Connect with us

Saúde

Doutora em ortodontia, trás para o Acre, tratamento de sono

O tratamento se dedica a reabilitar disfunções orofaciais, diagnóstico de apneia, ronco, disfunções temporomandibulares

Published

on

A Dra. Monique Carvalho que é especialista em ortodontia e em implantodontia, fez atualizações em odontologia miofuncional, terapeuta e pós em saúde integrativa com ênfase em prescrição hormonal. Para sua atualização em odontologia miofuncional, fez um curso na Austrália e está formando em terapia neural pela Espanha, está trazendo para a cidade de Rio Branco (AC) e todo o Acre, a odontologia miofuncional que utiliza aparelhos intra bucais com o máximo de conforto e segurança para o paciente.

O tratamento se dedica a reabilitar disfunções orofaciais, diagnóstico de apneia, ronco, disfunções temporomandibulares (DTM, também conhecidas como ATM), que podem ser definidas como um grupo de alterações ou problemas nas articulações que ligam o maxilar (parte superior do crânio, no qual ficam localizados os ‘dentes de cima’) à mandíbula (parte inferior e móvel do crânio). A doutora cuida ainda do bruxismo, que é o transtorno em que a pessoa aperta, desliza ou bate os dentes, principalmente durante o sono.

De acordo com Monique, o tratamento traz uma possibilidade, além de tratar uma sonoridade que o ronco atrapalha, trazemos ainda toda a parte fisiológica para o paciente, que ele seja induzido a começar a dormir a noite inteira.

“Se o paciente não dorme direito, ele não faz a reparação do sono e não produz hormônios adequados, o que acaba fazendo com que esse paciente ronque, e acorde cansado, estressado. O nosso tratamento traz uma possibilidade, além de tratar uma sonoridade que o ronco atrapalha, trazemos ainda toda a parte fisiológica para o paciente, que ele seja induzido a começar a dormir a noite inteira, mas dormir com qualidade, conseguindo fazer todo o ciclo do sono”, disse.

“Um sono de qualidade é tão importante quanto respirar.”

Drª Monique carvalho

“Um sono de qualidade é tão importante quanto respirar. Hoje com as correrias do dia a dia, a população perdeu o feeling de dormir cedo, dormir no silêncio, dormir ao pôr do sol, então temos uma geração doente. O índice de pessoas doentes, depressivas, mal estar físico e emocional, aumentou demais, isso tudo vem derivado de uma noite de sono ruim. Poucas das pessoas que eu conheço têm uma noite de sono correta”, enfatizou Monique.

Exame

A Polissonografia (PSG) é o exame considerado padrão ouro para investigar distúrbios do sono como apneia do sono (AOS), ronco, sonambulismo, bruxismo, entre outros. A PSG do tipo IV é realizada de forma domiciliar e possui menos canais de avaliação do sono. São eficazes no diagnóstico de distúrbios respiratórios do sono e têm sido muito utilizadas por sua facilidade, custo e rapidez no resultado.

“Quando o paciente chega em nosso consultório, além de exames de sangue e laboratoriais, fazemos algumas imagens quando necessário. Um exame que sempre fazemos aqui é o polissonografia tipo 4, que é um dispositivo que faz a coleta e a informação de todo o sono do paciente. Vale ressaltar que, cada caso é único”, salientou.

Disfunção Temporomandibular

O paciente que sofre com Disfunção Temporomandibular – DTM, também conhecida como dor orofacial, pode apresentar enfermidades, como dores de cabeça, dificuldade para fechar e abrir a boca, mandíbula estalando, dor no ouvido, dor no pescoço, entre outros sintomas.

“No nosso consultório, tratamos ainda o paciente que sofre com DTM, também conhecida como dor orofacial, que pode apresentar dores de cabeça, dificuldade para fechar e abrir a boca, mandíbula estalando, dor no ouvido, dor no pescoço. A DTM, ocorre quando a articulação temporomandibular não funciona de maneira adequada”, disse a doutora.

Tratamento de Crianças

Monique falou ainda da importância dos cuidados desde recém-nascido. A doutora salientou para os pais das crianças ficarem de olho na formação dos filhos. “Hoje a odontologia está tomando um rumo, graças a Deus, que não tratamos apenas de dentes. Olhamos o paciente, hoje em dia, como um todo. A odontologia miofuncional é tão rica e tão linda, que conseguimos pegar um paciente desde que ainda esteja sendo gerado dentro da barriga da mãe, pegamos o pré-natal, ensinamos a mãe de que forma deve ser a amamentação, que é desde essa fase que você induz o crescimento correto da face dessa criança, disse.

“Hoje uma grande parte dos nossos pacientes, são crianças, onde tratamos os distúrbios do sono, bruxismo, aquela criança que tem dificuldade em se alimentar, geralmente são crianças que respiram pela boca”.

“As crianças de hoje em dia… cada vez mais estão mais doentes, e isso atrapalha a vida social delas.”

Drª Monique carvalho

“Eu peço para que os pais prestem atenção nas suas crianças, principalmente na fase infantil. Não é porque o pai ou a mãe era assim, que a criança tem que ser. Crianças que tem em média 9 anos de idade e fazem xixi na cama, isso é características de quem respira pela boca. Se a criança vive doente, com rinite, sinusite, vive cansada, é uma característica de um respeitador oral. As crianças de hoje em dia, com essa modernidade, com esses alimentos que são todos industrializados, cada vez mais estão mais doentes, e isso atrapalha a vida social delas. Às vezes os pais pensam que é uma patologia e não é, pode ser apenas uma respiração que está de forma incorreta”, finalizou.

Notícias

Governo do Acre entrega ambulâncias para reforçar atendimento de urgência nos municípios

Published

on

O governo do Acre realizou a entrega de três novas ambulâncias de suporte básico para os municípios de Plácido de Castro, Porto Acre e Xapuri. A ação, ocorrida no dia 29 de agosto de 2024, visa melhorar o atendimento de saúde de urgência, com a doação de veículos adquiridos por meio do Ministério da Saúde. O valor total do investimento foi de R$ 867 mil, sendo cada ambulância orçada em R$ 289 mil.

As ambulâncias entregues fazem parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), coordenado pelo governo federal. Esse programa conta com parcerias entre o setor privado, estados, municípios e movimentos sociais, com o objetivo de acelerar o crescimento econômico e a inclusão social, além de gerar emprego e renda.

O governador Gladson Cameli destacou a importância da parceria com o governo federal, afirmando que a entrega das ambulâncias faz parte do esforço para melhorar as condições de trabalho dos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que se dedicam a salvar vidas.

O secretário de Saúde do Estado, Pedro Pascoal, informou que até o final do ano está prevista a entrega de mais seis ambulâncias para outras regiões do Acre. Ele também mencionou que o governo tem investido em equipamentos de proteção individual, como novos fardamentos, para garantir que os profissionais de saúde possam atender de maneira segura e digna.

As ambulâncias de suporte básico são equipadas com materiais essenciais para o suporte à vida, como oxigênio, desfibrilador e medicamentos, permitindo que os profissionais possam realizar os primeiros socorros até que o paciente seja encaminhado ao hospital mais próximo. A equipe que opera esses veículos inclui motorista, enfermeiro e médico.

Essa medida faz parte de um conjunto de ações voltadas para a melhoria da infraestrutura de saúde no estado, que busca garantir maior eficiência no atendimento de urgência e emergência, especialmente nas áreas mais distantes da capital.

Fonte: Agência Notícias do Acre.

Continue Reading

Notícias

Ministério da Saúde amplia vacinação contra HPV para usuários da PrEP no Acre

Ministério da Saúde amplia vacinação contra HPV para usuários da PrEP no Acre, fortalecendo prevenção de ISTs e cânceres

Published

on

O Ministério da Saúde anunciou, na última quarta-feira (3), a inclusão de pessoas que utilizam a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) na vacinação contra o papilomavírus humano (HPV). A medida, divulgada por meio de nota técnica no portal do Ministério, permitirá que indivíduos de 15 a 45 anos que usam a PrEP possam receber a vacina, reforçando a prevenção e o tratamento de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e cânceres relacionados ao HPV.

No estado do Acre, a nova diretriz beneficiará 157 usuários da PrEP. Esta população, que já adota medidas preventivas contra o HIV, agora terá acesso à vacina quadrivalente (HPV4) fornecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que protege contra os tipos mais perigosos do vírus, causadores de verrugas genitais e diversos tipos de câncer, incluindo colo do útero, vulva, pênis, ânus e orofaringe.

Draurio Barreira, diretor do Departamento de HIV, Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e ISTs da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), destacou a importância da ação. “Oportunizar o acesso à vacina HPV4 para usuários da PrEP é uma ação com impacto na prevenção das neoplasias relacionadas ao HPV para populações de maior vulnerabilidade às ISTs”, afirmou.

No Brasil, a prevalência do HPV foi analisada pelo Estudo Epidemiológico sobre Prevalência Nacional HPV (POP-Brasil), que revelou que 53,6% dos homens e mulheres sexualmente ativos entre 16 e 25 anos estão infectados pelo vírus, com 35,2% apresentando genótipos de alto risco. A ampliação da vacinação para usuários da PrEP é uma resposta a esses dados alarmantes.

Desde 2014, o SUS oferece a vacina contra o HPV para diversas faixas etárias e grupos específicos. A recente inclusão dos usuários da PrEP reflete um esforço contínuo para alcançar uma imunização mais ampla e eficaz. A vacinação é uma ferramenta essencial para reduzir as taxas de infecção e, consequentemente, a incidência de cânceres causados pelo HPV.

A PrEP, composta pelos medicamentos tenofovir e entricitabina, é indicada para prevenir a infecção pelo HIV em pessoas sexualmente ativas com risco aumentado. Em março de 2024, cerca de 84.926 brasileiros faziam uso da PrEP, com 82% sendo homens que fazem sexo com homens, 3,2% mulheres trans e travestis, 6,7% homens cisgêneros heterossexuais e 5,8% mulheres cisgêneros.

A ação no Acre é parte de um movimento maior de saúde pública que busca proteger populações vulneráveis e garantir que medidas preventivas estejam disponíveis e acessíveis a todos que delas necessitam.

Fonte: Ministério da Saúde Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Continue Reading

Notícias

Ministra da Saúde anuncia novo edital do programa Mais Médicos

Novo edital do programa Mais Médicos terá 3.184 vagas e incluirá cotas

Published

on

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou nesta segunda-feira (1º) que o programa Mais Médicos abrirá um novo edital com 3.184 vagas. O anúncio foi feito através da rede social X. A ministra destacou que o número de médicos no programa aumentou de menos de 13 mil para cerca de 25 mil desde que assumiu, e o objetivo é alcançar a meta de 28 mil médicos.

Uma novidade importante neste edital é a inclusão de cotas: 20% das vagas serão destinadas a grupos étnico-raciais e 9% a pessoas com deficiência, reforçando a política de inclusão do governo. Informações adicionais, como as datas de inscrição, serão divulgadas ainda na noite desta segunda-feira pela assessoria do Ministério da Saúde.

Nísia Trindade ressaltou a importância do programa Mais Médicos na cobertura da Saúde da Família, mencionando exemplos de estados como a Bahia, que já alcançou 80% de cobertura e oferece horários de atendimento estendidos.

Foto: Marcelo Camargo /Agência Brasil

Continue Reading

Tendência