A pandemia trouxe desafios para muitos, especialmente para as crianças. Meu filho, João, teve uma alfabetização complicada nesse período, mas sempre teve muita vontade. Recentemente, um novo interesse se somou às nossas vidas: as cartas Pokémon.
Tudo começou há alguns meses, quando João manifestou o desejo de colecionar as cartas. Comprei as primeiras, sem imaginar o impacto que isso traria. Hoje, essa atividade não só fortaleceu nosso vínculo, mas também envolveu toda a família, incluindo Laura, sua irmã, e Josiane, sua mãe, abrindo portas para um aprendizado lúdico.
Neste fim de semana, tivemos uma experiência especial. Visitamos o SESC para conhecer um grupo coordenado pelo Rogério Cabanelas, da Emporium Nerds. Ele organiza encontros que incluem torneios oficiais, momentos de confraternização e trocas de ideias entre colecionadores e jogadores de Pokémon. Tudo começou com uma dica do Rex, um colecionador que conhecemos em sua loja no Via Verde Shopping. Decidimos conferir de perto.
Lá, encontramos uma comunidade ativa e acolhedora. Adultos e crianças compartilhavam o mesmo interesse pelas cartas, pelo jogo e pela troca de experiências. O mais surpreendente, no entanto, foi perceber como o jogo de cartas Pokémon vai além da diversão. Ele promove o desenvolvimento de habilidades como leitura, interpretação, estratégia e até matemática, de forma leve e lúdica. Ver meu filho aprendendo e se divertindo foi especial.
Para mim, que estou chegando aos 55 anos, essa experiência foi muito mais do que acompanhar João. Foi também uma oportunidade de inclusão. Juntos, aprendemos e nos conectamos ainda mais. Além disso, conhecemos uma iniciativa que merece destaque: Rogério me contou que estão trabalhando para ampliar esses encontros, inicialmente para alunos do SESC, com o objetivo de levar a ideia também para escolas públicas. Essa é uma ação que pode transformar o aprendizado de muitas crianças.
Ao final do encontro, levei não apenas a satisfação de João ao trocar cartas, fazer novos colegas e jogar, mas também uma reflexão poderosa sobre como o Pokémon, algo que começou apenas como um hobby, pode ser um meio incrível de desenvolvimento intelectual, social e emocional. Ver meu filho crescer, aprender estratégias, interpretar informações e se conectar com outros, tudo em um ambiente acolhedor, foi uma experiência enriquecedora e surpreendente. Nunca imaginei que um simples jogo de cartas pudesse abrir tanto espaço para o aprendizado e o crescimento pessoal.
João e ‘Professor Rogério’ em uma partida cheia de ensinamentos e surpresas. No final, João venceu! Claro, com toda força e carinho do mestre Cabanelas.
Deixo aqui meu agradecimento ao Rogério Cabanelas, pelo acolhimento, a super dica do Rex e a toda a turma que torna esses momentos possíveis. Espero que essa iniciativa ganhe ainda mais força, levando o aprendizado lúdico e a inclusão para muitas outras crianças e famílias. Se você chegou até aqui lendo este texto, acredite: essa é uma maneira divertida e envolvente de se conectar com seus filhos e aprender juntos. Fica a nossa dica: vale muito a pena explorar o mundo Pokémon. Você pode descobrir aprendizados e experiências que vão além do jogo em si.
Alexandre N Nobre – Jornalista-ADM/Marketing. Diretor, consultor de comunicação e marketing, Pós graduado em Comunicação Digital pela FASB e MBA pela Gama Filho, RP/MTE nº 0000218AC .
O governo do Acre recebeu R$ 14,4 milhões referentes ao segundo ciclo da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), executada pelo Ministério da Cultura. O repasse foi autorizado após a aprovação do Plano de Aplicação de Recursos elaborado pela Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), com participação da sociedade civil. O Acre foi um dos quatro estados que superaram a meta de execução financeira da primeira etapa do programa, atingindo 106% do valor aplicado, incluindo os rendimentos financeiros.
A nova etapa da PNAB no Acre contempla investimentos em diferentes eixos, definidos durante fóruns estaduais realizados entre maio e junho de 2025. O plano aprovado pelo Ministério da Cultura inclui ações voltadas à valorização das culturas tradicionais, como expressões indígenas e mestres da cultura popular, além do fortalecimento de novos talentos, coletivos e entidades culturais em todo o estado. As diretrizes também preveem a adoção integral de cotas e ações afirmativas, garantindo a execução conforme as normas nacionais de equidade e diversidade.
Em outubro, durante o 1º Seminário Nacional de Ações Afirmativas na Cultura, promovido pelo Ministério da Cultura em São Paulo, o Acre foi reconhecido como referência na implementação de políticas voltadas a grupos historicamente marginalizados. Para o presidente da FEM, Minoru Kinpara, os resultados obtidos refletem o esforço coletivo de artistas, gestores e representantes culturais. “A Política Nacional Aldir Blanc representa um marco histórico para a cultura brasileira, e o Acre tem mostrado que é possível transformar esse investimento em resultados concretos. A escuta ao movimento cultural foi decisiva para construirmos um plano coerente com as realidades do nosso povo, respeitando as identidades e potencialidades de cada território”, afirmou.
Segundo Kinpara, o novo ciclo da PNAB marca uma fase de fortalecimento institucional da cultura como política pública permanente. Ele destacou que o estado passou a integrar um grupo de entes federativos que tratam o setor cultural como estratégico para o desenvolvimento social e econômico. “Vivemos um novo momento: a cultura deixou de ser coadjuvante e passou a ocupar o lugar de política estratégica, com planejamento, participação social e impacto direto na vida das pessoas. Essa conquista é coletiva — de artistas, mestres, gestores, conselheiros e todos que acreditam no poder transformador da cultura”, completou o presidente da FEM.
Com os novos recursos, o Acre pretende ampliar editais, prêmios, ações formativas, projetos de salvaguarda patrimonial e o apoio a redes e coletivos culturais em todas as regiões do estado. O desempenho do Acre no programa consolida a presença do estado entre os protagonistas nacionais na execução de políticas culturais, evidenciando um modelo de gestão articulado com a sociedade civil e com o sistema nacional de fomento à cultura.
O Museu da Pessoa iniciou as inscrições para a nova edição da Mostra Educativa, que neste ano tem como tema “Vidas Indígenas”. O projeto convida educadores e produtores de conteúdo de todo o Brasil a transformar histórias do acervo do museu em planos de aula, atividades pedagógicas e projetos educacionais voltados à valorização das culturas e memórias dos povos originários.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 4 de novembro pelo site do museu. Serão selecionadas 11 propostas vencedoras, que receberão prêmios no valor total de R$ 40 mil. Um terço dos prêmios será destinado a educadores ou grupos indígenas. O resultado será divulgado um mês após o encerramento das inscrições.
Podem participar professores e coordenadores do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, educadores de projetos extracurriculares e representantes de organizações sociais, além de produtores de conteúdo digital com fins educativos. As propostas deverão utilizar pelo menos dois itens do acervo relacionados ao tema e concorrerão em três categorias: Na sala de aula, Além da sala de aula e No digital.
De acordo com a fundadora e diretora do museu, Karen Worcman, a iniciativa busca ampliar o acesso à memória social e promover o diálogo sobre diversidade e cidadania. “A Mostra Educativa reforça a missão do Museu da Pessoa de democratizar o acesso à memória social. Ao trazer as histórias de vida indígenas para a sala de aula e para os espaços educativos, incentivamos novas gerações a refletirem sobre diversidade, identidade e cidadania”, afirmou em nota.
Criado como museu virtual e colaborativo, o Museu da Pessoa reúne depoimentos, documentos e registros audiovisuais que preservam histórias individuais e coletivas. A Mostra Educativa integra suas ações voltadas à educação, estimulando o uso pedagógico do acervo para aproximar a memória das comunidades das práticas de ensino e aprendizagem em todo o país.
A Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul aprovou, na terça-feira (14), o Projeto de Lei nº 7/2025, que declara a música Cruzeiro do Sul, do compositor e cantor Alberto Rodrigues de Brito Filho, conhecido como Alberto Lôro, como patrimônio cultural e imaterial do município. A proposta foi apresentada pelo presidente da Casa, vereador Elter Nóbrega, e segue para sanção do Executivo Municipal.
De acordo com o texto aprovado, a canção passa a integrar o acervo de bens imateriais de Cruzeiro do Sul e deverá ser incentivada em eventos cívicos, culturais e educacionais. O projeto assegura que os direitos autorais permanecem com os herdeiros do compositor, sem interferência do poder público municipal.
Durante a votação, Elter Nóbrega afirmou que a iniciativa busca valorizar a história e a memória do povo cruzeirense. “Estamos reconhecendo, valorizando e preservando esse legado. A música Cruzeiro do Sul fortalece o sentimento de pertencimento do nosso povo. É um símbolo da nossa cultura que deve continuar inspirando gerações presentes e futuras”, declarou o parlamentar.
O vereador também lembrou a trajetória de Alberto Lôro, que faleceu em 2019. “Lôro foi um artista que deixou saudade e marcou a história de nossa cidade. Precisamos reconhecer as pessoas que contribuíram para o desenvolvimento de Cruzeiro do Sul, seja na política, na cultura, na educação ou em qualquer outro setor”, completou.
Natural do Acre, Alberto Lôro morreu no dia 16 de novembro de 2019, em Rio Branco, onde tratava um câncer no fígado. Além da canção homenageada, ele é autor de músicas como Vale do Juruá e BR-364, que retratam aspectos culturais e socioambientais da região.