O Sistema Fecomércio-Sesc-Senac/AC promoveu, na noite dessa quinta-feira, 31, na sede da instituição, o lançamento do livro “Sistema Comércio Acre – Uma História para Te Contar”. Resultado de uma profunda pesquisa histórica conduzida pelo historiador Marcos Vinicius Neves, a obra narra a trajetória do Sistema de Comércio no Acre desde suas origens até 2023.
O evento contou com a presença de diversas autoridades, empresários e convidados, incluindo o desembargador Luiz Vitório Camolez, representando a presidente do Tribunal de Justiça do Acre, Regina Ferrari, e o secretário adjunto da SEFAZ, Clóvis Monteiro Gomes. Entre os líderes empresariais, estavam Marcello Moura, presidente da ACISA; Edson Souza, superintendente do BASA; Ednaldo Nogueira, representando a Caixa Econômica Federal; Rubenir Guerra, presidente da Federacre; e Nayara Honorato, presidente da JUCEAC. O evento contou também com a presença do deputado federal Coronel Ulysses, de João Paulo de Assis Pereira, presidente em exercício da FIEAC, e Adalberto Queiroz, presidente da Academia Acreana de Letras.
O presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac Acre e vice-presidente Financeiro da CNC, Leandro Domingos Teixeira Pinto, expressou a importância de documentar essa história para o presente e as futuras gerações. “É o lançamento de um livro que, a rigor, não precisaria de todo o ritual.” Mas estamos fazendo questão de fazer uma festa, chamar os amigos para comemorar esse momento que eu considero muito importante”, explicou o presidente, que acrescentou: “Já estou sonhando com uma segunda edição, onde vamos aprimorar tudo o que fizemos nesses 20 anos de federação do comércio.”
O presidente expressou sua gratidão por ter no prefácio do livro duas figuras de destaque nacional: o presidente da Confederação Nacional do Comércio, José Roberto Tadros, e o ex-ministro Bernardo Cabral. “Foi um prazer muito grande e que eu nunca imaginei ter o presidente da Confederação Nacional do Comércio, José Roberto Tadros, e o ex-ministro Bernardo Cabral, considerado o pai da Constituição, no prefácio do nosso livro. E isso, com certeza, valoriza muito esta obra”, salientou.
O presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros, em um gesto de reconhecimento à história do comércio acreano, escreveu uma apresentação especial para a obra que enaltece o papel do Acre no processo de integração nacional e ressalta a importância de fortalecer instituições locais, como a Fecomércio, Sesc e Senac, para promover um desenvolvimento harmônico e equilibrado no país. “O Acre escreveu a última e mais bela página de brasilidade e de integração nacional na configuração do território do nosso país, tal como vemos hoje”, afirmou.
O escritor e historiador Marcos Vinícius Neves compartilha que o livro explora a trajetória do comércio e dos serviços no Acre, desde as origens indígenas e da era dos seringais até o presente. “A diretoria aceitou o desafio de não fazer apenas uma história institucional das três instituições —Fecomércio, Sesc e Senac—mas do próprio surgimento do comércio no Acre e a importância que esse segmento econômico teve na formação da sociedade acreana”, explicou Neves.
O deputado federal, Coronel Ulysses, parabenizou o trabalho do presidente Leandro Domingos à frente da federação do comércio. “Quero parabenizar o Dr. Leandro Domingos, pelo excelente trabalho que tem realizado à frente dessa entidade tão importante, que não representa apenas a classe de todos os comerciantes, mas também defende os direitos e as obrigações e deveres de toda essa classe. E essa festa aqui vem apenas para coroar toda essa trajetória histórica e bonita que a Fecomércio tem com o Estado do Acre,” declarou o deputado.
O diretor regional do Senac Acre, Deywerson Galvão, destacou a relevância do livro para registrar a história do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, tanto para a sociedade em geral quanto para os empresários. “A Federação do Comércio, junto com o Sesc e o Senac, faz o histórico desde o início da nossa jornada aqui no Acre. Isso é muito importante, não só para a sociedade de forma geral, mas especialmente para os empresários, para reconhecerem ainda mais a profundidade e o alcance do nosso trabalho na educação e desenvolvimento econômico local, alcançando desde o interior até a capital do Acre”.
A diretora regional do Sesc Acre, Débora Dantas, reforçou a importância do livro para informar e aproximar a sociedade das atividades do Sesc e Senac no Acre, como formação profissional e serviços em lazer, cultura e saúde para trabalhadores do comércio. “Tem pessoas que não conhecem o que nós fazemos, e, através deste livro, elas terão a oportunidade de saber.”
Dividida em quatro partes, a obra, em seu início, percorre o período de 1880 a 1945, contando a história do comércio no Acre, desde o ciclo da borracha até o Tratado de Petrópolis, que incorporou o território acreano ao Brasil. Na Parte II (1946-1976), os leitores acompanharão o pós-guerra, a criação da CNC, Senac e Sesc, e a luta pela autonomia do Acre. Na terceira parte (1977-1990), é relembrada a chegada do Senac e do Sesc ao Acre, além do enfrentamento dos desafios sociais e do apoio à cultura local proporcionado por essas duas instituições. Na quarta e última parte (1990-2023), é relatada a criação da Fecomércio/AC e a formação do Sistema Comércio, iniciando uma nova fase de representação e desenvolvimento do comércio no estado, culminando na expansão e fortalecimento do Sistema no Acre, com unidades do Sesc e Senac espalhadas pelo interior, e o desenvolvimento sustentável no Acre.
Departamento de Comunicação do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac
O novo episódio do Papo Indústria já está disponível e traz como convidado o presidente do Conselho Nacional do SESI, Fausto Augusto Junior. Durante a entrevista, ele fala sobre sua visita ao Acre para participar da reinauguração do Ginásio do SESI, destaca iniciativas desenvolvidas pela instituição no estado e aborda os principais desafios da atuação nacional da entidade.
Segundo Fausto Augusto Junior, uma das funções do Conselho Nacional é fortalecer a integração entre os departamentos regionais do SESI e apoiar os estados em suas demandas prioritárias.
“A proposta, desde o início da nossa gestão, é apoiar os estados naquilo que eles identificam como seus principais desafios, dificuldades e projetos estratégicos. As iniciativas Cuidar e FortaleSer, desenvolvidas aqui no Acre, seguem exatamente essa linha e abordam um tema fundamental: a saúde mental. No caso do Cuidar e, agora, do FortaleSer, estamos falando de professores, da comunidade escolar e de todo o impacto que isso representa”, destaca.
Ao comentar a reinauguração do Ginásio do SESI, Fausto ressaltou a importância do investimento realizado pelo Sistema Indústria e o potencial do espaço para atender diferentes públicos.
“Foi um momento muito emocionante e especial. Reunimos as equipes de vôlei do SESI Bauru e do SESI/AC, o que demonstra como a integração entre os estados é importante. O ginásio ficou muito bonito e com uma proposta bastante inovadora. Trata-se de um espaço multiuso, capaz de receber atividades esportivas, culturais e diversos outros eventos, o que faz toda a diferença”, afirma.
O ginásio ficou muito bonito e com uma proposta bastante inovadora. Fausto Augusto Junior, presidente do Conselho Nacional do SESI / Foto: Everton Amaro
“É um objetivo ambicioso, mas vamos trabalhar para atingir …”
O presidente do Conselho Nacional também falou sobre a Corrida Nacional do SESI, que realizou sua segunda edição neste ano e segue em expansão em todo o país. “A meta para o próximo ano é alcançar 100 mil corredores. É um objetivo ambicioso, mas vamos trabalhar para atingir esse número em 2027”, enfatiza.
Durante a entrevista, Fausto Augusto Junior ainda destacou a trajetória histórica do SESI, que completa 80 anos em 2026, e sua contribuição para o desenvolvimento social e industrial do Brasil.
“O SESI foi a primeira grande experiência de promoção de direitos sociais no Brasil. Estamos falando de 1946, em um país que passava por um processo de industrialização. Naquele contexto, os industriais compreenderam a importância de contribuir para políticas sociais voltadas à educação, à saúde e à qualidade de vida dos trabalhadores e de suas famílias”, ressalta.
O episódio completo do Papo Indústria está disponível no canal da FIEAC no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=vQE3ys7mT9w. O conteúdo também pode ser ouvido nas principais plataformas de áudio.
Após modernização, Ginásio do SESI é reinaugurado e volta a ser palco de grandes eventos
A solenidade, que atraiu um grande público, marcou o início de uma nova fase para um espaço que, ao longo de mais de três décadas, ajudou a construir a história do esporte acreano.
Em clima de festa, nostalgia e emoção, o Sistema FIEAC reinaugurou, nesta sexta-feira (5), o Ginásio do SESI, um dos mais tradicionais espaços esportivos do Acre. Após um amplo processo de modernização, o equipamento volta a ser entregue à população com estrutura renovada, mais acessível, confortável, climatizada e preparada para receber grandes competições, atividades educacionais, projetos sociais e eventos comunitários.
A cerimônia reuniu autoridades, representantes do setor industrial, dirigentes sindicais e convidados, entre eles o presidente do Conselho Nacional do SESI, Fausto Augusto Junior; o presidente da FIEAC em exercício, João Paulo de Assis Pereira; o superintendente do SESI Acre, João César Dotto; o superintendente do SESI São Paulo, Alexandre Pflug; e o deputado federal Zé Adriano, presidente licenciado da FIEAC.
A programação foi aberta com uma partida amistosa de voleibol envolvendo atletas do SESI Vôlei Bauru e jogadoras acreanas, simbolizando a integração entre o esporte de alto rendimento e o incentivo à formação de novos talentos. O momento reforçou a vocação do ginásio como espaço de promoção da saúde, da cidadania e do desenvolvimento humano.
A partida amistosa foi vencida pelo placar de 3 sets a 0 pela equipe SESI Bauru.
Homenagem a estrelas do vôlei brasileiro
Durante a solenidade, também foi prestada homenagem ao técnico Marcos Pacheco, um dos nomes mais vitoriosos do voleibol brasileiro e atual treinador do SESI Bauru. Reconhecido por ser o único técnico a conquistar títulos nas três divisões nacionais da modalidade, Pacheco recebeu o reconhecimento do Sistema FIEAC por sua contribuição ao esporte brasileiro.
Outro momento de destaque foi a homenagem a duas referências do voleibol nacional. A campeã olímpica Dani Lins recebeu uma placa em reconhecimento à sua trajetória marcada por conquistas históricas, incluindo a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Já a líbero Léia Silva foi homenageada em seu jogo de despedida das quadras, encerrando uma carreira de mais de duas décadas repleta de títulos e dedicação ao esporte.
“O povo acreano é incrível. Precisamos levar o nosso voleibol para o Brasil todo. Estou muito feliz com essa homenagem”, declarou Dani Lins.
“Foi uma surpresa. Só quero agradecer por estar no Acre, neste evento e nesta estrutura maravilhosa. Fico muito feliz por essa grande homenagem”, ressaltou Léia.
Um novo e moderno Ginásio do SESI
Construído entre 1990 e 1993, o Ginásio do SESI foi idealizado durante a gestão do então presidente da FIEAC, Jorge Tomás, e recebeu o nome de Rui Lima do Nascimento, em homenagem ao ex-superintendente nacional do SESI.
A obra de modernização recebeu investimento de R$ 28 milhões, com recursos do Departamento Nacional do SESI, e transformou o espaço em uma das mais modernas estruturas esportivas da Região Norte. O ginásio agora conta com climatização completa, três salas de convenções, isolamento acústico, 1.009 assentos esportivos e capacidade para receber até 5,6 mil pessoas.
“Esse ginásio faz parte da história do povo acreano, pois foi palco de grandes emoções. O Acre merece esse lugar, que é um marco para o nosso estado”, destacou César Dotto, superintendente do SESI/AC.
O que disseram as autoridades
“Essa obra é um presente para o Acre e este é um momento histórico. É também um momento de reconhecer o trabalho e a dedicação do presidente licenciado da FIEAC e deputado federal, Zé Adriano, que liderou esse projeto, assim como agradecer ao Departamento Nacional do SESI e a todas as pessoas que tornaram esse sonho realidade”, afirmou João Paulo de Assis Pereira, presidente da FIEAC em exercício.
“Isso traz uma nostalgia muito grande, e trazer de volta esse gigante, que é o Ginásio do SESI, nos deixa extremamente felizes. É um dos espaços mais modernos da Região Norte. Precisamos resgatar a acreanidade em nosso estado, e o Ginásio do SESI tem esse papel”, disse Zé Adriano, deputado federal e presidente licenciado da FIEAC.
“Ficamos muito felizes pela recepção aqui no Acre. Pudemos conhecer um pouco da rica história deste estado. O SESI é uma entidade maravilhosa e contem sempre conosco”, salientou Alexandre Pflug, superintendente do SESI-SP.
“É mais do que a reinauguração de um ginásio. A Região Norte precisa e pode construir estruturas que viabilizem o esporte de alto rendimento. Essas são grandes iniciativas para democratizarmos o esporte no país. Essa é uma contribuição do SESI para a população de Rio Branco e do Acre. São 80 anos de trabalho do SESI em prol do Brasil”, ressaltou Fausto Augusto Junior, presidente do Conselho Nacional do SESI.
Um dos mais importantes espaços para a prática esportiva, o lazer e a realização de grandes eventos no Acre, o Ginásio do SESI será reinaugurado nesta sexta-feira, 5 de junho, após passar por uma ampla reforma e modernização. A cerimônia de entrega contará com uma partida amistosa de vôlei feminino entre as equipes do SESI Vôlei Bauru (SP) e o SESI-AC. Todos os convites para o evento já foram esgotados. A programação será transmitida pelo YouTube da FIEAC: https://www.youtube.com/@federacaodasindustriasdoacre.
A obra recebeu investimento de R$ 28 milhões, com recursos do Departamento Nacional do SESI, e transformou o espaço em uma das mais modernas estruturas esportivas da Região Norte. O ginásio agora conta com climatização completa, três salas de convenções, isolamento acústico, 1.009 assentos esportivos e capacidade para receber até 5,6 mil pessoas.
Para o presidente da FIEAC e do Conselho Regional do SESI em exercício, João Paulo de Assis Pereira, a entrega representa um marco para o fortalecimento do esporte, da cultura e do entretenimento no estado.
“Sem dúvida, este é um dos mais modernos equipamentos esportivos da Região Norte do país. Estamos muito entusiasmados e felizes por concretizar uma entrega tão importante para o setor industrial e para toda a sociedade acreana. Essa grandiosa obra é resultado do empenho do presidente licenciado da FIEAC, Zé Adriano, que liderou a busca pelos recursos necessários e idealizou a transformação que deu origem ao novo Ginásio do SESI”, destaca.
Texto e fotos: Whilley Araújo Assessoria Sistema FIEAC