Connect with us

Educação

Governo do Acre convoca novos profissionais da Educação para assinatura de contratos

Published

on

O governo do Acre publicou nesta terça-feira, 21, no Diário Oficial do Estado, o Edital nº 087 Sead/SEE, que convoca candidatos aprovados no processo seletivo simplificado da Secretaria de Educação e Cultura (SEE) para entrega de documentos e assinatura de contratos. A convocação contempla profissionais que irão atuar no ensino regular e especial da rede pública estadual, em cargos de professor PNS, professor mediador e assistente educacional, com lotação nos municípios de Rio Branco, Porto Acre e Cruzeiro do Sul.

De acordo com o edital, os convocados devem comparecer até o dia 3 de novembro, entre 7h30 e 13h30, nas unidades da SEE de seus respectivos municípios, levando documento de identidade, CPF, título de eleitor, comprovante de endereço, diploma de escolaridade, atestado médico pré-admissional e certidões negativas da Justiça. O objetivo é formalizar a contratação e garantir a reposição de profissionais, assegurando a continuidade das atividades pedagógicas em todo o estado.

As secretarias de Estado de Administração (Sead) e de Educação e Cultura (SEE) informam que as dúvidas podem ser esclarecidas pelos telefones (68) 3213-2331 ou pelo e-mail concursos.gov@gmail.com. Com a medida, o governo estadual busca fortalecer a rede pública de ensino e manter o funcionamento regular das escolas em todas as regiões do Acre.

Educação

MEC autoriza uso das notas do Enem de até três anos no Sisu 2026

Published

on

O Ministério da Educação anunciou que os candidatos ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2026 poderão utilizar as notas obtidas nas três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) — 2023, 2024 e 2025. A medida foi oficializada pelo Edital nº 22/2025, publicado no Diário Oficial da União em 20 de outubro, e representa uma mudança no processo de inscrição e classificação dos participantes.

Segundo o MEC, para efeito de classificação será considerada a melhor média ponderada do candidato entre as três edições do Enem disponíveis, conforme os pesos definidos pelo curso escolhido. A regra vale apenas para quem participou do exame como concluinte do ensino médio, ficando excluídos os treineiros.

O edital estabelece ainda o período de adesão das instituições de ensino superior ao Sisu 2026, que ocorrerá entre 27 de outubro e 28 de novembro, por meio da plataforma Sisu Gestão. As universidades e institutos federais interessados deverão ter encerrado a ocupação das vagas da edição anterior e poderão ajustar as informações e condições de participação durante o prazo de adesão.

O Sisu é o sistema informatizado criado pelo governo federal para unificar o processo seletivo das universidades públicas a partir das notas do Enem. Com uma única inscrição gratuita, o candidato pode disputar vagas em cursos de graduação de instituições de todo o país. Desde 2024, o programa passou a ter apenas uma edição anual, concentrando as ofertas de vagas para ingresso no primeiro e no segundo semestre do ano seguinte.

Na edição de 2025, o Sisu registrou 261.779 vagas em 6.851 cursos de graduação de 124 instituições públicas de ensino superior. Desse total, 254,8 mil estudantes foram aprovados — 128 mil pela ampla concorrência, 111 mil por meio do sistema de cotas e 14 mil em ações afirmativas próprias das instituições.

O MEC afirmou que a ampliação do período de validade das notas deve facilitar o acesso ao ensino superior e reduzir a necessidade de novos exames para quem busca reingresso ou mudança de curso.

Continue Reading

Educação

Ifac abre inscrições para cursos técnicos integrados e subsequentes com início em 2026

Published

on

O Instituto Federal do Acre (Ifac) abriu inscrições para estudantes que iniciarão o ensino médio em 2026 e para quem já concluiu essa etapa e busca formação técnica. As vagas são para cursos técnicos integrados e subsequentes oferecidos em unidades do Ifac localizadas em Cruzeiro do Sul, Rio Branco, Sena Madureira, Tarauacá, Xapuri e na Transacreana. As inscrições, gratuitas, seguem até as 17h do dia 31 de outubro.

De acordo com o edital, estão disponíveis 790 vagas para os cursos técnicos integrados, voltados a alunos que concluem o ensino fundamental em 2025. Nessa modalidade, o estudante cursa o ensino médio regular junto a uma formação técnica, recebendo ao final do ciclo tanto o diploma do ensino médio quanto o certificado do curso profissionalizante escolhido. As inscrições devem ser realizadas pelo site selecoes.ifac.edu.br, onde o candidato precisa informar dados pessoais e notas de Língua Portuguesa e Matemática presentes no histórico escolar.

O Ifac também oferece 200 vagas para os cursos técnicos subsequentes, voltados a pessoas que já concluíram o ensino médio e desejam capacitação profissional. Esses cursos têm duração de até dois anos e estão disponíveis nas unidades de Rio Branco e da Transacreana. As inscrições, com prazo idêntico ao dos cursos integrados, podem ser feitas no mesmo portal eletrônico. Ao término, o estudante recebe certificação técnica e pode atuar em diferentes setores do mercado de trabalho.

As informações detalhadas sobre cursos, vagas por unidade e documentos necessários estão disponíveis nos editais publicados no site do Ifac, acessíveis pelos links Edital 1048 para cursos integrados e Edital 1049 para os subsequentes.

Continue Reading

Educação

Restrição ao uso de celulares reduz acesso de adolescentes à internet nas escolas

Published

on

O acesso à internet por crianças e adolescentes em escolas brasileiras teve queda significativa em 2025, segundo o estudo TIC Kids Online Brasil, divulgado nesta quarta-feira (22) pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), ligado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). O levantamento mostra que a proporção de estudantes de 9 a 17 anos que usam a internet na escola caiu de 51% em 2024 para 37% neste ano.

De acordo com Luísa Adib, coordenadora da pesquisa, a redução está relacionada à lei que restringe o uso de celulares em escolas, aprovada no início do ano. “A gente começou a coleta da pesquisa em março, quando a medida de restrição de celular nas escolas já tinha sido implementada. Então, a gente pode ver uma relação entre a restrição do celular e a queda do acesso à internet na escola”, explicou. Ela acrescenta que o debate público sobre a proteção de crianças e adolescentes no ambiente digital também contribui para mudanças de comportamento e políticas mais restritivas dentro das instituições de ensino.

Embora o uso nas escolas tenha diminuído, o estudo indica estabilidade no número total de crianças e adolescentes com acesso à internet no país. Em 2025, 92% desse público afirmou usar a rede, resultado próximo aos 93% de 2024 e 95% de 2023, o que representa 24,6 milhões de usuários na faixa etária entre 9 e 17 anos. A principal forma de acesso continua sendo o celular, utilizado por 96% dos entrevistados, seguido por televisão (74%), computador (30%) e videogame (16%).

A pesquisa identificou ainda que 84% dos jovens acessam a internet de casa, enquanto apenas 12% o fazem na escola várias vezes ao dia. As atividades mais comuns incluem pesquisas escolares, realizadas por 81% dos usuários, seguidas por buscas sobre temas de interesse (70%), leitura de notícias (48%) e consultas sobre saúde (31%).

O levantamento também apontou aumento no número de crianças e adolescentes que nunca acessaram a internet. O grupo passou de 492 mil em 2024 para 710 mil em 2025. Ao mesmo tempo, 46% dos entrevistados afirmaram assistir frequentemente a vídeos produzidos por influenciadores digitais. “A gente queria entender que tipo de vídeo é esse, e a maior proporção está relacionada à divulgação de produtos, lojas e jogos de apostas”, afirmou Adib.

A pesquisadora destacou a necessidade de mediação ativa dos pais no uso da internet. “A gente sabe, pela pesquisa, que a mediação ativa é mais eficiente. Quando há diálogo e acompanhamento das práticas da criança, isso tende a ter resultados mais efetivos”, disse. Ela também ressaltou a importância de que as plataformas cumpram responsabilidades previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente Digital, voltado à proteção no ambiente virtual.

O estudo ouviu 2.370 crianças e adolescentes e o mesmo número de pais ou responsáveis em todas as regiões do país, entre março e setembro de 2025. Realizada anualmente desde 2012, a pesquisa foi interrompida apenas em 2020, devido à pandemia de covid-19.

Continue Reading

Tendência