O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) promoverá, no próximo dia 18 de março, na Escola Estadual Zuleide Pereira de Souza, mais uma edição especial do MP na Comunidade, com o tema “Cidadania para Mulheres na Vila Acre”. O evento, em alusão ao mês das mulheres, levará, em especial, serviços voltados à efetivação dos direitos e empoderamento das mulheres.
O MPAC estará presente com o Centro de Atendimento à Vítima (CAV), Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), Núcleo de Apoio e Atendimento Psicossocial (Natera) e Ouvidoria Geral. Com apoio de parceiros, o público terá à disposição serviços como emissão de documentos, atendimentos jurídicos, de saúde, assistência social, orientações sobre benefícios sociais e empreendedorismo, cortes de cabelo, oficinas de culinária, recreação infantil, entre outros.
Entre os parceiros que estarão presentes no evento, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Santa Helena levará serviços como a atualização do cadastro do Bolsa Família, agendamento de visitas para novos cadastros e exclusões, atualização de tarifas sociais e emissão da carteirinha do idoso interestadual. Já o INSS oferecerá orientações sobre benefícios, consultas de pagamento e agendamentos.
Para a área da saúde, o Hospital do Amor oferecerá agendamento de mamografias e PCCUs, além de realizar prevenção do câncer de boca. A Sesacre e a Semsa disponibilizarão serviços de ginecologista, pediatra, atendimento de clínica geral, equipe de enfermagem, vacinação, testes rápidos, aferição de pressão, teste de glicemia e dispensação de medicamentos.
Além disso, o evento contará com a presença de instituições e empresas que levarão serviços relacionados à educação, empreendedorismo e finanças. O IEPTEC oferecerá orientação sobre criação de currículos e dicas de como se apresentar em uma entrevista de emprego. Já o Sebrae promoverá palestras sobre empreendedorismo feminino e formalização do MEI, além de educação financeira e acesso a crédito.
No evento, também haverá um bazar com doação de roupas, sapatos e bolsas, que serão destinados a mulheres em situação de vulnerabilidade, além de brinquedos, roupas e fraldas, destinados às crianças da comunidade onde será realizada a ação. Interessados em contribuir podem levar sua doação até a sede do MPAC ou outra unidade na capital até o dia 14 de março.
O Governo do Acre, por meio do programa Juntos Pelo Acre, realizou nesta sexta-feira, 4 de julho de 2025, uma série de ações sociais em Cruzeiro do Sul, atendendo moradores dos bairros Cobal, Remanso, Santa Terezinha e outros da região. As atividades ocorreram na Escola Maria Lima de Souza, no bairro Cobal, e na Escola Estadual Comandante Braz de Aguiar, no Centro da cidade, com previsão de continuidade até domingo, 6, na Expoacre Juruá.
As ações são coordenadas pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) e contaram com a participação de diversas instituições, como o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), Ministério Público, Defensoria Pública, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), além de equipes de saúde e assistência social.
Durante o evento, foram distribuídos mais de 3 mil kits de roupas por meio do projeto Vestuário Social, além de oferecidos serviços gratuitos como emissão de documentos, consultas médicas, atendimento odontológico, vacinação, exames rápidos e entrega de medicamentos. O projeto também promoveu atividades culturais e recreativas, além da presença do Ônibus Lilás da Secretaria da Mulher (Semulher), que ofereceu orientação e apoio no combate à violência contra a mulher.
A vice-governadora e titular da SEASDH, Mailza Assis, foi citada como uma das principais apoiadoras da ação. A secretária-adjunta Amanda Vasconcelos destacou: “Essas ações representam o compromisso do governo em levar dignidade e acesso a direitos a quem mais precisa”.
O Projeto Cidadão, do TJAC, que completa 30 anos, também esteve presente, com foco em reunir diferentes serviços públicos em um mesmo espaço. A coordenadora Isnailda Silva explicou que a iniciativa busca facilitar o acesso da população a políticas públicas essenciais.
Para o chefe da Divisão de Promoção de Registro Civil da SEASDH, Cézar Pinho, a ação tem contribuído significativamente para reduzir o sub-registro, ampliando o acesso à documentação civil. “O Juntos Pelo Acre tem ajudado a combater um problema grave, garantindo o direito à cidadania”, afirmou.
No domingo, 6, o encerramento das ações contará com um mutirão de serviços na comunidade rural Santa Luzia, além da realização de um casamento coletivo promovido pelo TJAC durante a Expoacre Juruá.
Moradores beneficiados relataram a importância da iniciativa. “Tem gente que não tem dinheiro pra comprar roupa, e aqui eles dão de graça”, afirmou Antônia Pamela de Lima Santos. “Essas ações ajudam muito a melhorar a situação de quem precisa”, completou Francisca Socorro do Nascimento Souza.
O Sebrae no Acre e a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) assinaram, no dia 28 de maio de 2025, um convênio de cooperação com foco no fortalecimento da cadeia produtiva do café robusta amazônico. A iniciativa prevê a participação do Acre na Semana Internacional do Café (SIC), que será realizada entre os dias 5 e 7 de novembro de 2025, em Belo Horizonte (MG).
A parceria viabiliza a organização de uma missão técnica, com a presença de produtores rurais e técnicos do estado. A comitiva acreana contará com um estande na feira para promover o café local. A SIC é uma das maiores feiras do setor na América Latina e reúne produtores, torrefadores, compradores internacionais e especialistas do Brasil e de outros países.
Durante o evento, os participantes terão acesso a rodadas de negócios, palestras, workshops, exposições e degustações, com ênfase em inovação, sustentabilidade e qualidade da produção.
O diretor técnico do Sebrae no Acre, Kleber Campos, destacou que a parceria fortalece as ações conjuntas das instituições. “O convênio tem o objetivo de fortalecer as ações das duas instituições na cadeia produtiva do café, no tocante ao acesso a mercados, à tecnologia de produção e à melhoria da gestão das propriedades assistidas pelo projeto ou pelo convênio”, afirmou.
O secretário de Agricultura, Luiz Tchê, ressaltou que o acordo amplia a visibilidade do café acreano. “Este convênio representa um passo importante na valorização da cadeia produtiva do café no Acre, promovendo conhecimento, visibilidade e oportunidades para os nossos produtores”, declarou.
Os produtores participantes da missão técnica serão escolhidos com base no Concurso de Qualidade do Café Robusta Amazônico – Qualicafé, que chega à sua terceira edição em 2025. A seleção é promovida pelo Governo do Estado em parceria com o Sebrae e outras instituições, com o objetivo de valorizar os melhores cafés da região e estimular a melhoria contínua na produção.
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta sexta-feira, 4 de julho, a entrega da Unidade de Saúde Raimunda Dionísio da Silva, localizada na Rua Juricaba, nº 571, no bairro João Paulo. Totalmente revitalizada, a unidade recebeu um investimento de R$ 234.154,44, oriundo de recursos próprios do município.
Com estrutura modernizada e ambiente mais acolhedor, a unidade foi entregue à comunidade com o objetivo de garantir um atendimento mais digno, eficiente e humanizado à população da região.
A solenidade de entrega contou com a presença de diversas autoridades, entre elas: o Prefeito Tião Bocalom, secretário municipal de Saúde, Rennan Biths, chefe de gabinete do prefeito Kellen Bocalom, vereador Joabe Lira, vereador Leôncio Castro, lideranças comunitárias e moradores do bairro.
As obras abrangeram desde a demolição de estruturas comprometidas até a substituição de revestimentos de parede e piso, instalação de forros em PVC e placas de gesso, nova cobertura, pintura interna e externa, construção de passeio e calçadas, além da instalação de novas portas, louças sanitárias e itens de acessibilidade.
O secretário municipal de Saúde, Rennan Biths, destacou que o foco da gestão é entregar serviços de qualidade à população, e não apenas obras físicas:
“A Secretaria de Saúde não entrega obra, ela entrega serviços. Então hoje aqui para essa comunidade do João Paulo, Cabreúva, aqui na Regional da Baixada, a gente está entregando mais um serviço reestruturado. Com essa estrutura física adequada, isso melhora a dignidade do servidor, que passa a ter um ambiente mais adequado para trabalhar, e temos a expectativa de que isso se reverta também na qualidade do atendimento à população. O nosso objetivo final é atender bem, com carinho, e entregar ao cidadão aquilo que ele precisa: uma assistência médica completa, com médico, enfermeiro, agente comunitário de saúde, dispensação de medicamentos e serviços odontológicos.”
O prefeito Tião Bocalom também comentou sobre o avanço na Atenção Básica com mais uma unidade entregue reformada.
“Com certeza, o nosso compromisso com a saúde continua o mesmo. Essa já é a unidade de número 39, e vamos bater a 40ª, todas recuperadas com recursos próprios. A unidade foi totalmente reformada: trocamos a cobertura, organizamos tudo e colocamos todos os equipamentos novos. Isso é importante destacar. A estrutura também foi adaptada ao cenário pós-Covid, com espaço maior para espera, além do sistema informatizado de saúde, que começou a funcionar de verdade agora”.
O coordenador da unidade, Dirceu Pereira, reforçou que todos os serviços estão disponíveis à população: “O que a população pode esperar é uma unidade nova, reformada, com todos os móveis novos. Só temos gratidão à gestão do prefeito Bocalom e ao nosso secretário de Saúde, que fizeram essa reforma. Custou um pouco, mas está aí: uma unidade nova, com todos os serviços funcionando — médico, enfermeiro, dentista, vacinação. Está de portas abertas para receber a população das regiões vizinhas como Cabreúva, Boa União entre outros. Estamos aqui para receber a população com tudo novo, uma unidade pronta para atender.”