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Cultura

Haru Kuntanawa pede reparação e demarcação do território após genocídio de seu povo

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O líder indígena Haru Kuntanawa atua na linha de frente da luta pelos direitos do povo Kuntanawa, grupo originário da região do Alto Juruá, na fronteira entre Brasil e Peru, no Acre. “Eu sou neto de anciões que testemunharam a violência. A gente está aqui porque sobreviveu a um genocídio”, afirma Haru, ao relembrar a dizimação de dezenas de aldeias durante o primeiro ciclo da borracha, entre 1877 e 1910.

Segundo Haru, os Kuntanawa foram capturados, escravizados e exterminados. Apenas uma aldeia restou, sob domínio de seringalistas. “Por muito tempo nosso povo nem foi reconhecido como indígena”, relata. Esse cenário começou a mudar somente cerca de 80 anos após o genocídio, com a criação da Reserva Extrativista do Juruá.

Mesmo com esse avanço, o povo Kuntanawa ainda não teve seu território demarcado. “Sem terra demarcada, não temos educação nem saúde diferenciada. Nossos jovens enfrentam discriminação nas escolas, vindas até de professores”, diz Haru. Ele afirma que a luta pela demarcação já dura 25 anos e lembra que, mesmo com uma decisão do Ministério Público Federal de 2018 determinando o reconhecimento do território, o processo não foi concluído.

A reivindicação dos Kuntanawa vai além da demarcação. Através da Associação Sócio Cultural e Ambiental Kuntanawa (ASCAK) e da Organização dos Povos Indígenas do Rio Juruá (OPIRJ), lideradas por Haru, as comunidades estão organizando uma comissão de justiça para documentar os danos sofridos durante o genocídio. “Queremos envolver todo o Estado brasileiro, para que possamos medir todos os impactos da violência”, explica.

O objetivo é elaborar um relatório que sirva de base para reivindicar reparações. “A gente quer mais do que nosso território de volta. A gente quer toda a cultura que nos foi retirada”, afirma Haru. Para ele, esse processo pode marcar um novo capítulo na política indígena brasileira.

Com informações de Ipam

Cultura

Espetáculo Eros retorna aos palcos com nova temporada nos dias 7 e 8 de junho na Usina de Arte João Donato

Apresentações ocorrem às 19h15 e trazem reflexões sobre amor, dependência emocional e relações contemporâneas; ingressos à venda na bilheteria.

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A Fluxo Cia de Artes apresenta a 3ª temporada do espetáculo Eros, que volta aos palcos nos dias 7 e 8 de junho, às 19h15, na Usina de Arte João Donato,  em Rio Branco. A obra, que une dança e teatro, chega com novidades no roteiro, figurinos e trilha sonora, prometendo uma experiência ainda mais intensa e reflexiva para o público.

“O espetáculo Eros é uma verdadeira terapia para quem já sofreu por amor. Faz repensar nossos próprios comportamentos dentro de um relacionamento, além de afirmar que, muitas vezes, precisamos de amigos ou de ajuda profissional para curar nossas dores emocionais”, destaca o diretor Dheyvison.

Apresentado pela última vez em junho de 2023, Eros aborda temas como amor, dependência emocional e traição — tanto em relações heterossexuais quanto homossexuais. “A nova temporada traz elementos que tornam a obra “ainda mais impactante e reflexiva”, esclarece Bruno.

Além da apresentação nos palcos, a companhia também se desafiou a produzir um projeto audiovisual independente, disponível no Instagram da Cia (@fluxociadeartes), que complementa o espetáculo.

Inspirado na teoria dos três grandes amores da vida, da pesquisadora Helen Fisher, e na lenda japonesa do Akai Ito — que fala sobre o fio vermelho do destino —, Eros leva ao palco histórias de amor em suas diversas formas. A proposta é conduzir o público a refletir sobre como aprendemos a amar, ser amados e quais padrões repetimos nas relações.

Os ingressos antecipados estão esgotados, mas ainda será possível adquirir entradas na bilheteria da Usina de Arte João Donato no dia do evento, a partir das 18h, com valores de R$ 20 (meia) e R$ 40 (inteira). A classificação indicativa é 16 anos.

Anne Nascimento
Jornalista

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Cultura

Todos os municípios do Acre aderem à Política Nacional Aldir Blanc e Estado projeta investimento de R$ 57 milhões

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O estado do Acre alcançou 100% de adesão municipal ao segundo ciclo da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), conforme divulgado pelo Ministério da Cultura. Todos os 22 municípios acreanos solicitaram adesão à política pública de fomento à cultura, que viabiliza acesso a recursos federais voltados ao setor cultural em âmbito local.

A PNAB integra as ações permanentes de financiamento à cultura no país e representa uma continuidade dos esforços iniciados com a Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, sancionada durante a pandemia. Com a adesão completa no Acre, o estado avança na captação e execução de recursos destinados a projetos culturais descentralizados.

No contexto estadual, o Acre se destacou nacionalmente como um dos primeiros a cadastrar seu plano de trabalho junto ao governo federal. A gestão da política é coordenada pela Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), que aprovou mais R$ 57 milhões para investimento nos próximos três anos, fortalecendo as cadeias produtivas culturais em todo o território acreano.

Na primeira fase da PNAB, o Acre já figurava como o terceiro estado com maior execução dos recursos no país. Os investimentos viabilizaram ações e produções culturais tanto na capital, Rio Branco, quanto nos municípios do interior, refletindo o compromisso da gestão estadual com a aplicação dos recursos e com a valorização da diversidade cultural.

O estado também vem operando outros fundos e programas de apoio à cultura. Em 2024, foram destinados R$ 22 milhões pela Lei Paulo Gustavo, R$ 18 milhões da PNAB, e R$ 6 milhões do Fundo Estadual de Cultura (FEC), além de rendimentos financeiros próximos de R$ 3 milhões. A previsão, somando os recursos do novo ciclo da PNAB, ultrapassa R$ 100 milhões destinados ao setor cultural até 2027.

Os próximos passos incluem a realização de escutas com agentes culturais para definição das prioridades e estruturação dos editais. A meta é ampliar o acesso e garantir maior capilaridade das ações em todas as regiões do estado. O prazo para adesão de municípios à PNAB segue aberto até 26 de maio.

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Cultura

Governo do Acre confirma realização do Arraial Cultural 2025 em junho

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O Governo do Acre confirmou a realização do Arraial Cultural 2025 para o mês de junho. O anúncio foi feito neste sábado (17) pelo presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), Minoru Kinpara, com apoio declarado do governador Gladson Cameli por meio de vídeo publicado em suas redes sociais.

“Prepara a camisa xadrez, o chapéu de palha, que o Arraial Cultural 2025 está confirmado. O nosso governador Gladson Cameli já garantiu os recursos, estamos trabalhando muito”, afirmou Kinpara. Segundo ele, o evento contará com barracas de comidas típicas, apresentações culturais, danças tradicionais e a tradicional competição estadual de quadrilhas juninas.

O Arraial será realizado no final do mês e terá entrada gratuita. A expectativa da organização é de que o público deste ano seja ainda maior que o dos anos anteriores, reforçando o evento como uma das principais festas do calendário cultural acreano.

A coordenação do Arraial Cultural 2025 está sob responsabilidade da FEM, que organiza a programação com representantes de diversos municípios do estado. A competição de quadrilhas, considerada um dos principais atrativos, reunirá grupos de todo o Acre, promovendo intercâmbio cultural e mobilização comunitária.

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