um todo dar a sua contribuição e o pessoal de duas rodas, da bicicleta, do pedal, já deu a sua contribuição e vai continuar dando, segundo o que disseram aqui pra gente. Isso é muito importante que o nosso pessoal do pedal faça essa ação social”.

Os organizadores do evento planejam realizar mais encontros e ações de solidariedade como essa. “Esse mês ainda teremos o Acre Race, a maior prova de ciclismo do Norte, com atletas de vários estados do Brasil. Então é uma prova que o ciclismo tem um potencial turístico muito grande e por isso a aposta da prefeitura nesse movimento”, anunciou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação do município, coronel Ezequiel Bino, acrescentando que a Cicleata da prefeitura fará parte do calendário turístico da cidade de Rio Branco.

O presidente da Federação de Ciclismo, Tuxaua Marques, elogiou a iniciativa de levar alimentos não perecíveis para os projetos realizados e destacou que essa ação solidária contribuirá para fortalecer ainda mais a comunidade ciclística local: “Vai ser algo assim que vai alavancar ainda mais o nosso ciclismo”.

Foto: Wal Fernandes/Assessoria

Economia e Empreender

Conexões Produtivas orienta pequenos negócios sobre vendas para a União Europeia

Published

on

Donos de micro e pequenas empresas participaram, nesta sexta-feira, 26, em São Paulo, da primeira edição do Conexões Produtivas, encontro voltado a empresários interessados em aproveitar oportunidades de exportação criadas pelo Acordo Mercosul-União Europeia. A programação ocorreu no World Trade Center São Paulo e reuniu especialistas, instituições de apoio e representantes do setor produtivo.

A iniciativa é promovida pela ApexBrasil, com participação do Sebrae, e busca aproximar pequenos negócios das exigências e possibilidades do mercado europeu. A abertura contou com a presença do presidente do Sebrae, Rodrigo Soares, do presidente da ApexBrasil, Laudemir Müller, do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e de ministros ligados ao empreendedorismo, comércio exterior e desenvolvimento produtivo.

O encontro teve debates sobre os impactos do acordo, painéis temáticos e relatos de empresas brasileiras que já exportam para a União Europeia. A programação também tratou de demandas do mercado europeu, com foco nos setores industrial e agrícola, além de orientações sobre estratégias de internacionalização.

No período da tarde, os empresários participaram de workshops sobre efeitos práticos do acordo comercial, programas de apoio à exportação e ferramentas para ampliar a presença de pequenos negócios no exterior. Especialistas do Sebrae, ApexBrasil, ABDI, INPI, Inmetro e BNDES integraram a agenda de orientação aos participantes.

Os empreendedores também tiveram acesso a atendimentos individuais para tirar dúvidas e receber orientações sobre preparação para exportar, adequação de produtos, exigências técnicas e caminhos de acesso ao mercado internacional. Representantes de instituições parceiras, como a Fiesp, participaram da agenda.

O Conexões Produtivas faz parte de uma série de sete agendas regionais que vão percorrer o país para apresentar ao setor produtivo brasileiro as oportunidades ligadas ao Acordo Mercosul-União Europeia. Depois de São Paulo, as próximas edições confirmadas serão realizadas em Rio Branco, no dia 30 de junho, e em Itajaí, no dia 2 de julho.

Continue Reading

Rio Branco

Prefeitura inicia nova etapa de pavimentação na Travessa Manoel Frota, em Rio Branco

Published

on

A Prefeitura de Rio Branco iniciou neste sábado (27) uma nova etapa de obras de infraestrutura na Travessa Manoel Frota, no bairro Floresta Sul. Os trabalhos são executados pela Empresa Municipal de Urbanização de Rio Branco, dentro do programa Prefeitura nas Ruas, com serviços de limpeza, preparação da via e pavimentação para melhorar o acesso de moradores da região.

Nesta fase, as equipes fazem a limpeza geral da plataforma da rua. Depois, serão realizados os serviços de terraplanagem e troca de solo, antes da aplicação do asfalto. A intervenção dá sequência aos trabalhos de drenagem já feitos na localidade.

O prefeito Alysson Bestene acompanhou o início dos serviços e afirmou que a obra busca corrigir problemas enfrentados por moradores em períodos de chuva. “Aqui nessa região, a Prefeitura já tinha feito o serviço de drenagem. A gente está ampliando e, agora, vamos fazer o melhoramento para depois chegar com o pavimento e dar melhores condições, trazendo dignidade a essas famílias que moram aqui na Travessa Manoel Frota”, disse.

De acordo com o encarregado da Emurb, Francinildo Cacau, os pontos mais críticos da via terão tratamento localizado antes da preparação da base e da sub-base. “Nós iniciamos hoje uma limpeza e vamos tratar os pontos que estão críticos. Vamos fazer um serviço localizado para, depois, trabalhar a base e a sub-base”, afirmou.

A agenda também incluiu vistoria nas ruas São José e São Mateus, no Conjunto Araçá, onde as obras estão em fase final. O autônomo Artur Pereira Santana disse que a comunidade aguardava os serviços havia anos. “A gente esperava por isso há muitos anos e agora, graças a Deus, chegou para a gente”, declarou.

No bairro Adalberto Aragão, as equipes atuam na Rua Marte com serviço de tapa-buracos. O presidente da Associação de Moradores do bairro, Wilde Vandré, disse que a chegada das máquinas ocorre no período em que a comunidade completa 40 anos de existência. “Tenho certeza de que os moradores e toda a população agradecem imensamente”, afirmou.

A Prefeitura informou que o programa Prefeitura nas Ruas segue com ações integradas em bairros da capital, com prioridade para demandas apresentadas pelas comunidades. As intervenções incluem limpeza, drenagem, preparação de vias, pavimentação e recuperação de trechos danificados.

Continue Reading

Justiça do Acre

TJAC sobe de 50% para 93% em quatro anos e supera média de produtividade dos tribunais estaduais

Published

on

O Tribunal de Justiça do Acre chegou a 93% de eficiência no Índice de Produtividade Comparada da Justiça, o IPC-Jus, em 2026, em Rio Branco, e ficou acima da média dos tribunais estaduais, calculada em 74%. O avanço ocorre após quatro anos de crescimento no indicador e foi atribuído à reorganização de fluxos internos, redução do acervo processual e reforço no apoio às unidades com maior demanda.

O IPC-Jus mede a produtividade dos tribunais a partir da relação entre o volume de trabalho entregue e os recursos disponíveis, como estrutura, orçamento e força de trabalho. No ranking dos tribunais de pequeno porte, o Judiciário acreano ficou na terceira posição do país.

A trajetória mostra uma mudança gradual no desempenho da Justiça acreana. O índice era de 50% em 2022, passou para 53% em 2023, subiu para 62% em 2024 e chegou a 86% em 2025. Com o novo resultado, o TJAC alcançou o maior percentual da série recente.

Parte da evolução veio da atuação da Assessoria de Apoio à Jurisdição e da Secretaria de Apoio à Jurisdição, que passaram a dar suporte a varas e unidades com maior volume de processos. A gestão também ampliou capacitações no primeiro grau, acompanhou metas do Prêmio CNJ de Qualidade e investiu em ferramentas de monitoramento de dados.

O presidente do TJAC, desembargador Laudivon Nogueira, afirmou que o resultado é o melhor já registrado pela instituição. “O Tribunal de Justiça do Acre alcançou 93% de desempenho, o melhor resultado de sua história. O fator diferencial foi o comprometimento de cada unidade judicial, impulsionando a produtividade, solucionando cada pendência, atendendo com compromisso cada pessoa que buscou à Justiça”, disse.

O desempenho ocorreu no mesmo período em que o tribunal passou pela implantação do eproc, sistema de tramitação de processos judiciais. Mesmo com a mudança tecnológica, a produtividade cresceu e o tribunal fechou o ciclo acima da média estadual nacional.

Continue Reading

Tendência