O governo do Acre promove nos dias 5 e 6 de dezembro, em Rio Branco, o Feirão do Emprego e da Empregabilidade, com mais de mil vagas de trabalho, serviços ao trabalhador e oferta de cursos de formação profissional, conforme informações do documento oficial do evento . A programação será realizada em frente ao Quartel da Polícia Militar, no Centro, com objetivo de atender pessoas que buscam o primeiro emprego ou recolocação no mercado, além de facilitar o acesso à documentação e orientações técnicas.
O mutirão ocorre no momento em que o Acre registra crescimento de 14% no PIB e apresenta as menores taxas de desemprego dos últimos três anos. Esse cenário impulsiona setores como tecnologia, comércio, supermercados, serviços de alimentação, construção civil, indústria e telemarketing, ampliando a necessidade de ações que aproximem empresas de trabalhadores. Nesse contexto, o Sistema Nacional de Emprego (Sine) tem divulgado entre 100 e 200 vagas por dia e será responsável pelo atendimento e encaminhamento durante as atividades do feirão.
Coordenado pela vice-governadora Mailza Assis e pela Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), o evento reúne instituições como Fieac, Acisa, Abrasel, Asas, Adacre, Sinduscon, Sistema S e Ieptec. Além das vagas, serão ofertados serviços como emissão de Carteira de Trabalho, seguro-desemprego, atendimentos da OCA Móvel, serviços do Ônibus Lilás, orientações para entrevistas, informações sobre empreendedorismo e regularização de MEIs, além de vagas em capacitações do Senai, Senac, Ieptec e do Polo Digital da Seict. Também haverá atendimentos de saúde, testes rápidos, vacinação, aferição de pressão e glicemia, e corte de cabelo.
A vice-governadora Mailza Assis afirma que o feirão amplia as oportunidades de acesso ao trabalho. “Este pacote de vagas de emprego é uma forma que o governo do Estado, em parceria com todas as entidades, encontrou de presentear a nossa população, em consideração ao momento positivo da nossa economia”, declarou. O secretário Assurbanípal Mesquita reforça o papel do Sine como ferramenta de aproximação entre empresas e trabalhadores. “O Sine tem sido uma parceria promissora para a nossa sociedade, cada vez mais reconhecida tanto pelas empresas quanto pelas pessoas que querem trabalhar”, afirmou.
A expectativa é que parte das contratações comece já durante os dois dias de evento, que reúne vagas, serviços e ações articuladas para fortalecer o mercado de trabalho no estado.