Connect with us

Política

Turismo: Acre um bom destino

Com cachoeiras, trilhas e mirante, é um dos melhores destinos para quem deseja se conectar com a natureza

Published

on

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC, divulgou na última semana a projeção relacionada ao crescimento do turismo em 2022, que foi revista de 5,1% para 5,8%. Em relação ao setor de serviços em geral, a variação do volume de receitas em relação a 2021, foi revista de 2,9% para 3,4%.

Este mesmo crescimento no setor de turismo é sentido no estado do Acre, que tem inúmeras belezas naturais, que conta com a Serra do Divisor, que fica localizado no Vale do Juruá e, é considerado um dos locais de maior biodiversidade do mundo, o Parque Nacional da Serra do Divisor, no Acre, encanta por sua exuberante beleza natural. Com cachoeiras, trilhas e mirante, é um dos melhores destinos para quem deseja se conectar com a natureza. É o quarto maior parque nacional brasileiro e é considerado também o local de maior biodiversidade da Amazônia. Criada em 1989, a unidade de conservação (UC) é gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e pelo governo federal.

Um dos grandes parceiros do Estado no tocante ao turismo, é o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Acre (Sebrae), que durante a ExpoAcre e ExpoAcre Juruá, trouxe aos visitantes da Feira a tecnologia de óculos de realidade virtual, onde poderia conhecer as paisagens do Parque Nacional Serra do Divisor e dos rios Crôa e Môa, que ficam no Vale do Juruá, interior do Acre, sem sair do lugar.

A tecnologia deu ao frequentador da feira a sensação de estar navegando em uma canoa pelo Rio Môa indo em direção ao Parque Nacional Serra do Divisor.

O diretor técnico do Sebrae, Lauro Santos, disse que o atrativo foi inovador e fantástico. “Foi um atrativo turístico fantástico em um dos lugares que tem uma das maiores biodiversidade do planeta e ali você tem o turismo de base comunitário, indígena, o artesanato, a observação de pássaros e tudo isso acontece nesse parque nacional”.

O passeio pelas paisagens demorava cerca de 10 minutos. A pessoa só podia fazer um passeio de cada vez. A pessoa ainda podia tirar fotos em um cenário montado com uma canoa e paisagens do parque no stand do Sebrae.

Painel com fotos da região foi uma das atrações no espaço SEBRAE Foto: Sérgio Vale

O parque representa para o Acre uma ocupação de aproximadamente 5% do estado. Segundo estudiosos, a Serra do Divisor é o 4º maior Parque Nacional do Brasil. O local tem mais de 843 mil hectares e ocupa cinco municípios acreanos, entre eles, Mâncio Lima (31,8%), Marechal Thaumaturgo (4,8%), Cruzeiro do Sul (23,1%), Rodrigues Alves (13,3%), Porto Walter (27%).

“O Sebrae entende que o Acre tem duas estratégias de turismo distintas para três regiões, o Alto e Baixo Acre, além do Vale do Juruá. A vocação do Vale do Juruá se prende aos festivais indígenas, o turismo religioso, a base comunitária e o turismo de experiência. Já o turismo do Alto Acre, se faz interfronteiriço, que é um turismo de negócio, onde a pessoa vem para comprar, já em Rio Branco, temos o turismo histórico”, disse o diretor Lauro.

Foto: Arison Jardim

O diretor salientou ainda o grande trabalho realizado pelo Sebrae nas noites das feiras agropecuárias que ocorreram no Acre. “O que nós fizemos na ExpoAcre e ExpoAcre Juruá, foi mostrar o que há de mais bonito em nosso estado. Através do óculos de realidade virtual podemos mostrar um pouco do que é o turismo de base comunitária, no Croa e no Moá”.

Lauro disse ainda que o Sebrae está capacitando os moradores da comunidade do Croa, Moá e Serra do Divisor. “O Sebrae está fazendo um trabalho com os moradores daquela região de recepção, culinária, além de fomento através dos parceiros, que são as prefeituras de Mâncio Lima e Cruzeiro do Sul, o Basa, IcmBio. Conseguimos levar internet para as pousadas. Temos um lindo projeto para a Serra do Divisor, que é implantar a maior tirolesa da Amazônia. O técnico já foi no local, viu que é viável, então estamos muito confiantes com tudo isso acontecendo”.

Foto Capa: Arison Jardim

Política

Prefeito Tião Bocalom nomeia equipe para transição de mandato em Rio Branco

Published

on

A equipe responsável pela transição de mandato da Prefeitura de Rio Branco foi oficialmente nomeada nesta quarta-feira (16) pelo prefeito reeleito, Tião Bocalom. O processo de transição é fundamental para assegurar a continuidade administrativa, a transparência e o fortalecimento da democracia local. Mesmo com a reeleição do prefeito, a transição entre mandatos é obrigatória por lei e envolve a elaboração de relatórios detalhados sobre a gestão atual, destacando tanto os avanços quanto as áreas que ainda precisam de melhorias.

Valtim José, coordenador-geral da equipe, destacou que os encontros da equipe começarão ainda nesta semana, com o objetivo de levantar e registrar as informações necessárias. Ele reforçou que todas as reuniões serão documentadas em atas, para garantir clareza no processo. O prefeito Bocalom ressaltou a importância desse trabalho para avaliar o que foi feito até agora e para planejar as ações para o próximo mandato, visando sempre à melhoria contínua da administração pública.

“Vamos trabalhar nos mínimos detalhes para passar ao prefeito Tião Bocalom a realidade da gestão com muita sinceridade e honestidade.” – Valtim José

Continue Reading

Política

Deputado Clodoaldo Rodrigues discute combate ao capacitismo em visita à Alesp

Published

on

Em visita institucional à Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) nesta terça-feira (15), o deputado Clodoaldo Rodrigues se reuniu com o deputado Gilmaci Santos, vice-presidente da Casa e também membro do partido Republicanos. Durante o encontro, os parlamentares discutiram importantes pautas relacionadas à inclusão, com destaque para a lei de combate ao capacitismo, sancionada recentemente pela vice-governadora Mailza Assis.

A legislação, que visa enfrentar a discriminação contra pessoas com deficiência, foi celebrada como um avanço na construção de uma sociedade mais inclusiva e justa. “Seguimos empenhados na construção de uma sociedade mais inclusiva e justa para todos”, declarou Clodoaldo Rodrigues em suas redes sociais, reforçando o compromisso com a luta pelos direitos das pessoas com deficiência.

A reunião reforça a aliança entre os parlamentares no apoio a iniciativas que promovem a igualdade e os direitos humanos, em consonância com os princípios do partido Republicanos.

Continue Reading

Assessoria

Petecão propõe debate sobre transição para energias limpas no transporte marítimo

Published

on

A pedido do senador Sérgio Petecão (PSD-AC), e de outros parlamentares, a Comissão de Infraestrutura (CI) realizará uma audiência pública interativa na próxima terça-feira (15), às 9h00, para discutir o plano da ONU de zerar a emissão de gases de efeito estufa no setor de transporte marítimo até 2050. O debate focará os desafios e as oportunidades para o Brasil na substituição de combustíveis fósseis por energias limpas.

O senador destacou a necessidade de o País adotar uma postura proativa nesse processo, ressaltando seu enorme potencial na produção de biocombustíveis para o setor naval. Segundo ele, o País não pode ficar à margem dessa revolução global.

“Temos a capacidade de transformar o Brasil em um polo estratégico de transição energética no transporte marítimo, aproveitando nossas riquezas naturais e a produção de biocombustíveis. No Acre, por exemplo, pretendemos eliminar o uso de óleo diesel com a instalação de usinas de energia solar nos municípios”, afirmou.

Também ressaltou que a descarbonização, além de ser uma necessidade ambiental, representa uma oportunidade econômica, permitindo que o Brasil se destaque como fornecedor de energias renováveis. Para Petecão, essa transição é crucial para a Amazônia, pois está diretamente ligada à preservação do meio ambiente, à proteção da biodiversidade e à mitigação das mudanças climáticas.

A audiência contará com a participação de especialistas, como Flávio Haruo Mathuly, assessor da Organização Marítima Internacional; Mauro Sammarco, presidente do conselho do Instituto Brasileiro de Infraestrutura (IBI); Paula Carvalho Pereda, professora da USP, e Jesualdo Silva, diretor-presidente da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP), além de representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Bndes) e dos Ministérios de Minas e Energia, Portos e Aeroportos, e Desenvolvimento, Indústria e Comércio.

Assessoria

Continue Reading

Tendência