Connect with us

Assessoria

Fecomércio-Sesc-Senac/AC lança livro que narra a história do comércio no Acre

A obra detalha a evolução do comércio e o papel do Sistema Comércio no fortalecimento econômico e cultural do estado

Published

on

O Sistema Fecomércio-Sesc-Senac/AC promoveu, na noite dessa quinta-feira, 31, na sede da instituição, o lançamento do livro “Sistema Comércio Acre – Uma História para Te Contar”. Resultado de uma profunda pesquisa histórica conduzida pelo historiador Marcos Vinicius Neves, a obra narra a trajetória do Sistema de Comércio no Acre desde suas origens até 2023.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, empresários e convidados, incluindo o desembargador Luiz Vitório Camolez, representando a presidente do Tribunal de Justiça do Acre, Regina Ferrari, e o secretário adjunto da SEFAZ, Clóvis Monteiro Gomes. Entre os líderes empresariais, estavam Marcello Moura, presidente da ACISA; Edson Souza, superintendente do BASA; Ednaldo Nogueira, representando a Caixa Econômica Federal; Rubenir Guerra, presidente da Federacre; e Nayara Honorato, presidente da JUCEAC. O evento contou também com a presença do deputado federal Coronel Ulysses, de João Paulo de Assis Pereira, presidente em exercício da FIEAC, e Adalberto Queiroz, presidente da Academia Acreana de Letras.

O presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac Acre e vice-presidente Financeiro da CNC, Leandro Domingos Teixeira Pinto, expressou a importância de documentar essa história para o presente e as futuras gerações. “É o lançamento de um livro que, a rigor, não precisaria de todo o ritual.” Mas estamos fazendo questão de fazer uma festa, chamar os amigos para comemorar esse momento que eu considero muito importante”, explicou o presidente, que acrescentou: “Já estou sonhando com uma segunda edição, onde vamos aprimorar tudo o que fizemos nesses 20 anos de federação do comércio.”

O presidente expressou sua gratidão por ter no prefácio do livro duas figuras de destaque nacional: o presidente da Confederação Nacional do Comércio, José Roberto Tadros, e o ex-ministro Bernardo Cabral. “Foi um prazer muito grande e que eu nunca imaginei ter o presidente da Confederação Nacional do Comércio, José Roberto Tadros, e o ex-ministro Bernardo Cabral, considerado o pai da Constituição, no prefácio do nosso livro. E isso, com certeza, valoriza muito esta obra”, salientou.

O presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros, em um gesto de reconhecimento à história do comércio acreano, escreveu uma apresentação especial para a obra que enaltece o papel do Acre no processo de integração nacional e ressalta a importância de fortalecer instituições locais, como a Fecomércio, Sesc e Senac, para promover um desenvolvimento harmônico e equilibrado no país. “O Acre escreveu a última e mais bela página de brasilidade e de integração nacional na configuração do território do nosso país, tal como vemos hoje”, afirmou.

O escritor e historiador Marcos Vinícius Neves compartilha que o livro explora a trajetória do comércio e dos serviços no Acre, desde as origens indígenas e da era dos seringais até o presente. “A diretoria aceitou o desafio de não fazer apenas uma história institucional das três instituições —Fecomércio, Sesc e Senac—mas do próprio surgimento do comércio no Acre e a importância que esse segmento econômico teve na formação da sociedade acreana”, explicou Neves.

O deputado federal, Coronel Ulysses, parabenizou o trabalho do presidente Leandro Domingos à frente da federação do comércio. “Quero parabenizar o Dr. Leandro Domingos, pelo excelente trabalho que tem realizado à frente dessa entidade tão importante, que não representa apenas a classe de todos os comerciantes, mas também defende os direitos e as obrigações e deveres de toda essa classe. E essa festa aqui vem apenas para coroar toda essa trajetória histórica e bonita que a Fecomércio tem com o Estado do Acre,” declarou o deputado. 

O diretor regional do Senac Acre, Deywerson Galvão, destacou a relevância do livro para registrar a história do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, tanto para a sociedade em geral quanto para os empresários. “A Federação do Comércio, junto com o Sesc e o Senac, faz o histórico desde o início da nossa jornada aqui no Acre. Isso é muito importante, não só para a sociedade de forma geral, mas especialmente para os empresários, para reconhecerem ainda mais a profundidade e o alcance do nosso trabalho na educação e desenvolvimento econômico local, alcançando desde o interior até a capital do Acre”.

A diretora regional do Sesc Acre, Débora Dantas, reforçou a importância do livro para informar e aproximar a sociedade das atividades do Sesc e Senac no Acre, como formação profissional e serviços em lazer, cultura e saúde para trabalhadores do comércio. “Tem pessoas que não conhecem o que nós fazemos, e, através deste livro, elas terão a oportunidade de saber.”

Dividida em quatro partes, a obra, em seu início, percorre o período de 1880 a 1945, contando a história do comércio no Acre, desde o ciclo da borracha até o Tratado de Petrópolis, que incorporou o território acreano ao Brasil. Na Parte II (1946-1976), os leitores acompanharão o pós-guerra, a criação da CNC, Senac e Sesc, e a luta pela autonomia do Acre. Na terceira parte (1977-1990), é relembrada a chegada do Senac e do Sesc ao Acre, além do enfrentamento dos desafios sociais e do apoio à cultura local proporcionado por essas duas instituições. Na quarta e última parte (1990-2023), é relatada a criação da Fecomércio/AC e a formação do Sistema Comércio, iniciando uma nova fase de representação e desenvolvimento do comércio no estado, culminando na expansão e fortalecimento do Sistema no Acre, com unidades do Sesc e Senac espalhadas pelo interior, e o desenvolvimento sustentável no Acre.

Departamento de Comunicação do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac

Assessoria

Legal no Acre realiza Workshop sobre Introdução aos Estudos Legislativos

Published

on

O Laboratório de Estudos Geopolíticos da Amazônia Legal no Acre realiza o workshop
“Introdução aos Estudos Legislativos”, de 18 e 20 de novembro. O Curso é ministrado pelo professor do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Fabiano Santos, de forma presencial no Auditório Adriana Santelli, localizado no Centro de Convenções da Universidade Federal do Acre.

Voltado a estudantes, pesquisadores e profissionais, o workshop visa apresentar aos participantes os fundamentos teóricos e metodológicos da moderna análise do funcionamento do Poder Legislativo nas democracias contemporâneas. Procura também mostrar como tal aparato foi absorvido nos estudos sobre a política brasileira desde a transição democrática iniciada nos anos 80 do século passado. Além disso, se debruça sobre como aplicar instrumentos e técnicas para a pesquisa de Assembleias Legislativas.

A programação do curso abrange três aulas principais, cada uma focada em temas fundamentais para a compreensão do funcionamento do Legislativo, abordando a teoria geral e perspectivas de análise; teoria brasileira e o estudo de legislativos estaduais. As aulas objetivam proporcionar uma visão abrangente das teorias e práticas do Legislativo brasileiro, com enfoque tanto em análises gerais quanto em estudos específicos de casos estaduais.

O workshop oferece uma oportunidade valiosa para aprofundar o entendimento sobre o Legislativo brasileiro e refletir sobre suas dinâmicas, tanto em âmbito federal quanto estadual, utilizando exemplos práticos e teóricos.

Durante a abertura do workshop, foi realizado também o lançamento do documentário “Viver para a terra: o caso de Rondônia”, que aborda a questão agrária de forma analítica em Rondônia, produzido com o apoio do Instituto Clima e Sociedade (ICS) e da Iniciativa Amazônia + 10.

Estiveram presentes no ato de lançamento a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufac, professora Margarida Lima de Carvalho; a diretora do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Ufac, professora Georgia Pereira Lima; o presidente do Sistema OCB no Acre, Valdemiro Rocha; o superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar no Acre, Cesário Braga; o secretário Executivo da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes); o superintendente da Secretaria do Patrimônio da União no Acre, Tiago Mourão; a representante da Pró-reitoria de Extensão, Keiti Pereira; o coordenador da Unisol no Acre, Carlos Omar; e os vereadores eleitos André Kamai (PT) e Bruno Morais (PP).

Realização

O workshop é uma realização da Universidade Federal do Acre (Ufac); Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH); Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propeg); e Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex). O evento conta com o apoio da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB/AC); Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac); Iniciativa Amazônia +10; e Escola de Contas do Tribunal de Contas do Estado (TCE/AC).

Continue Reading

Assessoria

Phelippe Daou Júnior visita Cidade Publicidade e discute futuro do marketing na Amazônia 

Published

on

O empresário Phelippe Daou Júnior, CEO do Grupo Rede Amazônica, está em Rio Branco nesta semana, onde realiza uma série de visitas estratégicas. Nesta terça-feira (19), ele visitou as instalações da Cidade Publicidade e Propaganda e da Wave Produções, lideradas pelo empresário acreano Wagner Lucena, CEO do grupo WL. Durante a visita, a conversa girou em torno das tendências e desafios do marketing e da produção de conteúdos voltados para a região amazônica. 

À frente de um dos maiores grupos de comunicação regional do Brasil, Daou Júnior tem se destacado pela modernização da Rede Amazônica, com foco na ampliação de sua presença no meio digital e na valorização da cultura e diversidade da Amazônia. O grupo, com sede em Manaus, opera em estados como Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima e Amapá, com atuação em televisão, rádio e plataformas digitais. 

Wagner Lucena apresentou a estrutura da Cidade Publicidade, que conta com uma carteira diversificada de clientes e oferece soluções criativas em comunicação e produção audiovisual. “Receber o Phelippe e compartilhar nossas experiências é uma grande oportunidade. Ele tem uma visão importante sobre o mercado de comunicação e está desenvolvendo ações que ampliam os negócios e promovem um atendimento mais eficiente para a população e os clientes da região”, destacou Lucena. 

Lucena também comentou sobre o potencial do mercado regional de marketing e comunicação para crescer e inovar. “Estamos próximos de completar 30 anos no mercado e temos investido em grandes ações para fortalecer nossas operações. Foi enriquecedor apresentar nossa estrutura e trocar ideias sobre o futuro do setor na Amazônia”, completou. 

Para os empresários, o encontro reforça a importância da integração e de iniciativas que promovam a valorização do mercado local e regional. A união de esforços entre o Grupo Rede Amazônica e a Cidade Publicidade tem sido essencial para impulsionar o desenvolvimento de soluções modernas e sustentáveis na comunicação voltada para a região amazônica. Wagner Lucena, que também integra o Conselho Fiscal do SINAPRO (Sindicato das Agências de Propaganda), destacou a relevância dessa parceria para fortalecer o mercado e promover ações que valorizem o potencial criativo e econômico da Amazônia. A visita também contou com a presença de Flávia Meneses, diretora da afiliada da Rede Amazônica no Acre.

Continue Reading

Assessoria

Eli Pontes lança novo canal de debates sobre questões ambientais, culturais, políticos e sociais

A jornalista e advogada une seu ativismo a um novo projeto de comunicação digital

Published

on

A jornalista, advogada e ativista Eli Pontes lançou um novo projeto voltado para discussões aprofundadas sobre temas ambientais, sociais, política e culturais. Jornalista com experiência e atuação na advocacia ambiental e militância em causas socioambientais, Eli apresenta o canal “Eli Cast”, uma plataforma de entrevistas e debates que se propõe a abordar temas urgentes como mudanças climáticas, preservação ambiental, justiça social e direitos humanos.

O mais novo episódio de “Eli Cast”, foi transmitido ao vivo hoje, dia 14 de novembro às 10h no YouTube, trouxe uma discussão sobre a COP29 e os impactos das mudanças climáticas. Eli contou com a participação de Binho Zavaski, analista ambiental do ICMBIO/MMA, e Carlos Maroja, juiz da Vara do Meio Ambiente do TJDFT. Os convidados compartilharam suas perspectivas e experiências sobre os desafios e avanços no combate à crise climática, tema central da COP29.

Disponível no YouTube no canal @EliCastporEliPontes, o “Eli Cast” é mais uma afirmação da dedicação de Eli Pontes em estimular o diálogo sobre os principais desafios socioambientais da atualidade. A iniciativa visa engajar o público e ampliar a conscientização sobre temas urgentes, refletindo o compromisso de Eli em informar e sensibilizar a sociedade.

Acesse o canal Eli Cast no YouTube, inscreva-se para acompanhar cada episódio e compartilhe com quem se interessa por questões ambientais, culturais, políticos e sociais. Como convida a própria Eli Pontes: “Venha fazer parte desse espaço de diálogo e informação, onde juntos podemos discutir os desafios que enfrentamos e buscar soluções para um futuro mais sustentável e justo.” Sua participação é fundamental para ampliar o alcance dessas discussões!

Continue Reading

Tendência