Connect with us

Saúde

Ministério da Saúde incorpora vacina contra a dengue no SUS

Previsão é que sejam entregues 5 milhões de doses em 2024

Published

on

O Ministério da Saúde decidiu incorporar, nesta quinta-feira (21), a vacina contra dengue ao Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo a ministra da Saúde, Nísia Trindade, o Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público universal.

Conhecida como Qdenga, a vacina não será disponibilizada em larga escala em um primeiro momento, mas será focada em público e regiões prioritárias. A incorporação do imunizante foi analisada e aprovada pela Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no SUS (Conitec).

“O Ministério da Saúde avaliou a relação custo-benefício e a questão do acesso, já que em um país como o Brasil é preciso ter uma quantidade de vacinas adequada para o tamanho da nossa população. A partir do parecer favorável da Conitec, seremos o primeiro país a dar o acesso público a essa vacina, como um imunizante do SUS. E, até o início do ano, faremos a definição dos públicos alvo levando em consideração a limitação da empresa Takeda do número de vacinas disponíveis. Faremos priorizações”, explicou a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

A estratégia para utilização da quantitativo de vacinas será definida pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) e pela Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) que também vão estipular o público alvo prioritário e regiões com maior incidência da doença para aplicação das doses. A definição dessas estratégias deve ocorrer nas primeiras semanas de janeiro.

Segundo o laboratório, a previsão é que sejam entregues 5,082 milhões de doses em 2024, entre fevereiro e novembro. O esquema vacinal é composto por duas doses.

O imunizante Qdenga tem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) com indicação para prevenção de dengue causada por qualquer sorotipo do vírus para pessoas de 4 a 60 anos de idade, independentemente de exposição prévia.

Para o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Renato Kfouri, a vacina será importante para controlar a dengue no país. “A dengue é uma doença que impacta praticamente todo o território nacional e o controle do vetor vem sendo insuficiente para reduzir as taxas de infecção. Estamos fechando o ano com recorde de óbitos. A vacina, sem dúvida, junto com outras medidas, será um importante instrumento para controle dessa doença”, disse. 

Segundo ele, a Organização Mundial da Saúde preconiza entre 6 e 16 anos de idade como a faixa etária ideal de introdução da vacina. Dentro dessa faixa etária, já há outros imunizantes que podem ser associados à aplicação da vacina da dengue e otimizar os atendimentos nos hospitais.

Por Agência Brasil – Brasília

Saúde

Acre recebe carreta do programa Agora Tem Especialistas com foco em saúde da mulher

Published

on

A carreta do programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde, iniciou os atendimentos em Rio Branco, com apoio do governo do Acre. A unidade móvel, voltada à saúde da mulher, oferece consultas em ginecologia e mastologia e permanecerá por 20 dias na capital, com o objetivo de reduzir a fila de espera de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Ela está localizada no Centro de Convenções da Universidade Federal do Acre.

Os atendimentos não são abertos ao público em geral. Apenas pacientes cadastradas e previamente agendadas pela Regulação Estadual de Saúde estão sendo atendidas. O funcionamento ocorre de segunda a sexta-feira, com consultas em mastologia às segundas, quintas e sextas-feiras, e em ginecologia às terças e quartas. Quando há indicação médica para exames complementares, como mamografia ou ultrassonografia de mama e vaginal, os procedimentos são realizados na própria carreta.

O programa faz parte de uma estratégia nacional lançada pelo Ministério da Saúde para ampliar o acesso a médicos especialistas e acelerar diagnósticos no SUS. Durante o mês de outubro, 28 carretas como a de Rio Branco percorrem 21 estados e o Distrito Federal, com foco na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. A iniciativa prevê mais de 130 mil procedimentos em todo o país, incluindo consultas, exames e biópsias.

Segundo o Ministério da Saúde, o programa Agora Tem Especialistas integra uma mobilização nacional para reduzir desigualdades regionais no acesso à assistência especializada. As unidades móveis contam com equipes multiprofissionais e estrutura completa para atendimentos clínicos, sala de pequenos procedimentos e áreas de acolhimento climatizadas. O investimento federal para a ação neste mês é de R$ 18,9 milhões.

A moradora Fabiana Ramos, do bairro Conquista, foi uma das atendidas em Rio Branco. “Eu já havia feito meus exames no Hospital de Amor. Quando soubemos da chegada da carreta, me ligaram e eu vim aqui na Ufac para mostrar meus resultados. Eu ainda não tinha conseguido fazer isso na unidade de saúde do meu bairro”, relatou.

Foto: Clemerson Ribeiro/Anac

Continue Reading

Saúde

Acre recebe novo lote da vacina contra gripe com aplicação contínua até 2026

Published

on

O Acre vai receber, na próxima semana, uma nova remessa da vacina contra a gripe (influenza), com composição atualizada conforme as recomendações anuais do Ministério da Saúde. O lote será utilizado até agosto de 2026, segundo informou a coordenadora estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI), Renata Quiles.

Renata explicou que a estratégia de vacinação mudou nos últimos anos. A aplicação da vacina contra a gripe, antes concentrada em campanhas sazonais, passou a ser feita de forma contínua durante todo o ano. Isso significa que os grupos prioritários podem procurar uma unidade de saúde a qualquer momento para se vacinar, sem depender de períodos específicos de mobilização. “Hoje não temos mais a disseminação da vacina da gripe apenas em campanha. Todo mês de outubro recebemos a composição atualizada. Então, vamos receber na semana que vem a nova remessa da influenza e trabalhar com esse lote até agosto do ano que vem”, afirmou.

O mês de outubro, segundo a coordenadora, marca apenas uma ação de divulgação, com o objetivo de informar a população sobre a chegada da nova formulação da vacina. “A população pode ficar tranquila, porque ela vai estar disponível ao longo de todo o ano”, reforçou.

A vacina contra a gripe é uma das principais medidas de prevenção contra casos graves da doença e complicações respiratórias, especialmente em crianças, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades.

Continue Reading

Política

Bocalom destaca compromisso da Prefeitura com a saúde ao empossar novos servidores

Published

on

“Estamos chamando mais 63 novos servidores, incluindo médicos e técnicos em laboratório. A saúde ainda não está como a gente quer, mas melhorou muito e vai melhorar ainda mais. Estamos reformando várias unidades de saúde e construindo mais sete. Isso mostra o nosso compromisso de cuidar bem da saúde da nossa população”, afirmou o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, durante a cerimônia de posse de novos concursados da área da saúde realizada nesta quarta-feira (15), no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac).

A solenidade marcou a entrada de 63 profissionais aprovados em concurso público realizado em janeiro do ano passado, como parte do plano de fortalecimento da rede municipal de saúde. Com a nova convocação, a Prefeitura amplia o número de profissionais em atuação nas unidades básicas e especializadas, reforçando a estrutura de atendimento à população da capital.

Entre os novos servidores estão médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, neuropsicólogos e técnicos de laboratório. O secretário municipal de Saúde, Rennan Biths, destacou que o reforço faz parte de um processo mais amplo de valorização e qualificação do serviço público de saúde. Segundo ele, somente em 2025 já foram empossados 279 servidores efetivos, além da revitalização de mais de 40 unidades em diferentes bairros da cidade.

A técnica de laboratório Yasmym Hermano, uma das aprovadas, relatou a expectativa com o início da nova etapa profissional. “Depois de todo o processo de estudo e de espera, é uma realização ser efetiva na Prefeitura. Agora é colocar a mão na massa e contribuir com o trabalho na rede pública”, afirmou.

O concurso e as novas contratações integram o planejamento da Prefeitura para ampliar a cobertura da atenção primária e melhorar a capacidade de resposta dos serviços municipais. Com as obras de reforma e construção em andamento, a gestão busca estruturar o sistema de saúde de Rio Branco para atender às demandas crescentes da população.

Continue Reading

Tendência