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Comissão de Assuntos Econômicos confirma contribuição sobre serviços de Streaming; Projeto segue para a Câmara

A proposta é do senador Nelsinho Trad (PSD-MS). Ele é o autor do Projeto de Lei (PL) 2.331/2022, que busca regulamentar os serviços de vídeo sob demanda no Brasil.

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Projeto que regulamenta os serviços de oferta de vídeo sob demanda e os obriga a recolher a Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional (Condecine) foi aprovado em turno suplementar pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) nesta terça-feira (16). O PL 2.331/2022 segue para a Câmara dos Deputados, a não ser que haja recurso para a votação em Plenário. Do senador Nelsinho Trad (PSD-MS), a proposta foi aprovada na forma do substitutivo do senador Eduardo Gomes (PL-TO). Ele rejeitou três emendas apresentadas após a primeira votação. 

O projeto inicialmente alterava apenas a MP 2.228-1, de 2001, para permitir a cobrança para a Condecine. Com o substitutivo, modifica também a Lei 12.485, de 2011, a “Lei da TV Paga”. A proposta tramita em conjunto com o PL 1.994/2023, do senador Humberto Costa (PT-PE), para o qual Eduardo Gomes recomendou a rejeição.

A proposta aprovada regulamenta a prestação de serviço de vídeo sob demanda, de plataformas de compartilhamento de conteúdos audiovisuais e de televisão por protocolo de internet. A regulação é válida para todas as empresas baseadas no Brasil, independentemente da localização da sede ou da infraestrutura para prestação do serviço.

De acordo com a proposta, a Condecine será anual e terá alíquota máxima de 3% da receita bruta das empresas, incluindo os ganhos com publicidade e excluindo os tributos diretos e as comissões devidas a parceiros de comercialização, veiculação ou distribuição do serviço. A exclusão de comissões de parceiros foi estabelecida em complementação de voto do relator.

Empresas com faturamento anual acima de R$ 96 milhões pagarão 3%. Já as plataformas com faturamento entre R$ 4,8 milhões e R$ 96 milhões recolherão 1,5%. Para os serviços com faturamento inferior a R$ 4,8 milhões a alíquota será zero.

A Contribuição terá o valor reduzido pela metade para o streaming sempre que pelo menos metade do conteúdo do catálogo for nacional. Essa previsão foi incluída no substitutivo aprovado na CAE.

Para calcular a contribuição devida, as empresas poderão separar a receita obtida com o serviço de streaming do lucro que eventualmente tenham ganho com outros serviços, como a oferta de conteúdos esportivos e jornalísticos e a comercialização de espaços publicitários relativos a esses eventos, por exemplo.

A Condecine também incidirá sobre o pagamento de rendimentos pela exploração ou pela aquisição de obras audiovisuais a preço fixo a produtores, distribuidores ou intermediários no exterior.

Produtora independente

Para ser classificada como produtora brasileira independente, a empresa não poderá ser controladora, controlada ou coligada a TVs, a rádios ou a quaisquer prestadoras de serviços de telecomunicações. Também não poderá estar sujeita a veto ou interferência comercial de outras empresas de comunicação. Por fim, não poderá manter vínculo de exclusividade que a impeça de produzir ou comercializar com terceiros os conteúdos produzidos.

Princípios

O texto alternativo sujeita os serviços de streaming aos princípios da liberdade de expressão artística, intelectual, científica e de comunicação. Também leva em consideração a diversidade cultural e das fontes de informação e produção; a valorização do conteúdo audiovisual brasileiro; a abertura a outras culturas do mundo.

Conteúdo brasileiro

Eduardo Gomes propôs que as plataformas garantam visibilidade do conteúdo audiovisual brasileiro por meio de sugestões, busca ou seções claramente identificadas, de modo razoável e proporcional e de acordo com a capacidade de cada serviço.

Os provedores de streaming terão que disponibilizar permanentemente no catálogo quantidades mínimas de conteúdos audiovisuais brasileiros, sendo metade destas quantidades de conteúdo nacional independente. Para streamings com 2 mil produtos no catálogo, pelo menos 100 terão que ser brasileiros. E para streamings com 7 mil produtos, pelo menos 300 terão que ser nacionais.

Pelo menos 30% das receitas provenientes dos serviços de streaming deverão ir para produtoras brasileiras independentes localizadas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste; e no mínimo, 20% para produtoras estabelecidas na região Sul e nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Haverá cota de receitas também para capacitação técnica, obras independentes produzidas ou dirigidas por pessoas de minorias, proteção a direitos autorais, programas de fomento a provedores de streaming nacionais, e programas de investimento em produções nacionais.

Ancine

Quanto à fiscalização, a oferta de catálogo deverá ser regulamentada e fiscalizada pela Ancine. Os provedores de vídeo sob demanda deverão solicitar o credenciamento na agência até 180 dias após o início da oferta do serviço no Brasil. O cadastro terá que ser homologado em até 30 dias para as empresas que cumprirem os requisitos estabelecidos.

As plataformas também terão que apresentar à Ancine a documentação relativa ao faturamento e a listagem de conteúdos audiovisuais brasileiros, relacionando as obras realizadas por produtoras brasileiras independentes. Mas não será necessário apresentar a relação de conteúdos audiovisuais do catálogo inseridos e/ou produzidos pelos próprios usuários.

O texto também obriga as empresas a enviarem à agência o resumo do contrato firmado entre as partes para a produção de obras publicitárias. A Ancine deverá garantir a confidencialidade de segredos comercial e industrial, quando for o caso.

Fabricantes de televisores

O provedor de televisão por internet que também seja fabricante de equipamentos de televisão ou outros dispositivos receptores deve dar tratamento isonômico e evitar condutas lesivas à concorrência na oferta de conteúdos em seu sistema operacional. Será obrigatório ofertar, na interface inicial e no guia de programação, o acesso direto aos serviços de radiodifusão de sons e imagens. E será proibido privilegiar a oferta de produtos, serviços ou conteúdos audiovisuais próprios. Eventuais infrações serão fiscalizadas pelo Cade.

Punições

Os provedores de serviço de vídeo sob demanda que descumprirem as obrigações estarão sujeitos a advertência e multa, inclusive diária, a serem determinadas pela Ancine. Também poderá ser cancelado o credenciamento na Ancine, bem como anulada a dedução do Condecine. 

A multa poderá ser imposta isoladamente ou em conjunto com outra sanção, não devendo ser inferior a R$ 10 mil reais,nem superior a R$ 50 milhões para cada infração cometida. A agência deverá iniciar processo administrativo fiscal caso não haja o recolhimento da Condecine no prazo.

Excluídos

O texto não sujeita à Condecine nem regulamenta os serviços que oferecem conteúdos audiovisuais sob demanda de forma incidental ou acessória. Bem como não incluí aqueles já veiculados em TVs e rádios ou outros canais, inclusive TVs por assinatura.

Também ficam de fora os canais educacionais, jornalísticos, de esporte e de jogos eletrônicos, mesmo quando oferecidos por provedores de vídeo sob demanda.

No substitutivo, Eduardo Gomes passou a excluir também conteúdo já divulgado e posteriormente incluído em streaming pertencente ao mesmo grupo econômico, por período de até um ano. E excluiu também os conteúdos de eventos esportivos.

Críticas

Ao tramitar na Comissão de Educação (CE), onde também foi relatado por Eduardo Gomes, o PL 2.331/2022, de Nelsinho Trad, ganhou o texto substitutivo. No relatório da CE, o relator propôs a rejeição do PL 1.994/2023, de Humberto Costa, de 2023, e sua substituição pelo texto de Nelsinho, de 2022. Na CAE, o senador apresentou um outro texto alternativo, com alterações extras — mas mantendo em essência o PL 2.331/2022.

Autor do PL 1.994/2023, Humberto Costa manifestou discordância com o substitutivo e a rejeição do seu projeto. Para ele, o relatório de Gomes não trata a produção brasileira independente de forma destacada nesse processo de regulação, como acontece com outros países. 

Na avaliação de Humberto Costa, a regulação não pode oferecer brechas para que o “dinheiro público venha a subsidiar plataformas”, que segundo ele,  já são bilionárias em vários países e que têm no Brasil um dos seus mercados mais importantes. Para Humberto Costa, a regulação precisa estar à altura da “dimensão cultural e econômica que esse tema tem”. 

— Por que que uma atividade tão importante como essa, como é a do audiovisual, a proposta de pagamento da Condecine é de 3%, tão somente? Nós tínhamos feito uma proposta mais ampla e o pior, é que nessa proposição, nesse relatório, existem vários mecanismos para isentar as empresas multinacionais de pagar a Condecine. Compensações pela contratação de empresas nacionais para a produção dos vídeos sobre demanda — criticou o senador. 

Mesmo após a manifestação de Humberto Costa, o líder do governo no Senado, senador Jaques Wagner (PT-BA), informou que a orientação do Executivo seria pela aprovação, tendo em vista que a matéria ainda passará por outros debates na Câmara dos Deputados e, possivelmente, lá será apensada a outras matérias em tramitação.

Na justificação do projeto, Nelsinho Trad informa que em janeiro de 2021 só a plataforma Netflix tinha 19 milhões de assinantes no Brasil, superando os 14,7 milhões de assinantes de todas as operadoras de TV paga. Ele lembra que as operadoras de TV estão submetidas a obrigações regulatórias e tributárias muito mais severas.

Fonte: Agência Senado

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Rio Branco recebe finais da Copa SEST SENAT 2025 com equipes de todo o país

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Rio Branco será sede, nos dias 5 e 6 de dezembro, das finais da Copa SEST SENAT, considerada a maior competição de futebol amador do Brasil. A etapa nacional reunirá equipes masculinas e femininas classificadas em diferentes regiões e contará com a presença da goleira da seleção brasileira, Bárbara Micheline. As semifinais serão realizadas na sexta-feira, 5 de dezembro, a partir das 19h, no SEST SENAT Rio Branco, e as finais ocorrerão no sábado, 6 de dezembro, às 15h.

A competição chega à capital acreana após uma edição que registrou recorde de participação, com 97 equipes masculinas e 29 femininas. Os times semifinalistas do masculino são Ísis Transportes e Locação, de São Vicente (SP), Rodofrota Transportes e Logística, de Ponta Grossa (PR), Viação Conquistadora, de Pelotas (RS), e Apoio Transportes, de Vitória da Conquista (BA). No feminino, disputam a vaga na final Vitlog, de Vitória da Conquista (BA), Vega, de Fortaleza (CE), Asatur Transporte, de Boa Vista (RR), e São Cristóvão, de Patos de Minas (MG).

Além dos jogos, o SEST SENAT preparou uma programação paralela aberta ao público, com bandas locais, brinquedos para crianças, lanches gratuitos e sorteio de prêmios, incluindo uma moto zero quilômetro. Os portões serão abertos às 15h na sexta-feira e às 14h no sábado. A direção destaca que a iniciativa integra as ações de fortalecimento do esporte e de promoção da saúde. “A Copa SEST SENAT é um evento que movimenta milhares de pessoas em todo o Brasil. Receber a grande final em Rio Branco é motivo de orgulho e demonstra o compromisso da instituição com a promoção do esporte, da saúde e do bem-estar”, afirma Daniely Vale, diretora da unidade em Rio Branco.

O torneio reúne trabalhadores do setor de transporte e comunidades locais, com impacto estimado na circulação de público e no incentivo ao esporte amador. A realização das finais em Rio Branco promove integração entre regiões, amplia a visibilidade das equipes participantes e fortalece atividades comunitárias vinculadas ao evento.

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Natal tecnológico em Rio Branco reúne investimento público e programação para famílias

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A Prefeitura de Rio Branco anunciou que a edição de 2025 do Natal de Vida, Esperança e Dignidade será inaugurada no sábado, 6 de dezembro, às 18h, no centro da cidade, com uma estrutura que, segundo a gestão municipal, representa o formato mais tecnológico já montado para o evento. A preparação inclui montagem de equipamentos e teste de iluminação, que estão em fase final de execução, com o objetivo de entregar uma celebração voltada a públicos de todas as idades.

O prefeito Tião Bocalom afirmou que a realização do evento é resultado do planejamento financeiro da administração municipal, que, segundo ele, permite ao mesmo tempo investir em serviços essenciais e promover atividades culturais para a população. O prefeito declarou que “quando a gente cuida bem do dinheiro público, sobra para fazer obra, comprar uniformes para as crianças, computadores para professores, reformar escolas, colocar ar-condicionado, adquirir medicamentos, reformar unidades de saúde, construir viaduto e também para garantir a alegria do nosso povo no final do ano”, ao comentar sobre a montagem da estrutura natalina. Ele também afirmou que o objetivo é promover um “Natal de luz, esperança e dignidade” para 2025.

A programação prevê o acendimento oficial das luzes natalinas no próximo sábado. Bocalom afirmou que os equipamentos já estão instalados e que a prefeitura prepara um espetáculo aberto ao público. Durante a apresentação da estrutura, ele destacou: “Você que está me vendo está convidado a estar aqui no sábado, às 18 horas, para o acender das luzes de 2025. Tenho certeza de que você vai gostar, seus filhos vão gostar, todos vão gostar, é algo realmente diferente”. O prefeito também comparou a proposta do evento com as celebrações realizadas em outras regiões do país ao afirmar que Rio Branco não busca reproduzir a experiência de cidades como Gramado, mas deseja construir uma referência regional para o período natalino.

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Relatório mostra desigualdade salarial entre mulheres e homens no mercado de trabalho

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Mulheres que ocupam cargos formais no Brasil recebem, em média, 21,2% a menos que os homens, segundo o 4º Relatório de Transparência Salarial e Critérios Remuneratórios divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego no início de novembro. O levantamento considerou dados de 54.041 empresas e apontou que a remuneração média feminina é de R$ 3.908,76, enquanto a média masculina chega a R$ 4.958,43. Os números reforçam a permanência de desigualdades estruturais no mercado de trabalho e motivam ações voltadas à equidade de gênero e raça em diferentes setores.

A análise salarial se conecta ao conjunto de iniciativas desenvolvidas pelo Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, do Ministério das Mulheres, que apoia empresas e organizações na revisão de práticas de gestão e na implementação de políticas internas de diversidade. Atualmente, 88 empresas participam da 7ª edição do programa, que já recebeu 246 adesões ao longo de suas edições. A certificação concedida pelo selo Pró-Equidade reconhece compromisso institucional com mudanças nas estruturas organizacionais e no enfrentamento de práticas discriminatórias.

As informações do relatório e as ações do programa dialogam com relatos de profissionais que identificam impactos diretos da desigualdade de gênero em suas trajetórias. Alessandra Souza, vice-presidente de Marketing e Comunicação de Marca de uma montadora multinacional, afirmou que padrões de comportamento associados à liderança masculina influenciaram sua experiência no início da carreira. “Eu sofria, de forma muito sutil, uma tendência a levar para uma masculinização da minha gestão”, disse. Para ela, condições estruturais nas empresas podem facilitar ou dificultar a permanência e o avanço das mulheres em espaços de decisão.

A diretora de negócios da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, Ana Paula Repezza, destacou que vivências externas ao ambiente corporativo também moldam competências valorizadas no trabalho. “A minha carreira aconteceu quando eu deixei de tentar ser uma coisa que não sou”, afirmou, ao relatar que sua evolução profissional ocorreu após a licença-maternidade. Segundo Repezza, a diversidade de trajetórias amplia perspectivas dentro das organizações.

Executivas de instituições que integram o programa afirmam que ajustes internos têm potencial para transformar ambientes de trabalho e ampliar oportunidades. Para Glenda Nóbrega, gerente executiva de diversidade e inclusão da Caixa Econômica Federal, práticas estruturadas de gestão são determinantes para ampliar condições de crescimento. Já a diretora de administração da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Tereza Cristina de Oliveira, avaliou que mudanças institucionais repercutem também fora das empresas. “Se a gente não tiver a clareza de que as mudanças na sociedade se dão pelo nosso envolvimento, pela nossa luta e pelas nossas escolhas, a gente não está fazendo nada”, afirmou.

De acordo com as gestoras, medidas de equidade precisam considerar fatores como conciliação entre trabalho e família, acesso a oportunidades, critérios de promoção e políticas que contemplem raça, gênero e deficiência. A avaliação é que a combinação entre diagnóstico, ações públicas e práticas corporativas pode gerar efeitos diretos no mercado de trabalho e contribuir para a redução das diferenças registradas nos dados oficiais.

Fonte: Agência Brasil

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