Connect with us

Saúde

Ministério da Saúde incorpora vacina contra a dengue no SUS

Previsão é que sejam entregues 5 milhões de doses em 2024

Published

on

O Ministério da Saúde decidiu incorporar, nesta quinta-feira (21), a vacina contra dengue ao Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo a ministra da Saúde, Nísia Trindade, o Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público universal.

Conhecida como Qdenga, a vacina não será disponibilizada em larga escala em um primeiro momento, mas será focada em público e regiões prioritárias. A incorporação do imunizante foi analisada e aprovada pela Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no SUS (Conitec).

“O Ministério da Saúde avaliou a relação custo-benefício e a questão do acesso, já que em um país como o Brasil é preciso ter uma quantidade de vacinas adequada para o tamanho da nossa população. A partir do parecer favorável da Conitec, seremos o primeiro país a dar o acesso público a essa vacina, como um imunizante do SUS. E, até o início do ano, faremos a definição dos públicos alvo levando em consideração a limitação da empresa Takeda do número de vacinas disponíveis. Faremos priorizações”, explicou a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

A estratégia para utilização da quantitativo de vacinas será definida pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) e pela Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) que também vão estipular o público alvo prioritário e regiões com maior incidência da doença para aplicação das doses. A definição dessas estratégias deve ocorrer nas primeiras semanas de janeiro.

Segundo o laboratório, a previsão é que sejam entregues 5,082 milhões de doses em 2024, entre fevereiro e novembro. O esquema vacinal é composto por duas doses.

O imunizante Qdenga tem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) com indicação para prevenção de dengue causada por qualquer sorotipo do vírus para pessoas de 4 a 60 anos de idade, independentemente de exposição prévia.

Para o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Renato Kfouri, a vacina será importante para controlar a dengue no país. “A dengue é uma doença que impacta praticamente todo o território nacional e o controle do vetor vem sendo insuficiente para reduzir as taxas de infecção. Estamos fechando o ano com recorde de óbitos. A vacina, sem dúvida, junto com outras medidas, será um importante instrumento para controle dessa doença”, disse. 

Segundo ele, a Organização Mundial da Saúde preconiza entre 6 e 16 anos de idade como a faixa etária ideal de introdução da vacina. Dentro dessa faixa etária, já há outros imunizantes que podem ser associados à aplicação da vacina da dengue e otimizar os atendimentos nos hospitais.

Por Agência Brasil – Brasília

Saúde

Acre adota nova estratégia de vacinação contra poliomielite com exclusividade da vacina injetável

Estado implementa protocolo apenas com vacina inativada (VIP) e busca 95% de cobertura vacinal até o fim do ano

Published

on

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) iniciou um novo protocolo de vacinação contra a poliomielite em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do estado. A partir de agora, a vacinação contra a poliomielite será feita exclusivamente com a vacina inativada poliomielite (VIP), aplicada por injeção, substituindo a vacina oral bivalente (VOPb).

A decisão de adotar exclusivamente a VIP foi tomada pelo Ministério da Saúde, com base em estudos que demonstram maior eficácia do imunizante injetável. O esquema nacional anterior incluía três doses da VIP aos 2, 4 e 6 meses de idade, complementadas com duas doses de reforço da VOPb, administradas aos 15 meses e aos 4 anos. Com a nova orientação, o reforço será feito com uma dose única da VIP aos 15 meses.

O secretário de Saúde do Acre, Pedro Pascoal, afirmou que a atualização é uma medida estratégica para proteção infantil no estado. O Acre pretende atingir a meta de 95% de cobertura vacinal até o final do ano. Em 2023, as coberturas vacinais de VIP e VOP no Brasil foram de 86,5% e 78,2%, respectivamente. No Acre, as taxas foram de 74,35% para a VIP e 60,34% para a VOP.

A coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) no Acre, Renata Quiles, destacou que o estado está intensificando campanhas e parcerias para ampliar a adesão à vacinação. O Brasil, que está há 34 anos livre da poliomielite, busca manter a cobertura necessária para evitar o ressurgimento da doença.

Apesar da mudança no protocolo, o personagem Zé Gotinha seguirá atuando como símbolo de incentivo à vacinação no estado.

Fonte: Assessoria Foto: Odair Leal/Secom

Continue Reading

Notícias

Prefeitura de Cruzeiro do Sul promove atendimentos de saúde para homens durante o Novembro Azul

Published

on

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está promovendo atendimentos direcionados ao público masculino durante o mês de novembro na unidade de saúde Francisco de Souza Santos, conhecida como “Posto do Agricultor”, localizada no centro da cidade. Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 16h às 19h, com serviços de consultas médicas, exames laboratoriais, exames hormonais, exames de próstata (sanguíneos) e agendamentos para outros exames.

A campanha teve início no dia 1º de novembro com uma palestra voltada para a conscientização sobre a saúde masculina. Além do atendimento no Posto do Agricultor, estão previstas ações em empresas locais e, no dia 22, um atendimento especial será realizado no porto da cidade. A iniciativa faz parte do esforço da Secretaria Municipal de Saúde para ampliar o acesso dos homens aos cuidados preventivos e diagnósticos de saúde.

Fonte: Assessoria

Continue Reading

Notícias

Governo do Acre anuncia pagamento de Bolsa Qualificação para profissionais da saúde

Published

on

O governador do Acre, Gladson Cameli, anunciou o pagamento do Bolsa Qualificação para profissionais da saúde do estado. Com um valor de R$ 4.100 por servidor, o benefício contemplará mais de 7 mil funcionários estaduais, incluindo servidores efetivos, temporários, especiais e provisórios, além dos funcionários do Instituto de Gestão da Saúde no Acre (Igesac), Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre).

Inicialmente, o pagamento estava previsto para ser realizado em duas parcelas, mas foi antecipado e será feito em parcela única até o dia 11 de novembro. A medida tem como objetivo apoiar a qualificação dos trabalhadores da saúde pública, conforme o inciso III do art. 200 da Constituição Federal. O pagamento será restrito a uma concessão por servidor, excluindo ocupantes de cargos exclusivamente comissionados.

O secretário de Saúde do Acre, Pedro Pascoal, destacou que a capacitação contínua dos servidores é uma prioridade para a gestão estadual, afirmando que o Bolsa Qualificação contribuirá para o aperfeiçoamento dos profissionais. Os recursos da bolsa serão financiados pelo Fundo Estadual de Saúde (Fundes), utilizando o orçamento previsto para 2024 e sem necessidade de créditos adicionais.

Continue Reading

Tendência