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MEIO AMBIENTE

Na fronteira com o Acre, organizações indígenas do Peru movem ação contra construção de estrada e suas ameaças

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Organizações indígenas do Peru entraram com uma ação contra o Governo Regional de Ucayali para interromper a construção da estrada Nueva Italia – Puerto Breu. A estrada, iniciada sem autorização legal, foi aberta por madeireiros e narcotraficantes, sem estudo de impacto ambiental ou consulta prévia às comunidades afetadas.

A ação foi apresentada pela Organização Regional AIDESEP Ucayali (ORAU) e pela Associação de Comunidades Nativas para o Desenvolvimento Integral de Yurua, Yono e Sharakoiai (ACONADIYSH), com o apoio do Instituto de Defesa Legal (IDL) e da Upper Amazon Conservancy (UAC).

As comunidades indígenas dos distritos de Yurua e Tahuania, na província de Atalaya, manifestaram preocupação com a abertura da estrada, que já resultou no desmatamento de 7.160 hectares, segundo o Ministério do Ambiente. A estrada também ameaça os povos indígenas em situação de isolamento e contato inicial na Reserva Indígena Murunahua.

No Congresso, há iniciativas para formalizar a construção da estrada e declará-la de interesse nacional, como o Projeto de Lei 06960/2023-CR. As comunidades nativas argumentam que essa formalização facilitaria a expansão de atividades criminosas, como o narcotráfico e a extração ilegal de madeira, prejudicando o meio ambiente e as terras indígenas.

A demanda constitucional busca que o Governo Regional de Ucayali suspenda a construção da estrada, citando violações dos direitos coletivos dos povos indígenas, incluindo o direito a um ambiente equilibrado. Estudos indicam que a estrada já causou desmatamento significativo e que sua formalização aumentaria o impacto ambiental e social na região.

A construção da estrada UC-105 também apresenta sérios riscos para as comunidades indígenas no Acre, Brasil, situadas na fronteira. A estrada facilita a entrada de atividades ilícitas na região, resultando em desmatamento, contaminação de corpos d’água e impactos negativos na biodiversidade. Os povos indígenas do Acre, especialmente os Ashaninka do Rio Amônia, enfrentam ameaças diretas devido à proximidade da estrada com seus territórios. A ocupação ilegal e a presença de atividades criminosas aumentam a violência, incluindo assassinatos de líderes indígenas e defensores ambientais.

Historicamente, a estrada tem servido como um corredor para atividades predatórias, como a extração de madeira. Com a reabertura e expansão da UC-105, há um temor de retorno dos conflitos e deslocamentos forçados que marcaram as décadas passadas, agravando a situação dos povos indígenas que já sofreram com invasões e exploração ilegal em suas terras.

Fonte: https://www.idl.org.pe/

MEIO AMBIENTE

Mutirão de limpeza chega à Vila Liberdade e segue cronograma em Cruzeiro do Sul

Equipe realiza roçagem, remoção de entulhos e prepara instalação de estrutura para descarte de resíduos

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A Prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria de Obras, Desenvolvimento Urbano e Habitação, realizou na sexta-feira, 23, um mutirão de limpeza na Vila Liberdade, localizada na BR-364. A ação mobilizou equipes e maquinários para atividades como roçagem e remoção de entulhos.

Segundo o secretário de Obras, Carlos Alves, além da limpeza, será instalada uma caixa de lixo de ferro para reforçar a coleta de resíduos na localidade. A secretaria também estuda a construção de uma escada que facilitará o acesso dos estudantes.

O cronograma segue na próxima semana com a realização de um mutirão na Vila Santa Luzia.

A Prefeitura afirma que o mutirão atende a uma demanda recorrente dos moradores da Vila Liberdade, que há meses solicitavam ações de limpeza e infraestrutura na região. A gestão reforça que a continuidade dessas operações em outras áreas do município busca responder diretamente às reivindicações da população.

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MEIO AMBIENTE

Organização dos Povos Indígenas do Rio Juruá manifesta preocupação com aprovação do PL 2.159/21

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A Organização dos Povos Indígenas do Rio Juruá (OPIRJ) manifestou preocupação com a aprovação do Projeto de Lei nº 2.159/2021, que flexibiliza o licenciamento ambiental no Brasil. A manifestação ocorreu durante o encontro do GCF Task Force, que reúne governadores de regiões com florestas tropicais, realizado no Acre.

De acordo com a OPIRJ, a medida pode facilitar a implementação de empreendimentos de alto impacto sem a devida análise ambiental, colocando em risco os territórios indígenas, a biodiversidade e o equilíbrio climático.

O coordenador da OPIRJ, Francisco Piyãko, afirmou: “Venho falar para todos os parentes aqui do Acre, da Amazônia Brasileira, do Brasil, sobre esse PL 2.159 que passou no Senado. É mais um desafio que nós vamos ter pela frente. A união nossa é muito importante porque esse projeto trata exatamente de destruir as nossas casas. A floresta, que é a nossa casa, ameaçada simplesmente por interesses que são de natureza destrutiva, nem de fazer o desenvolvimento do país.”

Ele também destacou o contexto das mudanças climáticas: “Nós todos estamos muito ameaçados por questão das mudanças climáticas, por várias questões já impactadas com o aquecimento deste planeta. Nós estamos aqui no Acre, está acontecendo o encontro do GCF, com todos os governadores discutindo essa questão da importância da floresta de pé, dessa diversidade dos povos. Daqui a pouco nós vamos ter a COP 30. Eu acho que isso [PL 2.159] não passa mais do que um vexame para o país.”

A OPIRJ reafirmou o compromisso com a proteção da floresta e o respeito aos direitos indígenas, defendendo um modelo de desenvolvimento que considere as populações tradicionais e preserve a vida.

O Projeto de Lei nº 2.159/21 foi aprovado pelo Senado e aguarda sanção presidencial. O texto altera a Política Nacional de Meio Ambiente ao estabelecer novas normas para o licenciamento ambiental no país.

Assista ao vídeo:

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MEIO AMBIENTE

Francisco Piyãko lamenta a morte de Sebastião Salgado: “ele deixou uma marca no nosso povo e fez a ponte para o futuro”

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Francisco Piyãko, liderança do povo Ashaninka e coordenador da Organização dos Povos Indígenas do Rio Juruá (OPIRJ), manifestou profundo pesar pela morte do fotógrafo Sebastião Salgado, falecido nesta sexta-feira (23), aos 81 anos. Em seu pronunciamento, destacou a importância de Salgado para o fortalecimento das lutas indígenas e para a preservação da Amazônia.

“A gente entende que figuras como o Sebastião Salgado já estão desaparecendo. Talvez o Sebastião Salgado seja um dos últimos, porque eu não conheço tanta força reunida numa pessoa como ele. Os mundos vão mudando as pessoas. Ele representa muito, não só na fotografia, mas é uma questão espiritual. Não é só na câmera que ele fazia o retrato. Mais do que um profissional competente, ele era uma pessoa que conseguia fazer mágica na câmera, porque o espírito dele está presente em cada foto”, disse Francisco.

Ele relembrou a convivência próxima que Salgado teve com sua família e a comunidade Ashaninka da Terra Indígena Kampa do Rio Amônia, no Acre, onde o fotógrafo permaneceu por quase um mês. Durante esse período, registrou imagens que passaram a compor o livro e a exposição internacional Amazônia.

Brazil, 2018 – Foto: Captain Felipe Reichert

“O respeito que ele tinha por tudo e todos os cantos que ele passou, ele conseguiu falar isso. E ele não falava só da boca pra fora, é uma pessoa que falou da alma. Sempre, sempre ele falou do espírito dele. É muito grande a perda. Falei pra minha mãe sobre, de um jeito pra não dar muito impacto pra ela, porque ele viveu quase um mês dentro da casa dela, da nossa família toda. Fotografou toda a nossa família. Ele conseguiu deixar essa marca no nosso povo.”

Francisco também destacou como o legado de Salgado segue inspirando as novas gerações da comunidade, especialmente os jovens que atuam na área da comunicação: “Nós temos, inclusive, toda a parte da comunicação hoje, a Yara, a Bianca, o pessoal que trabalha com fotografia, com imagem, se inspira muito nessa pessoa que ele foi, no que ele fez.”

Em um trecho de sua fala, Francisco ressaltou a importância histórica e contemporânea de Sebastião Salgado como um comunicador global e uma ponte entre tempos distintos. “Sebastião Salgado, ele pode ser uma pessoa que teve uma relação com o século passado, mas a gente vê que ele viveu sempre no século 21, ele era um dos mais atualizados. Ele consegue fazer um divisor entre o que foi o passado e o que é o desafio do futuro. Ele alertou o mundo inteiro por onde ele passou, sobre os caminhos e tudo que ele falou, ele representava, ele pôde coletar isso nos contatos que ele teve com a natureza, com os povos indígenas. Então ele foi uma pessoa que fez essa ponte.”

Francisco ainda associou o trabalho de Salgado aos desafios atuais enfrentados pelos povos indígenas e à necessidade de ações concretas em defesa da floresta:

“O século 21 precisa estar modernizado nesse sentido. Ele não permite mais a ignorância, como o próprio Brasil, onde temos um Congresso que tem a maioria que aprova lei para destruir a floresta, tirar direitos, tirar dos povos indígenas as conquistas que foram conquistadas com muita luta. Eu acho que ele fez essa ponte. E agora seguir para frente depende de cada um de nós, porque ele conseguiu falar para o mundo inteiro, por todos os países, por onde ele andou, de que os caminhos e as lições para a sustentabilidade que a gente sempre busca, o desequilíbrio da humanidade, o aquecimento global, falando de que o modelo e as formas de vida, ele conseguiu botar isso no mundo através das lentes. Mas também de maneira concreta, quando ele mostrou que é possível restaurar o mundo e o planeta e viver de maneira equilibrada.”

Sebastião Salgado esteve na Terra Indígena Kampa do Rio Amônia em 2016, onde realizou registros de famílias da comunidade Ashaninka, como o retrato de Yara Piyãko, que se tornou capa de uma das edições do livro Amazônia. Yara, atualmente fotógrafa, também reconhece a importância de Salgado na valorização da cultura Ashaninka e na projeção internacional da luta pela preservação da floresta.

O trabalho de Sebastião Salgado permanece como referência mundial na defesa da Amazônia e dos povos originários, tendo produzido imagens que dialogam com o compromisso ambiental e a resistência das comunidades indígenas frente às ameaças ao seu território.

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