O governo do Estado inicia a campanha de vacinação bivalente contra a covid-19 neste sábado, 25, às 8h, no Lar Vicentino, em Rio Branco. A primeira etapa terá início com a aplicação das vacinas em pessoas dos grupos de risco, que incluem idosos, gestantes e imunossuprimidos.
Apesar da autorização da Anvisa para uso dos reforços bivalentes em todas as pessoas acima de 12 anos, o Ministério da Saúde decidiu reduzir o público-alvo dos imunizantes apenas para os grupos prioritários, que incluem idosos com mais de 60 anos, gestantes e puérperas, imunocomprometidos, pessoas com deficiência, pacientes vivendo em instituições de longa permanência, povos indígenas, ribeirinhos e quilombolas, e profissionais da saúde.
Etapas
Fase 1: pessoas de 70 anos ou mais; pessoas vivendo em instituições de longa permanência (abrigados e os trabalhadores dessas instituições); imunocomprometidos; comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas;
Fase 2: pessoas de 60 a 69 anos de idade;
Fase 3: Gestantes e puérperas (42 dias pós-parto);
Fase 4: Trabalhadores da saúde;
Fase 5: Pessoas com deficiência permanente.
As pessoas que não fazem parte do grupo prioritário para as vacinas bivalentes e não iniciaram a vacinação, ou que estão com o esquema de duas doses monovalentes incompleto, deverão completar o esquema vacinal já preconizado com as vacinas monovalentes.
Influenza
Já na segunda-feira, 27, o governo lança a ação Dose Extra: Campanha de Vacinação contra Influenza. Destinada à população em geral, a partir dos 6 meses de idade, a campanha se estenderá durante o mês de março, até que existam estoques disponíveis da vacina. O objetivo é reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza. A meta é imunizar 90% do público alvo.
As vacinas estarão disponíveis em todas as unidades de Referência em Atenção Primária (Uraps) do Estado e serão administradas em dose única (DU). As secretarias municipais de Saúde desenvolverão, também, ações voltadas para a coletividade, como o agendamento de atividades de vacinação em várias outras instituições, por exemplo.
Requisitos para tomar a vacina:
Idade acima de 6 meses;
Ter tomado a última dose contra influenza há, pelo menos, 6 meses;
Portar cartão do SUS e documento de identificação.
Com informações da Agência de Notícias do Acre