Jorge Viana anuncia investimentos de R$ 12 milhões do governo federal para o beneficiamento e a industrialização do café no Acre
Com recursos da ApexBrasil e do Sebrae já garantidos, serão construídas duas agroindústrias para secagem e beneficiamento do café em Rio Branco e Xapuri.
O presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Jorge Viana, anunciou neste sábado, 15, em Rio Branco, investimentos da ordem de R$ 12 milhões do governo federal para potencializar a cadeia produtiva do café no Acre.
Com recursos da ApexBrasil e do Sebrae já garantidos, serão construídas duas agroindústrias de beneficiamento e secagem de café em Rio Branco e Xapuri, com capacidade para atender produtores dos municípios do Alto e Baixo Acre (Rio Branco, Acrelândia, Plácido de Castro, Porto Acre, Senador Guiomard, Capixaba, Xapuri, Epitaciolândia, Brasiléia e Assis Brasil).
“Este é um investimento do governo do presidente Lula que conta com o apoio do Sebrae e do MDA que vai beneficiar os pequenos produtores e incentivar a industrialização de café em regiões do Acre. Hoje já temos um importante projeto sendo executado no Juruá, agora serão construídas as primeiras agroindústrias para beneficiar café em Rio Branco e em Xapuri para atender o Alto e Baixo Acre”, explicou Viana.
O presidente da ApexBrasil conta que o projeto teve início a partir da missão ao Espírito Santo, que levou empresários e representantes de cooperativas para conhecer a experiência exitosa com o café naquele estado.
“Levamos alguns empresários e representantes de cooperativas, entre eles o Manoel Monteiro da Cooperacre, o Valdemiro da OCB, o Jonas Lima da Coopercafé, o engenheiro Sérgio Nakamura, para ver o modelo que está dando certo no Espírito Santo, depois disso, foi elaborado um projeto em parceria com a Cooperacre, envolvendo as cooperativas singulares Cooperlibe, que fica em Rio Branco e a Cooperxapuri, em Xapuri. O projeto prevê a construção e instalação, toda a parte elétrica, hidráulica, e aquisição de equipamentos para as unidades de secagem e beneficiamento de café para atender pequenos produtores e agroextrativistas”, disse.
Recursos garantidos
Durante o café oferecido por Jorge Viana em sua propriedade, ele apresentou o projeto que está sendo executado em sua lavoura, feito com financiamento próprio, e fez questão frisar que estas duas unidades que serão construídas em Rio Branco e em Xapuri vão atender exclusivamente os pequenos produtores extrativistas e da agricultura familiar do Alto e Baixo Acre.
“Os recursos estão garantidos pela ApexBrasil e o Sebrae, procurei o presidente Décio do Sebrae e o ministro Paulo Teixeira, do MDA, que prontamente me atenderam e estão junto, o projeto deve ser executado ainda este ano e vai beneficiar exclusivamente pequenos produtores da agricultura familiar e extrativistas em diversos municípios do Acre”, esclareceu.
Uso de nova tecnologia
Em sua fala, Jorge Viana lembrou que os incentivos para a produção de café no Acre tiveram início no governo Tião Viana e contou com o apoio do secretário da Indústria a época, Sibá Machado, que levaram empresários, produtores, pesquisadores e autoridades do estado para conhecerem a experiência de Rondônia com o uso da nova tecnologia do Robusta Amazônicos, desenvolvida pela Embrapa.
“Este é um investimento do governo do presidente Lula que poderá contar com a ajuda e o incentivo do estado e das prefeituras, isso vai ajudar muito no crescimento desta importante cadeia produtiva e vai potencializar a economia do Acre em alguns anos”, explicou Viana.
O superintendente da Cooperacre, Manoel Monteiro, juntamente com o presidente da Cooperxapuri, Sebastião Aquino, e o presidente da Cooperliber, Tequinha, agradeceram o empenho de Jorge Viana para trazer investimentos e incentivar a industrialização e a exportação do Acre. “Nós fazemos questão de reconhecer que o Jorge Viana sempre foi o grande incentivador do modelo de negócios que beneficia os pequenos produtores, os extrativistas, as pessoas que moram e trabalham na floresta, incentivando a sustentabilidade, isso há mais de 30 anos, sempre apoiou o fortalecimento do cooperativismo, da agricultura familiar, e hoje anuncia esse importante investimento que vai potencializar a cadeia produtiva do café e permitir que possamos diversificar a nossa produção, com isso, teremos a possibilidade de uma vida melhor para centenas de famílias, agradecemos esse olhar para os pequenos, para os agricultores e os extrativistas”, disse Manoel Monteiro, superintendente da Cooperacre.
Participaram do anúncio o presidente do Sistema OCB do Acre, Valdemiro Rocha; o superintendente da Cooperacre, Manoel Monteiro; o presidente da Cooperxapuri, Sebastião Aquino; o presidente da Cooperliber e vice-presidente da Cooperacre, Raimundo da Silva (Tequinha) ; o presidente do Conselho Nacional dos Seringueiros (CNS), Júlio Barbosa; presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri (STR), Paulão; o superintende do Incra, Márcio Alecio; o vereador de Rio Branco (PT), André Kamai; o coordenador de Projetos do Sebrae e coordenador do PEIEX, Aldemar Maciel.
O novo episódio do Papo Indústria já está disponível e traz como convidado o presidente do Conselho Nacional do SESI, Fausto Augusto Junior. Durante a entrevista, ele fala sobre sua visita ao Acre para participar da reinauguração do Ginásio do SESI, destaca iniciativas desenvolvidas pela instituição no estado e aborda os principais desafios da atuação nacional da entidade.
Segundo Fausto Augusto Junior, uma das funções do Conselho Nacional é fortalecer a integração entre os departamentos regionais do SESI e apoiar os estados em suas demandas prioritárias.
“A proposta, desde o início da nossa gestão, é apoiar os estados naquilo que eles identificam como seus principais desafios, dificuldades e projetos estratégicos. As iniciativas Cuidar e FortaleSer, desenvolvidas aqui no Acre, seguem exatamente essa linha e abordam um tema fundamental: a saúde mental. No caso do Cuidar e, agora, do FortaleSer, estamos falando de professores, da comunidade escolar e de todo o impacto que isso representa”, destaca.
Ao comentar a reinauguração do Ginásio do SESI, Fausto ressaltou a importância do investimento realizado pelo Sistema Indústria e o potencial do espaço para atender diferentes públicos.
“Foi um momento muito emocionante e especial. Reunimos as equipes de vôlei do SESI Bauru e do SESI/AC, o que demonstra como a integração entre os estados é importante. O ginásio ficou muito bonito e com uma proposta bastante inovadora. Trata-se de um espaço multiuso, capaz de receber atividades esportivas, culturais e diversos outros eventos, o que faz toda a diferença”, afirma.
O ginásio ficou muito bonito e com uma proposta bastante inovadora. Fausto Augusto Junior, presidente do Conselho Nacional do SESI / Foto: Everton Amaro
“É um objetivo ambicioso, mas vamos trabalhar para atingir …”
O presidente do Conselho Nacional também falou sobre a Corrida Nacional do SESI, que realizou sua segunda edição neste ano e segue em expansão em todo o país. “A meta para o próximo ano é alcançar 100 mil corredores. É um objetivo ambicioso, mas vamos trabalhar para atingir esse número em 2027”, enfatiza.
Durante a entrevista, Fausto Augusto Junior ainda destacou a trajetória histórica do SESI, que completa 80 anos em 2026, e sua contribuição para o desenvolvimento social e industrial do Brasil.
“O SESI foi a primeira grande experiência de promoção de direitos sociais no Brasil. Estamos falando de 1946, em um país que passava por um processo de industrialização. Naquele contexto, os industriais compreenderam a importância de contribuir para políticas sociais voltadas à educação, à saúde e à qualidade de vida dos trabalhadores e de suas famílias”, ressalta.
O episódio completo do Papo Indústria está disponível no canal da FIEAC no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=vQE3ys7mT9w. O conteúdo também pode ser ouvido nas principais plataformas de áudio.
Após modernização, Ginásio do SESI é reinaugurado e volta a ser palco de grandes eventos
A solenidade, que atraiu um grande público, marcou o início de uma nova fase para um espaço que, ao longo de mais de três décadas, ajudou a construir a história do esporte acreano.
Em clima de festa, nostalgia e emoção, o Sistema FIEAC reinaugurou, nesta sexta-feira (5), o Ginásio do SESI, um dos mais tradicionais espaços esportivos do Acre. Após um amplo processo de modernização, o equipamento volta a ser entregue à população com estrutura renovada, mais acessível, confortável, climatizada e preparada para receber grandes competições, atividades educacionais, projetos sociais e eventos comunitários.
A cerimônia reuniu autoridades, representantes do setor industrial, dirigentes sindicais e convidados, entre eles o presidente do Conselho Nacional do SESI, Fausto Augusto Junior; o presidente da FIEAC em exercício, João Paulo de Assis Pereira; o superintendente do SESI Acre, João César Dotto; o superintendente do SESI São Paulo, Alexandre Pflug; e o deputado federal Zé Adriano, presidente licenciado da FIEAC.
A programação foi aberta com uma partida amistosa de voleibol envolvendo atletas do SESI Vôlei Bauru e jogadoras acreanas, simbolizando a integração entre o esporte de alto rendimento e o incentivo à formação de novos talentos. O momento reforçou a vocação do ginásio como espaço de promoção da saúde, da cidadania e do desenvolvimento humano.
A partida amistosa foi vencida pelo placar de 3 sets a 0 pela equipe SESI Bauru.
Homenagem a estrelas do vôlei brasileiro
Durante a solenidade, também foi prestada homenagem ao técnico Marcos Pacheco, um dos nomes mais vitoriosos do voleibol brasileiro e atual treinador do SESI Bauru. Reconhecido por ser o único técnico a conquistar títulos nas três divisões nacionais da modalidade, Pacheco recebeu o reconhecimento do Sistema FIEAC por sua contribuição ao esporte brasileiro.
Outro momento de destaque foi a homenagem a duas referências do voleibol nacional. A campeã olímpica Dani Lins recebeu uma placa em reconhecimento à sua trajetória marcada por conquistas históricas, incluindo a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Já a líbero Léia Silva foi homenageada em seu jogo de despedida das quadras, encerrando uma carreira de mais de duas décadas repleta de títulos e dedicação ao esporte.
“O povo acreano é incrível. Precisamos levar o nosso voleibol para o Brasil todo. Estou muito feliz com essa homenagem”, declarou Dani Lins.
“Foi uma surpresa. Só quero agradecer por estar no Acre, neste evento e nesta estrutura maravilhosa. Fico muito feliz por essa grande homenagem”, ressaltou Léia.
Um novo e moderno Ginásio do SESI
Construído entre 1990 e 1993, o Ginásio do SESI foi idealizado durante a gestão do então presidente da FIEAC, Jorge Tomás, e recebeu o nome de Rui Lima do Nascimento, em homenagem ao ex-superintendente nacional do SESI.
A obra de modernização recebeu investimento de R$ 28 milhões, com recursos do Departamento Nacional do SESI, e transformou o espaço em uma das mais modernas estruturas esportivas da Região Norte. O ginásio agora conta com climatização completa, três salas de convenções, isolamento acústico, 1.009 assentos esportivos e capacidade para receber até 5,6 mil pessoas.
“Esse ginásio faz parte da história do povo acreano, pois foi palco de grandes emoções. O Acre merece esse lugar, que é um marco para o nosso estado”, destacou César Dotto, superintendente do SESI/AC.
O que disseram as autoridades
“Essa obra é um presente para o Acre e este é um momento histórico. É também um momento de reconhecer o trabalho e a dedicação do presidente licenciado da FIEAC e deputado federal, Zé Adriano, que liderou esse projeto, assim como agradecer ao Departamento Nacional do SESI e a todas as pessoas que tornaram esse sonho realidade”, afirmou João Paulo de Assis Pereira, presidente da FIEAC em exercício.
“Isso traz uma nostalgia muito grande, e trazer de volta esse gigante, que é o Ginásio do SESI, nos deixa extremamente felizes. É um dos espaços mais modernos da Região Norte. Precisamos resgatar a acreanidade em nosso estado, e o Ginásio do SESI tem esse papel”, disse Zé Adriano, deputado federal e presidente licenciado da FIEAC.
“Ficamos muito felizes pela recepção aqui no Acre. Pudemos conhecer um pouco da rica história deste estado. O SESI é uma entidade maravilhosa e contem sempre conosco”, salientou Alexandre Pflug, superintendente do SESI-SP.
“É mais do que a reinauguração de um ginásio. A Região Norte precisa e pode construir estruturas que viabilizem o esporte de alto rendimento. Essas são grandes iniciativas para democratizarmos o esporte no país. Essa é uma contribuição do SESI para a população de Rio Branco e do Acre. São 80 anos de trabalho do SESI em prol do Brasil”, ressaltou Fausto Augusto Junior, presidente do Conselho Nacional do SESI.
Um dos mais importantes espaços para a prática esportiva, o lazer e a realização de grandes eventos no Acre, o Ginásio do SESI será reinaugurado nesta sexta-feira, 5 de junho, após passar por uma ampla reforma e modernização. A cerimônia de entrega contará com uma partida amistosa de vôlei feminino entre as equipes do SESI Vôlei Bauru (SP) e o SESI-AC. Todos os convites para o evento já foram esgotados. A programação será transmitida pelo YouTube da FIEAC: https://www.youtube.com/@federacaodasindustriasdoacre.
A obra recebeu investimento de R$ 28 milhões, com recursos do Departamento Nacional do SESI, e transformou o espaço em uma das mais modernas estruturas esportivas da Região Norte. O ginásio agora conta com climatização completa, três salas de convenções, isolamento acústico, 1.009 assentos esportivos e capacidade para receber até 5,6 mil pessoas.
Para o presidente da FIEAC e do Conselho Regional do SESI em exercício, João Paulo de Assis Pereira, a entrega representa um marco para o fortalecimento do esporte, da cultura e do entretenimento no estado.
“Sem dúvida, este é um dos mais modernos equipamentos esportivos da Região Norte do país. Estamos muito entusiasmados e felizes por concretizar uma entrega tão importante para o setor industrial e para toda a sociedade acreana. Essa grandiosa obra é resultado do empenho do presidente licenciado da FIEAC, Zé Adriano, que liderou a busca pelos recursos necessários e idealizou a transformação que deu origem ao novo Ginásio do SESI”, destaca.
Texto e fotos: Whilley Araújo Assessoria Sistema FIEAC