A Expoacre 2023, evento tradicional que celebra a cultura, o agronegócio, a inovação e o empreendedorismo, promete ser ainda mais especial este ano. A presença sempre marcante do SEBRAE que é reconhecido por ser um dos estande mais visitados durante a feira, mais uma vez gera grandes expectativas, esse ano não será diferente: espaço amplo, acolhedor, cheio de inovação e tecnologia.
Com muita criatividade e entusiasmo, o SEBRAE se prepara para apresentar o melhor de seus serviços e o potencial empreendedor do Acre durante a Expoacre 2023. Além de ser um espaço onde os visitantes poderão conhecer de perto os diversos serviços e apoios oferecidos pela instituição, o estande do SEBRAE se destaca como um ambiente inspirador, propício para a troca de ideias e para sonhar alto. O diretor técnico da instituição, o engenheiro agrônomo Kleber Campos, enfatiza que o evento é aguardado com grande entusiasmo por toda a equipe do SEBRAE, pois eles reconhecem que essa é uma oportunidade ímpar para promover e fomentar ainda mais o empreendedorismo no Estado do Acre, impulsionando o desenvolvimento econômico e criando um futuro próspero para a região.
“A diretoria do Sebrae, trabalha incansavelmente para promover o desenvolvimento econômico, apoiar negócios locais e incentivar o crescimento de novas ideias”
Data e Local: A Expoacre 2023 acontecerá de 29 de julho a 6 de agosto, no local de sempre, reunindo pessoas de todas as regiões para prestigiar as novidades da região e do Brasil.
O SEBRAE: Impulsionando o Empreendedorismo no Acre Com o objetivo de fomentar o empreendedorismo, o acesso a novos mercados, a inovação, a tecnologia e a melhoria dos processos de gestão, o SEBRAE desempenha um papel fundamental no fortalecimento da cultura empreendedora e no desenvolvimento econômico do Acre. Ampliando as oportunidades de negócios para quem deseja empreender, a instituição é reconhecida por seu compromisso em apoiar empreendedores locais em suas jornadas.
O Estande SEBRAE: Um Espaço para Todos No Estande SEBRAE, empreendedores de todos os portes encontrarão atividades interativas e inspiradoras. O espaço contará com uma variedade de serviços e negócios representados, atendendo Microempreendedores Individuais (MEIs), Micro e Pequenas Empresas (MPEs), produtores rurais e artesãos locais.
Franquias e Empresas Locais em Destaque O estande apresentará sete franquias em áreas promissoras, como energia solar, alimentação, lavanderia e locação de equipamentos para construção civil, pintura, jardinagem e limpeza. Além disso, 12 empresas locais estarão presentes, abrangendo ramos como fabricação e revenda de roupas, água de coco, semijoias, cursos profissionalizantes na área de beleza, revenda de óleos essenciais, cosméticos, licença mercado inteligente, perfumaria e higiene pessoal.
Espaços Temáticos: Agronegócio, Comércio e Serviços O SEBRAE proporcionará aos visitantes uma imersão nos setores-chave da economia local. O Espaço Agronegócio oferecerá jogos interativos e óculos de realidade virtual para demonstrações das cadeias produtivas da Castanha, café, Farinha e Açaí. Já o Espaço Comércio trará o mercado inteligente para uma experiência única aos clientes, enquanto o Espaço Serviço, com o Salão Parceiro, atenderá às pequenas demandas, como tranças e retoque de maquiagem.
Economia Criativa e Startups em Ascensão Outro destaque do estande será o Espaço Economia Criativa, que contará com seis áreas dedicadas a trabalhos de comunicação, tatuagem, grafite, cultura geek, cultura urbana e apresentações culturais nos palcos todas as noites. As músicas tradicionais, hip hop, rock e os povos originários animarão a programação cultural no Palco Economia Criativa das 19h às 21h.
Além disso, o SEBRAE se aliará a 22 startups de diversos segmentos, como healthTec, biotech, cleantech, incluindo a presença da comunidade acreana de startups Aquiri Valley e os laboratórios da UFAC e IFAC.
Não perca a chance de participar da Expoacre 2023 e visitar o estande do SEBRAE! Descubra um universo de oportunidades, tecnologia e inovação, impulsionando o empreendedorismo e o desenvolvimento econômico do Acre. A feira acontece de 29 de julho a 6 de agosto. Nos vemos lá!
O governo do Acre e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) firmaram uma parceria para investir R$ 2,5 milhões em ações voltadas ao fortalecimento de micro e pequenas empresas no estado. O anúncio foi feito na sexta-feira, 4 de julho, durante a quarta noite da Expoacre, com a assinatura de acordo entre a Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) e o Sebrae.
O recurso será destinado a iniciativas como transformação digital, inovação, capacitação gerencial, acesso a mercados e aumento da competitividade dos negócios locais. De acordo com o secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia, Assurbanípal Mesquita, a medida busca inserir os empreendimentos acreanos em uma nova dinâmica econômica. “Precisamos introduzir temas como comércio exterior, transformação digital e inovação para acelerar a competitividade das nossas empresas”, afirmou.
Como parte da iniciativa, será criada a Sala do Empresário, um espaço que servirá de referência permanente para empreendedores acessarem consultorias, capacitações, suporte técnico e outras formas de apoio. O atendimento também poderá ser feito diretamente nas unidades do Sebrae ou da Seict.
O superintendente do Sebrae no Acre, Marcos Lameira, destacou a continuidade do apoio às empresas locais. “Essa parceria fortalece nossa missão de transformar negócios locais em negócios sustentáveis e inovadores”, disse.
A Seict também vem desenvolvendo outras ações voltadas ao setor produtivo, como incentivos fiscais à indústria, missões empresariais, rodadas de negócios internacionais e apoio ao ecossistema de startups. Recentemente, o órgão participou da aceleração de 30 startups da área de saúde.
Presente na cerimônia, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC) e deputado federal, José Adriano, declarou que a ação demonstra sensibilidade do governo com o setor produtivo. “Esse investimento conjunto com o Sebrae vai apoiar quem gera emprego e renda no nosso estado”, afirmou.
O investimento é parte da estratégia do governo estadual para ampliar a competitividade e inovação das empresas acreanas diante dos desafios do mercado.
O Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC) está organizando mais uma edição do Projeto Cidadão, que será realizado nos dias 19 e 20 de julho no município de Mâncio Lima. A ação ocorrerá na Escola Padre Edson de Oliveira Dantas e tem como objetivo ampliar o acesso da população a serviços essenciais, como emissão de documentos, atendimentos jurídicos, ações de saúde e orientações sociais.
Na última quarta-feira, 3 de julho, representantes do TJAC se reuniram com a Prefeitura de Mâncio Lima para alinhar os preparativos da atividade e firmar parcerias locais. A coordenadora de Apoio aos Programas Sociais do Tribunal, Isnailda Silva, ressaltou a importância do apoio institucional para a realização da ação. “O Projeto Cidadão depende da articulação entre os parceiros. A participação da prefeitura é fundamental para garantir o sucesso do evento”, afirmou.
O prefeito Zé Luiz reafirmou o compromisso da gestão municipal em apoiar a iniciativa. “Vamos colaborar com o que for necessário para que a população tenha acesso aos serviços. Essa parceria com o TJAC é muito importante para Mâncio Lima”, disse.
Um dos destaques da programação é o Casamento Coletivo, que será realizado no dia 20 de julho, no Espaço Betânia. O prazo de inscrições foi prorrogado até o dia 16 de julho. Casais interessados devem procurar o cartório de registro civil da cidade, das 13h às 16h. Serão disponibilizadas 100 vagas para a cerimônia gratuita.
O Projeto Cidadão é uma das iniciativas mais consolidadas do TJAC, com mais de 30 anos de atuação. A programação completa da edição em Mâncio Lima será divulgada nos próximos dias.
A 20ª edição da Expoacre Juruá, realizada em Cruzeiro do Sul, foi classificada pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC) e deputado federal, Zé Adriano, como a melhor da história. Ele destacou o amadurecimento da feira ao longo dos anos e elogiou a estrutura e a organização da edição 2025.
“Posso dizer que a Expoacre Juruá, nessa 20ª edição, ganhou maturidade. Já fomos muito críticos no passado, em 2019, quando chamamos a atenção do governador Gladson Cameli para a necessidade de valorizar um evento tão importante. Hoje, vemos a grandiosidade dessa edição e a importância que foi dada pelo governo do Estado”, afirmou.
Segundo Zé Adriano, a atual edição bateu recordes históricos, tanto em público quanto no número de empresas formalizadas que participaram da feira. “Certamente houve o maior público já registrado neste local. E também tivemos um recorde no número de CNPJs presentes, o que demonstra o fortalecimento do setor produtivo da região”, completou.
O presidente da FIEAC reforçou o papel das instituições parceiras, como o Sebrae, Fecomércio, SENAI e SENAC, na construção de uma feira mais estruturada e profissional. “Nós sempre estaremos prontos para contribuir com o melhor. O governo do Estado, a prefeitura de Cruzeiro do Sul e toda a população do Juruá estão de parabéns. Estou muito feliz em participar deste momento que representa uma verdadeira revolução”, acrescentou.
A força do empreendedorismo do Juruá
Zé Adriano também fez questão de ressaltar o potencial produtivo da região. Para ele, o Vale do Juruá possui um “DNA empreendedor” que precisa ser explorado com responsabilidade e respeito. Um dos exemplos citados foi o crescimento da cadeia do café.
“O café virou uma febre aqui, e isso precisa ser aproveitado. É fundamental que o poder público dê condições reais para que os produtores avancem. Precisamos de silos, estradas com melhor acesso, substituição de pontes de madeira por estruturas de concreto e assistência técnica permanente. Se dermos essas condições, o produtor local vai conseguir colocar comida na mesa de todos os acreanos”, defendeu.
Planejamento e segurança
Zé Adriano também elogiou a decisão estratégica do governo estadual de realizar a Expoacre Juruá antes da edição em Rio Branco, fortalecendo a interiorização do desenvolvimento econômico. “Essa decisão foi acertada e merece reconhecimento. A população local está de parabéns por acolher os visitantes tão bem – até disponibilizando suas casas por conta da lotação dos hotéis. E ainda tivemos um evento com segurança, sem registros de incidentes. Isso é um avanço cultural que precisa ser registrado como um sucesso total para o estado”, concluiu.
“O governo fortalece o desenvolvimento regional ao antecipar a Expoacre Juruá, promovendo a interiorização econômica e gerando novas oportunidades para o Juruá.” Deputado federal Zé Adriano – Foto: Sérgio Vale
Para o presidente da FIEAC, a Expoacre Juruá 2025 marca um divisor de águas na forma como eventos de fomento ao empreendedorismo e à economia regional são organizados no Acre. E a mensagem que deixa é clara: o desenvolvimento sustentável do Juruá passa pelo fortalecimento do setor produtivo e pelo respeito à população que constrói essa região todos os dias.