O líder indígena Haru Kuntanawa atua na linha de frente da luta pelos direitos do povo Kuntanawa, grupo originário da região do Alto Juruá, na fronteira entre Brasil e Peru, no Acre. “Eu sou neto de anciões que testemunharam a violência. A gente está aqui porque sobreviveu a um genocídio”, afirma Haru, ao relembrar a dizimação de dezenas de aldeias durante o primeiro ciclo da borracha, entre 1877 e 1910.
Segundo Haru, os Kuntanawa foram capturados, escravizados e exterminados. Apenas uma aldeia restou, sob domínio de seringalistas. “Por muito tempo nosso povo nem foi reconhecido como indígena”, relata. Esse cenário começou a mudar somente cerca de 80 anos após o genocídio, com a criação da Reserva Extrativista do Juruá.
Mesmo com esse avanço, o povo Kuntanawa ainda não teve seu território demarcado. “Sem terra demarcada, não temos educação nem saúde diferenciada. Nossos jovens enfrentam discriminação nas escolas, vindas até de professores”, diz Haru. Ele afirma que a luta pela demarcação já dura 25 anos e lembra que, mesmo com uma decisão do Ministério Público Federal de 2018 determinando o reconhecimento do território, o processo não foi concluído.
A reivindicação dos Kuntanawa vai além da demarcação. Através da Associação Sócio Cultural e Ambiental Kuntanawa (ASCAK) e da Organização dos Povos Indígenas do Rio Juruá (OPIRJ), lideradas por Haru, as comunidades estão organizando uma comissão de justiça para documentar os danos sofridos durante o genocídio. “Queremos envolver todo o Estado brasileiro, para que possamos medir todos os impactos da violência”, explica.
O objetivo é elaborar um relatório que sirva de base para reivindicar reparações. “A gente quer mais do que nosso território de volta. A gente quer toda a cultura que nos foi retirada”, afirma Haru. Para ele, esse processo pode marcar um novo capítulo na política indígena brasileira.
O líder indígena acreano Francisco Piyãko, do povo Ashaninka do Rio Amônia, participa entre os dias 27 de outubro e 1º de novembro de 2025 da programação de abertura da exposição Amazônia, no Rautenstrauch-Joest-Museum, em Colônia, Alemanha. A mostra reúne cerca de 200 fotografias de Sebastião Salgado, registradas durante mais de sete anos de expedições pela floresta amazônica.
A presença de Piyãko na Alemanha faz parte da agenda de divulgação da mostra e de uma série de atividades públicas que incluem entrevista à imprensa, debates e encontros com o público europeu sobre a proteção dos territórios indígenas e a justiça climática. No dia 30 de outubro, ele participa de uma conversa pública com o também líder indígena Beto Marubo, do Vale do Javari, com mediação da diretora do museu, Nanette Snoep, e do prefeito de Colônia, Andreas Wolter. O debate abordará o papel dos povos indígenas na preservação da floresta e as expectativas para a COP30, que ocorrerá em Belém (PA) no próximo mês.
A exposição é uma iniciativa do Rautenstrauch-Joest-Museum, em parceria com o Instituto Terra e com curadoria de Lélia Wanick Salgado. O evento conta com patrocínio da Zurich Seguros, que completa 150 anos na Alemanha, e apoio da KfW Entwicklungsbank, da DEG e da editora Taschen. As imagens retratam paisagens, comunidades e rituais de diversos povos da Amazônia, entre eles os Ashaninka, Yawanawá, Marubo, Yanomami, Suruwahá e Macuxi.
A relação entre Francisco Piyãko e Sebastião Salgado começou em 2016, quando o fotógrafo esteve na Terra Indígena Kampa do Rio Amônia, no município de Marechal Thaumaturgo, Acre, para documentar o modo de vida do povo Ashaninka. As fotos dessa visita integram a série Amazônia e retratam momentos de convivência com a comunidade Apiwtxa, fundada por Piyãko e outras lideranças locais. As imagens mostram o cotidiano do povo, o uso coletivo da floresta e as práticas de manejo sustentável que sustentam a vida na fronteira entre o Brasil e o Peru.
Durante aquela visita, Salgado passou vários dias na aldeia, acompanhado por Piyãko, que apresentou a organização política e ambiental do território, o trabalho comunitário e os rituais do povo Ashaninka. A partir dessa experiência, o fotógrafo incorporou à série o olhar sobre as formas de resistência e de manejo dos povos da floresta diante da expansão das fronteiras econômicas na Amazônia.
Em entrevistas posteriores, Sebastião Salgado destacou que a permanência entre os Ashaninka foi fundamental para compreender a relação espiritual e material entre o povo e o território. Já Piyãko, em diferentes ocasiões, afirmou que a presença do fotógrafo ajudou a tornar visível a experiência do povo Ashaninka para o mundo e a reforçar a importância da preservação da Amazônia como parte da identidade e da sobrevivência coletiva.
Sobre a participação na abertura da mostra na Alemanha, Piyãko afirmou que o convite partiu do próprio Sebastião Salgado e que sua presença representa também uma homenagem ao amigo e parceiro de luta. “Estou indo muito pelo convite do próprio Sebastião. Mesmo ele tendo feito a passagem, é como se eu estivesse indo visitar ele, encontrar com ele. Vai ser um momento bastante emocionante, porque vai ter muito forte a presença dele, mesmo ele não estando ali. Vou movido por esse sentimento”, disse o líder Ashaninka, destacando que a participação na exposição simboliza a continuidade do trabalho que ambos realizaram em defesa da Amazônia e dos povos da floresta.
A exposição Amazônia permanecerá em cartaz no museu de Colônia até 15 de março de 2026. Além das fotografias, o evento apresenta uma programação paralela chamada The Future is Indigenous, que coloca artistas, lideranças e pensadores indígenas no centro das discussões sobre clima, cultura e território. O objetivo é promover o diálogo entre diferentes visões sobre o futuro da floresta e o papel dos povos originários na sua proteção.
Estreou na sexta-feira, no canal do PT do Acre no YouTube, o podcast Papo Cabeça, idealizado e apresentado pela artista e militante do Partido dos Trabalhadores, Camila Cabeça, que também coordena o escritório do Ministério da Cultura no Acre.
O programa nasce como um espaço de escuta, debate e reconstrução simbólica, uma tentativa de retomar a luta política também pela comunicação.
A estreia contou com a participação do ex-governador Binho Marques, em uma conversa sobre cultura, formação política e o papel da memória nas políticas públicas que transformaram o estado.
“É uma proposta de conversa, de troca, de reconhecimento da nossa história e das pessoas que ajudaram a construir o Acre que a gente acredita”, explica Camila.
O Papo Cabeça surge num momento em que setores conservadores dominam o debate público digital, e a esquerda busca reconectar-se com a sociedade. Nesse contexto, o programa se apresenta como um gesto político e cultural de reconexão, ao propor novas formas de diálogo e fortalecer a reflexão coletiva sobre o papel das políticas públicas no Acre contemporâneo.
“A comunicação, a cultura e a educação caminham juntas. Quando isso se perde, a gente perde também a capacidade de pensar o coletivo”, afirmou Camila durante a conversa.
Ao combinar memória, escuta e formação, o Papo Cabeça busca aproximar a política do cotidiano das pessoas e reafirmar a comunicação como campo de disputa e de construção coletiva.
Em tempos de desinformação e polarização, o podcast se posiciona como um espaço de resistência simbólica e de diálogo político, um lugar onde a luta continua, agora também nos microfones, nas câmeras e nas redes.
O primeiro episódio do Papo Cabeça já está disponível no canal do PT do Acre no YouTube. Camila Cabeça convida o público a assistir, se inscrever no canal e ativar o sininho de notificações para acompanhar as próximas conversas, que continuarão a abordar temas ligados à cultura, política e memória popular no Acre.
O governo do Acre recebeu R$ 14,4 milhões referentes ao segundo ciclo da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), executada pelo Ministério da Cultura. O repasse foi autorizado após a aprovação do Plano de Aplicação de Recursos elaborado pela Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), com participação da sociedade civil. O Acre foi um dos quatro estados que superaram a meta de execução financeira da primeira etapa do programa, atingindo 106% do valor aplicado, incluindo os rendimentos financeiros.
A nova etapa da PNAB no Acre contempla investimentos em diferentes eixos, definidos durante fóruns estaduais realizados entre maio e junho de 2025. O plano aprovado pelo Ministério da Cultura inclui ações voltadas à valorização das culturas tradicionais, como expressões indígenas e mestres da cultura popular, além do fortalecimento de novos talentos, coletivos e entidades culturais em todo o estado. As diretrizes também preveem a adoção integral de cotas e ações afirmativas, garantindo a execução conforme as normas nacionais de equidade e diversidade.
Em outubro, durante o 1º Seminário Nacional de Ações Afirmativas na Cultura, promovido pelo Ministério da Cultura em São Paulo, o Acre foi reconhecido como referência na implementação de políticas voltadas a grupos historicamente marginalizados. Para o presidente da FEM, Minoru Kinpara, os resultados obtidos refletem o esforço coletivo de artistas, gestores e representantes culturais. “A Política Nacional Aldir Blanc representa um marco histórico para a cultura brasileira, e o Acre tem mostrado que é possível transformar esse investimento em resultados concretos. A escuta ao movimento cultural foi decisiva para construirmos um plano coerente com as realidades do nosso povo, respeitando as identidades e potencialidades de cada território”, afirmou.
Segundo Kinpara, o novo ciclo da PNAB marca uma fase de fortalecimento institucional da cultura como política pública permanente. Ele destacou que o estado passou a integrar um grupo de entes federativos que tratam o setor cultural como estratégico para o desenvolvimento social e econômico. “Vivemos um novo momento: a cultura deixou de ser coadjuvante e passou a ocupar o lugar de política estratégica, com planejamento, participação social e impacto direto na vida das pessoas. Essa conquista é coletiva — de artistas, mestres, gestores, conselheiros e todos que acreditam no poder transformador da cultura”, completou o presidente da FEM.
Com os novos recursos, o Acre pretende ampliar editais, prêmios, ações formativas, projetos de salvaguarda patrimonial e o apoio a redes e coletivos culturais em todas as regiões do estado. O desempenho do Acre no programa consolida a presença do estado entre os protagonistas nacionais na execução de políticas culturais, evidenciando um modelo de gestão articulado com a sociedade civil e com o sistema nacional de fomento à cultura.