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Festival Transamazônico começa hoje com programação gratuita e repleta de arte, cultura e diversidade

O evento visa difundir conteúdos e estéticas LGBTQIAPN+, promovendo debates e reflexões sobre questões de gênero, identidade e cidadania.

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A partir desta terça-feira, 25, o Cine Teatro Recreio, em Rio Branco, se transforma em um palco de diversidade, arte, cultura e resistência. A programação do Festival Internacional de Cinema LGBTQIAPN+ Transamazônico inicia logo mais, às 16 horas, com a exibição de curtas e longas-metragens, especialmente selecionados para a mostra, em uma sessão extra.

A abertura oficial será às 18h30, com muita arte, música e sorteio de brindes, além de apresentação vulcânica da artista Saliza. Na sequência, o público vai apreciar a estreia do curta-metragem acreano, dirigido pela cineasta Rose Farias, “O Nome”.

De natureza sensível e contemplativa, o filme mergulha nas vivências da ativista LGBTQIAPN+ e mãe de santo, Rubby Rodrigues, e do jovem trans Murilo, que partilham suas jornadas em torno do nome social, refletindo sobre amor, aceitação e transformação.

Em seguida, o público terá o prazer de assistir ao filme ‘Paloma’, dirigido por Marcelo Gomes. Inspirado em uma história real, o longa conta a jornada de uma mulher trans que desafia o conservadorismo rural para realizar seu sonho.

A protagonista, interpretada pela talentosa Kika Sena, primeira atriz trans a receber o Troféu Redentor de Melhor Atriz no Festival do Rio. Kika, que já morou no Acre e integra o elenco de ‘Noites Alienígenas’, é curadora do Festival Transamazônico e ministrará uma oficina sobre ‘Presença de Profissionais Trans e Travestis no Cinema Brasileiro’ na quarta-feira, 26.”

A programação do Festival Transamazônico segue na quarta-feira, 26, e quinta-feira, 27, com gratuidade em todas as sessões.

O Festival Transamazônico é um projeto aprovado pela Lei Paulo Gustavo (LPG), por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), com financiamento pelo Ministério da Cultura (MinC). O evento é uma realização da MF Alencastro, com apoio do governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), Prefeitura de Rio Branco, Ministério Público do Acre (MPAC), Comissão da Diversidade Sexual da OAB Acre, Fórum de ONGS LGBT do Acre, Associação dos Homossexuais do Acre (AHAC), Conselho Estadual de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (CECDLGBT), Made In Acre, Rosasfarma, ContilNet, Top Mídia, Afa Jardim, Avatim, Estetic Face, Donn Barbearia e Casa do Rio.

A programação completa está disponível no @festivalatransamazonico.

Foto: Rose Farias

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Oficina de distribuição de CURTAS-METRAGENS será oferecida gratuitamente em Porto Velho

Circuito Cultural oferece oficina de distribuição de filmes com o realizador audiovisual Juraci Júnior, dias 20 e 21 de novembro, on-line

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Estão abertas as inscrições para a oficina “Distribuição Independente: como fazer curtas-metragens circularem por festivais de cinema”, com o realizador audiovisual Juraci Júnior. A oficina será realizada de modo virtual, nos dias 20 e 21 de novembro, das 19h30 às 21h30, gratuitamente.

A iniciativa faz parte de uma série de ações de democratização da cultura promovidas pela agente territorial Rafaela Correia, que integra o Programa Comitê de Cultura do Ministério da Cultura (MINC).

Nesta edição, o Circuito Cultural terá como foco o setor audiovisual. A programação está dividida em três atividades: o Cine Debate, que apresentou curtas-metragens produzidos na cidade por meio da Lei Paulo Gustavo no dia 14 de novembro, além de duas oficinas on-line, sendo uma de Distribuição Independente e outra de Elaboração de Projetos Culturais.

A oficina de distribuição é voltada para produtores audiovisuais contemplados nos últimos editais de fomento, como a Lei Paulo Gustavo e a Lei Aldir Blanc, tanto em âmbito municipal quanto estadual. O objetivo é auxiliar um grupo de cineastas locais na busca por estratégias eficazes para a distribuição de seus trabalhos.

Sobre o facilitador

Juraci Júnior atua como diretor audiovisual em obras de ficção, documentários e videoclipes. Participa ativamente de festivais de cinema pelo Brasil e partes do mundo, além de mesas, colóquios e debates sobre a produção audiovisual contemporânea brasileira. Distribui seus filmes de maneira independente há 8 anos, tendo conquistado espaço em importantes festivais de cinema no Brasil e exterior, além de licenciar obras para plataformas de conteúdo brasileiro. É um dos selecionados do 6º Vitrine Lab, curso livre sobre distribuição cinematográfica oferecido pela Vitrine Filmes, uma das mais importantes distribuidoras independentes do país.

As inscrições podem ser feitas pelo link https://encurtador.com.br/XVxG 

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Público lota cinema na estreia de Catador de Sons e Barranco em Porto Velho

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O curta-metragem Catador de Sons e o clipe musical Barranco foram exibidos pela primeira vez na noite da última quinta-feira (13), no espaço Tapiri Cinema da Floresta em Porto Velho. Com plateia lotada, as obras emocionaram o público e Bira Lourenço, artista e pesquisador de sons, tema central do documentário.

“É ver além. Com o clipe Barranco eu percebi coisas que não estavam tão evidentes para mim, na minha música. Já no filme Catador o que mais me impressiona é a sensibilidade de como o material captado. Eu me vi de corpo e alma entregue à minha arte. Eu sou esse catador”, comenta Bira durante bate-papo com a plateia.

Para Jussara Assmann, coordenadora geral da produção das duas obras, o audiovisual foi um grande desafio. “Coordenar dois projetos audiovisuais foi um desafio e aprendizado, onde as linguagens de arte se entrelaçam e se completam com o talento, profissionalismo e sensibilidade das pessoas envolvidas”, afirma.

O filme se propõe a discutir o cotidiano amazônico, por meio da observação constante, em pesquisas dos artistas Bira e Jussara Assmann, que destacam a capacidade polifônica de Porto Velho e seu entorno. Já o clipe musical Barranco propõe ao público uma viagem sensorial pelas beiras de rios amazônicos. A música executada por Bira Lourenço e Catatau Batera faz parte do álbum Sons de Beira. Kaline Leigue, artista rondoniense, interpreta a música em uma performance por entre o barro, o rio Madeira e o amanhecer em Porto Velho.

Catador de Sons com direção e roteiro de Juraci Júnior, produção executiva de Val Barbosa, direção de fotografia de Avener Prado, som direto de Hugo Borges e coordenação geral de Jussara Assmann. O clipe musical Barranco tem direção e roteiro de Juraci Júnior, produção executiva de Jussara Assmann, direção de fotografia de Jordan Cruz e música de Bira Lourenço e Catatau Batera.

O documentário Catador de Sons e o clipe Barranco foram realizados graças a aprovação no Edital 01/2024 – SEJUCEL – Audiovisual – bolsas para Artes em Vídeo, com recursos da Lei Paulo Gustavo.

Fonte: Assessoria / Fotos. Bruna Mota

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CNC inspira gestão humanizada através do Programa de Engajamento VEM

Presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac/AC destaca iniciativa que realiza uma gestão humanizada e culturalmente transformadora através do Programa de Engajamento VEM

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Com foco em fortalecer vínculos e promover o sentimento de pertencimento entre seus colaboradores, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) tem se destacado nacionalmente por sua atuação voltada à valorização das pessoas. Um dos principais pilares dessa conquista é o Programa de Engajamento VEM – Viva Esses Momentos, desenvolvido pela Gerência Executiva de Recursos Humanos, que reúne um conjunto de ações voltadas ao reconhecimento profissional, à integração familiar e à promoção da qualidade de vida.

O resultado desse trabalho é expressivo: a CNC registrou um aumento de 7% em seu índice de favorabilidade interna, que passou de 86 para 92 nos últimos dois anos. Essa evolução é reflexo direto de uma cultura organizacional que compreende a importância do bem-estar coletivo para o desempenho institucional.

Dividido em nove eixos – Vem Falar, Vem Escutar, Vem Contratar, Vem Inspirar, Vem Desenvolver, Vem Compartilhar, Vem Cuidar, Vem Agradecer e Vem Comemorar – o programa busca fortalecer a relação entre a instituição e seus colaboradores, estimulando o diálogo, o reconhecimento e a convivência em harmonia.

Entre as atividades que mais se destacam, o Dia da Família vem sendo celebrado como uma oportunidade de aproximar colaboradores e seus familiares em experiências únicas, realizadas em locais simbólicos como o Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, e o Jardim Botânico de Brasília. Esses encontros representam mais do que momentos de lazer: expressam a essência de uma gestão que enxerga o ser humano como protagonista do sucesso institucional.

O presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac Acre e vice-presidente da CNC, Leandro Domingos, destacou a relevância da iniciativa e o impacto positivo que ela gera em todo o Sistema Comércio.

“O que a CNC tem construído por meio do Programa VEM é, notadamente, um exemplo de como a valorização do ser humano pode transformar o ambiente de trabalho em um espaço de propósito e realização. Quando a instituição reconhece e celebra o papel de cada colaborador, ela fortalece seus resultados e cria uma cultura sustentável, baseada em confiança, pertencimento e cooperação. Esse é o caminho que inspira todo o Sistema Comércio no Brasil”, afirmou.

O reconhecimento das boas práticas adotadas pela CNC também vem de fora. Em 2025, a Confederação foi eleita a melhor organização do Brasil na categoria Setor de Serviços Diversos, no prêmio Lugares Mais Incríveis para Trabalhar, promovido pelo Estadão em parceria com a FIA Business School (USP). No cenário internacional, a entidade recebeu a medalha de ouro Brandon Hall, uma das mais respeitadas premiações de Recursos Humanos do mundo.

Com 309 colaboradores, a CNC comprova que investir em pessoas é investir em resultados duradouros. O Programa VEM confirma esse compromisso ao transformar o ambiente de trabalho em um espaço de convivência saudável, de aprendizado mútuo e, principalmente, de felicidade compartilhada — valores que refletem a essência do Sistema Comércio em todo o país.

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